Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-28"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Impacto da gestão de fundo de maneio no desempenho económico e financeiro das empresas exportadoras da indústria manufatureira portuguesaPublication . Pinto, Mafalda Patrícia de Castro; Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira daO objetivo deste trabalho consiste em estudar, de forma empírica, o impacto das decisões de gestão de fundo de maneio no desempenho económico e financeiro das empresas exportadoras portuguesas. Para este efeito, é utilizada uma amostra de empresas da indústria manufatureira portuguesa durante o período de 2010 a 2015. O desempenho económico é medido através da rentabilidade económica e o desempenho financeiro através da rentabilidade dos capitais investidos, enquanto a gestão de fundo de maneio é avaliada através do ciclo financeiro de exploração. A análise empírica foi conduzida através da aplicação de diversas metodologias de dados em painel. Os resultados obtidos demonstram evidência que a diminuição do ciclo financeiro de exploração conduz a um aumento na rentabilidade. Além disso, uma redução do tempo médio de recebimentos e do tempo médio de inventários em armazém conduz a um aumento na rentabilidade das empresas exportadoras. Ao contrário de estudos anteriores, os nossos resultados não demonstram evidência de uma relação não linear entre a rentabilidade e o ciclo financeiro de exploração. Adicionalmente, investigamos as diferenças na gestão de fundo de maneio entre empresas que somente exportam para a União Europeia e as empresas que exportam para outros países além dos estados-membros da União Europeia; os nossos resultados demonstram que existem diferenças significativas ao nível do tempo médio de inventários, o que parece explicar as diferenças encontradas no ciclo financeiro de exploração.
- Relacionando liderança transformacional e inovação na educaçãoPublication . Oliveira, Keila Cristina Carvalho de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaA atual configuração econômica mundial exige das organizações a capacidade de se reinventar, e essa autotransformação é ampliada pela atuação de uma liderança consciente das necessidades de seus liderados e sintonizada com formas de conduzir a organização por caminhos inovadores e de sucesso. Diversas teorias organizacionais afirmam que inovação e liderança são elementos de grande importância. Para Newstrom (2008), a liderança é um dinamizador que transforma em realidade o que era apenas potencial. Schumpeter (1988) foi pioneiro ao explicar o processo da inovação como a criação de novos produtos, serviços, novas marcas e também o primeiro a demonstrar seu efeito no desenvolvimento da economia. O objetivo fundamental do presente estudo é analizar a relação entre liderança transformacional e a inovação na educação. Marques, Maruyama e Maciel (2013) destacam que é de relevante importância para a estabilização de uma cultura inovadora e para projetos de extensão e pesquisa elaborados eficientemente, que a inovação seja integrada às instituições de ensino. A pesquisa levou em conta o estudo da inovação na educação, ou seja, inovação no campo dos serviços, e tem como cenário o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Utilizou-se uma abordagem metodológica quantitativa, realizando um estudo empírico descritivo, exploratório e transversal, com recurso a inquérito por questionário, enviado via e-mail aos professores do IFTM. Os resultados mostram que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes de inovações do tipo “adotantes iniciais” e “maioria tardia” é positiva e significativa, ao passo que a relação entre a liderança transformacional e os adotantes do tipo “maioria precoce” e “retardatários” não é significativo.
- Indústria corticeira - estudo de caso: uma perspectiva económico-financeira Portugal e EspanhaPublication . Alves, Cláudia Sofia Ribeiro; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalEsta dissertação, no âmbito do mestrado de Auditoria, aborda o tema da comparação de indústrias através de rácios económico-financeiros. As indústrias em questão são as indústrias corticeiras de Portugal e Espanha, duas indústrias muito faladas em ambos os países pela sua evolução e modernização nos últimos anos, e sendo também estes dois países, privilegiados no que toca à área de montado ocupada em cada um dos países. Para conseguir obter conclusões criteriosas foram analisados rácios económico-financeiros, para verificar a forma como estas duas indústrias operam ao nível da estrutura financeira, endividamento, liquidez, rendibilidade, atividade e análise de risco. A metodologia usada, os rácios económico-financeiros, permite obter uma análise completa e crítica sobre a situação das indústrias quanto à sua estrutura de capitais, liquidez, rendibilidade, atividade e risco. Verifica-se que a indústria corticeira Portuguesa apresenta melhores resultados nos rácios de estrutura financeira e endividamento, rendibilidade e risco, enquanto que a indústria corticeira Espanhola apresenta melhores resultados nos rácios de liquidez e atividade. Mas ambas apresentam resultados muito relevantes nas suas economias, a diferença de resultados não é muito dispersa.
- Influência da liderança transformacional no comportamento organizacional: análise dos servidores da Reitoria do Instituto Federal do Triângulo MineiroPublication . Pires, Dessirrê Prudente de Melo; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaEste estudo analisa a influência da relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional, aplicado aos servidores de uma instituição de ensino federal pública brasileira. Adotando uma abordagem metodológica quantitativa, utilizou-se o inquérito por questionário com escalas de mensuração Transformational Leadership Behavior Inventory (TLI) e o Modelo dos Três Componentes de Meyer e Allen (1991), foram coletados 127 respondentes, 113 dos quais servidores técnicos-administrativos e 14 professores do ensino básico, técnico, tecnológico, atuantes na reitoria do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Tais dados foram posteriormente tratados estatisticamente, com recurso aos softwares SPSS e SmartPLS, tendo-se procedido a análises descritivas e inferenciais, destacando-se o modelo de equações estruturais. Os resultados fornecem evidências que apoiam a relação entre a liderança transformacional e as dimensões afetivas e normativas do comprometimento organizacional da amostra estudada. Este artigo contribui para a literatura existente focada na relação entre liderança transformacional e comprometimento organizacional em contexto brasileiro e para o desenvolvimento de políticas de recursos humanos voltadas para o treinamento de líderes no intuito de impactar a eficácia organizacional por meio do capital humano.
- Fraude informação financeira - implicação dos auditores e da gestão na prevenção e deteção fraude, estudo de caso: opinião dos auditores e da gestão de topoPublication . Rocha, Sara Maria Ferreira da; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA presente dissertação de mestrado possui como objeto de estudo fraude no reporte financeiro e a implicação dos auditores e da gestão. Assim pretendemos estudar a implicação da gestão e da auditoria, numa possível deteção ou prevenção de fraude informação financeira. Procura-se portanto, na presente investigação, explorar a temática fraude na informação financeira, confrontando com conceitos como independência de auditores ou lealdade dos órgãos de gestão. Com esta intenção, realizaram-se pesquisas bibliográficas onde foram abordados diversos conceitos relativos à temática em questão, nomeadamente, evolução informação financeira, a fraude, expectativa da auditoria, o auditor e a fraude, ou seja as responsabilidades dos auditores e o papel dos órgãos de gestão neste contexto. A investigação foi efetuada, através da aplicação de um questionário, destinado aos Revisores Oficiais de Contas, Auditores e Órgãos de Gestão, de forma a averiguar o grau concordância com questões fruto da revisão de literatura efetuada. De acordo com as respostas obtidas pôde ser comprovado o objetivo a que presente dissertação se propôs. Contudo, apesar dos resultados obtidos, a dimensão da amostra conseguida não permite generalizar.
- Impacto da liderança transformacional e do clima organizacional no desempenho: análise dos servidores da reitoriaPublication . Freitas, Marcela Rodrigues de; Rua, Orlando Manuel Martins Marques de LimaEstudar a relação entre liderança transformacional, clima organizacional e desempenho significa apreender toda uma realidade para então compreender os verdadeiros significados que possam servir como fatores para a dinâmica da influência do estilo da liderança, em específico, a liderança transformacional, em relação ao fortalecimento e a predominância de um clima organizacional saudável e desempenhos individual e organizacional superiores. O objetivo fundamental desta investigação consubstancia-se assim na análise do impacto da liderança transformacional e do clima organizacional no desempenho, no contexto do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O estudo foi dividido em duas partes. Na primeira parte, realizamos a revisão da literatura dos constructos que o integram. Na segunda, procedemos ao estudo empírico compreendendo uma abordagem quantitativa com recurso à análise estatística, a fim de interpretar e sustentar o modelo de investigação a partir de um questionário aplicado aos servidores da Reitoria do IFTM. Os principais resultados desta investigação demonstram que a liderança transformacional potencia um clima organizacional adequado e saudável e níveis de desempenho superiores. O clima de Gestão em Equipe e humanizada e Gestão de sinergia são preditores da liderança transformacional onde o clima organizacional é definido como um clima quente e aconchegante, relações de sinergia e trocas de qualidade. E ainda a gestão em equipe humanizada favorece o comportamento de liderança de gestão norteadora e motivação ao aperfeiçoamento. Constatamos ainda que o Clima Organizacional influencia positivamente o Desempenho, potencializando o Monitoramento e excelência do desempenho sendo decisivo para o foco no processo de trabalho, busca pela excelência, o relacionamento interpessoal e a boa comunicação. Paralelamente, a liderança transformacional projeta um impacto positivo no desempenho, o líder cujo comportamento é capaz de inspirar e motivar seus seguidores a compartilhar de suas expectativas de excelência e qualidade, influenciar a eficiência do desempenho e promover a visão estratégica do indivíduo.
- O canto do harpista: uma interpretação de interpretaçõesPublication . Lacerda, André Nuno Almeida; Salgado, António Gabriel Castro CorreiaEste trabalho pretende apresentar uma proposta de interpretação performativa informada das canções Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren e Wer nie sein Brod mit Tränen ass presentes nos seguintes ciclos de Lieder: Gesänge des Harfners op.12 de Franz Schubert, Lieder und Gesänge aus Wilhelm Meister, op.98a – Canções IV, VI e VIII de Robert Schumann; e Goethe-Lieder I - Harfenspieler I, II e III, de Hugo Wolf, baseados no romance Wilhelm Meisters Lehrjahre – Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe. Após a apresentação de alguns conceitos teóricos, é proposta uma análise dos Lieder acima identificados. Esta análise foi efetuada com base numa cuidada revisão bibliográfica. Em seguida, apresenta-se uma interpretação fundamentada que resulta dos conhecimentos adquiridos através dos resultados mais recentes da pesquisa realizada na área dos estudos em performance e do conhecimento adquirido através da prática do autor enquanto intérprete. Este documento pretende ser uma ferramenta de apoio à performance das canções Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren e Wer nie sein Brod mit Tränen ass de F. Schubert, R. Schumann e H. Wolf, podendo servir como um guia interpretativo a ser considerado em futuros recitais.
- Fraude e branqueamento de capitais no mercado da drogaPublication . Amaro, Andreia Ramos; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalAo longo das últimas décadas e com a crescente globalização, os infratores têm adotado novos e sofisticados métodos de ocultação de capitais ilícitos, nomeadamente, provenientes da droga. Perante isto, o presente trabalho foca-se na temática do branqueamento de capitais e da fraude no mercado da droga, sendo o seu grande objetivo o estudo da relação entre branqueamento de capitais, fraude e o mercado da droga, pois este problema requer atenção especial dadas as consequências negativas que provoca no sistema económico-financeiro mundial. No que diz respeito à metodologia trata-se de um estudo de investigação mista – usando o método qualitativo em entrevistas, instrumento de dados de recolha eleito para realizar a inspetores da Polícia Judiciária, e o método descritivo ao tratar os resultados da análise dos processos. Durante a revisão de literatura, surgiram diversas questões, a partir das quais se criaram as perguntas de investigação e o respetivo modelo de análise, com o objetivo de avaliar a temática central, a relação entre o branqueamento de capitais, fraude e o mercado da droga. Por fim, o presente trabalho pretendeu verificar a validade das asserções criadas. Embora as limitações do estudo, e dada a sua pequena amostra para validação do modelo de análise, considerando os resultados obtidos, o estudo apresentou uma total validação das asserções criadas
- A internacionalização de empresas portuguesas: estudo de casoPublication . Almeida, Joana Eduarda Soares Rios Gomes de; Pereira, Raquel Susana da CostaNum contexto de globalização, os mercados externos apresentam-se, cada vez mais, como imprescindíveis à sobrevivência das empresas. Com efeito, as oportunidades e ameaças que a globalização envolve são determinantes para que as empresas procurem novas formas de manter e aumentar o seu desempenho e sustentabilidade. A internacionalização assume, por isso, primordial importância para a competitividade das mesmas. Este processo envolve a definição de estratégias operacionais que resultarão em importantes fluxos financeiros, de produtos e de conhecimento para as organizações. Em Portugal e, após a recente crise económica, o tema da internacionalização, sobretudo para as Pequenas e Médias Empresas (PME), tornou-se fundamental para a sua sustentabilidade. O processo de internacionalização é incremental para a grande maioria das empresas portuguesas. O investimento externo surge como efeito de uma experiência de exportação. Considerando que um processo de internacionalização é um processo complexo, envolvendo riscos elevados, o objetivo deste trabalho será estudar o processo de internacionalização de duas empresas portuguesas e uma ibérica. Seguindo uma metodologia qualitativa, assente no estudo de caso, pretende-se perceber o porquê e como decorreu o seu processo de internacionalização, seus objetivos e estratégias envolvidas. Dado que, ao analisar o processo de internacionalização de uma empresa, é importante confrontar modelos teóricos com a prática empresarial, procuraremos confrontar e verificar a validade das teorias e literatura relevantes com os casos em análise. De acordo com os resultados obtidos foi possível concluir que não existe, para as empresas em estudo, um modo de entrada único, existindo recurso à utilização de múltiplos modos de entrada, identificável com o modelo não sequencial. A vontade de crescimento revelou-se como a motivação em comum e mais referida pelas empresas, assim como as barreiras culturais para os principais entraves à internacionalização. Ambas as empresas recorrem a apoios externos, mas com diferentes finalidades e as mesmas revelaram-se ainda ricas na variedade de informações a que nos foi dado acesso.
- Vejo os olhos que a viramPublication . Ferreira, Marta Vaz; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deDar luz as minhas memórias e pintar a partir daí uma tela onde outros se pudessem olhar. Tinha como anseio conceder ao público um par de olhos para olhar para dentro da minha pele e descobrir uma nova singularidade, um pormenor novo, sobre eles próprios. A minha intenção era levar o público a sentir-se perante o seu próprio reflexo refletido no rio. Quis partir de mim, da minha própria história, para levar os outros a pensarem e a questionarem-se sobre eles mesmos e o seu caminho. Parti então de códigos presentes no meu universo biográfico, nas minhas memórias pessoais. Mascaradas de metáforas que usei para falar sobre esses meus acontecimentos tão íntimos. A criação partiu a partir desse guião sobre mim mesma, na esperança que sobre ele pudéssemos construir outra história. Essa narrativa, resultaria da reunião de outros microuniversos biográficos dos intervenientes do processo, onde pudesse existir uma linguagem comum que ligasse todas as nossas intimidades expostas no objeto artístico. Na ânsia de criar imagens que ilustrassem pormenores específicos, isolados, baseei-me na tentativa de isolar momentos determinados na minha encenação. Era meu interesse provocar um novo foco de olhar no espectador, então propus-me a fazer um retrato daquilo que me está colado à pele, permitindo-me ser vulnerável perante um público, na sua maioria desconhecido, levando-lhes o resultado de um produto final que se faz valer pelo processo criativo e não pelo objeto final em si.
