ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
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Recent Submissions
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Ana Isabel Silva; Barbot, AntónioO Relatório de Estágio, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende evidenciar o percurso de formação pessoal e profissional realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada e tem como finalidade a obtenção de habilitação para a docência. Este documento comporta, inicialmente, uma abordagem teórica e legal que sustentou todo o percurso retratado ao longo do mesmo, explorando algumas temáticas relacionadas com a profissionalização docente, com a construção do perfil do professor e com a importância que a investigação e a reflexão representam para o sucesso das práticas educativas. Procede-se também à descrição das experiências vividas pela mestranda ao longo da prática educativa, acompanhada de uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. São também caracterizados os contextos onde a prática se desenvolveu, uma vez que foram as características e especificidades que orientaram e definiram todas as opções tomadas ao longo o percurso da mestranda. Destaca-se, por último, a componente de carácter investigativo que integra este relatório e que diz respeito ao projeto desenvolvido e implementado pela formanda denominado Trabalho experimental utilizando a plataforma Arduino: medição da intensidade do som na escola. Este projeto, relacionado com as Ciências Naturais, foi desenvolvido com uma turma de 1.º CEB e procurou aliar as Tecnologias da Informação e Comunicação ao trabalho experimental, promovendo o desenvolvimento da literacia científica e de aprendizagens significativas associado igualmente ao desenvolvimento de competências relacionadas com a era digital em que vivem. Este relatório é o reflexo de um conjunto de dinâmicas que contribuíram para a construção da identidade docente e que representam o passaporte para o futuro enquanto professora.
- Docência: um jogo de conhecimentosPublication . Alves, Ana Luísa Elias; Lima, Cláudia MaiaO presente relatório de estágio para obtenção do grau de mestre foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Este documento pretende descrever de forma reflexiva as experiências pedagógicas desenvolvidas no ensino do 1.º CEB, com uma turma de 2.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, com uma turma do 5.º e outra do 6.º ano de escolaridade. A Prática Educativa Supervisionada (PES) foi desenvolvida à luz da metodologia de investigação-ação, uma vez que a mesma promoveu uma melhoria das práticas, adotando uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa. Este percurso desenvolveu-se através de um processo cíclico que integrou observação, planificação, ação e reflexão, para o qual foi fundamental uma atitude indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua prática pedagógica e a supervisão e cooperação na formação de professores. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada. A reflexão assume-se, tanto no presente relatório de estágio como ao longo da prática educativa supervisionada, como uma componente fundamental pois é através desta que o professor avalia e melhora as suas práticas. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Matemática.
- Passo a passo na construção da identidade docente - aprender a ensinar, ensinar a aprender Relatório de EstágioPublication . Santos, Ana Maria Oliveira; Ribeiro, CarlaO presente relatório, para além de constituir uma condição fundamental para a conclusão do mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, é tido como o reflexo da formação profissional e pessoal realizada. Essa formação é proporcionada, em grande modo, pela Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta que a incursão nos contextos reais “constitui o momento privilegiado, e insubstituível de aprendizagem da mobilização dos conhecimentos, capacidades, competências e atitudes (...) em contexto real” (DL n.º 43/2007, preâmbulo, p. 1321), proporcionando ferramentas essenciais na nossa formação como profissionais “de educação com a função específica de ensinar” (DL n.º 240/2001, anexo, p. 5570). Deste modo, o “Relatório de Estágio”, testemunho da incursão no contexto educativo, apresenta como objetivos que concorrem para o desenvolvimento de competências cruciais à construção de um perfil profissional generalista: - Descrever e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico; - Demonstrar uma atitude critico-reflexiva, face aos momentos de formação profissional e pessoal, durante a Prática Educativa Supervisionada, tendo em conta possíveis fragilidades ou aspetos a melhorar; - Evidenciar mobilização, para o contexto educativo de Prática Educativa Supervisionada, dos diferentes conhecimentos (científicos, pedagógicos, didáticos e culturais), aprendidos durante os ciclos de estudo que contemplam a formação em questão; - Demonstrar a importância da conceção, desenvolvimento e avaliação de um projeto, de cariz educativo, enquanto desafio promotor da construção de uma identidade investigativa, fundamental ao “professor- investigador”.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . von Hafe, Helena Sofia dos Santos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosA prática profissional de um docente pressupõe a capacidade de mobilização de pressupostos teóricos e legais de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, fruto de uma formação adequada à profissionalidade docente, no sentido da preparação de cidadãos capazes de responder ativamente aos desafios da sociedade. Parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o presente relatório espelha o percurso formativo da futura professora, realizado nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, pelo que revela o seu crescimento pessoal e profissional. Todo o trabalho realizado decorreu em díade de formação, possibilitando a construção partilhada de conhecimentos sustentados em recursos teórico-práticos e de investigação que se enriqueceram com as reflexões realizadas em contexto. Além disso, o processo de formação sustentou-se numa metodologia de investigação-ação que se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e avaliação, que permitiram o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação com efeitos no melhoramento da prática educativa e na qualidade da educação. Este processo dinâmico de contribuição do eu profissional e pessoal em construção com outros estimulou a descoberta da identidade profissional docente. Com a realização deste documento termina o ciclo da formação inicial, mas estamos certos de que não termina aqui a formação de um professor, sendo apenas este o início de uma vida rodeada de desafios e de aprendizagens.
- Um tesouro a descobrir: ser professorPublication . Ferreira, Ana Catarina Couto; Fernandes, Dárida MariaO relatório de estágio surge da unidade curricular: Integração Curricular: Prática Pedagógica e Relatório de Estágio que faz parte do plano educativo do 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este apresentará, de forma crítica e reflexiva, todo o percurso palmilhado pela professora estagiária, sendo que este foi essencial para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. Este caminho fez-se pelo abraço caloroso de dois lugares de delícias: EB2/3 Pêro Vaz de Caminha e EB1 da Azenha. A prática educativa supervisionada enlaçou diferentes momentos: a observação, cooperação, intervenção e reflexão, inspirados na investigação-ação, com o objetivo primordial de fazer pensar, entreolhar e melhorar as práticas, por forma a, ao mesmo tempo que aprendeu a ensinar, preparar cada estudante a “conquistar” o mundo. A professora estagiária foi guiada pelo processo de supervisão que lhe proporcionou caminhos de aprendizagem, através da mobilização de um caleidoscópio. Este permitiu-lhe moldar-se, levando-a a procurar reinventar o amanhã. A colaboração com o par pedagógico ofereceu-lhe a partilha de angústias, alegrias e reflexões que a fizeram crescer. Assim, o relatório de estágio revelará singularidades construídas ao longo do percurso formativo, durante o qual a futura professora assumiu uma atitude investigativa em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional. As experiências, as dificuldades sentidas e os obstáculos ultrapassados reforçam a ideia de que o processo de formação será sempre ávido de uma permanente atualização. Tudo isto possibilitou a conquista de um sonho: Ser Professora Inspiradora
- Relatório de EstágioPublication . Rodrigues, Diana Pires; Sá, Susana MarquesO relatório de estágio que aqui se apresenta integra-se na unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio integrante do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se com ele, analisar reflexivamente o percurso de desenvolvimento profissional da professora estagiária, concretizado no 2ºCiclo do Ensino Básico da Escola Pêro Vaz de Caminha e no 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola EB1/JI dos Miosótis pertencentes ao Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha. A prática pedagógica supervisionada em complemento com os saberes aprofundados, partilhados e desenvolvidos nas várias unidades curriculares que compõem o ciclo de estudos do mestrado, contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, tais como, a construção de uma atitude profissional investigativa e reflexiva; a articulação entre saberes teóricos e a prática pedagógica; o saber pensar e agir nos contextos; a co construção de saberes profissionais junto da comunidade educativa; e a planificação de atividades promotoras de aprendizagens significativas e diversificadas. Destacam-se as caraterísticas da metodologia de Investigação- Ação como orientadoras do desenvolvimento da prática pedagógica supervisionada, sendo promotoras de um processo que permitiu a professora estagiária analisar as suas práticas de uma forma sistemática e aprofundada. Como tal, a prática pedagógica foi baseada em ciclos que alternaram entre a observação, planificação, ação e reflexão crítica basilares para a construção de uma identidade profissional docente.
- Relatório final da prática educativa supervisionadaPublication . Madureira, Joana Patrícia Fernandes; Gomes, José AntónioO Relatório final da prática educativa supervisionada é o testemunho da prática educativa realizada no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e, essencialmente, da Unidade Curricular de Estágio. Este testemunho possibilita ao leitor momentos de reflexão sobre questões essenciais à prática letiva, apresentando um diálogo entre a teoria e a prática. Por uma questão de organização de ideias, o Relatório, apesar de narrar aquela que foi uma experiência única em dois contextos distintos - EB1 de Santegãos e EB2,3 de Pedrouços, pertencentes ao Agrupamento Vertical de Escolas de Pedrouços –, baseia-se em referenciais teóricos, bem como em documentação legal que fundamentam devidamente as conceções e opções da autora acerca de aspetos relacionados com o processo de ensino e aprendizagem. A caracterização de ambos os contextos educativos, já mencionados, nos quais se desenvolveu a prática educativa, também está patente neste documento. Apesar de haver muitas outras situações que podiam ser apresentadas, os momentos relatados espelham, acima de tudo, a relação de afetividade que um professor consegue desenvolver com os seus alunos, no sentido de promover um ambiente de trabalho saudável e alegre. Finalmente, a mestranda revela algumas perspetivas em relação ao futuro, considerando toda a formação académica, bem como todas as pessoas que, de uma ou outra forma, foram essenciais ao seu crescimento enquanto futura docente dos 1.º e 2.º CEB.
- Nos infinitos do saber se escrevem as linhas desta profissão.Publication . Neiva, Helena Raquel Ferreia; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a obtenção do grau de mestre pretende dar a conhecer o processo de formação da mestranda no Estágio no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta formação insere-se na Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este processo de construção permitiu o desenvolvimento de competências consagradas no perfil geral e específico de desempenho do professor (Decretos-Lei n.os 240 e 241 de 30 de agosto de 2011). Ao longo da formação profissional foram imprescindíveis saberes científicos, didáticos e pedagógicos sustentados por um enquadramento teórico-legal consistente. Estes conhecimentos exigiram uma permanente indagação e reflexão sobre a prática educativa, conduzindo a uma ação pedagógica que se pretende de qualidade. A pesquisa, o estudo e a construção partilhada de saberes e experiências, num primeiro momento com o par pedagógico, depois com o grupo de supervisão e sobretudo com as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem foram essenciais à concretização deste percurso pessoal e profissional. O ciclo de ação pedagógica: observação, planificação, ação e reflexão, possibilitou desenvolver, ao longo do corredor de formação, a capacidade de articulação de saberes, entre ciclos, numa lógica de organização curricular integrada e coerente. Consequentemente, a profissionalidade docente é resultado de momentos vivenciados ao longo dos cinco anos de formação académica e da prática de ensino supervisionada. Vislumbra-se, um caminho exigente de aprendizagens contínuas que com perseverança, esforço e dedicação, orientada pela motivação constante de querer saber e fazer sempre mais e melhor, o sonho de ser professor tornar-se-á realidade.
- A Odisseia de uma ProfessoraPublication . Torres, Cátia Sofia Fernandes; Pinto, José Alexandre SilvaO presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como intento espelhar o percurso formativo vivenciado pela mestranda, dando a conhecer todo um processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais, fundamentais na construção de uma identidade profissional docente. Ao longo do documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela formanda no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, tais como, o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora, a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática, o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e a capacidade de planificar atividades promotoras de aprendizagens significativas. Sustentado numa metodologia de investigação-ação, este percurso formativo permitiu o desenvolvimento de capacidades de reflexão e investigação essenciais para o melhoramento da prática educativa e da qualidade da educação. A prática educativa supervisionada afigura-se como um momento privilegiado no processo de habilitação profissional, despoletando competências e aprendizagens essenciais às práticas futuras.
- (Re)construí, para continuar a construir...Publication . Santos, Maria José Beira dos; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a docência tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, inserida no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico que encerra um todo articulado de experiências e saberes. A prática desenvolvida reflete o resultado de um percurso de formação desde a Licenciatura em Educação Básica até ao Mestrado, num permanente exercício crítico, reflexivo e investigativo, onde se procurou mobilizar e articular saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Os períodos de estágio no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico corporizaram o desenvolvimento das competências consagradas no Decreto-Lei n.º 240/2001 de 30 de agosto. Assim, descrevem-se e refletem-se vivências e experiências desenvolvidas ao longo da prática educativa, que decorreram na Escola Básica e Secundária do Cerco e na Escola E.B.1/J.I. do Falcão Escolas TEIP, onde a mestranda aprofundou a dimensão pessoal e profissional, no saber ser e saber fazer, articulando a teoria e a prática, com consciência tranquila de uma evolução positiva mas certa de que existiram, por vezes, inseguranças e fragilidades, pois mesmo o mestrando mais eloquente e portador da ciência adequada não receia aprender com os seus próprios erros (Fernando Santos). Pretende-se com este relatório analisar um processo de diálogo, cooperação e investigação que permitiram a construção de regências cada vez mais estruturadas, com maior coesão e com mais intencionalidade pedagógica, em que o sucesso nas aprendizagens das crianças era o farol para renovar processos e atitudes. No final deste percurso, evidencia-se o compromisso, o rigor, o empenho e a determinação com que a mestranda dedicou a este percurso formativo. Mais consciente de que a construção do processo de identidade profissional exige, constantes mudanças, como refere no título do seu relatório (Re)construí, para continuar a construir...