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- A Importância das soft skills no processo de transição dos recém-diplomados para o mundo do trabalho atual: um estudo quantitativo no Estado do Espírito Santo - BrasilPublication . Frauches, Vinicius de Souza; Costa, Maria Alexandra Pacheco Ribeiro daO presente projeto pretende, por meio de um estudo de revisão bibliográfica e inquérito por questionário, analisar as principais competências soft skills que são essenciais na concepção dos recém-diplomados para serem bem-sucedidos no processo de transição e de adaptação às novas exigências e na competitividade no mundo do trabalho. Para Vieira e Marques (2014) as soft skills são um conjunto de competências pessoais e interpessoais e, neste conjunto, “aquelas que conferem ascendentes ou vantagem na compita pelo emprego e pela sustentação de uma empregabilidade sustentável” (p. 22). O profissional passa a ter qualidade empregável ao se responsabilizar pela sua carreira (Carvalho, 2009). Assim, a pessoa que desenvolve as suas capacidades e competências, bem como uma postura de iniciativa, se torna o protagonista da sua própria carreira. Esta temática é um dos principais focos do presente trabalho, motivo pelo qual é feita uma reflexão mais longa que fundamenta o processo de investigação empírica. De forma a encontrar respostas às questões de investigação empírica, foi disponibilizado um questionário estruturado, dirigido à 267 recém-diplomados de Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) localizadas no Estado do Espírito Santo – Brasil. Com base no objetivo operacional da investigação, o tipo de estudo é correlacional com modelo de aquisição quantitativo e com características de uma investigação aplicada. Através da análise descritiva verificou-se que 60,3% dos diplomados considera muito importante o papel das soft skills no mundo do trabalho atual (média=4,47; DP=0,742). Na avaliação acerca do desenvolvimento das soft skills no percurso académico os diplomados mostraram-se divididos, porém mais de 70% da amostra é unânime ao concordar totalmente que as IES precisam ter um papel mais ativo no desenvolvimento das soft skills dos alunos. Nos resultados da investigação foi possível concluir que todas as soft skills avaliadas neste estudo são moderadamente ou muito utilizadas pelos diplomados que exercem uma atividade profissional. Contudo, Ética e responsabilidade social, o Trabalho em equipa, a Escuta ativa, a Gestão do tempo e, a Adaptação e flexibilidade são as competências mais utilizadas pelos diplomados no trabalho. Adicionalmente, na concordância entre graduados e pós-graduados, constatou-se que Inteligência emocional, Adaptação e flexibilidade, Trabalho em equipa, Resolução de problemas e, Criatividade e inovação serão as 5 soft skills mais valorizadas no mercado laboral para os próximos 5 anos. Outro resultado relevante a se destacar reside numa análise comparativa por habilitações académicas, em que os resultados evidenciaram que os diplomados com maior grau académico: a) utilizam mais frequentemente as soft skills no exercício da atividade profissional, e; b) revelam melhor avaliação acerca da preparação proporcionada pelo percurso académico em termos de soft skills. Efetivamente, é certo que o futuro revela-se bastante promissor àqueles que estiverem mais preparados em relação às competências soft skills, não só para entrada no mercado de trabalho, mas principalmente para manterem-se valorizados e indispensáveis na manutenção de suas carreiras.