Browsing by Issue Date, starting with "2013-11-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Salvador Brotons (1959): música para clarinete: talento e vitalidade ao serviço da artePublication . Alonso Espasandin, Emilio; Sandu, Constantin; Saiote, António Manuel CorreiaLa presente disertación trata sobre la vida y obra de Salvador Brotons (Barcelona, 1959), importante compositor, director, instrumentista y editor musical español, centrada en su producción para clarinete. El trabajo se compone de dos grandes secciones, la primera en torno a su vida e influencias, y la segunda como análisis de una selección de obras, centrándose especialmente en la “Sonata op.46” para clarinete y piano, “Cinc Petites Pieces op.27” para cuarteto de clarinetes y “Clar i Net op.119” para clarinete solo. En la parte biográfica se intentan explicar las diferentes actividades de Brotons en la música y como estas se interrelacionan. Para todo ello se ha realizado una entrevista al autor e investigado a partir de las fuentes existentes, además del estudio analítico e instrumental de las obras, para su posterior interpretación y grabación en recitales, siendo esta de hecho una tercera parte adicional del trabajo.
- Compositor vs X: (ideia=x): o espaço de construção da realidade composicionalPublication . Mendonça, Sílvia Liliana Franco Teles; Pereira, José Miguel Ribeiro; Penha, Rui Luís NogueiraColocar em confronto compositor e ideia surge da necessidade de perceber esta relação. É partir de um movimento que os separa (desencontro) e os coloca numa situação desconhecida, movimento esse que só se verá concluído quando estes se reencontrarem, já não a partir de um mesmo centro, mas deste transposto através da criação de uma nova perspetiva. Assim abre-se a possibilidade para a conceção deste gesto cujo objetivo não é a materialização de uma ideia, mas precisamente o contrário, é uma imersão no espaço da consciência que põe a própria ideia no horizonte/limite. O encontro original desta relação manifesta-se na consciência do corpo através do mesmo movimento que o levará à ideia, esta última (X) o desconhecido: Ideia = X.
- Projeto de design de figurino para uma Flauta MágicaPublication . Ferreira, Maria Manuela Pimenta Rocha; Rocha, Maria Manuela Bronze da; Mota, Álvaro Samuel Guimarães daEste trabalho descreve os métodos utilizados na criação dos figurinos para a Ópera A Flauta Mágica. Inicia com a pesquisa documental sobre o meio operático, a Ópera A Flauta Mágica, e o encenador Peter Konwitschny. Na sequência é descrito o processo criativo, nas suas diferentes etapas, e o processo de trabalho do figurinista dentro da perspetiva projetual. O trabalho final de mestrado apresenta-se aqui no modo PROJETO. Este Projeto, integrado na Pós Graduação em Ópera e Estudos Musico-Teatrais da ESMAE, consubstanciou-se na realização de figurinos para a ópera de Mozart, A Flauta Mágica, com encenação de Peter Konwitschny. O espetáculo teve estreia no dia 27 de Julho de 2013, na sala do Coliseu do Porto. A realização deste projeto articulou-se em duas fases: a primeira essencialmente orientada para uma pesquisa documental de forma a estudar e aprofundar os conhecimentos que contextualizam o universo operático e “A Flauta Mágica” em particular, e uma pesquisa acerca do trabalho de Peter Konwitschny, na tentativa de identificar algumas das características da sua encenação. A segunda, e em proximidade com o encenador, envolve todo o processo criativo. Partindo da dramaturgia que transparece na proposta do encenador, foram desenvolvidos figurinos no sentido de entender as suas intenções, para valorizar a ideia de encenação e a interpretação dos cantores.
- Flamenco: teatralidade e teatralizaçãoPublication . Ferreira, Ana Catarina Dias Gonçalves; Binyon, Claire Margaret; Oliveira, Cláudia Marisa Silva deUma metodologia pessoal da construção de um espectáculo onde se cruzam a peça “Yerma” de Federico Garcia Lorca com a dramaturgia dos palos flamencos. A tentativa de obtenção de uma linguagem pluridisciplinar com intérpretes de flamenco (música e dança) e de teatro. Confronto com as metodologias usadas pela equipe da Companhia Eva la Yerbabuena. Um contributo para a cultura flamenca, com o encontro dos elementos de teatralidade e possibilidades de teatralização no flamenco.