ISCAP - DM - Gestão das Organizações
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GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES - RAMO GESTÃO DE EMPRESAS (PARCERIA COM A APNOR)
Enquadrado na filosofia de ensino superior preconizada pela Declaração de Bolonha, e legislada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março, pretende-se propor um Mestrado em Gestão das Organizações surgindo como a vocação natural de instituições que ministram formação inicial profissionalizante neste domínio científico e que aposta na flexibilidade e na optimização dos recursos dos quatro Institutos Politécnicos da Região Norte1, membros da Associação dos Politécnicos do Norte de Portugal (APNOR), como forma de potenciar a eficiência e a racionalidade dos seus serviços, ultrapassando os limites de actuação tradicionais de cada Instituto.
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Browsing ISCAP - DM - Gestão das Organizações by advisor "Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da"
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- Avaliação comparativa da formação presencial e live streaming: estudo de casoPublication . Gonçalves, Rita Almeida; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Correia, Ricardo João CruzConsiderando os avanços tecnológicos a que assistimos atualmente e ao consequente crescimento do ensino à distância nas Instituições de Ensino Superior, torna-se crucial a investigação dos estudantes inscritos nesta modalidade de ensino comparativamente aos alunos presenciais para compreender se os objetivos de aprendizagem são efetivamente alcançados. Neste sentido, utilizando o novo modelo de avaliação da formação de Kirkpatrick e Kirkpatrick (2015) os objetivos de investigação da presente Dissertação de Mestrado: Avaliar a reação dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo 2016/2017; Avaliar a aprendizagem dos alunos em regime de frequência live streaming, comparativamente aos alunos em regime de frequência presencial, na Pós-Graduação Reabilitação em Medicina do Exercício e Desporto da FMUP, no ano letivo de 2016/2017; Avaliar a relação entre as variáveis satisfação, relevância, envolvimento académico e conhecimentos. A amostra em estudo foi composta por 25 alunos presenciais e 25 alunos à distância da Pós-Graduação Reabilitação em Medicina e Exercício e Desporto da FMUP. Foram registados 31 sujeitos do género masculino e 19 do sexo feminino, entre os 21 anos e os 55 anos de idade, sendo que mais de metade da população em estudo apresentava o grau académico de Licenciatura e os restantes Mestrado. Concluiu-se que não existiam diferenças estatisticamente significativas entre os alunos presenciais e os alunos live streaming. Constatou-se que existia uma relação positiva entre as variáveis satisfação, relevância e envolvimento académico (envolvimento comportamental, emocional e cognitivo), assim como entre o envolvimento comportamental e os conhecimentos adquiridos. Em futuras investigações poderá ser interessante investigar o papel do e-formador na satisfação e envolvimento académico dos estudantes; relacionar a existência ou não de um vínculo laboral com as variáveis estudadas; e explorar os índices de abandono nas duas modalidades.
- O Burnout e o engagement: estudo numa amostra de professores do ensino superior público portuguêsPublication . Esteves, Anabela Monteiro Aguilar; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daUm pouco por todo o mundo, investigadores começaram a dar importância a fenómenos psicológicos como o burnout e o engagement. Inicialmente, os estudos centraram-se nas profissões que envolviam uma relação assistencial ou de ajuda, como no caso dos médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Contudo, não tardou que estes fenómenos pudessem estar presentes na profissão de professores de uma forma muito significativa. O exercício da docência é, sobretudo nos nossos dias, uma das profissões mais sujeitas a elevados níveis de stress. Nesta situação, existem professores que conseguem adaptar-se às dificuldades que o exercício da sua atividade profissional lhes coloca, tornando-se profissionais engaged, outros há que vivenciam o burnout por dificuldade em se adaptar à sua atividade profissional. O presente estudo tem como principal objetivo avaliar a relação entre o burnout e o engagement e, a relação destes conceitos com as diferentes variáveis sociodemográficas e socioprofissionais. O estudo realizado é de âmbito quantitativo, tendo sido utilizado um inquérito por questionário organizado por três secções: a primeira secção diz respeito aos dados demográficos e profissionais dos indivíduos; a segunda secção é respeitante à avaliação do burnout (Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (MBI – ES –; Maslach & Jackson, 1981) e, a terceira secção referente à avaliação do engagement (Utrecht Work Engagement Scale; Schaufeli & Bakker, 2004), já validados para a português. A amostra é constituída por 154 docentes do ensino superior público português. A amostra é constituída por 57 % indivíduos do sexo feminino e 44% do sexo masculino, com idade média de 44 anos, sendo 71% casados / união de facto. Os resultados obtidos indicaram a não existência de resultados estatisticamente significativos na relação do burnout e engagement com as variáveis demográficas e profissionais, com exceção do estado civil na relação com o burnout.
- Burnout, engagement e perceção das exigências do trabalhoPublication . Silva, Ana Vanessa Pereira; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro da; Pimenta, Rui da Assunção EstevesFace à atual conjuntura de grande volatilidade nas políticas no sector educativo, é fundamental perceber quais as consequências das mudanças sociais e curriculares na vida dos professores. Existe um interesse geral por parte dos meios de comunicação social, professores, sindicatos e opinião pública sobre o estado da Educação em Portugal e sobre a problemática do stress profissional dos professores. Vários estudos de âmbito nacional e internacional têm vindo a assinalar os efeitos destas mudanças na saúde, trabalho e qualidade de vida dos docentes, sobretudo no que respeita à redução dos níveis de satisfação laboral e engagement e aumento do burnout. O presente estudo tem como objetivo identificar os níveis de burnout e engagement nos professores, verificar se estes níveis variam em função de características sociodemográficas e profissionais e comparar a relação entre o burnout e o engagement e a perceção do nível de exigências profissionais nos professores do ensino público e privado. Pretende-se ainda abordar o modelo das Exigências-Recursos (JD-R) de forma a perceber a importância das características do trabalho para o bem-estar dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement. Foi inquirida uma amostra de 132 professores do 1º ciclo do Ensino Básico da área da Grande Lisboa. Os resultados demonstraram que a amostra de professores analisada revela um grau moderado de burnout, apresentando resultados inferiores comparativamente a outros estudos realizados em amostras portuguesas. Quanto ao nível de engagement dos professores inquiridos, encontra-se igualmente num nível moderado, o que revela que amostra estudada não se encontra totalmente insatisfeita com as suas condições de trabalho, uma vez que não apresenta indicadores de burnout elevados e manifesta um sentimento moderado de engagement com a sua função. Concluimos também que o facto de não existirem elevados níveis de burnout na presente amostra se encontra relacionado com a perceção dos professores de que o seu trabalho não apresenta níveis demasiado elevados de exigências. A par destes resultados, verificamos que existe uma correlação negativa entre burnout e engagement, como previsto na literatura, ou seja, níveis de exigência mais elevados conduzem a um elevado nível de burnout que, por sua vez, origina um nível de engagement mais baixo no professor.
- Comparação entre diferentes sistemas de avaliação de desempenhoPublication . Torres, José Luís Mendes; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daA avaliação do desempenho consiste num instrumento estratégico de extrema importância para a gestão de recursos humanos numa organização, tal como no Exército. Permite criar indicadores ao nível do desempenho dos avaliados ao mesmo tempo que contribui para o diagnóstico e sua melhoria contínua. Ao nível dos órgãos decisores proporciona uma análise das capacidades dos recursos humanos e a sua correta gestão. Foi neste contexto que este trabalho de investigação foi desenvolvido, tendo sido traçado como objeti-vo, estudar a perceção dos militares avaliadores do Exército Português (EP) quanto aos sistemas de avaliação de desempenho (SAD) em vigor no Exército (SAMME1 e SIADAP2). Usou-se uma metodologia quantitativa e qualitativa e para o efeito foi desenvolvido um questionário, que foi passado aos Coronéis, Tenentes-coronéis, Majores e Capitães, todos eles avaliadores. Esta escolha fundamenta-se pela posição que os mesmos ocupam na cadeia hierárquica, pela experiência e o nível de conhecimentos que possuem sobre os sistemas de avaliação, podendo contribuir com as suas opiniões e sugestões, para a melhoria dos sistemas de avaliação atualmente em vigor no EP. Participaram no presente estudo 259 Oficiais avaliadores que responderam a um questionário online lançado na internet. Os principais resultados obtidos permitem concluir que o SAMME assume maior relevância e menor subjetividade que o SIADAP. Foi ainda observada a necessidade de implementar algumas medidas corretivas nos dois sistemas de avaliação em estudo, tais como: implementar no SAMME a autoavaliação e criar objetivos; no SIADAP, acabar com as quotas de 5% para a atribuição da classificação de desempenho excelente aos avaliados; Observou-se ainda que o avaliador tem uma importância central no SAD, pela forma como este pode ou não influenciar a avaliação de desempenho.
- Contrato psicológicoPublication . Silva, Nuno Filipe Macedo; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daContrato psicológico
- Do outro lado da linha: impacto dos horários de trabalho de trabalhadores de call center nas necessidades de recuperação – engagement e esforço compensatórioPublication . Freitas, Ângela Carina Gomes; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daNo contexto laboral atual, recorre-se cada vez mais aos contact centers como forma de centralizar e intermediar o contacto da empresa para com o cliente. Têm na sua base de funcionamento o uso intensivo das tecnologias de informação e absorvem cada vez mais trabalhadores. No entanto são locais geradores de grandes níveis de stress e pressão. Para que possa ser mantido o bem-estar e o desempenho dos trabalhadores é importante compreender que é necessária a recuperação das exigências a que estão sujeitos. Neste estudo o foco estará na necessidade de recuperação de recursos conceptualizada como o processo inverso ao stress, na medida em que permite a restauração dos recursos despendidos ao longo do período de trabalho. Por outro lado, irá também ser analisado o engagement e o esforço compensatório, tentando compreender se funcionam como preditores das diferentes necessidades de recuperação para diferentes horários de trabalho. Assim, o estudo proposto pretende analisar a relação existente entre os horários de trabalho, diurno e noturno, e as necessidades de recuperação de recursos, assim como perceber a sua relação com o engagement e o esforço compensatório. Foi realizado um estudo de carácter longitudinal em que participaram 31 colaboradores de um call center situado na cidade do Porto pertencente a uma empresa de telecomunicações que responderam a um inquérito diário durante uma semana de trabalho. Os principais resultados permitem concluir que os horários de trabalho não funcionam como preditores das necessidades de recuperação, do engagement ou do esforço compensatório. Verifica-se também que não existe uma relação inversa entre o engagement e o esforço compensatório.
- Felicidade no trabalho em pequenas e médias empresas do setor do calçadoPublication . Bastos, Andreia Palmira da Costa Pina de; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daO contexto organizacional em que as empresas se encontram inseridas é, cada vez mais, alvo de constante mudança e alteração, tendo em conta a necessidade de adaptação aos mercados cada vez mais competitivos em que as mesmas atuam. O conceito de felicidade no trabalho tem sido alvo de inúmeros estudos, na medida em que se pretende perceber qual a sua relevância nas organizações. Desta forma, o presente estudo pretende perceber se este construto se encontra relacionado com a motivação do colaborador e se os níveis de felicidade no trabalho variam de acordo com o sexo e com a antiguidade do mesmo. Os dados foram obtidos através de um questionário, entregue em pequenas e médias empresas do setor do calçado, utilizando o método de amostragem por conveniência, onde se obteve uma amostra de 100 pessoas. De acordo com os resultados quantitativos obtidos foi possível perceber que a felicidade no trabalho está correlacionada com a motivação do colaborador, sendo que o sexo influencia significativamente os níveis de felicidade no trabalho. No entanto, a variável felicidade no trabalho não varia de acordo com a antiguidade do colaborador.
- Impacto do estilo de liderança na satisfação no trabalho dos colaboradoresPublication . Alves, Mariana Teixeira; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daAs organizações são compostas por pessoas e são essas pessoas que fazem das organizações aquilo que elas são. Snell e Bohlander (2010) chegaram à conclusão que a satisfação no trabalho contribui significativamente para o sucesso organizacional, pelo que é muito importante estabelecer um ambiente de trabalho próximo do ideal. O principal objetivo deste trabalho é perceber em que medida o estilo de liderança pode, ou não, influenciar a satisfação no trabalho dos colaboradores. Para isso, foi escolhida uma empresa de prestação de cuidados de saúde, que serviu como estudo de caso. Foi elaborada uma fundamentação teórica como base do trabalho, que teve como objetivo introduzir o tema e fazer um apanhado do “estado da arte” relativamente aos temas da Liderança e Satisfação no Trabalho, procurando ainda encontrar estudos que se debruçaram sobre a relação entre os mesmos, de forma a encontrar uma base teórica que suporte o presente estudo. De forma a avaliar o estilo de liderança presente na organização, foi aplicada a Escala de Avaliação de Estilo Gerencial (EAEG), desenvolvida por Melo (2004) e, para avaliação da satisfação no trabalho, foi utilizada a Escala Geral de Satisfação no Trabalho (EGST), desenvolvida por Warr, Cook e Wall (1979). A amostra do estudo consiste em 51 sujeitos, correspondendo a 58% do total de trabalhadores da empresa em estudo. Relativamente a resultados, foi possível comprovar que as dimensões de Liderança Relacional e de Tarefa têm um impacto significativo na satisfação no trabalho dos colaboradores, sendo que a Relacional é a que apresenta uma maior relação. Para além disto, foi possível comprovar que os trabalhadores se apresentam, no geral, satisfeitos no trabalho. Relativamente ao impacto que os fatores sociodemográficos possam ter na satisfação, não foi possível comprovar esta relação, provavelmente devido a limitações da amostra.
- A importância da liderança para o engagement dos colaboradores nas empresas do Vale do AvePublication . Carneiro, Gilberto de Sousa; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daAtualmente é impossível dissociar a importância do fator humano como capacidade única e especial de criar soluções e organizar recursos canalizando energias no sentido de se alcançarem resultados distintos numa organização. O engagement dos colaboradores compreende sentimentos de realização e de reconhecimento profissional. Estes podem ser alcançados tanto por estímulos inerentes ao exercício de tarefas desafiantes e com significado para o trabalho como pela demonstração efetiva de reconhecimento por parte dos responsáveis organizacionais. O objetivo principal deste estudo foi determinar o impacto da liderança nos níveis de engagement dos trabalhadores da sub-região do Ave. Na fundamentação teórica desta pesquisa abordaram-se vários estilos de liderança, designadamente, aqueles de orientação para a relação, para a tarefa e situacional, e também o engagement e alguns dos seus possíveis preditores. Para a avaliação dos estilos de liderança utilizou-se a Escala de Avaliação de Estilo Gerencial (EAEG) na sua forma final (Melo, 2004) e na aferição do engagement utilizou-se o Questionário do Bem-estar no Trabalho (UWES-17) (Schaufeli & Bakker, 2003; Trad: Porto- Martins & Benevides-Pereira, 2008). Os participantes consistiram em 334 trabalhadores de empresas de diversos setores da sub-região do Ave, aos quais foi aplicado um questionário. Os resultados permitem concluir que o número de trabalhadores que vivenciam o engagement 191 (57,2) é superior ao dos trabalhadores que não o vivenciam 143 (42,8). Os resultados do estudo confirmam que existe uma relação positiva entre o estilo de liderança centrado no relacionamento e o engagement dos colaboradores. Os resultados confirmam também que existem diferenças nos níveis do engagement em relação aos fatores sociodemográficos, nomeadamente, em relação ao género, à idade e ao tempo/ experiência de trabalho.
- A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo - BrasilPublication . Frauches, Vinicius de Souza; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daO presente projeto pretende, por meio de um estudo de revisão bibliográfica e inquérito por questionário, analisar as principais competências soft skills que são essenciais na concepção dos recém-diplomados para serem bem-sucedidos no processo de transição e de adaptação às novas exigências e na competitividade no mundo do trabalho. Para Vieira e Marques (2014) as soft skills são um conjunto de competências pessoais e interpessoais e, neste conjunto, “aquelas que conferem ascendentes ou vantagem na compita pelo emprego e pela sustentação de uma empregabilidade sustentável” (p. 22). O profissional passa a ter qualidade empregável ao se responsabilizar pela sua carreira (Carvalho, 2009). Assim, a pessoa que desenvolve as suas capacidades e competências, bem como uma postura de iniciativa, se torna o protagonista da sua própria carreira. Esta temática é um dos principais focos do presente trabalho, motivo pelo qual é feita uma reflexão mais longa que fundamenta o processo de investigação empírica. De forma a encontrar respostas às questões de investigação empírica, foi disponibilizado um questionário estruturado, dirigido à 267 recém-diplomados de Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) localizadas no Estado do Espírito Santo – Brasil. Com base no objetivo operacional da investigação, o tipo de estudo é correlacional com modelo de aquisição quantitativo e com características de uma investigação aplicada. Através da análise descritiva verificou-se que 60,3% dos diplomados considera muito importante o papel das soft skills no mundo do trabalho atual (média=4,47; DP=0,742). Na avaliação acerca do desenvolvimento das soft skills no percurso académico os diplomados mostraram-se divididos, porém mais de 70% da amostra é unânime ao concordar totalmente que as IES precisam ter um papel mais ativo no desenvolvimento das soft skills dos alunos. Nos resultados da investigação foi possível concluir que todas as soft skills avaliadas neste estudo são moderadamente ou muito utilizadas pelos diplomados que exercem uma atividade profissional. Contudo, Ética e responsabilidade social, o Trabalho em equipa, a Escuta ativa, a Gestão do tempo e, a Adaptação e flexibilidade são as competências mais utilizadas pelos diplomados no trabalho. Adicionalmente, na concordância entre graduados e pós-graduados, constatou-se que Inteligência emocional, Adaptação e flexibilidade, Trabalho em equipa, Resolução de problemas e, Criatividade e inovação serão as 5 soft skills mais valorizadas no mercado laboral para os próximos 5 anos. Outro resultado relevante a se destacar reside numa análise comparativa por habilitações académicas, em que os resultados evidenciaram que os diplomados com maior grau académico: a) utilizam mais frequentemente as soft skills no exercício da atividade profissional, e; b) revelam melhor avaliação acerca da preparação proporcionada pelo percurso académico em termos de soft skills. Efetivamente, é certo que o futuro revela-se bastante promissor àqueles que estiverem mais preparados em relação às competências soft skills, não só para entrada no mercado de trabalho, mas principalmente para manterem-se valorizados e indispensáveis na manutenção de suas carreiras.