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- Localização do jogo One Night StandPublication . Silva, Nuno Miguel Cerqueira da; Albuquerque, Alexandra Marina Nunes deO presente relatório centra-se no Projeto de localização e tradução do videojogo One Night Stand a partir do Inglês para português de Portugal, um jogo sério publicado em 2016 e, até agora, apenas com tradução para português do Brasil. O mercado nacional de videojogos está em crescimento e este crescimento pode ser uma oportunidade para a localização de mais jogos para português. Foi, assim, realizado um estudo exploratório para perceber junto dos jogadores nacionais a qualidade das localizações publicadas em Portugal e os hábitos destes jogadores no que diz respeito à escolha de idioma nos jogos. Deste projeto resultou a publicação do jogo One Night Stand em português de Portugal em todos os mercados onde o jogo é disponibilizado.
- Crowdfunding: Fatores de Sucesso na Plataforma IndieGoGoPublication . Oliveira, Silvie Tavares; Santos, José de FreitasAs plataformas de crowdfunding são cada vez mais populares em todo o mundo, sendo um instrumento de apoio financeiro ao lançamento de novos projetos empreendedores. O objetivo deste trabalho passa por analisar o conceito do crowdfunding, de forma a compreender a sua importância e os diferentes modelos que podem ser usados para a obtenção de fundos. Este estudo tem também como objetivo identificar os fatores de sucesso numa campanha lançada na plataforma IndieGoGo, permitindo a futuros empreendedores que pretendam angariar fundos numa plataforma eletrónica conhecer os fatores que podem gerar uma maior ou menor adesão ao projeto. Para atingir o objetivo acima enunciado foi desenvolvida uma revisão de literatura que permitiu avançar com as hipóteses relativamente a cada um dos fatores que potencialmente poderiam influenciar no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Para a realização do estudo empírico, partiu-se de uma amostra aleatória de 250 projetos existentes na plataforma IndieGoGo e procedeu-se a uma análise de conteúdo aos fatores associados a cada um dos projetos. A base de dados construída foi depois objeto de tratamento estatístico para validação das hipóteses (estatística descritiva, correlações e análise de regressão). Os resultados do estudo mostram que a existência do protótipo de um produto, a apresentação visual e curricular dos promotores, a frequência de atualizações (updates), o número de apoiantes (backers) e a natureza tecnológica do projeto são fatores críticos de sucesso. Pelo contrário, a elevada duração, em minutos, de um vídeo associado ao projeto pode afetar negativamente o sucesso da campanha. Quanto às variáveis associadas ao montante solicitado, comentários na plataforma e likes no Facebook associado ao projeto, os resultados mostraram-se inconclusivos. Finalmente, a experiência anterior do promotor na plataforma mostrou ser um fator de atração de investidores, enquanto o género e a natureza do promotor (individual/equipa) se revelaram insignificantes.
- A audiodescrição de uma curta-metragem: da conceção ao produto final. O caso “Bodas de Papel”Publication . Ferreira, Catarina Sofia Tavares; Chorão, Maria da Graça de Albuquerque Barreto BigotteO acesso a produtos audiovisuais por parte de pessoas com deficiência visual em Portugal está muito aquém do desejável e até do que está preconizado na lei. Nos Artigos 3 e 18, o legislador recomenda a promoção e “aplicação de medidas que garantam o acesso às referidas obras pelas pessoas com deficiência” (Lei n.º 55/2012, Diário da República n.º 173/2012, Série I de 2012-09-06) . A audiodescrição (AD) surge neste contexto como uma ferramenta de acessibilidade e inclusão das pessoas cegas ao universo do entretenimento e informação, sem a qual perderiam a componente visual. Enquanto modalidade da Tradução Audiovisual (TAV), a audiodescrição é entendida como tradução intersemiótica de acordo com a formulação tripartida de Jakobson (1959), pois possibilita a transposição de signos visuais para signos verbais. O objetivo deste projeto foi a criação de um guião de AD, relatando todas as fases deste processo até à gravação do produto audiodescrito, culminando na sua exibição a um pequeno grupo de pessoas cegas ou com baixa visão. Com a exibição do produto final, verificou-se que, para muitos, a audiodescrição é ainda desconhecida.
- Ansiedade na performance musical: a perspetiva de estudantes de uma escola do ensino superiorPublication . Pinto, Fábio Silvestre Moreira; Coimbra, Daniela da Costa; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes PrataO objetivo do presente estudo consistiu em aferir a perspetiva de alunos finalistas do curso de licenciatura em música sobre ansiedade na performance musical, e, com isso, verificar se os resultados são compatíveis com a literatura existente ou se acrescentam nova informação útil para o progresso da investigação científica da condição em causa. A recolha de dados foi feita através de um inquérito desenhado para o efeito deste estudo e contou com a participação de 39 alunos da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que a maioria dos participantes (84.65%) reportou que costuma sentir ansiedade na performance musical e que o grau da mesma difere consoante a situação (97.4%), sendo o contexto que cria mais ansiedade o de performance a solo, seguido pela performance de grupo e, por fim, o estudo individual. Os resultados do estudo sugerem não só que o contexto que cria mais ansiedade é a performance a solo, como também que dentro das performances a solo aquela que cria maior ansiedade é a situação de concurso. No que se refere aos tipos de performances de grupo, os resultados sugerem que aquele que cria maior ansiedade é a situação de recital de música de câmara/combo. Uma clara maioria dos participantes reportou que a ansiedade tem de facto impacto na performance (92.3%), reportando ainda que esse impacto é negativo (86.1%). Dados os resultados, conclui-se que é necessário informar devidamente os músicos da existência dos tipos de estratégias e tratamentos atuais mais eficazes para combater a ansiedade na performance musical e aplicá-los num contexto educativo como o do ensino superior de música.
- Realidade virtual e realidade aumentada no processo de recrutamentoPublication . Santos, Mariana Mota; Meirinhos, Viviana Andrade; Ferreira, PedroÉ essencial que o novo colaborador traga o potencial que a empresa procura, daí a relevância do processo de recrutamento numa organização. Com a ajuda de novas tecnologias é esperado ainda mais rigor e maior agilidade nesse processo. Esta dissertação pretende apresentar o que já foi estudado sobre Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) na Gestão de Recursos Humanos (GRH) e qual o potencial desta tecnologia no processo Recrutamento. O desenho metodológico do presente estudo compreendeu duas Revisões Sistemáticas da Literatura e uma Análise de Conteúdo Online. Da análise da literatura científica que relaciona RV/RA com o recrutamento, inicialmente resultaram 174 outputs. Após análise mais aprofundada resultou a informação de que efetivamente a utilização de RV/RA neste processo de GRH não é tratado academicamente. De forma a perceber o que já está a ser implementado pelas organizações neste tema, foi realizado uma análise ao conteúdo online, dos quais resultaram 5 empresas que já implementam esta tecnologia neste processo. Os resultados mostram que na literatura ainda há muito a ser estudado sobre Realidade Virtual e Realidade Aumentada no Recrutamento, não obstante, comprovou-se que já existem organizações que usam a aplicabilidade da RV e RA em seu proveito no que concerne ao recrutamento. Este estudo permitiu concluir que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada são ferramentas em constante evolução, muito pouco dinamizadas no processo de Recrutamento. Trata-se assim de um tema que carece de investigação e que deveria ser estudado não só dando destaque ao recrutamento como também à atração de talento.
- !Regra geral: como criar uma prática performativa para reflectir sexualidade(s) hojePublication . Vilalobos, Maria Caetano Lopes de Gouveia; Passos, Sónia Maria da Costa; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deNeste documento irei relatar o processo de criação de uma performance em cocriação de forma a trazer a sexualidade para o quotidiano. Ao longo de dois anos procurei diferentes métodos de recolha de testemunhos de modo a criar um espectáculo que levante questões em torno dos costumes que limitam a sexualidade na sociedade portuguesa actual, numa procura pela libertação da própria através do desenvolvimento da comunicação. Fazer perguntas para colocar o tema em movimento e não tanto para lhes responder.
- "Estampes" de C. Debussy. AnálisisPublication . Lorenzo Fernández, Carla; Sandu, ConstantinEl presente proyecto artístico es un estudio de los elementos formales y estilísticos presentes en “Estampes” de C. Debussy. El objetivo de este análisis es examinar la obra mediante diferentes puntos de vista con el fin de conocer el idioma compositivo. Posteriormente se aplicarían estos conocimientos para mejorar la interpretación al piano, ya que esta obra forma parte del recital del Máster en Interpretación. “Estampes” fue la obra que inició el periodo de madurez del compositor, después de “Pelléas et Mélisande”, donde definitivamente se aprecia la combinación de sus aspiraciones impresionistas y su lenguaje tan personal en el piano. Además de este hecho, el autor consigue desarrollar un mundo maravillosamente poético de tierras lejanas en una misma obra, donde Debussy nos ofrece la posibilidad de viajar sin movernos de casa. Para realizar este análisis, el primer paso ha sido el estudio del contexto político, económico y social, la situación artística de finales del siglo XIX y la aparición del impresionismo, así como la vida y obra del compositor. El segundo paso ha sido realizar el estudio de la obra por parámetros de armonía, melodía, ritmo, forma y sonido, y, por último, extraer las conclusiones estilísticas.
- Trabalho por turnos na indústria hoteleira: motivações e estratégias de retençãoPublication . Amaro, Ana Sofia Marques; Martins, DoraAtualmente as organizações hoteleiras apresentam cada vez mais serviços disponíveis 24 horas por dia, sendo necessário para assegurar o funcionamento destes serviços, a adoção do regime de trabalho por turnos. Este regime de trabalho pode ter impacto na satisfação e na retenção do trabalhador, tendo em consideração as características inerentes a este regime de trabalho. Esta dissertação procura explorar trabalho por turnos no âmbito da indústria hoteleira, abordando as motivações financeiras, familiares e individuais existentes para a escolha deste regime de trabalho por parte dos trabalhadores, e focando as implicações de saúde física e mental existentes, assim como na vida familiar, individual, na segurança no trabalho e no work-life balance. Através da distribuição de um inquérito a 153 trabalhadores da indústria hoteleira em regime de trabalho por turnos, foi possível obter um panorama geral da realidade dos trabalhadores, a nível da satisfação sentida no trabalho, dos efeitos sentidos, e das suas motivações para escolherem trabalharem no regime de trabalho por turnos. O estudo realizado indica que a principal motivação para a realização do trabalho por turnos é ser um requisito da função desempenhada. Se não fosse um requisito da função desempenhada, a maioria dos trabalhadores afirma que não escolheria o regime de trabalho por turnos. O estudo demonstra ainda que o work-life balance dos trabalhadores é afetado negativamente, embora os trabalhadores assumam, em termos gerais, estarem satisfeitos com o regime de trabalho por turnos.
- Novas tendências na restauraçao em contexto hoteleiro: o caso do Grab'n'GoPublication . Moutinho, Alexandra Cristina Lima; Azevedo, DanielA indústria hoteleira, mais concretamente o departamento de Food & Beverages (F&B), encontra-se permanentemente sujeita as constantes mudanças das necessidades e exigências do consumidor. Assim, e importante que os gestores hoteleiros acompanhem as tendências que surgem no setor e que sejam capazes de implementar mudanças nos seus estabelecimentos, de forma a acompanhar as inovações. No âmbito do departamento de F&B, surgiu recentemente uma tendencia, que se foi espalhando um pouco por todo o mundo: o conceito do Grab'n'Go. Este conceito consiste num espaço de venda de comida e bebida, onde o consumidor possui a autonomia de pegar no produto que pretende consumir, pagá-lo no sitio designado para o efeito e levá-lo para consumir onde pretender, fora das instalações do espaço de Grab”n”Go. As opções alimentares são habitualmente práticas de transportar e possiveis de consumir em qualquer lugar. Para alem disto, são opções variadas que se adequam as várias refeições do dia. Este conceito e encarado pelos gestores hoteleiros como uma forma de reduzir os custos que um departamento de F&B pode representar, enquanto se aumenta o lucro gerado pelo mesmo. Mais ainda, apresenta-se aos consumidores como algo mais autónomo e mais conveniente, sem põr em causa a qualidade dos ingredientes e do produto final. O Grab'n'Go é um conceito que possui uma grande adaptabilidade, de forma a dar resposta as mudanças nas necessidades do consumidor. Comparativamente ao mercado estrangeiro, onde a presença deste tipo de conceito e bastante expressiva, Portugal ainda náo possui muitos exemplos de Grab'n'Go no seu espaço hoteleiro. Tendo isto em conta, este projeto tem como objetivo explorar o conceito, estudar a sua recetividade por parte do consumidor português e criar um guia, que sirva de apoio a implementação de um espaço de Grab'n'Go no contexto hoteleiro do nosso país. Foi realizada uma revisao de literatura e uma análise de benchmark a nível nacional e internacional, bem como elaborado um inquérito. A análise dos resultados obtidos nos questionários permitiu verificar que a aplicação deste conceito em Portugal é possivel e terá a recetividade do consumidor. No entanto, é importante saber de que forma é que o consumidor vê este conceito a ser aplicado. Segundo as respostas ao questionário, este conceito é mais viável quando aplicado em hotéis avaliados ate 3 estrelas ou em contexto de hotéis de aeroporto. Relativamente a oferta de comida e bebida, estas devem ser convenientes, fáceis de transportar e saudáveis. Os resultados revelaram que o consumidor procuraria mais este conceito para os lanches que realiza ao longo do dia. Por fim, o valor mais consensual que os consumidores referiram como possivel de gastar num conceito de Grab'n'Go foi abaixo dos 10€. Para terminar, apresenta-se um guia de apoio a implementação de um conceito de Grab'n'Go em Portugal e em contexto hoteleiro. Este guia apresenta opções que poderao ser postas em práticas num espaço de Grab'n'Go e divide se em seis partes; o estabelecimento hoteleiro, os produtos, a logística, a imagem, o marketing e as boas práticas a serem desenvolvidas. Este guia de implementação foi desenvolvido para auxiliar hoteleiros e empreendedores, que pretendam desenvolver este conceito, disponibilizando-lhes variadas informações e opções, devidamente fundamentadas na literatura, na análise de benchmark e no questionário.
- Desenvolvimento de um manual de abertura de um bar/rooftop de uma unidade hoteleira: caso prático do Rooftop Porto Coliseum HotelPublication . Cortez, Maria Leonor Antunes; Azevedo, DanielO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado no Porto Coliseum Hotel entre outubro de 2018 a março de 2019, com vista a conclusão do Mestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing no Instituto Politécnico do Porto. No relatório é apresentada uma revisão de literatura acerca das áreas de estudo do Turismo, da Hotelaria e da Gestão de restauração, tal como uma descrição e análise do manual de abertura do bar/rooftop no Porto Coliseum Hotel e das atividades desempenhadas durante o estágio. O estagio foi realizado no departamento de Food and Beverage (F&B), mais propriamente no bar/rooftop do hotel, tendo sido incluída na equipa como estagiária e participando ativamente nas decisões e nas ações da equipa. O objetivo principal do estagio centra-se no desenvolvimento de raiz de um manual de abertura de um bar/rooftop, na aquisição e aplicação de conhecimentos referentes à gestão e operação hoteleiras, nomeadamente no que concerne às fases de planeamento, execução, controlo e monitorização, numa tentativa de melhorar processos futuros e desenvolver competências. A metodologia assentou em três ferramentas distintas de investigação: numa primeira fase foi realizada a análise de benchmarking, de seguida, foi feita a analise da concorrência e, por fim, a elaboração do questionário online de estudo de mercado. Através dos resultos obtidos foi possível criar bases e conceitos para a criação e o desenvolvimento do manual de abertura. Desse modo, a conceção do manual revelou-se, de certa forma exigente, principalmente pela pouca informação disponível sobre o assunto. Contudo, o manual teve um papel imprescindível na abertura do bar, por compilar todos os tópicos necessários a serem seguidos para, assim, se concluir de uma forma correta e eficaz a sua criação. Com isso, constatou-se que aquilo que os clientes de bares/rooftops em unidades hoteleiras mais procuram tem uma influência direta na importância de algumas características mencionadas, como; um ambiente divertido e descontraído, a vista sobre a cidade, a música ambiente, o atendimento eficaz, a variedade no menu, o preço competitivo e a localização. Verificou-se, ainda, que os comentários nas redes sociais têm uma grande influência nos hábitos de consumo dos inquiridos, sendo ainda a fonte mais recorrente de pesquisa de informação acerca dos bares/rooftops em unidades hoteleiras. Os resultados alcançados permitiram avaliar a dinâmica colocada em prática, bem como analisar a proposta inicial como um todo, a fim de se conseguir retirar as devidas conclusões. Por fim, verificou-se que o projeto desenvolvido foi viável, tendo sido possível a sua implementação.
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