Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O canto do harpista: uma interpretação de interpretações

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Andre_Lacerda_MMIA_2017.pdf17.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho pretende apresentar uma proposta de interpretação performativa informada das canções Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren e Wer nie sein Brod mit Tränen ass presentes nos seguintes ciclos de Lieder: Gesänge des Harfners op.12 de Franz Schubert, Lieder und Gesänge aus Wilhelm Meister, op.98a – Canções IV, VI e VIII de Robert Schumann; e Goethe-Lieder I - Harfenspieler I, II e III, de Hugo Wolf, baseados no romance Wilhelm Meisters Lehrjahre – Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, de Johann Wolfgang von Goethe. Após a apresentação de alguns conceitos teóricos, é proposta uma análise dos Lieder acima identificados. Esta análise foi efetuada com base numa cuidada revisão bibliográfica. Em seguida, apresenta-se uma interpretação fundamentada que resulta dos conhecimentos adquiridos através dos resultados mais recentes da pesquisa realizada na área dos estudos em performance e do conhecimento adquirido através da prática do autor enquanto intérprete. Este documento pretende ser uma ferramenta de apoio à performance das canções Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren e Wer nie sein Brod mit Tränen ass de F. Schubert, R. Schumann e H. Wolf, podendo servir como um guia interpretativo a ser considerado em futuros recitais.
This paper intends to present a informed performance possibility of the songs Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren e Wer nie sein Brod mit Tränen ass present in the following song cicles: Gesänge des Harfners op.12 by Franz Schubert, Lieder und Gesänge aus Wilhelm Meister, op.98a – Songs IV, VI e VIII by Robert Schumann; and Goethe-Lieder I - Harfenspieler I, II e III, by Hugo Wolf, based in a romance named Wilhelm Meisters Lehrjahre – The learning years of Wilhelm Meister, by Johann Wolfgang von Goethe. After presenting some theoretical concepts, it is proposed an analysis of the Lieder identified above. After that, a fundamented interpretation of Harper’s songs is presented, based on the latest results of the empirical research within the subject of performance practice studies and the combination of the knowledge acquired through the author’s practice as an interpreter. This document intends to be a tool to support the performance of the songs Wer sich der Einsamkeit ergibt, An die Thüren and Wer nie sein Brod mit Tränen ass by F. Schubert, R. Schumann and H. Wolf, and might serve as an interpretative guide to be considered in future recitals.

Description

Keywords

Canto Interpretação Emoções Gesänge des Harfners Harfenspieler Lieder Singing Performance Emotions

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue