ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Artes e Tecnologias do Som by advisor "Marques, José Telmo Rodrigues"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- All the way from Mars: a produção de um EP e considerações sobre a música popPublication . Curva, Bruna Filipa Nobre; Pereira, Bruno Alexandre Bernardino; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto tem como propósito a composição e produção musical de um EP intitulado All the way from Mars, com o apoio de um enquadramento teórico e contextual da música pop, capaz de comprovar a transcendência de parâmetros utilizados e iniciar uma desconstrução do preconceito que existe no meio erudito/académico em relação a este género. Na formulação dos contributos deste trabalho, emergem diversos objetivos que apontam para: a compreensão das razões que levam a música pop a uma apreciação que não merece grande mérito se não o comercial; que fatores de influência tem este género sobre os ouvintes; a identificação dos motivos pelos quais a pop se torna tão apelativa e comercial; o contexto sociológico como influenciador da sua evolução; a capacidade de elevar um artista pop; identificação de critérios de avaliação e julgamento musical; análise de construção da singularidade. Como resultado, pretende-se promover a música pop, capaz e merecedora de mérito, que torne possível uma apreciação estética ao mesmo nível que outros géneros musicais.
- Ato criativo: álbum conceptual e estudo do processo criativoPublication . Mota, Dinis Loureiro da; Marques, José Telmo RodriguesEste projeto propõe uma análise multifacetada sobre a arte da criação. Conjugando a vertente prática da produção musical com o universo teórico relativo ao processo criativo. O objetivo desta tese, realizada em formato de projeto, consiste na criação de um álbum conceptual e, posteriormente, enquadramento teórico em temáticas relativas à criatividade e expressão. Procura-se, então, produzir um objeto sonoro e perceber qual a influência dos dois universos conceptuais mencionados anteriormente no processo criativo. Elabora-se um retrato da criação de um objeto sonoro, apresentando o seu conceito, o universo intersubjetivo onde surge, com múltiplas influências, as suas diversas etapas e músicas que lhe dão forma. De seguida, é dinamizada uma contextualização teórica, que motiva reflexões associadas à sua conexão com o domínio prático do processo criativo. Ao longo deste projeto, que resultou num álbum constituído por 11 temas musicais, é retratado o universo aleatório do surgimento de ideias como uma das maiores dificuldades para a definição de uma fórmula para a criatividade. Perante isso, atribui-se elevada importância à consistência do trabalho como um dos motores para o seu “aparecimento”, sendo possível verificá-la em momentos de ultrapassagem de barreiras/problemas. No domínio da expressão, este documento sublinha a importância de uma abordagem abrangente ao conteúdo presente num objeto sonoro, afirmando que a forma e estrutura de uma obra, associadas ao domínio extramusical, possibilitam à música um universo extenso, questionando-a como possível linguagem. Deste modo, produzem-se reflexões associadas ao processo criativo relativo ao álbum musical, não procurando fórmulas objetivas, mas sim perceber como é que a criatividade e expressão se manifestaram neste contexto.
- Áudio espacial na produção musical: o impacto da experiência imersiva na ótica do criadorPublication . Rocha, João Robim Dias; Marques, José Telmo Rodrigues; Magalhães, Eduardo Miguel CamposEste projeto tem como objetivo investigar os desafios envolvidos na composição, produção e mistura de um EP (Extended Play) utilizando áudio espacial com a tecnologia Ambisonics. A pesquisa aborda questões como o complexo encaminhamento de sinal em projetos Ambisonics, a escassez de plugins especializados, a necessidade de garantir a compatibilidade entre diferentes formatos de reprodução e o possível impacto na qualidade tonal. Apesar desses desafios, o estudo demonstra a viabilidade de produzir áudio espacial com Ambisonics e oferece sugestões para trabalhos futuros. Ao compreender e abordar essas questões, profissionais e investigadores de música podem aprimorar as suas habilidades na produção de áudio espacial e contribuir para o avanço das tecnologias nesse âmbito.
- Componente interpessoal no processo de produção musical: importância da relação entre os vários atores no processo criativoPublication . Silva, Francisco Santos Costa Diogo da; Marques, José Telmo RodriguesO estudo investiga a influência das relações interpessoais no processo de produção musical, destacando a importância da comunicação, confiança e colaboração. Através de uma metodologia com estudo de caso e abordagens etnográficas, foram produzidas cinco músicas e documentados os seus processos, para posterior análise. Os resultados mostram que a eficácia no diálogo, a gestão de expectativas e a moderação do ego são determinantes para o sucesso dos projetos. Conclui-se que as habilidades interpessoais são competências tão ou mais importantes quanto as técnicas e criativas na produção musical.
- Criação sonora e musical para uma curta-metragemPublication . Branco, António Moreira; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Marques, José Telmo RodriguesInserido no contexto da curta-metragem Henry!, este projeto tem como objetivo desenvolver uma visão criativa sobre a criação sonora e musical de um filme. Com base no trabalho de autores como Walter Murch e Liz Greene, num enquadramento teórico e contextual, farei as minhas próprias análises de trechos de filmes, seguindo com uma desconstrução da banda sonora do filme Henry!, e concluindo com observações sobre o que foi feito. É pretendido responder a questões como: qual a relação que deve ser estabelecida entre o departamento do som e o realizador? Até que ponto o design de som e a composição musical podem trabalhar juntos para sustentar a história de um filme? Que tipo de trabalho a fusão dessas duas disciplinas envolverá na fase de pré-produção e na rodagem? Que tipo de tratamento devem ter os diálogos, de modo que não sejam prejudicados pela restante massa sonora que os envolve (design de som, música e foley)? É com esperança que o entusiasmo presente no desenvolver deste projeto, seja aparente e apele à mesma postura por parte do leitor principiante interessado em integrar-se neste mundo do trabalho no cinema.
- Errar melhor: o fingimento artístico no processo criativoPublication . Nóia, Tiago Vieira; Marques, José Telmo RodriguesEsta monografia é o reflexo de um processo de investigação-ação, tendo implicado a composição de três canções, Malmequer, Casa e Fica sendo que se desenvolveu sobretudo a partir da compreensão das transformações que a investigação e a experimentação, a observação e a escrita, causaram no meu processo criativo. Este esteve sempre sujeito ao aprofundamento dos conceitos de errar e de fingimento artístico como fontes e forças de criação e de exploração dos meus limites enquanto artista e investigador. As minhas referências sonoras incluem bandas de timbres rasgados, sem medo de quebrar padrões da indústria musical, que encaram o que seria tomado a priori como errado, como algo a explorar e até integrar na sua linguagem. Além disso, o fingimento como quebra de limites que a imaginação possa ter, quebrando também os meus preconceitos em relação a mim próprio e às minhas criações. Neste sentido, propus-me, como desafio de crescimento pessoal e artístico, além de músico, compositor e investigador, assumir também os papéis de produtor e engenheiro de áudio. Este projecto de investigação é sobretudo a documentação de um processo de experimentação cujo único objetivo é a perseguição da autenticidade da minha linguagem, um objetivo que na sua essência não tem fim e por si só, deixa de ser um objetivo, felizmente. As canções resultam de fragmentos, de esboços em diários e folhas soltas, de gravações de excertos de ideias no telemóvel, tendo-se desenvolvido a partir do errar e do fingimento como ferramentas de alargamento das minhas capacidades de expressão artísticas.