ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo
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Browsing ESHT - Escola Superior de Hotelaria e Turismo by advisor "Azevedo, Daniel"
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- Aplicação das metodologias de engenharia de menus na restauraçãoPublication . Teixeira, Andreia Filipa Camilo; Azevedo, DanielA presente investigação tem como objetivo avaliar o impacto das metodologias de engenharia de menus na rentabilidade das vendas no setor da restauração. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com diretores de Food and Beverage (P&B) de diversos estabelecimentos da cidade do Porto. Os resultados revelaram que adoção das metodologias de engenharia de menus e praticamente universal entre os diretores entrevistados. No entanto, constatou-se que a implementação prática destas metodologias não segue plenamente as diretrizes teóricas. Os participantes relataram dificuldade na aplicação de algumas técnicas, o que sugere a necessidade de adaptar estratégias a realidade de cada restaurante. Esta investigação contribui para uma compreensão mais aprofundada da relação entre a engenharia de menus e a rentabilidade, ao evidenciar tanto as vantagens quanto as dificuldades enfrentadas pelos diretores no seu dia-a-dia.
- Casas Max – Alojamento localPublication . Peixoto, Nilce Gil Vieira; Azevedo, Daniel; Albuquerque, EduardoO projeto que se apresenta tem como principal objetivo a implementação e exploração de três unidades de alojamento – as “Casas Max” – na região de Viana do Castelo. Nesta perspetiva, o presente projeto apresentará um Plano de Negócio que se traduz num estudo detalhado do mercado em que as casas se inserem, de forma a delinear as estratégias de implementação que melhor contribuem para o sucesso do negócio. Adicionalmente, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. O Turismo é um setor fundamental para o desenvolvimento económico de um país, é por isso pretendido através destas unidades de Turismo em Espaço Rural, estimular o desenvolvimento turístico da região, combatendo o abandono e a sazonalidade verificados nesta zona norte de Portugal. As Casas Max estarão inseridas no regime de Alojamento Local, integradas no Turismo em Espaço Rural. O Alojamento Local é uma das recentes e procuradas tipologias que surge neste contexto de crescimento e diversificação. Neste sentido, constam neste Plano de Negócio as projeções financeiras, e respetiva análise, que permitem concluir acerca da viabilidade do projeto. Considerando um investimento inicial de aproximadamente 118 975 €, o projeto apresenta um VAL de 15 180 €, uma TIR de 8,69% e um pay back period de 6 anos. Estes critérios justificam a viabilidade económica e financeira do projeto.
- Criação de um estabelecimento de restauração de serviço rápido e drive-thru focado na oferta não convencional de produtos saudáveis e ecologicamente sustentáveisPublication . Silva, Ana Maria Faria da; Fernandes, Joel; Azevedo, DanielNos dias de hoje, o setor da restauração vive num ambiente extremamente exigente a nível inovador e dinâmico, uma vez que os consumidores procuram cada vez mais ofertas variadas e distintas, que se adequem ao seu estilo de vida. Neste sentido, o projeto apresentado foca o seu objetivo na criação e implementação de um estabelecimento de restauração de serviço rápido e Drive-Thru, que apresenta uma oferta não convencional de produtos saudáveis e ecologicamente sustentáveis, atendendo assim às necessidades dos consumidores na vertente prática e rápida, bem como nas vertentes económicas e saudáveis. De forma a alcançar este objetivo, foi elaborado um plano de negócios, onde no estudo do mercado foi utilizada a metodologia quantitativa, aplicada na realização de um inquérito de forma a recolher dados sobre o potencial cliente-alvo do estabelecimento; uma análise estratégica e competitiva de forma a definir o posicionamento da empresa no mercado, e por último, uma análise financeira com o objetivo de compreender a viabilidade da implementação do negócio. Como principais resultados, obteve-se um VAL de 548.074€, uma TIR de 36,06% e um Payback Period de 4 anos na perspetiva do projeto. Na perspetiva do investidor, obteve-se um VAL de 979,204€, uma TIR de 43,41% e um Payback Period de 4 anos. Conclui-se então, face aos resultados obtidos, com o VAL positiva nas duas perspetivas, que o projeto é viável e irá avançar para a ronda de investidores.
- Desenvolvimento de um manual de abertura de um bar/rooftop de uma unidade hoteleira: caso prático do Rooftop Porto Coliseum HotelPublication . Cortez, Maria Leonor Antunes; Azevedo, DanielO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado no Porto Coliseum Hotel entre outubro de 2018 a março de 2019, com vista a conclusão do Mestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing no Instituto Politécnico do Porto. No relatório é apresentada uma revisão de literatura acerca das áreas de estudo do Turismo, da Hotelaria e da Gestão de restauração, tal como uma descrição e análise do manual de abertura do bar/rooftop no Porto Coliseum Hotel e das atividades desempenhadas durante o estágio. O estagio foi realizado no departamento de Food and Beverage (F&B), mais propriamente no bar/rooftop do hotel, tendo sido incluída na equipa como estagiária e participando ativamente nas decisões e nas ações da equipa. O objetivo principal do estagio centra-se no desenvolvimento de raiz de um manual de abertura de um bar/rooftop, na aquisição e aplicação de conhecimentos referentes à gestão e operação hoteleiras, nomeadamente no que concerne às fases de planeamento, execução, controlo e monitorização, numa tentativa de melhorar processos futuros e desenvolver competências. A metodologia assentou em três ferramentas distintas de investigação: numa primeira fase foi realizada a análise de benchmarking, de seguida, foi feita a analise da concorrência e, por fim, a elaboração do questionário online de estudo de mercado. Através dos resultos obtidos foi possível criar bases e conceitos para a criação e o desenvolvimento do manual de abertura. Desse modo, a conceção do manual revelou-se, de certa forma exigente, principalmente pela pouca informação disponível sobre o assunto. Contudo, o manual teve um papel imprescindível na abertura do bar, por compilar todos os tópicos necessários a serem seguidos para, assim, se concluir de uma forma correta e eficaz a sua criação. Com isso, constatou-se que aquilo que os clientes de bares/rooftops em unidades hoteleiras mais procuram tem uma influência direta na importância de algumas características mencionadas, como; um ambiente divertido e descontraído, a vista sobre a cidade, a música ambiente, o atendimento eficaz, a variedade no menu, o preço competitivo e a localização. Verificou-se, ainda, que os comentários nas redes sociais têm uma grande influência nos hábitos de consumo dos inquiridos, sendo ainda a fonte mais recorrente de pesquisa de informação acerca dos bares/rooftops em unidades hoteleiras. Os resultados alcançados permitiram avaliar a dinâmica colocada em prática, bem como analisar a proposta inicial como um todo, a fim de se conseguir retirar as devidas conclusões. Por fim, verificou-se que o projeto desenvolvido foi viável, tendo sido possível a sua implementação.
- A estratégia de co-branding da restauração em contexto hoteleiro: o estudo de caso da marca Olivier - Yakuza no Le Monumental Palace Hotel no PortoPublication . Martins, Daniela Silva; Melo, António; Azevedo, DanielA indústria hoteleira tem Vindo a sofrer várias alterações ao longo dos últimos anos, especialmente pela necessidade de se destacar num meio onde tem surgido cada vez mais concorrência. O aumento da procura turística nos diversos países, e o aparecimento de novas unidades hoteleiras, levou a procura de novas estratégias de diferenciação e inovação. Sendo assim, os gestores das unidades hoteleiras, têm procurado inovar a oferta complementar ao serviço de alojamento, de forma a criar um pacote de experiências cada vez mais completo e diferenciado para os seus hóspedes. Neste trabalho, iremos analisar de que forma a implementação dessas estratégias, especialmente a estratégia de co-branding da restauração em contexto hoteleiro, poderá levar ao aumento da procura e faturação, assim como atrair novos mercados e diferentes públicos. Este trabalho é fruto do estágio no Le Monumental Palace Hotel, que teve a duração de seis meses, com início em setembro de 2020 e finalizando em março de 2021. Além do estágio foi desenvolvida uma investigação paralela, relativamente à estratégia e parceria recentemente implementada pela unidade hoteleira. Sendo assim, o objetivo geral desta investigação foi o impacto da parceria de co-branding entre o Le Monumental Palace Hotel e o Grupo Olivier. Iremos assim, especialmente ao longo do capítulo IV, perceber de que forma a parceria de co-branding entre a marca Yakuza by Olivier e o Le Monumental Palace Hotel poderão ser impactantes para ambas as entidades.
- Estudo dos padrões de consumo alimentar dos peregrinos no Caminho de Santiago, entre Porto e CaminhaPublication . Monteiro, Rafael Luís Martins da Cunha Pato; Azevedo, DanielO Caminho de Santiago em Portugal esta em pleno crescimento, tendo despertado o interesse de agentes públicos e privados associados a atividade turística, relativamente a figura do peregrino. Há cada vez mais peregrinos a caminhar em Portugal, principalmente com partida na cidade do Porto, rumo a Santiago de Compostela. Esta população e muito diversa em termos de nacionalidades e de culturas. Apesar desta heterogeneidade, no momento de peregrinação as rotinas diarias dos peregrinos são semelhantes, mesmo tendo em conta que varios estudos descrevem diversas motivações para fazer o Caminho de Santiago. (Nadais, 2010, p. 8) A finalidade deste estudo e, a partir do consumo alimentar, poder entender o modo como os peregrinos atuam no Caminho de Santiago e assim ser possivel melhorar o apoio a rota. Foi elaborado um inquérito para a recolha de dados. Os resultados do inquérito sugerem que, relativamente ao consumo alimentar, o hospitaleiro e a figura que mais influência tem nas decisões de consumo do peregrino; que os peregrinos escolhem espaços próximos do albergue e do Caminho de Santiago para realizar as suas refeições; e que os peregrinos procuram locais que tenham incluido na sua oferta gastronómica alguns produtos típicos locais.
- Gestão do desperdício alimentar no departamento de F&B em plena pandemia COVID-19 – Estudo de caso: The YeatmanPublication . Teixeira, Ana Luísa Ribeiro de Sousa; Azevedo, DanielO turismo é um dos meios principais de desenvolvimento económico de Portugal. A indústria hoteleira é uma área extramente ampla, que engloba diversos segmentos interligados entre si, desde hotéis, restauração, agentes de viagens, eventos, entre outros. Em Portugal o turismo tem-se desenvolvido muito nos últimos anos, fruto do investimento que se tem feito na qualificação dos recursos humanos, especialização da oferta, modernização dos processos de gestão das empresas turísticas, desenvolvimento do marketing e, no investimento em infraestruturas e outros serviços e produtos complementares à ação turística. Nesta fase critica, enquanto a indústria hoteleira recupera lentamente, a crise da COVlD-19 continua a exercer impactos profundos nos modelos de negócio e operação em hotelaria. É de esperar que as organizações façam mudanças substanciais nas suas operações, a fim de garantir a saúde e a segurança dos seus colaboradores e dos seus clientes diariamente. Este estágio decorreu entre Agosto de 2020 e Fevereiro de 2021 na conceituada unidade hoteleira, The Yeatman, com o objetivo de adquirir novas competências e habilidades tanto a nível da gestão como a nível operacional, tendo como base, o desenvolvimento de um estudo de caso sobre o desperdício alimentar no departamento de P&B. O estudo em questão, incidiu sobre as sobras/desperdícios alimentares recorrentes no departamento de P&B em plena pandemia da COVID-19, onde a recolha de todos os dados ocorreu num período de análise entre Novembro e Dezembro de 2020 e Janeiro de 2021. Este estudo tem como finalidade a avaliação e a respetiva análise e quantificação, assim como, a elaboração de um guia prático de apoio à gestão de P&B do hotel, com vista a redução dos desperdícios alimentares. Esta avaliação foi feita em todas as sobras restantes do serviço de buffet e menu à La Carte do pequeno-almoço, coffee breaks e, por fim, do refeitório do staff. Estes são geralmente considerados como sendo os serviços cujo desperdício apresenta uma elevada percentagem e um maior custo anual. Assim, a parte principal deste trabalho incide sobre a elaboração deste guia de apoio à gestão de P&B, como forma de sugestão de novas melhorias que podem ser adotadas pelos diferentes tipos de serviços. Cada uma destas tipologias é avaliada individualmente, onde são identificadas as razões que podem estar associadas a origem dos diferentes desperdícios.
- Novas tendências na restauraçao em contexto hoteleiro: o caso do Grab'n'GoPublication . Moutinho, Alexandra Cristina Lima; Azevedo, DanielA indústria hoteleira, mais concretamente o departamento de Food & Beverages (F&B), encontra-se permanentemente sujeita as constantes mudanças das necessidades e exigências do consumidor. Assim, e importante que os gestores hoteleiros acompanhem as tendências que surgem no setor e que sejam capazes de implementar mudanças nos seus estabelecimentos, de forma a acompanhar as inovações. No âmbito do departamento de F&B, surgiu recentemente uma tendencia, que se foi espalhando um pouco por todo o mundo: o conceito do Grab'n'Go. Este conceito consiste num espaço de venda de comida e bebida, onde o consumidor possui a autonomia de pegar no produto que pretende consumir, pagá-lo no sitio designado para o efeito e levá-lo para consumir onde pretender, fora das instalações do espaço de Grab”n”Go. As opções alimentares são habitualmente práticas de transportar e possiveis de consumir em qualquer lugar. Para alem disto, são opções variadas que se adequam as várias refeições do dia. Este conceito e encarado pelos gestores hoteleiros como uma forma de reduzir os custos que um departamento de F&B pode representar, enquanto se aumenta o lucro gerado pelo mesmo. Mais ainda, apresenta-se aos consumidores como algo mais autónomo e mais conveniente, sem põr em causa a qualidade dos ingredientes e do produto final. O Grab'n'Go é um conceito que possui uma grande adaptabilidade, de forma a dar resposta as mudanças nas necessidades do consumidor. Comparativamente ao mercado estrangeiro, onde a presença deste tipo de conceito e bastante expressiva, Portugal ainda náo possui muitos exemplos de Grab'n'Go no seu espaço hoteleiro. Tendo isto em conta, este projeto tem como objetivo explorar o conceito, estudar a sua recetividade por parte do consumidor português e criar um guia, que sirva de apoio a implementação de um espaço de Grab'n'Go no contexto hoteleiro do nosso país. Foi realizada uma revisao de literatura e uma análise de benchmark a nível nacional e internacional, bem como elaborado um inquérito. A análise dos resultados obtidos nos questionários permitiu verificar que a aplicação deste conceito em Portugal é possivel e terá a recetividade do consumidor. No entanto, é importante saber de que forma é que o consumidor vê este conceito a ser aplicado. Segundo as respostas ao questionário, este conceito é mais viável quando aplicado em hotéis avaliados ate 3 estrelas ou em contexto de hotéis de aeroporto. Relativamente a oferta de comida e bebida, estas devem ser convenientes, fáceis de transportar e saudáveis. Os resultados revelaram que o consumidor procuraria mais este conceito para os lanches que realiza ao longo do dia. Por fim, o valor mais consensual que os consumidores referiram como possivel de gastar num conceito de Grab'n'Go foi abaixo dos 10€. Para terminar, apresenta-se um guia de apoio a implementação de um conceito de Grab'n'Go em Portugal e em contexto hoteleiro. Este guia apresenta opções que poderao ser postas em práticas num espaço de Grab'n'Go e divide se em seis partes; o estabelecimento hoteleiro, os produtos, a logística, a imagem, o marketing e as boas práticas a serem desenvolvidas. Este guia de implementação foi desenvolvido para auxiliar hoteleiros e empreendedores, que pretendam desenvolver este conceito, disponibilizando-lhes variadas informações e opções, devidamente fundamentadas na literatura, na análise de benchmark e no questionário.
- Otimização do funcionamento no departamento de lavandaria: gestão e controlo de custos num Centro Social e Paroquial, nomeadamente, boas práticas e controlo de custos no departamento da lavandariaPublication . Vieira, Flávia Isabel Rosas; Azevedo, DanielO presente relatório diz respeito ao estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Direção Hoteleira, Hotelaria de Saúde e Bem-estar. Estágio este que teve lugar no Centro Social e Paroquial de S. João da Foz do Sousa, com a duração 1375 horas. O objetivo principal deste relatório é, descrever as tarefas realizadas ao longo do estágio, fazer uma análise da situação atual, propor sugestões de melhoria no departamento da lavandaria e realizar um relatório de avaliação do departamento. De modo a aprofundar o tema, foram feitas pesquisas que se refletem na revisão da literatura e que traduzem a situação atual. Após esta pesquisa foram analisados todos os documentos que se relacionam com a secção, foi feita uma visita a outra lavandaria, foram desenvolvidas ferramentas de trabalho como observação direta e aplicação de questionários de diagnóstico que se traduziram na proposta de melhoria do serviço, no plano de formação e no relatório de avaliação da lavandaria. Uma vez que a maioria das sugestões de melhoria envolvem investimento por parte do Centro Social, os seus resultados só serão visíveis a médio prazo.
- O papel do recreation manager no contexto hoteleiroPublication . Cruz, Pedro Nuno Barbosa Amaral da; Azevedo, DanielAtualmente, o turismo é encarado como um setor indispensável para o desenvolvimento económico e social do país, região ou local. Dentro do setor do turismo, encontra-se a hotelaria que desempenha um papel fundamental na escolha de um destino, o qual carece de animação turística, nomeadamente de um Recreation Manager, para se tornar competitivo, atrativo e diferenciador. Deste modo, o objetivo do presente trabalho de projeto passa por analisar a atividade do Recreation Manager numa unidade hoteleira de luxo, nomeadamente ao nível dos procedimentos e operações relacionados com a respetiva função. A unidade hoteleira alvo de estudo é o resort Zaya Nurai Island, localizada nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. Para o efeito, a metodologia implementada engloba um estudo de caso sobre a função do Recreation Manager e respetiva unidade hoteleira. Depois de uma análise aprofundada do papel do Recreation Manager, pode-se apurar que a unidade hoteleira Zaya Nurai Island tem uma diversidade de atividades, o que leva a ser uma escolha, tanto para casais como para famílias com crianças. Os resultados do estudo de caso mostram que o papel do Recreation Manager contribui para o sucesso e continuidade da unidade hoteleira. Também se verificou que este disponibiliza serviços de excelência e que cativam os hóspedes, ao mesmo tempo que reinventa a unidade hoteleira e o conceito de hospitalidade, posicionando-se como uma marca única no mercado, cujo objetivo passa por oferecer momentos agradáveis num ambiente seguro e proporcionar experiências únicas aos seus hóspedes, num ambiente seguro e calmo.