ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 61
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de EstágioPublication . Silva, Anabela Brito; Fernandes, Dárida MariaA prática educativa supervisionada que levei a cabo, foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico teve lugar na Escola Básica e Jardim de Infância de São Tomé na Escola EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Amial. O presente relatório visa refletir sobre a minha evolução pessoal e profissional alcançada através do trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico, o duplo par pedagógico, os orientadores cooperantes e os supervisores institucionais. Desta forma, pretende-se evidenciar a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através de práticas educativas inclusivas, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos que adquiri ao longo da licenciatura e dos dois anos de formação neste Mestrado. Da prática educativa supervisionada, saliento a utilização de estratégias diversificadas durante as minhas práticas, com o intuito de promover o sucesso educativo individual e de todo o grupo. A constante observação e reflexão facilitaram e transformaram a minha ação, fomentando a construção de aprendizagens ao nível do meu desenvolvimento pessoal e profissional. É de destacar o registo como fator marcante neste relatório, a análise da minha acção pedagógica, bem como as fragilidades sentidas em ambos os contextos, que debatidas com o meu par de estágio e com os professores de várias áreas e ciclos potenciaram a reflexão e a investigação de forma a construir a identidade do professor generalista do Ensino Básico.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . Oliveira, Gonçalo Magalhães Fonseca; Forte, Ana Maria Barbosa Pinto Xavier; Maia, CristinaO presente relatório foi elaborado como parte integrante da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, enquadrada no segundo ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é feita uma reflexão acerca do enquadramento legal do presente documento, bem como uma fundamentação teórica da prática educativa. São descritos os contextos onde a prática educativa se realizou, bem como são narradas e analisadas algumas intervenções educativas, apoiadas num quadro teórico e numa postura profissional crítico-reflexiva. Com efeito, este documento é caracterizado por uma postura reflexiva, problematizadora e investigativa, no que concerne às experiências de ensinoaprendizagem desenvolvidas em três turmas do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, nas disciplinas a que este mestrado confere habilitação profissional (Matemática, Ciências da Natureza, Português e História e Geografia de Portugal). Ressalto por fim, a estreita ligação entre a teoria e a prática, que fiz questão de destacar ao longo do presente relatório.
- Relatório de Estágio: Entre um palco e um guião de saberesPublication . Leão, Marcelo José Coelho; Gomes, José AntónioO presente Relatório de Estágio tem como intuito refletir, criticamente, sobre o que foi sendo realizado nos diferentes contextos educativos, no âmbito da Unidade Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento visa a obtenção do grau mestre, habilitando para a docência em 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Neste sentido, este documento espelha o percurso individual de formação, com opções fundamentadas e contextualizadas, perspetivando a articulação entre os saberes teóricos e os saberes práticos construídos e aplicados no contexto concreto da formação do mestrando. Todo este processo, tanto o que se refere ao 1.º ciclo como o que respeita ao 2.ºciclo do Ensino Básico, efetivou-se no Agrupamento de Escolas Vallis Longus – na Escola Básica Valado e na Escola Básica Vallis Longus. O trabalho concretizado nos contextos supracitados teve como propósito o desenvolvimento de competências associadas ao saber agir em ação, partindo de um quadro concetual rigoroso e adequado às características específicas de cada nível educativo. Para isso, foi fundamental uma atitude profissional indagadora de caráter fortemente investigativo e crítico-reflexivo, possibilitando agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais e específicas de cada criança, numa perspetiva diferenciada. Ao longo de todo o trabalho, foi adotada uma metodologia com características da investigação-ação, pautada por momentos constantes de observação, reflexão e avaliação, que possibilitaram a planificação de atividades que fossem ao encontro das necessidades que iam surgindo na turma. Por fim, convém lembrar que todas as experiências vivenciadas ao longo da Prática Educativa potenciaram o desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, refletindo este Relatório de Estágio a evolução do mestrando ao longo deste trajeto.
- Relatório de EstágioPublication . Dias, Carolina Isabel de Abreu; Sá, Susana MarquesEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, com uma turma do 6ºano de escolaridade e com outra do 3ºano de escolaridade da EB1/JI dos Miosótis. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. O percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. Esta articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais. Todo este processo contribuiu para a construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório de EstágioPublication . Coelho, Jorge Miguel Brandão; Gomes, José AntónioO desafio de ser (um bom) professor está intimamente relacionado com a predisposição para se querer ensinar. Está no gosto, na vontade, na persistência e no estudo continuado. O presente relatório de estágio tem como objetivo central dar a conhecer o percurso evolutivo do professor estagiário ao longo da prática pedagógica, reconhecendo a sua evolução pessoal e profissional. No âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, desenvolveu-se um trabalho que, por mais fecundo que tenha sido em experiências, não é mais – espera-se – do que o início de uma longa caminhada em prol da educação. Uma caminhada que se valoriza pelo seu percurso, destacando-se aqui o papel do par pedagógico, dos orientadores cooperantes e dos supervisores institucionais. A cooperação entre os demais elementos permitiu uma (re)construção constante de conhecimentos, assentes numa base reflexiva. Procurou-se aprofundar os saberes teórico-didáticos em função das exigências e necessidades dos contextos de intervenção, norteados pelo trabalho colaborativo, sempre útil e profícuo. O desenvolvimento de competências que a prática pedagógica possibilitou ancorou-se nos princípios basilares da metodologia investigação-ação, com o objetivo de uma análise crítica das suas práticas, por forma a melhorá-las. O presente relatório de estágio assume-se como documento ímpar e pessoal – espelho que mostra o rosto do professor estagiário enquanto indivíduo em formação. Única se revelou também a experiência que foi ensinar no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico.
- Relatório de EstágioPublication . Pereira,Isabel Cristina Almeida; Marques, Susana SáO presente relatório de estágio, realizado no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento da professora estagiária. A prática educativa supervisionada decorreu entre outubro de 2013 e junho de 2014, desenvolvendo-se primeiramente com uma turma do 4º ano e posteriormente com uma turma do 5º ano. Este período teve por base um caráter investigativo e indagador que se pretende ver espelhado ao longo do documento, tal como a consciência de que a formação é um processo constante ao longo da vida. Sob um olhar crítico e reflexivo, articulando saberes práticos, teóricos e legais, descrevem-se as vivências e aprendizagens proporcionadas pelo período em questão, evidenciando-se não apenas os desafios e as conquistas, mas também as fragilidades e os obstáculos, assim como possíveis alternativas para a sua superação. Tendo em conta os aspetos supracitados, depreende-se a singularidade e o valor inquestionável do presente relatório de estágio, sendo que nele se encontram registados os contributos de um período de formação fundamental para o desenvolvimento profissional, social e profissional da mestranda.
- Relatório final da prática educativa supervisionadaPublication . Madureira, Joana Patrícia Fernandes; Gomes, José AntónioO Relatório final da prática educativa supervisionada é o testemunho da prática educativa realizada no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e, essencialmente, da Unidade Curricular de Estágio. Este testemunho possibilita ao leitor momentos de reflexão sobre questões essenciais à prática letiva, apresentando um diálogo entre a teoria e a prática. Por uma questão de organização de ideias, o Relatório, apesar de narrar aquela que foi uma experiência única em dois contextos distintos - EB1 de Santegãos e EB2,3 de Pedrouços, pertencentes ao Agrupamento Vertical de Escolas de Pedrouços –, baseia-se em referenciais teóricos, bem como em documentação legal que fundamentam devidamente as conceções e opções da autora acerca de aspetos relacionados com o processo de ensino e aprendizagem. A caracterização de ambos os contextos educativos, já mencionados, nos quais se desenvolveu a prática educativa, também está patente neste documento. Apesar de haver muitas outras situações que podiam ser apresentadas, os momentos relatados espelham, acima de tudo, a relação de afetividade que um professor consegue desenvolver com os seus alunos, no sentido de promover um ambiente de trabalho saudável e alegre. Finalmente, a mestranda revela algumas perspetivas em relação ao futuro, considerando toda a formação académica, bem como todas as pessoas que, de uma ou outra forma, foram essenciais ao seu crescimento enquanto futura docente dos 1.º e 2.º CEB.
- Relatório de EstágioPublication . Barros, Ana Sofia Ferraz; Sá, SusanaO relatório de estágio de qualificação profissional desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, pertencente ao Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática educativa supervisionada do ano letivo 2013/2014. Esta permitiu a construção do saber prático da profissionalidade docente, apoiado na constante reflexão, no conhecimento referente às didáticas específicas e nos pressupostos teóricos abordados ao longo da formação da professora estagiária. A caminhada pedagógica realizada pela professora estagiária, sustentada num quadro teórico que fundamenta o perfil do docente e o cariz investigativo e reflexivo do mesmo, é espelhada num contínuo de vivências e aprendizagens realizadas em cada área científica que suportam o perfil do docente generalista. Este foi valorizado por parte da mestranda, que procura evidenciar a sua preocupação no desenvolvimento de práticas numa lógica de articulação de saberes. Assim, neste documento é aclarada e problematizada a diversidade de experiências educativas, apoiadas em métodos ativos do processo de ensino e de aprendizagem, que foram proporcionadas pela mestranda a um conjunto de alunos das escolas EB1/JI do Falcão e Escola Básica e Secundária do Cerco, pertencentes ao agrupamento de escolas do Cerco. Aliando a teoria à prática e adotando uma postura reflexiva, a mestranda almeja continuar esta caminhada numa perspetiva de desenvolvimento profissional ao longo da vida, seguindo as dimensões do perfil docente patenteadas no Decreto-Lei n.º 240/2001.
- Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Freitas, Mariana Ribeiro de; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas do Cerco, com uma turma do 5.ºano de escolaridade e com outra do 4.ºano de escolaridade da EB1/JI do Falcão. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. Assim o percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. A articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais, pelo que este relatório constitui um elemento fundamental na construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.
- Relatório Final da Prática Educativa SupervisionadaPublication . von Hafe, Helena Sofia dos Santos; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosA prática profissional de um docente pressupõe a capacidade de mobilização de pressupostos teóricos e legais de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, fruto de uma formação adequada à profissionalidade docente, no sentido da preparação de cidadãos capazes de responder ativamente aos desafios da sociedade. Parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o presente relatório espelha o percurso formativo da futura professora, realizado nos contextos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, pelo que revela o seu crescimento pessoal e profissional. Todo o trabalho realizado decorreu em díade de formação, possibilitando a construção partilhada de conhecimentos sustentados em recursos teórico-práticos e de investigação que se enriqueceram com as reflexões realizadas em contexto. Além disso, o processo de formação sustentou-se numa metodologia de investigação-ação que se processa numa espiral cíclica de observação, planificação, reflexão e avaliação, que permitiram o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação com efeitos no melhoramento da prática educativa e na qualidade da educação. Este processo dinâmico de contribuição do eu profissional e pessoal em construção com outros estimulou a descoberta da identidade profissional docente. Com a realização deste documento termina o ciclo da formação inicial, mas estamos certos de que não termina aqui a formação de um professor, sendo apenas este o início de uma vida rodeada de desafios e de aprendizagens.