Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Odisseia de uma Professora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Cátia Torres_2015.pdf9.96 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como intento espelhar o percurso formativo vivenciado pela mestranda, dando a conhecer todo um processo de construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais, profissionais e sociais, fundamentais na construção de uma identidade profissional docente. Ao longo do documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela formanda no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, tais como, o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora, a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática, o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e a capacidade de planificar atividades promotoras de aprendizagens significativas. Sustentado numa metodologia de investigação-ação, este percurso formativo permitiu o desenvolvimento de capacidades de reflexão e investigação essenciais para o melhoramento da prática educativa e da qualidade da educação. A prática educativa supervisionada afigura-se como um momento privilegiado no processo de habilitação profissional, despoletando competências e aprendizagens essenciais às práticas futuras.
The current traineeship report is related to the following curricular unit – Curricular Integration: Educational practice and Traineeship Report, component part of the Master’s study plan on teaching on 1st and 2nd level of basic education and intends to show the educational journey experienced by the Master’s degree student, showing all the process of knowledge construction and the development of personal, professional and social skills, essential to the construction of a teacher’s identity. Throughout this document is made a reflexive approach to the actions developed by the Master’s degree student in an educational context, as well as her theoretical and legal methodologies and assumptions that sustain her interventions. Furthermore, the current report allows a reflection about the potentialities and difficulties faced by the Master’s degree student throughout her educational practice, enabling her to express the skills and lessons learnt and developed, as well as the development of a reflexive and questioning attitude, the ability of articulate the theoretical knowledge with practice, the recognition of the value of the cooperative work on the improvement of the teaching practice and on the ability to plan activities which promote significant knowledge. Supported on an investigation-action methodology, this educational journey enabled the development of reflection and investigation skills essential to the development of the teaching practice and the quality of education. The supervised teaching practice is seen as a privileged moment in the process of professional qualification, triggering skills and knowledge essential to future practice.

Description

Keywords

Identidade profissional Reflexão Investigação-ação Prática educativa supervisionada Professional identity Reflection Investigation-action Supervised teaching practice

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License