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- A sonata para violoncelo e piano de Luís de Freitas Branco: análise comparativa com a sonata para violino e piano de César FranckPublication . Monteiro, Ana Mafalda dos Santos Silva; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Coimbra, Daniela da CostaA presente dissertação procura aprofundar o conhecimento relativamente à Sonata para Violoncelo e Piano de Luís de Freitas Branco (1913) e, assim, contribuir para despertar a curiosidade interpretativa dos músicos e estimular o gosto musical dos ouvintes. Para tal, este projecto traça um paralelo com a Sonata para Violino e Piano de César Franck (1886) de forma a averiguar as possíveis semelhanças e diferenças tanto a nível formal e estilístico, como técnico e interpretativo, destacando-se enquanto característica comum e essencial nas duas obras o uso do modelo unificador da forma cíclica. Esta dissertação inclui também entrevistas realizadas a vários violoncelistas de referência nacionais e internacionais, de modo a conhecer a visão musical do intérprete relativamente às duas sonatas tratadas neste trabalho. A importância desta sonata de Freitas Branco é enorme, uma vez que é símbolo da introdução do modernismo musical em Portugal, e uma obra de referência na música portuguesa para violoncelo.
- Devising: exploração de processos de criação teatralPublication . Medeiros, Beatriz Quirino de Melo; Binyon, Claire MargaretA seguinte monografia intitulada Devising: Exploração de Processos de Criação Teatral diz respeito ao meu Projeto Final de Mestrado em Teatro, especialização em Encenação e Interpretação, da ESMAE, e investiga a aplicação de uma metodologia dentro desta prática, como forma de criação. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização teórica sobre o devising, os seus practitioners como Joan Littlewood, Mike Leigh e outros como os Forced Entertainment, que criam com base nestas práticas. Também é feito um enquadramento sobre a criação coletiva e a chegada do devising a Portugal. O capítulo termina com o que se pretende explorar acerca da obra As Aventuras de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. No segundo capítulo, é levada a cabo uma reflexão sobre o modelo que surgiu a partir de práticas de devising, partilhado pelos professores Claire Binyon e Rodrigo Malvar, com a turma do 3º ano da licenciatura em Teatro, com variante de Interpretação da ESMAE, num contexto académico. No terceiro e quarto capítulos, é feita uma descrição sobre a aplicação do método anteriormente apreendido, com dois grupos diferentes. É feita uma reflexão sobre os processos e os seus resultados. No quinto capítulo são feitas reflexões sobre as variantes comparativas dos processos de trabalho. Pode-se concluir que a aplicação do modelo não é igual para todos os grupos, estando dependente das motivações e dos contextos em que estão inseridos.
- Bel Canto: método vocal de Mathilde Marchesi - um caso de estudo em contexto didáticoPublication . Santos, Ana Isabel Pinto dos; Salgado, António Gabriel Castro Correia; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Fontes, Cecília; Moura, AlexandraNeste trabalho foi realizado o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – ramo Canto, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, e o projeto de investigação aplicado em contexto educativo. O primeiro e segundo capítulos referem-se ao Relatório de Estágio realizado no 3º Ciclo e Ensino Secundário do Ensino Especializado da Música, e que teve como objetivo desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e pedagogia do canto recorrendo às Observações em Contexto Educativo das escolas onde ocorreram as práticas educativas, e à reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas. O terceiro capítulo remete ao Projeto de Investigação que foi realizado através de um Estudo de Caso em Contexto Didático e teve como objetivo aplicar e analisar o método vocal de Matilde Marchesi com alunas de canto e realizar uma reflexão fundamentada sobre algumas das caraterísticas vocais e da prática vocal desenvolvidas com o mesmo método – ataque vocal, leveza e legato da voz.