Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Anabela Silva_2013.pdf8.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A prática educativa supervisionada que levei a cabo, foi desenvolvida no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio do Mestrado Profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico teve lugar na Escola Básica e Jardim de Infância de São Tomé na Escola EB2,3 Pêro Vaz de Caminha, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Amial. O presente relatório visa refletir sobre a minha evolução pessoal e profissional alcançada através do trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico, o duplo par pedagógico, os orientadores cooperantes e os supervisores institucionais. Desta forma, pretende-se evidenciar a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através de práticas educativas inclusivas, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos que adquiri ao longo da licenciatura e dos dois anos de formação neste Mestrado. Da prática educativa supervisionada, saliento a utilização de estratégias diversificadas durante as minhas práticas, com o intuito de promover o sucesso educativo individual e de todo o grupo. A constante observação e reflexão facilitaram e transformaram a minha ação, fomentando a construção de aprendizagens ao nível do meu desenvolvimento pessoal e profissional. É de destacar o registo como fator marcante neste relatório, a análise da minha acção pedagógica, bem como as fragilidades sentidas em ambos os contextos, que debatidas com o meu par de estágio e com os professores de várias áreas e ciclos potenciaram a reflexão e a investigação de forma a construir a identidade do professor generalista do Ensino Básico.
The supervised internship in education was part of the course unit Curricular Integration: Educational Practice and Internship Report of the professional master’s in Teaching in the 1st and 2nd cycles of basic education. The internship took place in São Tomé’s nursery and primary school and Escola EB 2,3 Pêro Vaz de Caminha, in the schools grouping of Amial. The aim of this report is to show my personal and professional development which was accomplished through collaborative work with my internship partners and supervisors. This report shows there was a continuous development of an investigative and reflective aproach. That development took place through inclusive teaching pratices and applying the scientific, pedagogic and educational knowledge I learned while I was in the degree and the two-year master. In the supervised internship, I emphasise the use of diversified strategies in order to promote individual and group educational success. My reflective attitude facilitated and improved my pratices, promoting the construction of learning in terms of my personal and professional development. The register is a striking factor in this report, the analysis of my pedagogical action, as well as the weaknesses experienced in both contexts. These weaknesses were discussed with my internship pair and teachers from various areas and cycles which led to reflection and research in order to build the identity of the primary school teacher.

Description

Keywords

Prática educativa Reflexão Professor generalista do Ensino Básico Desenvolvimento pessoal e profissional Educational pratice Reflection Primary school teacher Personal and professional development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License