ESMAE - DM - Teatro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESMAE - DM - Teatro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 49
Results Per Page
Sort Options
- Uma experiência de devising: construção de personagens para chegar a texto e contextoPublication . Correia, Joana Moraes; Almendra, Marta Freitas; Binyon, Claire MargaretO devising é uma abordagem ao teatro que surge em meados do século XX. O trabalho de devising apoia-se no trabalho de ensemble, criando objectos teatrais que normalmente não partem de um texto dramático pré existente. As abordagens ao devising podem ser tão variadas quanto a imaginação o possa permitir, dependendo dos objectivos que perseguem. A escrita de textos dramáticos poderá ser um desses objectivos. Podemos encontrar vários nomes associados ao devising. Decidi abordar dois destes, como os mais inspiradores. Joan Littlewood e Mike Leigh são criadores que procuram a construção de texto a partir da construção de personagens, de improvisações, de trabalho de ensemble. O presente trabalho tem como objectivo propor uma nova abordagem ao devising. Para tal foram realizadas duas experiências. Na Experiência 1 partimos de um processo mais espontâneo e menos controlado. Na Experiência 2 tivemos em conta a aprendizagem anterior focando mais os objectivos que perseguíamos. Podemos concluir que não parece existir uma fórmula para atingir os objectivos, dependendo muito do próprio grupo envolvido no processo. Uma evidência parece ser a da importância inequívoca do encenador neste tipo de processos, cabendo-lhe a responsabilidade máxima de impedir que o caos seja um obstáculo à própria criação.
- O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criançaPublication . Lourenço, Paula Rita da Silva; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Barroso, Maria PiaActualmente, o currículo escolar inclui na educação as artes criativas e expressivas, como veículos através dos quais a criança tem a possibilidade de expressar-se, de tirar dela o que tem de melhor, no que respeita às suas competências em vários níveis. Esta pesquisa aborda o Movimento Criativo como possibilidade para uma educação prática e integral, em contexto escolar, uma vez que se constitui como uma ferramenta que contribui para estimular a aprendizagem global da criança, aprimorar o comportamento, resgatar valores sociais e culturais, assim como motivar para o prazer lúdico em relação ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual. A presente dissertação teve como objectivo averiguar o lugar, a realidade desta actividade artística numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e analisar as formas de movimento e o seu significado, acreditando que o movimento criativo pode ser encarado como um recurso psicopedagógico eficiente, para reduzir ou eliminar alguns obstáculos no processo educativo e no desenvolvimento pessoal das crianças. Este estudo fundamentou-se em autores como Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e assente num estudo de caso que utiliza o movimento criativo, aplicado a um grupo de dezoito alunos do 1º e 2º anos de escolaridade (sete raparigas e onze rapazes), com idades compreendidas entre seis e oito anos, da Escola Básica do 1º Ciclo de Fajozes – Macieira da Maia. Para a realização desta pesquisa, propus-me a criar e a desenvolver um plano de trabalho em que contemplasse a área do movimento criativo e as outras áreas curriculares. As actividades foram desenvolvidas nessa escola. A recolha de dados esteve assente na observação participante, assim como no trabalho com documentos de registo audiovisual e na criação de um diário de bordo adequado à proposta. Todos os dados deste processo de investigação-acção foram analisados qualitativamente, com vista a averiguar o que evoluiu ou não. O estudo permitiu concluir que o movimento criativo contribuiu para que as crianças, de um modo geral, obtivessem um relevante e significativo empenho no que confere aos objectivos propostos. A pesquisa demonstrou a necessidade de repensar sobre a pertinência e o reconhecimento destas práticas artísticas, no currículo das escolas do 1º CEB, com vista à educação integral e ao sucesso educativo das crianças.
- O Teatro Regional da Serra de Montemuro: uma viagem dos sentidosPublication . Carvalho, Vera Mónica Almeida Pitrez de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes eO presente trabalho é um estudo de caso que se integra no âmbito do Mestrado em Teatro – Variante: Direcção de Cena e Produção, ministrado na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo. Consiste num trabalho individual de pesquisa, sobre uma companhia de teatro – Teatro Regional Serra do Montemuro - que tem como principal objectivo a análise do processo de formação, de desenvolvimento, de criação e produção desta estrutura teatral. No presente estudo, proponho-me reunir informações sobre a Companhia Teatro de Campo Benfeito e sobre o seu trabalho de forma a reflectir sobre os processos de criação e produção teatral partindo de um contexto específico.
- A direcção de cena na ópera, um outro papelPublication . Meneses, Ana Paula Rodrigues de; Castro, Regina Maria de Carvalho Menezes e; Castro, Paulo Ferreira deQuando me perguntam qual é a minha profissão e eu respondo «faço direcção de cena», na maior parte das vezes deparo-me com um olhar perplexo por parte do meu interlocutor. Se eu tentar explicar em que consiste e acrescentar que esse trabalho é em «ópera», a perplexidade transforma-se em «sorriso amarelo», e então depreendo que não faz uma pequena ideia do que estou a falar. Pude constatar que mesmo pessoas ligadas ao teatro e à ópera também manifestam desconhecimento nesta matéria. Pensei, por isso, fazer um trabalho que reivindique uma maior visibilidade, valorização e reconhecimento da direcção de cena. Sendo esta profissão relativamente recente, é importante cativar o interesse dos jovens para a seguirem. Para tal é fundamental dotá-la profissionalmente, de forma a atribuir-lhe reconhecimento e estatuto, fruto de uma componente académica e de um corpo teórico sólido capazes de valorizarem um desempenho mais qualificado. Neste contexto fiz uma análise comparativa sobre a forma de trabalhar em direcção de cena de ópera em Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha. Procurei para isso utilizar exemplos de teatros que fossem emblemáticos na rede de teatros de ópera de cada um destes países. Analisei ainda em que medida é fundamental a estreita cooperação entre o director de cena e o trabalho do encenador, de forma a garantir a qualidade e a fidelidade do espectáculo. Este facto leva a propor uma nova abordagem e uma nova visão da direcção de cena, atribuindo-lhe um novo papel com maior reconhecimento enquanto profissão.
- Lighting for dancePublication . Azevedo, Jonathan Peter de; Beja, José Francisco da Silva; Moreira, Helder Jorge Maia SilvaThe purpose of this project is to discover a method or methods to design lights for a dance choreography. It is divided in four parts. The first part is an general look at Stanley McCandless’s method for stage lighting along with an overview of the basic objectives of lighting for the stage and a brief analysis of the properties of light. This is followed by a look at how three light designers approach the work: Jean Rosenthal, Richard Pilbrow, and Francis Reid. Looking first at how they collaborate with choreographers in order to come up with concepts and how they then put them into practice. In part three an observation grid is created and applied in the analysis of three modern dance performances: Licht a dance by Conny Janssen with lighting by Reinier Tweebeeke; Shazam! a dance by Philippe Decouflé with lighting by Patrice Besombes; In the Upper Room a dance by Twyla Tharp with lighting by Jennifer Tipton. In part four, what was read and observed is put into practice with the creation of a light design for two dances, choreographed by Isabel Ariel, a choreographer and dance instructor at the Ginasiano dance school in Vila Nova de Gaia. Here the process is displayed from the first encounter, through the discussion of concepts and finally with the execution of the dances, complete with an analysis of what was successful and what was less so. The performance took place between the 2nd and 4th of March in the year 2011 at the school’s own facilities.
- A caixa da luz mágica, um “não-lugar” de encontro: exercício teatral feito em colaboração com CRPCC (Centro Reabilitação do Porto Paralisia Cerebral) e Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo CoimbraPublication . Abreu, Liliana Vanessa Ferreirinho Afonso Soares de; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesEste trabalho foi desenvolvido com a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral do Porto e o Agrupamento Vertical Dr.Leonardo Coimbra(filho), com o objectivo de criar um espectáculo teatral entre as crianças e jovens destas duas instituições. Através de estéticas variadas, desde a exploração dos corpos na sombra à dança, realizei uma sessão semanal de Janeiro a Junho com um grupo de cerca de 15 participantes. Como objectivo principal destaco o sonho e a urgência de criar espaço de comunicação, fora dos cânones e preconceitos comuns sociais, onde consigamos todos explorar o nosso corpo, o corpo do outro e o corpo no espaço. Que o Teatro seja o veiculo de encontro Humano.
- Russian Roulette: entre o teatro e a performance: detecção dos processos criativos num projecto de criação colectivaPublication . Pereira, Cheila Alexandra Matias Duarte; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Mota, Álvaro Samuel Guimarães daO projecto Russian Roulette foi realizado em residência artística no Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle em Varsóvia, na Polónia (entre Abril e Maio de 2011). Consistiu num projecto de pesquisa de carácter artístico, em que o jogo da roleta russa foi o conceito no qual assentou toda a metodologia de criação, na procura pelo questionar da criação e encenação colectiva. Esse mecanismo teve aplicação social através da relação do performer/indivíduo com as comunidades de intervenção: compreendeu a criação e apresentação de seis performances, um espectáculo e uma instalação. A partir do estudo do projecto desenvolvido, pretendo descrever os métodos de criação colectiva utilizados no Russian Roulette. Apesar do estado do mundo em que vivemos, da sua urgência caótica e de certo modo individualista, acredito que é possível chegar a um tipo de criação e encenação colectiva que combine opostos, que combine uma simbiose entre o indivíduo e o colectivo, a partir da especificidade de cada grupo, de cada projecto e de cada conjuntura criativa. Neste ponto específico surge a relação com um público, culturalmente desconhecido, a participar nos vários dispositivos relacionais que criámos, partilhando assim uma experiência e tornando-se então co - autor do momento - obra.
- O ensino e aplicação do trabalho com máscara em PortugalPublication . Paiva, Susana Maria Tavares; Moreira, Helder Jorge Maia Silva; Binyon, Claire MargaretEste presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a minha pesquisa como atriz, formadora e observadora do Trabalho com Máscara ensinado e praticado em Portugal. Vou-me centrar nas metodologias de Filipe Crawford, Nuno Pino Custódio e Sofria Cabrita pretendendo demonstrar as suas diferenças e igualdades na aplicação do Método de trabalho. Esta pesquisa tem por base a observação do trabalho desenvolvido por Filipe Crawford na disciplina de Formas Animadas, a alunos do 3º Ano do Curso Teatro e Artes Performativas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do trabalho desenvolvido por Nuno Pino Custódio e Sofia Cabrita desenvolvido na Masterclass em Commedia dell’Arte, por eles ministrado, no Fundão, inserida no Festival Teatro Agosto organizado pela EsTe- Estação Teatral da Beira Interior. Pretendo enunciar os seus métodos e fazer uma reflexão crítica sobre o seu trabalho desenvolvido, tanto como formadores, encenadores e atores.
- Projeto de design de figurino para uma Flauta MágicaPublication . Ferreira, Maria Manuela Pimenta Rocha; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Mota, Álvaro Samuel Guimarães daEste trabalho descreve os métodos utilizados na criação dos figurinos para a Ópera A Flauta Mágica. Inicia com a pesquisa documental sobre o meio operático, a Ópera A Flauta Mágica, e o encenador Peter Konwitschny. Na sequência é descrito o processo criativo, nas suas diferentes etapas, e o processo de trabalho do figurinista dentro da perspetiva projetual. O trabalho final de mestrado apresenta-se aqui no modo PROJETO. Este Projeto, integrado na Pós Graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais da ESMAE, consubstanciou-se na realização de figurinos para a ópera de Mozart, A Flauta Mágica, com encenação de Peter Konwitschny. O espetáculo teve estreia no dia 27 de Julho de 2013, na sala do Coliseu do Porto. A realização deste projeto articulou-se em duas fases: a primeira essencialmente orientada para uma pesquisa documental de forma a estudar e aprofundar os conhecimentos que contextualizam o universo operático e “A Flauta Mágica” em particular, e uma pesquisa acerca do trabalho de Peter Konwitschny, na tentativa de identificar algumas das características da sua encenação. A segunda, e em proximidade com o encenador, envolve todo o processo criativo. Partindo da dramaturgia que transparece na proposta do encenador, foram desenvolvidos figurinos no sentido de entender as suas intenções, para valorizar a ideia de encenação e a interpretação dos cantores.
- Flamenco: teatralidade e teatralizaçãoPublication . Ferreira, Ana Catarina Dias Gonçalves; Binyon, Claire Margaret; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deUma metodologia pessoal da construção de um espectáculo onde se cruzam a peça “Yerma” de Federico Garcia Lorca com a dramaturgia dos palos flamencos. A tentativa de obtenção de uma linguagem pluridisciplinar com intérpretes de flamenco (música e dança) e de teatro. Confronto com as metodologias usadas pela equipe da Companhia Eva la Yerbabuena. Um contributo para a cultura flamenca, com o encontro dos elementos de teatralidade e possibilidades de teatralização no flamenco.