Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AnaSofiaBarros_2014.pdf8.75 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O relatório de estágio de qualificação profissional desenvolveu-se no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, pertencente ao Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e pretende espelhar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prática educativa supervisionada do ano letivo 2013/2014. Esta permitiu a construção do saber prático da profissionalidade docente, apoiado na constante reflexão, no conhecimento referente às didáticas específicas e nos pressupostos teóricos abordados ao longo da formação da professora estagiária. A caminhada pedagógica realizada pela professora estagiária, sustentada num quadro teórico que fundamenta o perfil do docente e o cariz investigativo e reflexivo do mesmo, é espelhada num contínuo de vivências e aprendizagens realizadas em cada área científica que suportam o perfil do docente generalista. Este foi valorizado por parte da mestranda, que procura evidenciar a sua preocupação no desenvolvimento de práticas numa lógica de articulação de saberes. Assim, neste documento é aclarada e problematizada a diversidade de experiências educativas, apoiadas em métodos ativos do processo de ensino e de aprendizagem, que foram proporcionadas pela mestranda a um conjunto de alunos das escolas EB1/JI do Falcão e Escola Básica e Secundária do Cerco, pertencentes ao agrupamento de escolas do Cerco. Aliando a teoria à prática e adotando uma postura reflexiva, a mestranda almeja continuar esta caminhada numa perspetiva de desenvolvimento profissional ao longo da vida, seguindo as dimensões do perfil docente patenteadas no Decreto-Lei n.º 240/2001.
This report stage of professional qualification was developed within the course of Curriculum Integration: Educational Practice and Internship Report, belonging to the Master’s Degree in elementary and middle school education and aims to mirror the work of the master student along the supervised educational practice during the school year 2013/2014. This allowed the construction of practical knowledge of teaching professionalism, supported by constant reflection, knowledge relating to specific didactic and theoretical assumptions discussed throughout the training of the intern teacher. The pedagogical walk performed by a trainee teacher, supported by a theoretical frame that grounds the profile of investigative and reflective teaching of it, is mirrored in a continuum of experiences and apprenticeships in each scientific that support the profile of the generalist teacher. This was appreciated by the master student, who tries to show her concern in developing practical articulation of knowledge. So, in this document is clarified and problematized the diversity of educational experiences, supported by active methods of teaching and learning process, which was provided by the master student to a set of students from EB1/JI do Falcão and Primary and Secondary schools of Cerco, belonging to the group of schools of Cerco. Allying theory with practice and adopting a reflexive stance, the master student intends to continue this walk in a perspective of professional development throughout life, following the dimensions of teacher profile patented by Decree-Law nº240/2001.

Description

Keywords

Ensino Básico processo de ensino-aprendizagem reflexão desenvolvimento profissional Basic Education teaching-learning process reflection professional development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License