ISCAP - DM - Logística
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- Implementação da manutenção produtiva total numa confeção têxtilPublication . Marques, Nuno Miguel Jorge; Lopes, Isabel Cristina da Silva; Oliveira, Lia Coelho deOtimizar a eficiência operacional e processos produtivos ágeis e rentáveis são terminologias que tanto são aplicadas à indústria produtiva como à logística. Este estudo explora a implementação da Manutenção Produtiva Total (TPM) numa confeção de produtos têxteis, focando o impacto na sua eficiência operacional, práticas de manutenção e operações logísticas. A TPM é um conjunto de estratégias que tem como objetivo maximizar a eficácia do equipamento e redução do tempo de inatividade. Na indústria têxtil, onde as máquinas e o equipamento têm um papel crítico no processo produtivo, a TPM tem um potencial significativo para melhorar a produção, reduzir os custos relacionados com a manutenção e, com isso, otimizar as operações logísticas. Este projeto investiga os fatores chave e desafios associados à implementação do TPM numa indústria têxtil, que envolve a mão-de-obra, estratégias de manutenção e a interconexão com a gestão logística. Ao examinar estudos de caso e dados empíricos, este estudo produz introspeções sobre os benefícios e resultados da implementação do TPM. Os resultados obtidos procuram contribuir para uma melhor compreensão de como o TPM pode melhorar práticas, otimizar operações, e em última análise levar à melhoria da produção, da redução do tempo de inatividade, e com isso aumentar a competitividade no setor têxtil.
- KPI de controlo e desempenho no departamento de ProcurementPublication . Ferreira, Miguel Ângelo Monteiro; Oliveira, Lia Coelho deNum cenário empresarial cada vez mais competitivo, é crucial que as organizações implementem procedimentos e estratégias que lhes permitam otimizar o uso dos recursos disponíveis, produzindo mais e melhor. A eficácia de um processo de gestão depende fundamentalmente da qualidade da informação e de como esta é utilizada. Para garantir que a informação seja útil, ela deve ser disponibilizada de forma oportuna e organizada num layout acessível a todos os envolvidos. É neste contexto que surgem os Indicadores de Desempenho e os Dashboards, ferramentas essenciais para a visualização, análise de dados e suporte à tomada de decisões estratégicas. Este documento é referente ao trabalho desenvolvido durante o estágio curricular que ocorreu entre outubro de 2023 e janeiro de 2024, numa empresa do setor de Energias, Sustentabilidade e Ecoeficiência. O foco do trabalho desenvolvido incidiu no departamento de Procurement, tendo como objetivo principal a implementação de Indicadores de Desempenho para controlo e desempenho do departamento. O relatório detém 4 partes fundamentais: fundamentação teórica, descrição da organização, desenvolvimento e resultados dos Indicadores de Desempenho elaborados para o departamento de Procurement e a proposta de um Dashboard para o departamento. O controlo do desempenho no departamento de Procurement concedeu aos membros do departamento e gestores da empresa, a oportunidade de fazer uma monitorização contínua e precisa do desempenho, proporcionando insights valiosos que orientaram a tomada de decisões estratégicas. O Dashboard, por sua vez, centralizou as informações essenciais, facilitando o acesso rápido e eficiente a dados críticos, o que resultou em uma gestão mais ágil e informada. Com esta ferramenta, a empresa não apenas melhorou a eficiência operacional, mas também fortaleceu a sua capacidade de reagir de forma proativa aos desafios e oportunidades do mercado.
- Definição de um processo de compras no setor da construção e obras públicasPublication . Rocha, Andreia Filipa Cardoso Gonçalves da; Oliveira, Lia Coelho deEsta dissertação tem como objetivo a definição de um processo de compras eficiente para uma empresa do setor da construção e obras públicas, considerando a importância da gestão estratégica de compras para o sucesso organizacional. O estudo visa identificar as principais lacunas no processo atual de compras da empresa, propondo melhorias que visam otimizar o fluxo de materiais e minimizar os atrasos. A pesquisa aborda uma empresa específica deste setor, onde se verificaram desafios como falhas no cumprimento dos procedimentos, uma elevada percentagem de pedidos urgentes e a ausência de indicadores-chave de desempenho (KPI) que monitorizem a eficiência do departamento de compras. Com base em ferramentas de gestão como o ciclo PDCA, o relatório A3 Lean e o Balanced Scorecard, são propostas soluções para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a comunicação entre os diferentes departamentos da organização. Para enfrentar esses desafios, foram implementados KPI específicos, nomeadamente o Tempo Médio de Entrega (OCT), OTIF (On Time In Full), Lead Time do Fornecedor, e a percentagem de pedidos urgentes. A análise detalhada destes KPI permitiu uma avaliação rigorosa do desempenho atual do departamento de compras, revelando áreas críticas que necessitam de melhorias. Com base nessa análise rigorosa, foram propostas várias soluções, incluindo a revisão dos processos logísticos, a melhoria na gestão de stock, o reforço da comunicação com fornecedores, e o investimento em tecnologias mais avançadas de gestão de cadeia de abastecimento. O Balanced Scorecard desenvolvido alinhou os objetivos estratégicos da empresa com ações concretas para a melhoria contínua do desempenho. Este estudo de caso demonstra a importância de uma gestão rigorosa e integrada no departamento de compras, onde a utilização eficaz de KPI é crucial para a tomada de decisões informadas e para a melhoria contínua dos processos. A implementação e monitorização contínua destes indicadores permitirão à empresa não só resolver os problemas atuais, mas também adaptar-se proativamente às futuras exigências do mercado, garantindo um desempenho sustentável e competitivo.
- Melhoria de processos logísticos num transitárioPublication . Santos, Rafael Gonçalves; Oliveira, Lia Coelho deAtualmente, as empresas operam em ambientes macroeconómicos caracterizados por uma intensa competitividade. Neste sentido, o sucesso de uma organização está diretamente ligado à sua capacidade de adaptação, às exigências do mercado e à eficiência das práticas que implementa. O Brexit, introduziu um novo conjunto de desafios e oportunidades para as empresas, especialmente as envolvidas diretamente nas trocas comerciais com o Reino Unido, como é exemplo o setor dos transportes e logística. Neste cenário gerou-se uma necessidade de reestruturação de operações e a otimização dos seus processos para se manterem competitivas. O presente documento descreve um projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Logística lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), tendo sido elaborado no contexto empresarial da Garland Transport Solutions, na sequência da necessidade de restruturar os processos de importação com o Reino Unido. Este trabalho foi realizado recorrendo à notação Business Process Model and Notation (BPMN) para o mapeamento de processos que se iniciou, pelo levantamento da situação atual, designada pelo Modelo As Is e após a sua análise, complementada pela utilização do Diagrama de Ishikawa para identificação de possíveis causas-raiz dos problemas, foi posteriormente desenvolvida uma nova versão que representa a situação desejável, designado pelo Modelo To Be, sendo o estudo complementado com sugestões e melhorias obtidas com Brainstorming, junto de vários elementos da empresa. Pretendeu-se, disponibilizar aos colaboradores envolvidos neste processo de melhoria, linhas de orientação descritivas dos procedimentos a implementar, com o intuito de obter a padronização dos processos e consequentemente garantir a eficiência e a qualidade dos serviços. Em resumo, a execução deste projeto visou contribuir para que à Garland adote métodos mais otimizados e eficientes no seu processo logístico, uma vez que os resultados revelaram melhorias significativas na redução do tempo para tratamento dos tramites aduaneiros na ordem dos 54,76%.
- A melhoria contínua de operações logísticas num armazém a temperatura controladaPublication . Oliveira, Ana Filipa da Silva; Lopes, Isabel Cristina da SilvaA Cadeia de Abastecimento a temperatura controlada em Portugal encontra-se ao nível dos mercados mais desenvolvidos, que procura, através de inovações tecnológicas e soluções flexíveis, seguras e rastreáveis, dar resposta ao ritmo de crescimento que caracteriza o mercado da logística de frio. Assim sendo, com uma dinâmica de mercado em crescimento e cada vez mais exigente, é fundamental que as empresas do setor adotem estratégias que visem aumentar a eficiência das suas operações, promovam um aumento do nível de serviço prestado ao cliente e a diminuição dos seus custos operacionais. A necessidade da diminuição dos custos operacionais não deve ter qualquer impacto na qualidade, sendo expectável que o foco se concentre na melhoria contínua das operações logísticas internas. As operações logísticas de Receção, Conferência, Arrumação, Preparação e Picking são as operações alvo de estudo na presente dissertação. Considerando as necessidades e exigências particulares que caracterizam as operações neste setor, nomeadamente em matéria de Higiene e Segurança Alimentar, a dissertação fornece um estudo em torno das especificidades da Logística de Frio, Rastreabilidade, as Tecnologias da Informação e a sua Integração da Cadeia de Abastecimento, Operações de Armazém a temperatura controlada, Filosofia Lean e Metodologia Kaizen. Nesta dissertação aplicou-se a metodologia investigação-ação na empresa STEF, líder europeu em serviços de logística e transporte sob temperatura controlada, na delegação da STEF Porto. Através da caracterização das operações logísticas em análise, foram identificadas dimensões com potencialidades de melhoria de eficiência e desenvolvido um conjunto de sugestões de melhoria. Foram construídos e aplicados dois modelos matemáticos com vista à minimização dos custos do operador logístico com a operação de picking e armazenagem onde foi possível obter uma poupança de cerca de 30,9% face ao cenário inicial.
- Aumento da eficiência das operações logísticas num armazém de óleos lubrificantesPublication . Costa, Pedro Henrique Duarte Damasceno da; Oliveira, Lia Coelho deO projeto ora apresentado foi desenvolvido no âmbito do segundo ano do Mestrado em Logística da Associação de Politécnicos do Norte (APNOR) e, foi desenvolvido com o propósito de suprir a necessidade que o operador logístico enfrentava de aumentar sua eficiência e produtividade para fornecer uma resposta mais rápida ao cliente. Com este trabalho pretendeu-se aferir a possibilidade de desenvolver melhorias nas operações logísticas relacionadas com os processos de armazenagem e picking de um operador logístico. O objetivo do presente projeto foi entregar uma solução ao operador logístico de forma a aumentar a produtividade no sector de expedição e, evitar desperdícios e processos ineficientes que pudessem estar a comprometer a produtividade da organização. Para tal procedeu-se à análise das operações logísticas internas no armazém onde a empresa Groupe CAT, operador logístico, presta serviços à empresa portuguesa com atuação no setor de energia (nomeadamente, na produção de produtos petrolíferos e gás natural). Deste modo, o presente trabalho versou sobre as causas que estavam associadas às dificuldades em atingir o objetivo imposto pela empresa cliente ao operador logístico de realizar a expedição de 65 (sessenta e cinco) toneladas diárias para o mercado Ibérico. Após análise dos processos logísticos e identificação do problema central, concluiu-se que o armazém possuía uma disposição ineficiente dos artigos para realização da atividade de picking. Destarte, num primeiro momento foi realizada uma análise ABC dos produtos que permitiu confirmar que o problema se traduzia de facto numa incorreta organização dos artigos, tendo em seguida sido elaborado um plano de ação fundamentado no ciclo PDCA, que levou a cabo alterações nas posições dos artigos. Por fim, foram realizadas simulações que comprovaram que a nova disposição dos artigos se traduziu em resultados positivos e acarretou um aumento da produtividade e eficiência do operador logístico.
- Melhoria do fluxo de logística inversa de embalagens numa empresa vidreiraPublication . Cardoso, Mónia Isabel da Silva; Oliveira, Lia Coelho deNuma era onde a preocupação com a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e a eficiência dos recursos são fundamentais, a Logística Inversa assume um papel crucial na gestão da cadeia de abastecimento moderna e traz uma série de vantagens estratégicas e financeiras às empresas. Esta desempenha um papel crítico ao viabilizar a recolha, retorno e gestão de produtos, materiais ou resíduos após o seu uso pelo cliente. Na BA Glass a relevância da Logística Inversa não é ignorada e torna-se cada vez mais uma atividade essencial tanto a nível de sustentabilidade como de redução de custos de compra de materiais de embalagem. O alvo deste estudo de caso são as unidades produtivas do referido grupo industrial, localizadas no Sudoeste Europeu onde há uma maior necessidade de atenção, de melhoria e de padronização dos processos locais aplicados à recolha e tratamento dos materiais devolvidos. Para se conseguir uma melhoria dos processos de Logística Inversa foram utilizadas ferramentas Lean. Com base nas ferramentas consideradas mais adequadas, foi feita uma observação e mapeamento da situação atual, foram sugeridos alterações e ajustes e proposto um plano de implementação das mesmas, bem como a identificação de todos os intervenientes que tornarão possível a implementação das referidas mudanças. Apesar de até terminar este trabalho não ter sido possível implementar as propostas sugeridas, a metodologia utilizada permitiu apresentar soluções que poderão tornar o processo de devolução de materiais de embalagem mais fluido, automático e célere. Desta forma, será também possível obter mais informação e mais exata para apoio na tomada de decisões mais conscientes e responsáveis.
- Marketing personalizado aliado ao e-commercePublication . Amorim, Mónica Sofia de Sá; Pacheco, Jorge Daniel de LimaNos últimos anos, a customização de produtos online emergiu como um fenómeno significativo no comércio eletrónico. Assim, existem cada vez mais organizações que procuram acompanhar as tendências nestas áreas e com isso atender à mudança de comportamento do consumidor online assim como as novas práticas de consumo. As empresas têm cada vez mais procurado como destacar-se, contribuir para uma maior satisfação por parte dos consumidores e melhorar a experiência de compra. O interesse e procura crescente por produtos customizados indicia a exclusividade e autenticidade que os consumidores ambicionam ou pretendem conservar. Os consumidores pretendem sentir-se únicos, especiais e exclusivos. Deste modo, o presente estudo tem como objetivo perceber qual o impacto da customização no contexto e-commerce, analisando o impacto das variáveis: satisfação, experiência de compra, toolkit de customização e a recomendação (e-WoM). Para esta investigação, optou-se por uma metodologia quantitativa e desenvolveu-se um inquérito por questionário online, distribuído aleatoriamente, de forma a responder aos objetivos definidos. Através do software SPSS, procedeu-se ao tratamento e análise dos dados recolhidos através do método da regressão linear. Após a análise de dados, a mesma revelou que a satisfação desempenha um papel fundamental na intenção de recomendação de compra de produtos customizados. Além disso, a avaliação positiva do sistema de pré-visualização (toolkits de customização) também está relacionada com a satisfação do cliente. A idade e o nível de escolaridade dos inquiridos demonstraram ter implicações em diferentes aspetos das variáveis estudadas.
- Análise dos processos logísticos de uma empresa de tecnologia da hospitalidadePublication . Matos, Maria Carolina Jesus; Lopes, Isabel Cristina da SilvaOlhar criticamente para a atividade logística de uma empresa é uma das peças-chave para a melhoria e eficiência global da empresa. No âmbito da obtenção do grau de mestre em Logística, realizou-se um estágio curricular no departamento de Manufacturing & Logistics na empresa Nonius Hospitality Solutions, o qual permitiu à estagiária contactar diretamente com o funcionamento de um armazém e experienciar vários processos logísticos que perfazem uma cadeia de abastecimento. Após um período de pandemia, a abertura dos clientes da empresa e o consequente crescimento da indústria da hospitalidade pós-COV-19 obrigou à reavaliação de um armazém adquirido em 2020 de forma a melhor acomodar os projetos e rentabilizar a utilização do espaço. Durante o estágio testemunhou-se a reorganização do armazém e as suas consequências no fluxo de trabalho, bem como a importância da atualização das ferramentas diárias de forma a refletir estas mudanças. Em paralelo, mostrou-se relevante analisar os sistemas de controlo interno do departamento e foi possível trabalhar na melhoria destas ferramentas diárias, as quais foram posteriormente implementadas no seio da equipa. O presente relatório procura documentar os processos logísticos do armazém, a análise efetuada a cada um deles, assim como a importância da otimização contínua dos processos e ferramentas empregues no dia a dia do departamento, uma vez que a melhoria contínua das operações de um armazém traz benefícios, não só para os trabalhadores como se traduz no desempenho global da empresa.
- Truck control: otimização e monitorizaçãoPublication . Ratão, Daniel de Sousa Fernandes; Lopes, Isabel Cristina da Silva; Pereira, Maria Teresa RibeiroEste relatório é produzido após a realização de um estágio na Garland, empresa focada em logística, transportes e navegação, no departamento de planeamento internacional de transportes. O Planeamento Internacional é um departamento que assume um papel fundamental na gestão empresarial, sendo, por isso, essencial a definição de uma metodologia ótima para a realização do planeamento de transportes. Este relatório foca-se no carregamento dos camiões, mais propriamente na sua otimização e monitorização, tendo como objetivo uma tomada de decisão informada e sustentada. Teoricamente, analisa-se a importância da logística, do setor dos transporte e ligação entre as exportações, importações e crescimento económico. Em termos práticos, faz-se uma análise da empresa, focando no planeamento de carregamento de camiões. Faz-se uma análise dos softwares existentes na empresa para apoiar esta tarefa, nomeadamente o CRM (Customer Relationship Management), o K2 (software de gestão) e o TMS (Transportation Management System). São analisados diversos camiões, feito o planeamento do seu carregamento, tendo em conta a prioridade dos agentes, a existência de reservas no K2 e as reservas em Bolsa. Consideram-se ainda os contactos que podem ser importantes. Em cada caso analisa-se o lucro ou prejuízo do transporte efetivo. Verificou-se que, com a aplicação do método heurístico da poupança de Clark e Wright, conseguir-se-á reduzir o número de camiões necessários, relativamente ao número de camiões que foram usados efetivamente pela empresa. Os resultados mostram que esta heurística é capaz de fornecer boas soluções para a maioria dos problemas ocorridos na maximização dos camiões.