ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Património, Artes e Turismo Cultural by advisor "Lambert, Maria de Fátima"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Os 15 Anos do Serralves em Festa e o seu impacto no turismo cultural na cidade do PortoPublication . Sousa, Vera Lúcia da Silva; Barros, Amândio Jorge Morais; Lambert, Maria de FátimaA dissertação apresentada surge no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural. Tem como objetivo principal compreender a evolução do evento Serralves em Festa durante as suas quinze edições e determinar o impacto que este possa ter sobre a instituição responsável, a Fundação de Serralves e na comunidade como sendo uma oferta turística cultural da sua metrópole, o Porto. Considerado como um referencial da Fundação e o maior e mais significativo festival das artes visuais e performativas do país, de forma gratuita, destinado a todas as pessoas, de todas as idades. Para a sua análise foi fundamental, um estudo exaustivo sobre sua calendarização; os eixos da programação; formas de comunicação e divulgação usadas; os seus parceiros e apoios; os responsáveis técnicos e ainda a afluência de públicos nacionais e internacionais durante os seus quinze anos, para assim, comparar como era em 2004 e em 2018. Dos primórdios até à atualidade a cultura continua a ser uma das principais motivações das viagens em todo o mundo. Contudo foram modificando o que influenciou a caracterização do turismo cultural e o perfil do turista cultural, ou seja, a relação do turismo com a cultura. A celebração de eventos culturais pode desempenhar vários papéis que vão desde a atração de turistas, à animação de atrações fixas, à dinamização de outras atividades até de suporte à criação de uma imagem do destino turístico, pois estes podem constituir ferramentas estratégicas na gestão dos patrimónios e territórios ajudando-os a delinear a oferta turística e promovendo o desenvolvimento das economias locais e regionais.
- Os Ateliers Marques Abreu & Cª no Centro Português de Fotografia: À descoberta de um acervoPublication . Neto, Marta Sofia Esteves; Lambert, Maria de Fátima; Lemos, AugustoEste relatório, apresenta o processo de estudo do acervo Ateliers Marques Abreu & Cª de José Antunes Marques Abreu (1879-1958) e filho José Marques Abreu Júnior (1909-1969). O trabalho por eles desenvolvido insere-se no contexto História da Fotografia na Cidade do Porto, sendo ambos percursores de um relato documental através da fotografia e fotogravura de monumentos históricos nacionais. O estudo deste acervo baseia-se nos princípios, normas e técnicas da arquivística, que são aplicados no sentido da recolha, análise, identificação, organização, descrição, armazenamento e divulgação. A arquivística permite a elaboração de vários instrumentos de pesquisa que têm como objetivo identificar, localizar e resumir, em diferentes graus, os acervos, as secções, as séries e as unidades documentais existentes num arquivo, estes consistem numa forma de descrição, sendo o único caminho viável para alcançar os utilizadores. O CPF intervém na preservação do património fotográfico, tendo como missão salvaguardar, valorizar e promover o mesmo. Marques Abreu é parte integrante deste património, identificando-se a necessidade da sua conservação, análise e divulgação. Com base num estudo sobre os autores e as normas internacionais do Conselho Internacional de Arquivos, ISAD(G) e SEPIADES, foi efetuado o recenseamento de documentação numa Folha de Recenseamento de Dados, que auxilia a análise física e o estudo dos elementos constituintes. O recenseamento obtido servirá de base para uma posterior inventariação que irá ser classificada, descrita e disponibilizada na plataforma DigitArq, de modo a tornar-se acessível aos utilizadores dando a conhecer as obras e o percurso dos fotógrafos.
- Casa-Museu de Vilar - A imagem em movimento: inventário da coleção pré-cinemaPublication . Sousa, Andreia Patrícia Teixeira de; Lambert, Maria de FátimaO projeto de estágio consiste na inventariação da sala do Pré-Cinema (período cinematográfico considerado até 1895) da “Casa-Museu de Vilar – A Imagem em Movimento”. Esta situa-se em Vilar do Torno e Alentém (concelho de Lousada) e é dirigida pelo realizador Abi Feijó (Dr. Álvaro Feijó). A estada ocorre na casa-museu, entre os meses de outubro de 2018 a junho de 2019, sob orientação do próprio Abi Feijó, no sentido de viabilizar ao público-alvo da instituição, conhecimento específico sobre as peças da sala mencionada. O objetivo principal é a criação de fichas de inventário, com a finalidade dos utilizadores terem acesso às mesmas, tendo estas dados representativos da evolução/origem do Cinema. Estes dados só eram possíveis de obter, até à data, subentendidos nas visitas-guiadas levadas a cabo pelo realizador ou após a leitura de vários livros da biblioteca da casa-museu, não tendo a bibliografia documentação singular sobre as peças museológicas. Além do processo de desenvolvimento do estágio, o presente documento contextualiza a Casa-Museu de Vilar, sintetiza o que é o Cinema de Animação – estudando o caso-prático de Abi Feijó e Regina Pessoa – e enquadra a História do Pré-Cinema na coleção existente na casa-museu.
- Incomming - Visão Holística para o Turismo de LousadaPublication . Gaspar, John Alves; Lambert, Maria de FátimaO início da elaboração deste projeto deve-se à necessidade da Câmara Municipal de Lousada incutir no seu meio o incoming de Turismo, de forma a mostrar e potenciar o bom que há na região. Dado à sobrecarga de turistas no Porto, seria primordial fazer o incoming a partir daí. Para este ser possível, foi necessário o estudo de terreno dos promotores sediados no Porto para a venda dos designados pacotes turísticos. Graças ao estágio, foi possível fazer um estudo territorial do potencial atrativo turístico assim como o levantamento do património já inserido no concelho de Lousada. A compreensão deste, através de reuniões camarárias, à abertura do Centro de Interpretação do Românico, estimularam-me uma capacidade enriquecedora de absorção de matéria, obtendo uma visão holística para dinamizar a Vila de Lousada no setor do Turismo. Sem criar concorrência, apenas focando-me nos pontos fortes dinamizando-os e construindo um roteiro apenas em Lousada.
- Indústrias Criativas – O pensamento curatorial na idealização de um evento - “The Fashion Festival”Publication . Sampaio, Catarina Maria Castelo Branco de Bastos e; Lambert, Maria de FátimaO Projeto de Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, resulta no trabalho de pesquisa para a idealização e conceptualização de um evento de moda. A Moda como Indústria Criativa, e os Eventos no contexto turístico, têm vindo a aumentar o seu impacto e abordagem em Portugal, apresentando um crescimento económico significativo. Este impacto proporciona repercussões no meio social, cultural e académico, potenciando a vontade de produção de estudos direcionados a estas temáticas. Para a elaboração do estudo, relacionou-se a Moda e os Eventos ao turismo especializado, o Shopping Tourism e o Turismo de Negócios e Eventos, no contexto da Cidade do Porto. No projeto pretende-se demonstrar a crescente importância para uma democratização da moda e promover a moda nacional em diferentes parâmetros. Estes objetivos traduzem-se na idealização de um Special Event, especificamente um festival, a que chamamos de “Fashion Festival”, recorrendo às novas abordagens da curadoria como ferramenta essencial à conceção das ideias.
- Josephina’s: as Alunas do Ensino Industrial no Porto – 2ª metade do séc. XIXPublication . Moreira, Alda Maria Alhais; Lambert, Maria de Fátima; Rocha, Lígia Maria Moreira FernandesO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, da Escola Superior de Educação, do Politécnico do Porto. Através deste trabalho de investigação, desenvolvido no Museu do ISEP, pretende-se fazer um levantamento de dados, dos registos de alunas a frequentar o Ensino Industrial, na cidade do Porto, na segunda metade do século XIX. Como metodologia de trabalho foi definido, no início da investigação, que, o período de análise seria de 1852, quando a Escola Industrial do Porto foi inaugurada, precursora do ISEP, até ao ano de 1900. Para este estudo foi feito o levantamento e interpretação rigorosa de toda a documentação no Arquivo Histórico, relativo às Matrículas dos Alunos, abrangendo o Registo dos Exames, das Menções Honoríficas e de Capacidade (fontes primárias). O objetivo principal foi saber da existência de alunas matriculadas, no período definido e, em caso positivo, contabilizá-las. Face aos dados recolhidos seria feito uma análise destas alunas, caso fossem encontradas. Segundo a sua responsável, até à presente data, nunca tinha sido realizado este levantamento no Arquivo Histórico. Após a conclusão desta etapa do Estágio, reuniu-se os registos da presença de 13 mulheres-estudantes, neste tipo de Ensino (Industrial e Comercial), com informações relativas ao aproveitamento e Menções Honoríficas atribuídas a algumas alunas. Destaca-se, como curiosidade, a primeira aluna matriculada no Instituto Industrial do Porto, no ano letivo de 1884/1885, de seu nome Josephina Baptista Azeredo da Cruz, professora da instrução primária. Relativamente, ao Relatório foi estruturado em quatro Capítulos. Sendo que o primeiro, visa fundamentalmente, o levantamento de informação, apresentação da entidade de acolhimento, e plano de atividades realizadas. O segundo incide no sistema de ensino, desde o Primário, Secundário e Artístico, e as respetivas características, mas, dando maior enfoque no Ensino Industrial. Como contextualização histórica, destaca-se ainda a criação da Escola Industrial do Porto e as suas várias Denominações. O terceiro, refere-se à situação da mulher em contexto familiar, social e económico. O último Capítulo é dedicado exclusivamente ao cerne da questão desta investigação, ou seja, saber quem eram estas mulheres-estudantes.
- Mo(vi)mentos de raíz. A dinâmica das Artes Performativas na Cooperativa ÁrvorePublication . Silva, Ana Catarina Reis Morgado; Lambert, Maria de FátimaA Cooperativa Árvore é uma instituição que atua artística e culturalmente em Portugal desde 1963. Desta forma, a Cooperativa foi um veículo de divulgação da arte contemporânea no panorama português. No contexto artístico dos séculos XX e XXI, a performance art foi uma das tipologias acolhidas e trabalhadas na instituição. Assim, este projeto foca-se principalmente na recolha, organização e compilação dos registos fotográficos e videográficos de performance e eventos relacionados com a mesma, ocorridos na Árvore ou incluídos na sua programação. Isto permitirá criar uma “base de dados” com todas as performances listadas e informação sobre essas. Para além da recolha desses registos para benefício não só da instituição mas também do público interessado, possibilitará também uma análise da evolução da performance art em Portugal, mais especificamente na cidade do Porto.
- Museu do Mar e da Indústria Conserveira de MatosinhosPublication . Teixeira, Tânia Andreia Nora; Ponte, António Manuel Torres da; Lambert, Maria de FátimaO presente trabalho pretende demonstrar e acompanhar o processo de criação do Museu do Mar e da Indústria Conserveira de Matosinhos. Um projeto de inegável relevância, uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Fábrica Pinhais, que alia vontades e sensibilidades, orientadas para um objetivo comum, num processo que o torna único. A elaboração deste trabalho foca-se nas fases de constituição do Museu, abordando aspetos da definição da estrutura conceptual, do projeto museológico e arquitetónico, até se obter o resultado final, produto dos diferentes contributos das entidades envolvidas que conjugam diferentes vontades para alcançar o objetivo final. Este museu pretende mostrar às gerações atuais e vindouras o que foi a indústria conserveira, designadamente no concelho de Matosinhos, ilustrando o seu desenvolvimento até à atualidade, guardando a memória desta atividade, o que permitirá devolver a Matosinhos uma parte importante da sua história e da sua cultura. Com o presente trabalho pretende-se abordar os distintos aspetos indispensáveis à constituição do museu e apresentar as diferentes etapas necessárias à sua criação. Referir os aspetos técnicos e práticos, a arquitetura do edifício, a instalação da coleção, assim como os aspetos administrativos. Assim como refletir, sobre o papel que possa assumir enquanto museu de história social, económica e tecnológica, considerando a diversidade quase única do seu acervo, no contributo que dará para a construção da memória da indústria conserveira, e no contexto da exploração turística destes temas.
- Percurso da obra pública de Júlio Resende. Área Metropolitana do PortoPublication . Rocha, Daniela Catarina Armada; Lambert, Maria de FátimaO Projeto de Estágio pretende a criação de um Percurso da Obra Pública de Júlio Resende na Área Metropolitana do Porto. A permanência decorre no Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende entre fevereiro e abril, sob a orientação do Prof. Eugénio Pinto Barbosa. Parte-se de uma abordagem relativa à vida de Júlio Resende: o seu percurso como aluno, professor, pintor e muralista. Desde muito jovem que procurou conhecer a produção artística de diferentes pintores e percorreu vários locais em busca da arte. Através dos conhecimentos obtidos exerceu influências sobre gerações que se lhe seguiram. Ao longo da realização do estudo biográfico do artista desenvolve-se uma investigação in loco sobre a sua obra pública. Aborda-se o Desenho e a Arte Pública numa perspetiva histórica e são expostas as suas visões pessoais relativas aos temas. Um dos objetivos é o cruzamento de listas das obras públicas do pintor, com a finalidade de criar uma lista única, articulando o processo com um estudo que incide em pormenorizar cada obra – o seu título, local, data de criação e data de exposição, que entidade a requisitou e iconografia da mesma. Fundamentalmente estuda-se a Obra Pública de Resende no Porto, tentando documentar ao máximo cada uma. Esta análise inclui visitas in loco aos locais onde estão expostas para um contacto direto com a pintura, registo fotográfico e confronto com os dados já obtidos. Após a esta inventariação e sendo estudadas essas obras cria-se um percurso baseado no levantamento. Este é o reflexo da indagação realizada onde constam as informações necessárias para que se conheça cada obra a visitar. Uma das principais finalidades é dar a conhecer e dinamizar a obra pública de Júlio Resende, mostrando-o através do que expôs pela Área Metropolitana do Porto de modo fixo.
- Programa Museológico do Mosteiro de Arouca: assessoria e colaboraçãoPublication . Gomes, Diogo Daniel da Rocha; Lambert, Maria de FátimaEste relatório apresenta uma descrição e análise do estágio realizado no Mosteiro de Arouca, onde foi desenvolvido um trabalho de cooperação com a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN), diretamente ligado ao Programa Museológico em realização para este monumento. Este trabalho focou-se essencialmente na colaboração com o Dr. Agostinho Ribeiro, autor do Programa Museológico, que atribuiu as tarefas necessárias essencialmente ligadas ao inventário, à coleção dos têxteis e numa fase final à encenação de dois espaços expositivos (Aposentos da Abadessa e Cela da Monja). As tarefas realizadas foram distribuídas tendo em conta não só as necessidades do Programa Museológico (cumprindo de certa forma o objeto de estudo acordado no início), mas também as capacidades e conhecimentos do estagiário. Para além da exposição de todas as tarefas realizadas no estágio, este trabalho apresenta também uma componente teórica sobretudo de contextualização do espaço e da sua coleção e também das tarefas executadas. O trabalho resultante desta cooperação com a DRCN, cumpriu não só o seu efeito de auxílio ao Programa Museológico, como também vem esclarecer e expor algumas dúvidas relativamente ao inventário, assim como, traz uma grande colaboração na reorganização da coleção dos têxteis.