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ESMAE - DM - Teatro

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Recent Submissions

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  • Devising: exploração de processos de criação teatral
    Publication . Medeiros, Beatriz Quirino de Melo; Binyon, Claire Margaret
    A seguinte monografia intitulada Devising: Exploração de Processos de Criação Teatral diz respeito ao meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, e investiga a aplicação de uma metodologia dentro desta prática, como forma de criação. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização teórica sobre o devising, os seus practitioners como Joan Littlewood, Mike Leigh e outros como os Forced Entertainment, que criam com base nestas práticas. Também é feito um enquadramento sobre a criação coletiva e a chegada do devising a Portugal. O capítulo termina com o que se pretende explorar acerca da obra As Aventuras de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. No segundo capítulo, é levada a cabo uma reflexão sobre o modelo que surgiu a partir de práticas de devising, partilhado pelos professores Claire Binyon e Rodrigo Malvar, com a turma do 3º ano da licenciatura em Teatro, com variante de Interpretação da ESMAE, num contexto académico. No terceiro e quarto capítulos, é feita uma descrição sobre a aplicação do método anteriormente apreendido, com dois grupos diferentes. É feita uma reflexão sobre os processos e os seus resultados. No quinto capítulo são feitas reflexões sobre as variantes comparativas dos processos de trabalho. Pode-se concluir que a aplicação do modelo não é igual para todos os grupos, estando dependente das motivações e dos contextos em que estão inseridos.
  • "Trilogia da Mãe Gansa" - A realização da produção e direcção de cena de um espectáculo teatral por alunos do 3º ciclo do ensino básico, do Clube de Teatro da Escola Básica da Gafanha da Encarnação
    Publication . Melo, Ana Madalena Ruivinho de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e
    Marionetas … reflexos de sonhos, metáforas da vida. No palco, onde tudo é possível, desfilam três contos de Perrault adaptados e transfigurados pela imaginação dos artistas. Três épocas e ambientes distintos, três formas diferentes de marionetas, mas um desejo comum de transmitir, através da arte, uma reflexão acerca da vida e do mundo em que vivemos. Os alunos brincam, pensam, descobrem, organizam, orientam, discutem, escolhem … vivem. Mostram que tudo é possível, mesmo quando não parece sê-lo, que a arte é pensamento, organização, escolhas … vida. E constroem uma fantasia da vida, num projecto onde a Produção e a Direcção de Cena é feita por eles mesmos.
  • Vejo os olhos que a viram
    Publication . Ferreira, Marta Vaz; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de
    Dar luz as minhas memórias e pintar a partir daí uma tela onde outros se pudessem olhar. Tinha como anseio conceder ao público um par de olhos para olhar para dentro da minha pele e descobrir uma nova singularidade, um pormenor novo, sobre eles próprios. A minha intenção era levar o público a sentir-se perante o seu próprio reflexo refletido no rio. Quis partir de mim, da minha própria história, para levar os outros a pensarem e a questionarem-se sobre eles mesmos e o seu caminho. Parti então de códigos presentes no meu universo biográfico, nas minhas memórias pessoais. Mascaradas de metáforas que usei para falar sobre esses meus acontecimentos tão íntimos. A criação partiu a partir desse guião sobre mim mesma, na esperança que sobre ele pudéssemos construir outra história. Essa narrativa, resultaria da reunião de outros microuniversos biográficos dos intervenientes do processo, onde pudesse existir uma linguagem comum que ligasse todas as nossas intimidades expostas no objeto artístico. Na ânsia de criar imagens que ilustrassem pormenores específicos, isolados, baseei-me na tentativa de isolar momentos determinados na minha encenação. Era meu interesse provocar um novo foco de olhar no espectador, então propus-me a fazer um retrato daquilo que me está colado à pele, permitindo-me ser vulnerável perante um público, na sua maioria desconhecido, levando-lhes o resultado de um produto final que se faz valer pelo processo criativo e não pelo objeto final em si.
  • (Des)lugar - projeto de cenografia com idosos
    Publication . Ruivo, Artur Filipe Pinho; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de
    O presente projeto nasceu do desejo de construção de um objeto artístico em coautoria com um grupo de cidadãos não artistas, numa perspetiva de intervenção artística, social e cultural. Neste projeto propus-me tratar o imaginário pessoal - a memória e o sonho - de um grupo de idosos, do Centro de Dia do Senhor do Bonfim. A possibilidade de criar uma cenografia coletiva, abre caminho à exploração de novas possibilidades e permite a expansão do campo de atuação da cenografia em coautoria. A instalação cenográfica (des)lugar é um projeto participativo e colaborativo que esteve patente ao público de 11 e 22 de Julho de 2017 no piso -2 da Estação de Metro do Campo 24 de Agosto.
  • Vestuário e identidade: figurinos para um Orlando
    Publication . Bonjour, Hugo Macieira; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de
    O texto, a modelação e a confeção para a concretização dos figurinos e a performance, suportados por um processo de pesquisa e criação, constituem o todo do Trabalho Final de Mestrado na modalidade Projeto da especialização de Figurino. De cariz teórico-prático, o estudo debruçou-se sobre o campo do Vestuário, procurando abordar articulações entre identidade e vestuário. É a partir da personagem Orlando do romance de Virginia Woolf que se cria o pretexto para pensar a relação entre essas duas esferas. Através da análise e interpretação da referida obra estabelecem-se as coordenadas de pensamento que sugerem linhas orientadoras de investigação. O trabalho divide-se então em duas partes: uma pesquisa teórica sobre o vestuário como expressão de identidade, considerando as temáticas presentes em Orlando; e a elaboração de uma proposta de guarda-roupa cénico a partir do romance, tendo em conta as questões estudadas no enquadramento teórico.
  • Personagem de mim
    Publication . Silva, Beatriz dos Santos Tavares da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de
    É na relação que “espero que vá acontecer” entre o espetador e a minha emoção que inicio este projeto. Tendo como objetivo trabalhar a construção da personagem a partir das minhas memórias e experiências de vida, tenho que incluir a parte em que, mesmo sem o saber, o público entra de uma forma invasiva dentro daquilo que é meu, acabando por se rever e ter uma conversa comigo própria. A partir disto desenvolvo o que tem sido realmente o meu trabalho no projeto, desde a peça teatral até ao filme. Passo por tudo aquilo que não é dito no texto e que sai de mim, falo daquilo que é real mesmo quando ficcionado, falo de quem me fez trabalhar e apaixonar pelas memórias enquanto impulsionadoras, falo daquilo que, dentro de mim, me fez criar a Spencer.
  • Tu. E os outros? - a influência das redes sociais na alteração do comportamento humano
    Publication . Morais, Renato Luís Oliveira; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques; Pontes, Victor Hugo
    A presente monografia assiste o Projeto de Mestrado em Teatro, área de especialização Interpretação/Encenação da ESMAE, com o título “Tu. E os Outros?”, onde se pretende retratar a influência das redes sociais na alteração do comportamento humano através do movimento do corpo dos intérpretes e sem recurso à palavra. Rudolf Laban e Steve Paxton foram os practicioners tidos como base para a qualidade do movimento inicial, sendo que este movimento foi ganhando uma componente mais interpretativa e mais única ao longo do processo. O facto de se tratar de uma co-criação fez com que muito material fosse criado, dando várias possibilidades à cena de crescer e se tornar única e com uma significância para todos os envolvidos. Este trabalho encontra-se organizado em 4 capítulos que fazem uma abordagem desde os performers escolhidos para fundamentar parte do projeto até a forma como processo criativo evoluiu ao longo do tempo, passando pela referência da influência das redes sociais e o seu uso no quotidiano e a transformação que o ser humano passa por aceder e querer adaptar-se às mesmas. As possíveis conclusões para este tema passam por uma análise das redes sociais como influentes para uma nova forma comportamental humana, que remete para um afastamento entre as pessoas no mundo real e aproximação das mesmas no mundo virtual, onde se conseguem difundir e criar um espetro de personalidades diferentes nas várias relações que estabelecem, bem como, pela reflexão sobre a pertinência deste projecto de criação cénica como forma de alcanar os objectivos propostos.
  • Amígdalas: exploração do alfabeto do corpo de Zygmunt Molik e sua aplicação na adaptação do monólogo Valsa nº 6 de Nelson Rodrigues
    Publication . Santos, Priscila Braz dos; França, Maria Luís Coelho Pereira; Franco, Patrícia Isabel da Silva
    A Exploração do Alfabeto do Corpo de Zygmunt Molik e sua aplicação na adaptação do monólogo Valsa Nº6 de Nelson Rodrigues se apresenta, nesta monografia, como proposta de uma prática do ator, que tem como objetivo a integração entre corpo e voz. Propõe uma prática diária de um trabalho solo, que ao repetir e explorar os movimentos do Alfabeto, onde a voz emerge da movimentação do corpo, gera uma energia criativa para o trabalho com o texto,este transforma-se de forma ágil e criativa. O processo durou cerca de cinco meses, sendo que nos primeiros três foram realizadas práticas diárias, utilizando apenas os movimentos do Alfabeto, onde inseri voz aos movimentos. Logo após tive a oportunidade de fazer um Workshop de cinco dias com Jorge Parente, o que trouxe muitas mudanças físicas na forma como praticava e pensava o método. Nos últimos dois meses do processo, criei o espetáculo Amígdalas, encenado e interpretado por mim. É importante dizer que o tema deste projeto consiste em uma preocupação minha na qualidade de atriz, no sentido de criar uma prática diária de trabalho, que tenha como foco a integração do corpo e da voz, experiência pessoal que resulta da constatação de que, em minha formação teatral, a prática do corpo e da voz foi feita de forma desintegrada, ou seja, não há propriamente uma preocupação na prática e também em discussões na sala de ensaio a respeito de como surge a voz, de onde surge, e qual a sua relação com o corpo. As práticas são feitas de forma separadas, primeiro a pensar o corpo e depois a voz.
  • La Petit Mort: uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio
    Publication . Martins, Joana Filipa Gomes; Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
    A presente monografia é parte constituinte do meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, cujo título é La Petite Mort – uma possibilidade de materialização cénica sobre o silêncio, que resulta num convite à reflexão sobre o silêncio. Nos dois primeiros capítulos, é realizado um enquadramento teórico sobre “o silêncio como tema” e sobre “o silêncio como ausência de som”, nos quais discorro sobre o contributo do cinema e de de practitioners e pensadores como Antonin Artaud, John Cage e Susan Sontag para esta temática. No terceiro capítulo, faço uma descrição e uma reflexão acerca deste processo de investigação sobre as possibilidades do silêncio, que resultou na criação do solo teatral La Petite Mort. Aqui, abordo os pontos de partida e as alterações exploratórias que ocorreram durante o processo; reflito sobre o material criado em laboratório, bem como sobre os feedbacks dos ensaios abertos, a sequência de cenas como finalmente se apresenta, sobre as outras áreas envolvidas neste processo, como a cenografia e a sonoplastia, e, ainda, sobre os dias de apresentação. A acompanhar esta análise, encontra-se anexada a gravação do solo. As considerações finais surgem da reflexão sobre este processo, que traduz uma necessidade de pensar o silêncio, levando a que emerja uma nova questão.
  • Bhohu solo teatral
    Publication . Gavião, William Gomes; Mota, Álvaro Samuel Guimarães da; Brandão, Tânia
    Bhohu é o titulo do espetáculo teatral solo, com uma dramaturgia de cena, sem texto prévio, gerada pelo autor/encenador/ator, pela luz e pelo som através de explorações improvisacionais, sem uso da palavra. No âmbito do Mestrado em Teatro de Encenação e Interpretação, o projeto de investigação recai na criação de um solo teatral, tendo como enquadramento refletir sobre a contemponeidade do teatro. Uma leitura teatral gerada pelo impasse da atualidade, acerca de seus propósitos, pertinência ou inércia, ante a sociedade ocidental capitalista a ditar seus presupostos, lógicas mercadológicas e os avanços tecnológicos. Este projeto teatral pretende realizar uma livre reflexão e experimentação prática - criativa acerca da contemporâneidade no universo teatral, considerando sua história e, sobre cada movimento, estilos ou atores que tomo neste projeto como exemplos de inspiração, de empatia, que me socorro para alimentar as minhas referências práticas, conceptuais e metodológicas, na criação deste solo teatral. Este trabalho não é teórico. É, antes de tudo, uma leitura teatral gerada pelo impasse da atualidade mediatizada. É trabalho de arte. A minha visão histórica será minha existência e meu trabalho no teatro.