Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-14"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Espacialização sonora em performance de DJPublication . Costa, Ana Rita Silva; Conceição, Marco Paulo Barbosa; Cabral, Inês SalselasEste trabalho explora a espacialização sonora em performances de DJ, a partir de uma abordagem técnica e prática situada. Partindo do desejo de partilhar a sensação imersiva experienciada em contextos de escuta tridimensional, o trabalho procurou adaptar ferramentas de áudio espacial ao universo do DJing, tradicionalmente orientado ao som estéreo. A pesquisa teve como foco principal o desenvolvimento de um setup funcional e acessível, com recurso à codificação ambisónica em tempo real e ao mapeamento MIDI de parâmetros espaciais. Através de uma abordagem practice-based, foram realizados testes no Estúdio C da ESMAE e culminou numa performance final no Estúdio A, com um setup de 7.1.4 e recolha informal de impressões do público. Embora o projeto tenha sido inicialmente delineado em torno de três eixos — técnico, performativo e estético —, reconhece-se que a vertente técnica assumiu uma centralidade dominante ao longo do processo. A investigação concentrou-se em garantir a estabilidade do sistema, a viabilidade da manipulação espacial em tempo real e a integração coerente com a prática de seleção musical. Este trabalho representa, assim, um primeiro passo na integração de som espacializado em práticas de DJing, apontando caminhos futuros que poderão articular com maior profundidade a escuta fenomenológica, a estética do espaço sonoro e a interatividade com o público. A colaboração futura com instituições como o GRAME (Lyon) e o desenvolvimento de hardware como a Spatbox poderão reforçar essa vertente investigativa, contribuindo para uma prática artística expandida e sensorialmente envolvente.
- Entre a memória e o objeto: a cenografia como um lugar de descoberta no Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de MatosPublication . Fernandes, Catarina Maria Costa; Silva, Carolina Lyra Barros daO estudo aqui apresentado propõe uma reflexão da cenografia enquanto prática artística situada entre a memória e o objeto, a partir do contexto do Grupo de Teatro Terapêutico do Hospital Júlio de Matos (HJM). Observamos a cenografia como um campo que habita numa trama elástica, sensível de escuta, onde memória, objetos e espaços participam ativamente num processo individual e coletivo, e de resignificação. Esta investigação parte de um trabalho de campo, um laboratório experimental com o Grupo, pessoas com experiência de doença mental, terapeuta e profissionais das artes cénicas. É do olhar de uma cenógrafa que a cenografia é observada como mediadora entre o consciente e o subconsciente, entre o real e o irreal. A cenografia será vista como uma grafia, como a escrita de uma poética que vai sendo criada ao longo de um tempo com várias mãos, acolhendo memórias, afetos e narrativas pessoais, dando-lhes corpo e um lugar para habitar. Não se pretende aqui trazer uma nova forma de cenografia, mas abrir um espaço de pensamento e de prática onde esta possa ser entendida como lugar de descoberta, inscrevendo-se no território da criação contemporânea. Esta proposta amplia a definição da cenografia, reconhecendo nela um modo de fazer que cruza disciplinas, corpos, tempos, objetos e memórias.