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- O corpo e o ovo: o movimento criativo enquanto expressão da criançaPublication . Lourenço, Paula Rita da Silva; Oliveira, Cláudia Marisa Silva de; Barroso, Maria PiaActualmente, o currículo escolar inclui na educação as artes criativas e expressivas, como veículos através dos quais a criança tem a possibilidade de expressar-se, de tirar dela o que tem de melhor, no que respeita às suas competências em vários níveis. Esta pesquisa aborda o Movimento Criativo como possibilidade para uma educação prática e integral, em contexto escolar, uma vez que se constitui como uma ferramenta que contribui para estimular a aprendizagem global da criança, aprimorar o comportamento, resgatar valores sociais e culturais, assim como motivar para o prazer lúdico em relação ao desenvolvimento físico, emocional e intelectual. A presente dissertação teve como objectivo averiguar o lugar, a realidade desta actividade artística numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e analisar as formas de movimento e o seu significado, acreditando que o movimento criativo pode ser encarado como um recurso psicopedagógico eficiente, para reduzir ou eliminar alguns obstáculos no processo educativo e no desenvolvimento pessoal das crianças. Este estudo fundamentou-se em autores como Rudolf Von Laban, Célestin Freinet, entre outros. A abordagem metodológica é qualitativa e assente num estudo de caso que utiliza o movimento criativo, aplicado a um grupo de dezoito alunos do 1º e 2º anos de escolaridade (sete raparigas e onze rapazes), com idades compreendidas entre seis e oito anos, da Escola Básica do 1º Ciclo de Fajozes – Macieira da Maia. Para a realização desta pesquisa, propus-me a criar e a desenvolver um plano de trabalho em que contemplasse a área do movimento criativo e as outras áreas curriculares. As actividades foram desenvolvidas nessa escola. A recolha de dados esteve assente na observação participante, assim como no trabalho com documentos de registo audiovisual e na criação de um diário de bordo adequado à proposta. Todos os dados deste processo de investigação-acção foram analisados qualitativamente, com vista a averiguar o que evoluiu ou não. O estudo permitiu concluir que o movimento criativo contribuiu para que as crianças, de um modo geral, obtivessem um relevante e significativo empenho no que confere aos objectivos propostos. A pesquisa demonstrou a necessidade de repensar sobre a pertinência e o reconhecimento destas práticas artísticas, no currículo das escolas do 1º CEB, com vista à educação integral e ao sucesso educativo das crianças.