ISCAP - DM - Logística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAP - DM - Logística by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 92
Results Per Page
Sort Options
- O risco do custo e do tempo no escanamento de projetosPublication . Vieira, Andreia Cristina Ferreira; Godinho, PedroA gestão de projetos têm cada vez maior relevância e por isso há uma série de procedimentos a ter em atenção em cada projeto, nomeadamente na fase da programação. Neste trabalho, essa fase será escrutinada pelos vários métodos nela utilizados, particularmente o modelo CPM (Critical Path Method) e PERT (Program Evaluation and Review Technique). Todavia, tais modelos apresentam limitações quando aplicados na realidade devido à incerteza sempre patente (tanto em termos de custos, como de tempo). O CPM pressupõe custos e tempos conhecidos à partida, algo que geralmente não se passa em projetos reais. Apesar do PERT já considerar distribuições de probabilidades para a duração das atividades, assume também pressupostos sobre a forma destas distribuições que não se adequam à generalidade dos projetos. Sendo estes modelos os mais utilizados, há que ter presentes as suas limitações e as consequências destas. É por isso que será feita uma simulação onde serão analisados empiricamente os erros induzidos. Para além das limitações já referidas em relação aos métodos indicados, é ainda necessário ter em consideração que nenhum deles está vocacionado para apoiar decisões relativas à melhor forma de executar as diferentes tarefas, especialmente na presença de incerteza. Será apresentada (teoricamente) uma sugestão de modelo alternativo com capacidade para incorporar a incerteza nos custos e tempos esperados de um projeto e determinar as decisões ótimas a tomar relativamente à escolha do modo de execução das tarefas. Esse modelo multimodo, estocástico e dinâmico considerará que cada tarefa pode ser executada de diferentes modos. As decisões serão tomadas tendo em conta o momento do projeto em que nos encontramos. As principais conclusões obtidas foram que a escolha de uma correta distribuição na gestão de projetos é fundamental, não se pode ignorar a variância das atividades fora do caminho crítico e os modelos deterministas fornecem resultados muitas vezes erróneos.
- Desperdícios na cadeia logística no âmbito industrialPublication . Costa, Nuno Ulisses Rosalino da; Gouveia, Joaquim José BorgesO presente trabalho teve origem na minha vontade de descrever uma fase da minha carreira profissional. Consiste em descrever as motivações e experiências vividas na alteração da forma de abastecimento à ordem de produção para um abastecimento standarizado e normalizado. A detecção e eliminação dos desperdícios nos processos logísticos relacionados com o abastecimento da produção pode fornecer um contributo significativo para o aumento da competitividade das organizações a operar em qualquer indústria, quer ao nível dos custos, quer da qualidade do serviço prestado. A implementação do sistema pull permite reduzir desperdícios, minimizar problemas, e melhorar a automatização de processos e as condições de trabalho dos operadores. A meta a alcançar com este projecto foi alterar a forma de abastecimento da cadeia logística da Bosch Security Systems, através do uso dos princípios e das ferramentas do sistema de produção da Bosch. O uso do princípio de “puxar” ao invés do princípio de “empurrar”, obriga a ter supermercados junto do local de consumo (linha de produção) para garantir uma maior flexibilidade e capacidade de resposta ao cliente, um abastecimento normalizado e standarizado de forma a garantir a flexibilidade pretendida. O abastecimento deverá ser na quantidade certa, no tempo certo, no local certo e realizado de uma forma contínua e normalizada (uso do comboio logístico). Ao longo deste projecto, é utilizada a politica de melhoria contínua de forma a conseguir satisfazer o cliente (ser eficaz) utilizando cada vez menos recursos quer físicos quer humanos (ser eficiente, detectar e eliminar os desperdícios)
- Gestão documental na logísticaPublication . Vieira, Paulo Jorge da Silva; Costa, José António Baptista da; Pinheiro, Lourenço Fernando GomesA dissertação incide sobre a Gestão Documental na Logística. O interesse deste tema foi despoletado por um trabalho elaborado na parte curricular do mestrado, precisamente sobre Gestão Documental. A dissertação inicia, fazendo um breve resumo sobre o que é e quais os objetivos fundamentais da Gestão Documental, assim como, em que aspetos se poderão relacionar estas duas temáticas e as vantagens que poderão trazer às organizações. É indissociável, que a Gestão Documental, pelas suas características, possa trazer Inovação para os Arquivos das organizações, reduzindo os tempos de pesquisa, ao mesmo tempo que permite ter um maior controlo sobre o fluxo de informação. Ora esta realidade não se pode separar da Logística pela simples razão de que, na Logística, procura-se rentabilizar os vários fluxos de processo que existem numa organização, de modo a conseguir maximizar as suas potencialidades e minimizar as fraquezas, tentando mesmo eliminar estas últimas. Logo a junção destas duas realidades é sem dúvida uma mais-valia, potenciando inclusive o serviço a cliente. A tese foi estruturada, resumindo um pouco da história da Gestão Documental e da Logística, dando ênfase aos aspetos de maior relevo. Estes foram importantes para dar suporte, para a visita efetuada à Liberty Seguros, aproveitando também a experiência do ano anterior, na visita realizada à GOP (Empresa Municipal do Porto - Gestão de Obras Públicas do Porto), no Porto. Este estudo não podia ficar completo sem os inquéritos efetuados a várias empresas, para verificar se os pontos de maior destaque na parte teórica, iam de encontro a aquilo que vários autores defendiam, assim como se o que foi extraído da experiência da Liberty Seguros eram ou não seguidos pelas outras organizações, que amavelmente responderam aos inquéritos que lhes foram enviados. É fundamental e urgente, estudar aprofundadamente, as vantagens que se pode conseguir ao conciliar estas realidades, Gestão Documental e Logística, na potencialização de mais-valias para as organizações, ao rentabilizar processos, automatizar fluxos e fluidez de informação.
- Logística e estão da cadeia de abastecimentoPublication . Carvalho, João Paulo PachecoO presente relatório pretende descrever o estágio curricular que teve lugar na Modis Maia. Estive inserido na cadeia de abastecimento inerente as operações da Sonae MC de retalho alimentar, nomeadamente nas operações dos polos logísticos da Modis Maia e departamento de transportes. Em ambos os espaços, tive a oportunidade de contactar com os princípios e metodologias operacionais logísticas necessárias, para o abastecimento de uma grande cadeia de hipermercados e supermercados dispersos por Portugal continental. Da mesma forma, foi criada a oportunidade de visualizar conceitos logísticos adquiridos no decorrer do mestrado em Logística e coloca-los em prática. Inicialmente, começa por ser feita uma apresentação da empresa e quais os seus objectivos. Posteriormente são descritos todos os trabalhos realizados nos vários departamentos que integrei na Modis Maia. O estágio realizado, centrou-se no Departamento de Transportes e Operações Logísticas Alimentar. No final, encontra-se a reflexão crítica/conclusão dividida por aprendizagens, dificuldades e sugestões, que faz a avaliação geral do estágio. Ainda na mesma, saliento as ideias gerais do estágio e reforço a minha opinião sobre o trabalho desenvolvido.
- Modelação e previsão de vendas no setor do retalho de calçadoPublication . Sousa, Ana Isabel da Silva Soares de; Ramos, Patrícia Alexandra GregórioAs vendas no comércio de bens e serviços pertencem a um tipo especial de séries temporais que normalmente contêm ambos os padrões de tendência e sazonalidade, para além de outros aspetos, apresentando desafios para o desenvolvimento eficaz de modelos de previsão. O objetivo principal deste trabalho consiste na comparação do desempenho de duas metodologias de previsão na análise de séries de vendas do setor do retalho de calçado. Os dados analisados consistem em cinco séries temporais relativas às cinco principais categorias de calçado comercializadas pela empresa Foreva: a Bota, o Botim, a Sabrina, a Sandália, e o Sapato. Para este estudo foram disponibilizados pela empresa dados diários das vendas destas categorias até dezembro de 2011. Desde logo foi solicitada pela Foreva uma previsão anual das vendas de cada uma das categorias de calçado para o ano seguinte, tendo a empresa como objetivo a utilização dessas previsões para a especificação do número pares de calçado de cada uma das categorias a adquirir para comercialização. Este trabalho pretendeu dar resposta a esta pretensão da empresa confrontando as duas principais metodologias de previsão – os modelos de espaço de estado e os modelos ARIMA. Os resultados mostram que, de um modo geral, os modelos ARIMA têm melhor desempenho que os modelos de espaço de estado na previsão de séries de vendas do setor do retalho de calçado.
- Pesados híbridos na distribuição alimentarPublication . Sequeira, Isabel Cristina Pereira de; Ramos, Patrícia Alexandra GregórioA sustentabilidade, especialmente a redução das emissões de carbono, as exigências de foro legal e as inúmeras e diferentes variantes que ocorrem na logística da distribuição alimentar, constituem um desafio a esta dissertação, em que nos pretendemos estudar a viabilidade e custos pela utilização de uma Frota de Pesados Híbridos, por substituição à tradicional frota movida a gasóleo. Para tal, teremos a necessidade de experimentar uma viatura pesada híbrida de doze toneladas (1ª na Península Ibérica) na distribuição alimentar, quer em rotas com pontos de paragem e descarga de curta distância, como também naqueles que distanciam mais entre si. Este duplo cenário, coloca-se dadas as características técnicas da viatura, que parecem limitar de um certo modo, o aproveitamento do carro, quando operando em maiores perímetros. À análise de resultados obtida, pretende-se comparar uma idêntica viatura mas esta movida a gasóleo, nas mesmas condições climatéricas e rotas, para maior fiabilidade dos dados, objetivando determinar a presença ou não da diminuição de consumos obtida face aos convencionais pesados de mercadorias, com uma significativa redução das emissões de dióxido de carbono e baixos níveis de ruído. Fica em aberto a continuidade do estudo, mas desta vez para pesados movidos única e exclusivamente a energia ou qualquer outra fonte de locomoção não poluente, não usando portanto o normal combustível fóssil.
- Deteção e previsão de falhas em equipamentos de produção industrialPublication . Silva, Daniel Filipe Ferreira da; Ramos, Patrícia Alexandra GregórioAs empresas nacionais deparam-se com a necessidade de responder ao mercado com uma grande variedade de produtos, pequenas séries e prazos de entrega reduzidos. A competitividade das empresas num mercado global depende assim da sua eficiência, da sua flexibilidade, da qualidade dos seus produtos e de custos reduzidos. Para se atingirem estes objetivos é necessário desenvolverem-se estratégias e planos de ação que envolvem os equipamentos produtivos, incluindo: a criação de novos equipamentos complexos e mais fiáveis, alteração dos equipamentos existentes modernizando-os de forma a responderem às necessidades atuais e a aumentar a sua disponibilidade e produtividade; e implementação de políticas de manutenção mais assertiva e focada no objetivo de “zero avarias”, como é o caso da manutenção preditiva. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho consiste na previsão do instante temporal ótimo da manutenção de um equipamento industrial – um refinador da fábrica de Mangualde da empresa Sonae Industria, que se encontra em funcionamento contínuo 24 horas por dia, 365 dias por ano. Para o efeito são utilizadas medidas de sensores que monitorizam continuamente o estado do refinador. A principal operação de manutenção deste equipamento é a substituição de dois discos metálicos do seu principal componente – o desfibrador. Consequentemente, o sensor do refinador analisado com maior detalhe é o sensor que mede a distância entre os dois discos do desfibrador. Os modelos ARIMA consistem numa abordagem estatística avançada para previsão de séries temporais. Baseados na descrição da autocorrelação dos dados, estes modelos descrevem uma série temporal como função dos seus valores passados. Neste trabalho, a metodologia ARIMA é utilizada para determinar um modelo que efetua uma previsão dos valores futuros do sensor que mede a distância entre os dois discos do desfibrador, determinando-se assim o momento ótimo da sua substituição e evitando paragens forçadas de produção por ocorrência de uma falha por desgaste dos discos. Os resultados obtidos neste trabalho constituem uma contribuição científica importante para a área da manutenção preditiva e deteção de falhas em equipamentos industriais.
- Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição modernaPublication . Soares, Bruno Filipe Vieira; Pinho, Tiago Miguel Santa Rita Simões de; Lima, Jonas André Rodrigues Henriques de; Martins, Jorge Manuel GonçalvesA eficiente gestão da cadeia de abastecimento surge como um dos principais factores para a manutenção da competitividade num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e de oscilações face à conjuntura actual. Neste âmbito, passa a ser importante para as empresas procurar adaptar as suas práticas a novos desafios. A presente dissertação consiste na apresentação da cadeia de abastecimento da empresa Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A. na óptica da distribuição moderna, com principal foco no serviço de atendimento ao cliente, onde será alvo de um estudo e reflexão com a apresentação de melhorias nos processos logísticos. A tarefa inicial consistiu no estudo minucioso sobre os conceitos logísticos com especial incidência na gestão da cadeia de abastecimento e serviço ao cliente de forma a obter uma melhor percepção para responder às necessidades dos clientes da distribuição moderna. Este estudo permitiu assim adquirir um conhecimento alargado de modo a garantir uma análise mais crítica aquando da passagem para o terreno. Numa etapa mais desenvolvida do trabalho, após estudo e reflexão dos processos logísticos do serviço atendimento e backoffice da empresa, foram detectadas duas possibilidades de melhoria, em que as mesmas incidiram na criação de um portal para colocação de encomendas de clientes provenientes da HORECA que não são munidos de EDI. O portal foi idealizado conforme consta em anexo desta dissertação, bem como o seu suporte técnico onde demonstra ter todas as possibilidades de ser implementado caso a empresa assim o entenda. A outra sugestão apresentada foi a criação de uma ferramenta que permitisse obter informação sobre o status de entrega da encomenda. A mesma foi igualmente idealizada e munida do seu suporte técnico. Todo o trabalho desenvolvido, permitiu de uma forma geral apresentar a cadeia de abastecimento da Unicer e com o principal intuito a modernização do serviço ao cliente de sistemas mais ágeis e inovadores de forma a poder acompanhar as tendências do mercado, como tem a empresa vindo a fazer em todos os seus anos de existência.
- Sistema avançado de previsão de vendas para as lojas Pingo Doce do grupo Jerónimo MartinsPublication . Malta, Amílcar Nuno da SilvaDada la situación actual a nivel nacional como a nivel mundial, cada vez es más importante prestar atención a los desechos y el exceso en las empresas. Entonces llega a ser relevante en los tiempos de hoy, pensar en estrategias alternativas para reducir los costos empresariales, especialmente en el área de la logística, a sabiendas de que este departamento tiene un peso medio de alrededor del 33% de los costes totales de empresas. El objetivo de este trabajo es el estudio de las predicciones de los modelos actuales de Pingo Doce Grupo Jerónimo Martins, analizando los resultados de la oferta, dentro de un período de tiempo de hasta cinco años atrás. Con esto, tratamos de analizar los métodos utilizados y la evolución, para así poder estudiar el mecanismo de las previsiones de ventas que la empresa implementa actualmente y luego tratar de adaptar un sistema para mejorar las previsiones para que: (1) tiene asegurarse de que las brechas se reducen al mínimo, (2) se puede crear un método más avanzado que permite correlacionar tratar de predecir el comportamiento del cliente/consumidor, (3) puede ser adaptado posteriormente a un nivel más macro dentro de la empresa Jerónimo Martins.
- Implementação do sistema Milk Run - comboios logísticosPublication . Carvalho, Pedro Miguel; Duarte, António JorgeImplementação do sistema Milk Run - comboios logísticos