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Ribeiro Lamas, Maria do Céu

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  • Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de Docentes e Estudantes
    Publication . Lamas, Maria do Céu; Mota, Sandra; Moreira, T.; Amorim, Manuela
    Num tempo em que novas abordagens pedagógicas se discutem, se aperfeiçoam e se implementam, surgem as metodologias ativas. Assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, favorecem o desenvolvimento de competências e a construção do conhecimento. Considerando a vontade de melhoria das práticas docente, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação contínua, foi incluído em três unidades curriculares da área técnico científica de análises clínicas e saúde pública, do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real. Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes relativamente ao uso do Socrative neste contexto, usou- -se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua, pelo conhecimento em tempo real do resultado e nível da sua aprendizagem, e por ser promotora de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades ao permitir o autodiagnóstico. Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos alunos. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo.
  • Research of Legionella sp. in the water supply of a hospital in northern Portugal
    Publication . Alves, Sandra Maria; Lamas, Maria Céu; Araújo, António; Amorim, Manuela
    The distribution systems of drinking water have characteristics that allow the growth of microorganisms that may be pathogenic to humans, such as Legionella. The Legionella sp. (aerobic gram-negative bacilli) are widely distributed in aquatic environments, but it is in artificial environments that they hit higher levels due the characteristics propitious (like temperature, pH and biofilms presence) to their development. Human intervention was crucial for the presence of Legionella that has become common in building networks of water supply, cooling towers, air conditioning systems, swimming pools, tanks, humidifiers, condensers, ornamental fountains, among others.
  • A Satisfação dos estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública
    Publication . Amorim, Manuela; Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra
    O crescente interesse da investigação sobre o sucesso dos estudantes no Ensino Superior (ES) e a preocupação em reduzir taxas de abandono escolar, têm demostrado a importância de se integrar as perspetivas dos diferentes stakeholders do processo educativo, com enfase na dos estudantes. Assim, indicadores como a avaliação do grau de satisfação dos estudantes com o curso e instituição que frequentam permitem inferir sobre a qualidade das Instituições de ES. O objetivo deste estudo consiste em avaliar o perfil de satisfação dos estudantes do curso de Análises Clínicas e Saúde Pública numa Instituição de Ensino Superior e a importância que atribuem às dimensões avaliadas. Realizou-se um estudo descritivo, com a construção de um inquérito por questionário online para avaliar a satisfação e a importância que os estudantes atribuem aos aspetos em análise. Dos 108 respondentes, a maioria refere que assistem a mais de 75% das aulas teóricas, teórico-práticas ou de orientação tutorial, e 99% assistem às aulas práticas. Os estudantes mostraram-se satisfeitos e consideraram como muito importantes os aspetos relativos à organização do curso, ao processo de avaliação, de ensino e de aprendizagem. Cerca de 83% dos estudantes referem que recomendariam o curso a um amigo/familiar. A análise conjunta da satisfação e importância permitiu identificar áreas de melhoria e a manter os padrões de qualidade.
  • Práticas educativas no 1º ciclo do ensino básico: avaliação do impacto de uma intervenção experimental sobre lavagem das mãos
    Publication . Lago, Carla do; Lamas, Maria Céu
    O ensino experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico pode assumir-se como um elemento fundamental na aquisição de novos conhecimentos de forma dinâmica, integrativa e prazerosa. A parca informação científica nos manuais escolares de Estudo do Meio (adotado pelo Agrupamento), sobre os hábitos de higiene na lavagem das mãos, levou ao desenvolvimento de um projeto experimental sobre esta temática, promovendo a consciencialização dos alunos para a adoção desta prática de forma fundamentada e estruturada com recurso a atividades experimentais e a questões-problema.
  • Introdução da microbiologia no quotidiano de crianças do ensino básico. Ensinar de forma dinâmica e contextualizada
    Publication . Lamas, Maria C.; Lago, Carla
    O ensino sobre microrganismos, independentemente do fascínio e da relevância que possa suscitar, é quase sempre abordado no 1º ciclo do Ensino básico de forma teórica, abstrata e descontextualizada. O que torna o seu ensino pouco compreensível e incapaz de romper as conceções pré-formadas (Jacobucci & Jacobucci, 2009; Barberán et al, 2016). Nesta perspetiva deverá ser objetivo do professor providenciar alguns contributos ou estabelecer parcerias funcionais para o desenvolvimento de atividades mais enriquecedoras e participadas.
  • O envelhecimento do sistema sensorial: implicações na funcionalidade e qualidade de vida
    Publication . Lamas, Maria Céu; Paúl, Constança
    A maioria das pessoas, à medida que envelhece, vai sofrendo modificações estruturais e funcionais no sistema sensorial, que mediante a sua gravidade, podem limitar a independência e desempenho na realização das atividades de vida diária e participação social. O objetivo desta revisão consiste em analisar as principais disfunções do sistema sensorial, focando sucintamente as alterações mais comuns de cada sentido e suas implicações na vida dos idosos. Procedeu-se à pesquisa da bibliografia, durante o mês de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, na base de dados PubMed, Lilacs, Google Schoolar e livros de medicina, para textos e estudos transversais e longitudinais, sobre o envelhecimento sensorial na globalidade ou em parte. O envelhecimento sensorial, pode assumir, importantes consequências psicológicas e sociais, com repercussões no funcionamento das atividades intelectuais. Por isso, os estudos tendem a explorar as alterações da função sensorial no tempo e nos padrões de conduta dos idosos.
  • Desenho de novos ciclos de estudo – importância da fundamentação baseada em indicadores
    Publication . Amorim, Manuela; Lamas, Maria Céu; Moreira, Teresa; Mota, Sandra
    De forma a responder à necessidade de formar profissionais de saúde com autonomia e rigor na sua área de atuação, cabe às instituições de ensino superior implementar estratégias de recolha de informação capazes de identificar necessidades de formação destes profissionais.A caracterização destas necessidades permite a definição de uma estratégia de capitalização dos recursos humanos que responda a estas tendências evolutivas.Uma das estratégias que as instituições, de uma maneira geral, têm vindo a utilizar é a recolha de indicadores, pela aplicação de questionários. Nesta perspetiva, a Área Técnico Científica de Análises Clínicas e Saúde Pública (ATC-ACSP) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS|P. Porto), realizou um estudo descritivo, transversal por aplicação de questionário a licenciados/profissionais de saúde na área laboratorial no período de onze meses com o objetivo de recolher indicadores sobre as necessidades formativas ao nível pós-graduado.
  • Avaliação do perfil da infeção do trato urinário em idosos hospitalizados com demência
    Publication . Lamas, Maria Céu; Ramos, Joaquim
    A infeção do trato urinário (ITU) é um problema comum na população idosa. Pode causar uma mudança súbita e inexplicável no comportamento dos idosos, e portanto, considerada uma das causas a investigar. Mas, por se tratar de uma população mais predisposta a complicações decorrentes da infeção, o tratamento empírico é uma prática comum. Objetivos: Com este trabalho pretende-se conhecer a etiologia da ITU e a sua suscetibilidade aos antibióticos, numa população de doentes hospitalizados com demência. Metodologia: No período de janeiro de 2012 a julho de 2013, foram avaliados todos os resultados de exames bacteriológicos de urina de doentes provenientes de uma unidade de internamento do Hospital Magalhães Lemos, EPE, com o diagnóstico de demência. Resultados: O presente estudo revela uma percentagem elevada (49%) de amostras contaminadas por flora comensal. Das amostras consideradas positivas (35%), verificou-se maior prevalência de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Proteus mirabilis, 2 casos de infeção polimicrobiana e o isolamento de Streptococcus agalactiae e Enterococcus sp em 3 casos. Constatou-se que as enterobactérias apresentam resistência à ampicilina (48%) e nitrofurantoína (24 %) e sensibilidade à ciprofloxacina (100%). Conclusão: De acordo com os principais agentes etiológicos isolados, os antibióticos empiricamente prescritos devem ter espetro de ação sobre a família Enterobactereacea. Contudo, atendendo à variabilidade do perfil de suscetibilidade encontrado, a respetiva análise periódica deverá ser efetuada.
  • Health literacy: the importance of experimental activities in the 1st cycle of basic education: report of an educational intervention on hand hygiene
    Publication . Lamas, Maria C.; Lago, Carla
    Primary school students usually have very little previous knowledge about a number of educational issues. So, it is important to create moments where the students can tell whatever they know about a subject, in order to make an additional scientific explanation. The program of the 1st cycle of basic education aims to develop an attitude of permanent research and experimentation, and the part “The health of your body”, to produce knowledge and the application of norms of body hygiene. However, the contents expressed in the textbooks for these levels of education do not justify the need for children to adopt these hygiene habits, which must be acquired as early as possible, to be a systematic routine throughout life. On the other hand, it allows to eradicate some of the alternative conceptions that some 1st cycle students present on some issues, as the notion about the morphological view of microorganisms away from reality, idealizing them similar to animals. There is evidence that children are able to learn about microorganisms at this age and it is desirable that it occurs as early as possible, avoiding late conceptual changes that are difficult to reconstruct in their entirety. For some authors, children should realize that the know ledge learned in the classroom can be applied in their daily lives.
  • O Socrative como ferramenta de avaliação contínua no ensino superior: a perspectiva do estudante
    Publication . Lamas, Maria Céu; Mota, Sandra; Moreira, Teresa; Amorim, Manuela
    As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são, cada vez mais, assumidas como ferramentas potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito da educação à distância, mas também na educação presencial. Nesta perspetiva, parece-nos inevitável o recurso ao uso de ferramentas digitais para um ensino e aprendizagem eficientes. O Socrative, enquanto ferramenta simples de resposta por parte dos estudantes, é uma aplicação que permite avaliar os conhecimentos através da elaboração de questionários a serem utilizados em sala de aula; obter feedback em tempo real dos resultados dos estudantes e, consequentemente, do nível da sua aprendizagem. Esta aplicação de interatividade online é simples, gratuita, e pode ser instalada em qualquer dispositivo móvel ou computador com acesso à internet. Apesar de vários estudos terem investigado a utilização de novas tecnologias em sala de aula (iPads e smartphones), poucos abordam a aplicabilidade como instrumento para a avaliação contínua.