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- O LinkedIn como ferramenta no recrutamento e seleção: como criar um perfil atrativo na procura de empregoPublication . Silveira, Natacha Alexandra Carneiro; Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues; Malta, Mariana CuradoA área dos Recursos Humanos detém bastante importância numa organização. Preencher as vagas existentes com as pessoas certas pode ser uma das causas de sucesso de uma organização. Autores como Chiavenato (1999) produziram várias obras acerca do tema, que se mantêm actuais. No entanto, o processo de Recrutamento e Selecção tem evoluído juntamente com as necessidades de cada organização e de cada candidato. Com a crescente utilização de redes sociais, surgem as que se dedicam à vertente profissional dos seus utilizadores, como é o caso da plataforma LinkedIn, cada vez mais proeminente entre profissionais das mais variadas áreas. Nesta plataforma, as organizações podem dar a conhecer a sua oferta, e os restantes utilizadores podem utilizar o seu perfil como modo de se candidatarem a estas ofertas de emprego. A maneira como cada utilizador constrói o seu perfil, um Curriculum Vitae online, pode persuadir ou dissuadir potenciais empregadores, quer pela sua construção inadequada, quer pela falta de informação diferenciadora. Nesta dissertação, procurou-se averiguar quais as características que as empresas consideram importantes ao recrutar um candidato, e de que modo o fazem utilizando o LinkedIn; e onde encontram as informações que distinguem os candidatos preferidos quando pesquisam um perfil. Também se procurou saber de que modo são afectados os candidatos, no grupo específico de Assessores de Administração. De que modo utilizam esta rede profissional? Qual a importância percebida da mesma? Estará o seu perfil construído de modo apelativo, e contém as informações procuradas pelos recrutadores? O objectivo desta dissertação é responder a estas questões, e elaborar um breve Guia prático que possa servir de auxílio ao preenchimento do perfil no LinkedIn, como modo de tornar cada perfil simples, mas diferente dos restantes. O estudo efectuado é qualitativo, assentando em questionários e entrevistas, e os resultados obtidos apontam qual o perfil mais procurado pelas empresas ao recrutar, assim como a possibilidade de se construir um perfil que corresponda, ou vá ao encontro o mais possível do desejado.
- (Des)lugar - projeto de cenografia com idososPublication . Ruivo, Artur Filipe Pinho; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deO presente projeto nasceu do desejo de construção de um objeto artístico em coautoria com um grupo de cidadãos não artistas, numa perspetiva de intervenção artística, social e cultural. Neste projeto propus-me tratar o imaginário pessoal - a memória e o sonho - de um grupo de idosos, do Centro de Dia do Senhor do Bonfim. A possibilidade de criar uma cenografia coletiva, abre caminho à exploração de novas possibilidades e permite a expansão do campo de atuação da cenografia em coautoria. A instalação cenográfica (des)lugar é um projeto participativo e colaborativo que esteve patente ao público de 11 e 22 de Julho de 2017 no piso -2 da Estação de Metro do Campo 24 de Agosto.
- A imagem do destino turístico PortoPublication . Domingos, Laís Santana; Cardoso, LucíliaHá várias décadas que a imagem do destino turístico tem sido alvo de estudo e continua ainda hoje a ter um papel preponderante na literatura de destinos turísticos. Entender o que os turistas têm na mente acerca do destino turístico é o sonho de qualquer destino porque permite corrigir, melhorar ou posicionar a imagem destino de forma eficiente. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo medir a imagem cognitiva, afetiva, global e top of mind dos turistas e potenciais turistas asiáticos do destino turístico Porto, e, para o efeito, formulam-se as seguintes hipóteses: a imagem cognitiva do destino turístico Porto é positiva; a imagem afetiva do destino turístico Porto é positiva; e a imagem global do destino turístico Porto e positiva. De forma a se atingir o objetivo definido, efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico para clarificar o estádio da arte e decidir a metodologia de investigação. Através do inquérito por questionário, obteve-se uma amostra de 160 participantes, onde se recorreu à estatística descritiva para a análise dos dados. Os resultados da investigação, permitem confirmar que as três hipóteses propostas são positivas e que os turistas e potenciais turistas asiáticos têm como imagens top of mind: o Vinho do Porto, a Ponte Luís I e Food.