ESTG - DM - Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
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- Implementação de um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho e integração com o sistema de gestão da qualidade numa empresa de fabrico e aluguer de palcos e tendasPublication . Costa, Sílvia Marlene Neto da; Rebelo, Mário; Vieira, Cláudia SofiaProcurando responder aos mercados cada vez mais exigentes, várias organizações apostam na implementação de sistemas de gestão, tentando demonstrar a qualidade dos produtos e as preocupações em segurança e saúde do trabalho. Com o presente projeto pretendeu-se implementar um sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho e integrá-lo com o sistema de gestão da qualidade existente numa empresa de fabrico e aluguer de palcos e tendas. Como base utilizaram-se as normas ISO 9001 (sistema de gestão da qualidade) e OHSAS 18001 (sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho). Adotou-se a metodologia do estudo de caso único e selecionou-se a IRMARFER como objeto de estudo. Estabeleceu-se uma matriz relacional entre as normas ISO 9001 e OHSAS 18001, identificando-se os requisitos comuns. Assim, verificou-se que para implementar um sistema integrado de qualidade e segurança e saúde do trabalho na IRMARFER, era necessário readaptar os documentos comuns aos referenciais e responder aos requisitos específicos de SST estabelecidos pela OHSAS 18001. Concluiu-se que o processo de integração deverá partir dos pontos comuns aos sistemas de gestão e que a implementação do SGSST e sua integração com o SGQ, apesar do tempo necessário e dos custos associados, traz vantagens à organização.
- Avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes: comparação entre uma IES certificada pela ISO 9001 e uma não certificadaPublication . Freitas, Renata Manuel Maia Mendes Ribeiro de; Rebelo, Mário; Lima, VandaA avaliação da qualidade do ensino superior na perspetiva dos estudantes tem sido alvo de atenção no plano internacional e nacional. O presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças significativas na qualidade de instituições de ensino superior certificadas pela ISO 9001 face a instituições não certificadas, quando avaliadas na perspetiva dos estudantes. A investigação suportou-se numa abordagem quantitativa, usando como contexto de estudo o ensino superior público politécnico, mais precisamente duas unidades orgânicas do Instituto Politécnico do Porto (IPP). A metodologia baseou-se na recolha de dados primários através de questionário de autorrelato, ministrado online aos estudantes das duas unidades orgânicas, uma certificada e outra não, contando com a participação de 191 estudantes. O questionário aplicado foi adaptado do desenvolvido por Cid et al. (2010), para incluir parâmetros que vão para além da qualidade do ensino, uma vez que se pretendia contemplar temas relacionados com a qualidade segundo alguns dos requisitos da ISO 9001. Os dados obtidos demonstram que os níveis de satisfação dos estudantes são semelhantes em ambas as unidades orgânicas. Assim, apesar da certificação pela ISO 9001 ser uma mais-valia, não foi possível comprovar que uma instituição de ensino superior certificada apresenta níveis de satisfação mais elevados.
- Implementação do Sistema de Gestão Ambiental (NP EN ISO 14001:2004)Publication . Alves, Nuno André Pereira; Laranjeira, Paulo Eduardo; Lopes, MiguelA Qualidade e o respeito pelo meio ambiente são partes integrantes da gestão da Gamobar S.A. refletindo-se sobre todas as suas componentes. Uma vez que a organização já se encontra certificada pela NP EN ISO 9001:2008, a Gamobar S.A entende estar na altura de implementar um Sistema de Gestão Ambiental. O SGA representa a concretização do ciclo de melhoria contínua e do bom desempenho ambiental, o qual inclui requisitos e procedimentos destinados a atingir a plena eficiência. Trata-se de uma ferramenta utilizada para organizar e direcionar as ações de carácter ambiental que tem como principal objetivo identificar e avaliar níveis de incidências ambientais relevantes, estabelecer metas de melhoria e dirigir as operações no sentido de atingir essas metas, sempre em conformidade com a legislação em vigor. No fundo, o objetivo da gestão ambiental é preservar os recursos naturais, limitar a emissão de poluentes e os impactes ambientais e promover a segurança no local de trabalho.
- Implementação do sistema integrado de gestão da qualidade e de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF)Publication . Cunha, Liliana Patrícia Pires da; Gamboa, Dorabela; Moura, ManuelSaraiva & D’Orey (1999) defendem que a inovação e a qualidade se apresentam como vantagem competitiva, fazendo a diferença na sobrevivência das empresas em ambientes de crescente mudança e competitividade. Rolo & Saraiva (2011, p.1) acrescentam “A inovação, tal como a qualidade têm como objectivo a satisfação do cliente final, pelo que o resultado da implementação de estratégias de qualidade e de inovação, conduzirá ao aumento da competitividade e à criação de valor”. O projeto desenvolvido, teve como objetivo implementar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, denominado de Sistema Integrado de Gestão (SIG). No sentido de adquirir alicerces para um melhor entendimento do tema, recorreu-se a um estudo pormenorizado acerca da inovação, onde foram abordados alguns conceitos em torno da inovação e do modelo de interações em cadeia. Numa fase seguinte, procedeu-se ao levantamento dos requisitos comuns aos referenciais normativos, NP 4457:2007 e NP EN ISO 9001:2008, à implementação do sistema Innovation Scoring, à atualização dos documentos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e à criação e implementação de procedimentos obrigatórios do Sistema de Gestão de IDI. Deste projeto resulta a implementação do SIG na ESTGF, que vai permitir uma gestão eficiente e eficaz a todos os níveis (institucional, intermédio e operacional), baseado na sistematização e otimização de processos e procedimentos de Gestão da Qualidade e de IDI.
- Validação de tecnologias de informação e comunicação no suporte a um sistema integrado de gestão orientado para o setor agroalimentarPublication . Pereira, Marta Daniela Vaz; Laranjeira, Paulo Eduardo Miranda dos Santos da CostaRecentemente, tem-se assistido a uma crescente preocupação por parte das populações e de responsáveis políticos em relação à segurança alimentar. Uma das questões em constante debate diz respeito à necessidade de criação de padrões e requisitos legais internacionais em matéria da segurança alimentar. Com o objetivo de enquadrar a sistematização das várias vertentes do Sistema de Gestão nas Organizações foram estabelecidas normas para “cobrir” os requisitos das diversas vertentes dos sistemas de gestão, nomeadamente nas áreas da Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008), Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000:2005), Gestão Ambiental (ISO 14001:2004) e Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (OHSAS 18001:2008). De uma forma geral estas normas apresentam uma abordagem por processos, possibilitando a sua implementação integrada, o que faz todo o sentido ao nível das organizações estas serem adotadas como um todo. É pois através do crescente desenvolvimento das tecnologias de informação que cada vez mais se verifica uma crescente preocupação dos consumidores a este nível, tornando-se mais exigentes com os produtos e serviços que lhes são fornecidos. De uma outra forma, estas tecnologias também são uma ferramenta imprescindível para os gestores destas empresas, tornando os processos mais eficientes.
- Implementação do Sistema de Gestão Ambiental segundo a NP EN ISO 14001:2004Publication . Ribeiro, Tânia Catarina Pimenta Lopes; Laranjeira, Paulo Eduardo; Faria, Hélia de JesusO desenvolvimento económico tornou evidente a necessidade de se proceder a uma integração das questões ambientais nos sistemas de gestão, de modo a satisfazer as necessidades socioeconómicas. Otimizando a utilização dos recursos e prevenindo a poluição. Neste contexto a Gestão Ambiental constituiu um vector estratégico para as empresas que, num meio competitivo e em constante evolução, pretendem ter um crescimento sustentado no segmento de mercado. Após a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, organização poderá obter benefícios económicos provenientes da análise que faz da utilização dos recursos, tais como a energia, a água e as matérias-primas, obtendo ganhos ao racionalizar a sua utilização.
- Implementação dos sistemas de gestão ambiental e de segurança e sua integração com o sistema de gestão da qualidade de uma empresa do setor de construção civil e transformação de agregadosPublication . Veloso, Sónia Maria Vieira; Laranjeira, Paulo; Lopes, Miguel; Morgado, LuísaO projeto de implementação dos sistemas de gestão ambiental e de segurança e sua integração com o sistema de gestão da qualidade de uma empresa do sector de construção civil e transformação de agregados tem como principal objetivo, a elaboração de toda a documentação segundo os referenciais normativos NP 4397: 2008 e NP EN ISO 14001: 2004 e respetiva integração no sistema de gestão da qualidade. O projeto foi desenvolvido numa empresa que desempenha atividades no sector de construção civil e exploração/transformação de agregados graníticos, com um quadro de pessoal com cerca de 42 colaboradores dos quais 18 desenvolvem atividades na área de construção civil. O presente relatório de trabalho desenvolveu-se em diferentes etapas que passam pelo levantamento dos requisitos inerentes aos três referenciais normativos, a verificação de requisitos comuns e a criação de procedimentos e documentos para que seja possível a integração e implementação dos sistemas.
- A proximidade de ecopontos e o comportamento ambientalPublication . Ferreira, Vânia Patrícia Teixeira; Oliveira, José AntónioA preocupação ambiental é cada vez mais notada em Portugal e a reciclagem de resíduos é cada vez maior. No entanto, o comportamento da população está muito aquém do ideal. Existe ainda uma percentagem considerável de embalagens que não são recicladas. A responsabilidade desta problemática não recai apenas nas entidades gestoras, os vários operadores económicos também deveriam ser responsáveis, nomeadamente o consumidor final. É certo que os ecopontos não são suficientes para que possa ser feita a reciclagem de todas as embalagens e a sua localização, por vezes, não propicia à reciclagem. Os ecopontos ainda não são suficientes para servir toda a população, sendo assim colocados em pontos estratégicos, visando contemplar o maior número possível de pessoas. O marketing social ainda não desperta na população o efeito desejado e os comportamentos ficam aquém do pretendido.
- Segurança Alimentar no Quotidiano das Famílias AmarantinasPublication . Machado, Célia Maria Brás; Laranjeira, Paulo Eduardo Miranda dos Santos da Costa; Dias, Sara Alexandra dos Santos SoaresOs cidadãos têm “a expectativa de que os alimentos que consomem sejam seguros e adequados para o consumo. As doenças e os danos provocados por alimentos são, na melhor das hipóteses, desagradáveis, e, na pior das hipóteses, fatais (Codex Alimentarius - Higiene do Alimentos Textos Básicos, 2006, p.10). Este trabalho teve como principal objetivo avaliar os hábitos das famílias da cidade de Amarante, distrito do Porto, em questões de Segurança Alimentar nomeadamente no armazenamento, manipulação e confeção dos alimentos no seu quotidiano. Elaborou-se um inquérito com 20 questões direcionado a uma amostra de 100 indivíduos. Os dados foram introduzidos no SPSS, elaborando-se gráficos e tabelas que possibilitaram uma análise estatística às variáveis em estudo. Para consciencializar a população, posteriormente fez-se um documento de feedback enviado para os inquiridos e um folheto informativo com “10 Dicas de segurança Alimentar no seu quotidiano”. Este também foi disponibilizado no hipermercado Continente-Modelo de Amarante, local de recolha dos dados, para que desta forma as refeições sejam seguras, evitando intoxicações alimentares. Desta amostra, alguns indivíduos já estavam informados de algumas questões de segurança alimentar no quotidiano, havendo ainda algumas questões em que não estão tão conscientes dos riscos que correm e como os podem minimizar.
- Implementação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade e Segurança e Saúde do TrabalhoPublication . Cerqueira, Rui Alexandre Gonçalves; Rebelo, Mário António; Mota, Luísa MorgadoCom o crescente quadro competitivo que se apresenta às empresas, a qualidade do serviço/produto tem-se tornado um fator diferenciador no sucesso ou fracasso dessas mesmas empresas. Nos dias que correm, a incerteza é uma certeza e só as empresas mais capazes e com capacidade de adaptação a esses ventos de mudança é que lograrão singrar. Apresenta-se assim um cenário em que a Qualidade deixará de ser apenas um conceito e passará a ser um movimento, uma ação. No seguimento do ideal da Qualidade, a Segurança e Saúde do Trabalho apresenta-se, também, como um aliado de diferenciação das empresas. Cada vez mais as empresas começam a aperceber-se que o seu maior capital são os seus colaboradores, e como tal surge-se a necessidade de criar condições cada vez mais favoráveis para o seu desenvolvimento tanto pessoal como profissional. É com base nestes ideais e num processo de melhoria contínua que o presente trabalho, desenvolvido nas instalações da Fábrica de Tabaco Estrela, procura a integração, implementação e consequente certificação dos sistemas integrados de Gestão da Qualidade e Segurança e Saúde do Trabalho, tendo por base a NP ISO 9001 e a NP 4397/OHSAS 18001.
