ISEP - DM - Engenharia e Gestão Industrial
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- Air, sea and bulk freight CRM approachPublication . Pinto, Andreia Raquel da Silva; Pereira, Maria Teresa RibeiroO Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta que permite integrar todos os elementos de uma empresa, aliando a tecnologia à facilidade de conjugar todas as informações que daí provêm. A finalidade é a satisfação do cliente, através da análise do respetivo histórico de interações com a empresa, gerando uma abordagem mais personalizada e direta. O objetivo desta dissertação consiste na aprendizagem e familiarização com os métodos de cotação utilizando o software CRM, analisando a funcionalidade existente nos setores terrestre e marítimo e a possibilidade de o adaptar às necessidades dos setores aéreo e bulk. De modo a cumprir os objetivos, foi feita, numa primeira fase, a aprendizagem do software CRM recorrendo aos utilizadores nos setores terrestre e marítimo. Numa segunda fase, realizou‐se um questionário, para se perceber o grau de satisfação dos utilizadores com o software, e uma contagem dos problemas identificados na utilização diária e recorrente do software. Estando o mundo tecnológico em constante evolução e sendo o CRM uma ferramenta de trabalho diária, percebe‐se que as melhorias devem ser contínuas e corresponder às expetativas dos utilizadores como às dos clientes. Através dos questionários e da contagem de problemas existentes, verifica-se que a velocidade de processamento do software deve ser algo repensado e melhorado, pois é a principal queixa dos utilizadores finais. Outro aspeto a considerar é a adaptação do CRM para os setores em falta, a fim de melhorar o contacto com o cliente e homogeneizar o método de trabalho para todos os trabalhadores na empresa. Esta adaptação traz não só benefícios aos funcionários comerciais, que conseguem aceder em segundos a todo o histórico de um cliente em todas as vertentes de transporte, mas também no aumento da capacidade de resposta.
- Algoritmo de Avaliação da Estabilidade de uma PaletePublication . Araújo, João Correia de; Ramos, António José GalrãoThe present dissertation was developed to present as a final proof to obtain the master's degree in the Master's degree in Industrial Engineering and Management, from the Instituto Superior de Engenharia do Porto and aims to describe the project carried out in this sense, presenting and analyzing its development and also the results obtained. The project in question is part of a much more complex project to be developed at INESC TEC, located in Porto. In this sense, only the initial phase of this project was developed, which aimed to create an algorithm capable of evaluating the stability of the load present on a pallet. For this, in the first step was carried out an analysis of a previously provided C++ project, which aims to best arrange a set of boxes in a container. In this sense, a document was previously provided with the characteristics of the set of boxes to be arranged in the container, as well as the characteristics of the container itself. Based on the information given in this document, the best organization of this set of boxes in the container was then idealized, knowing that not all the boxes would fit in it and ensuring that the organization idealized is viable in practice, that is that there are no problems like overlapping of boxes. After this analysis, the second phase of the project started, in which an algorithm capable of analyzing the organization defined for the set of boxes arranged inside the container to evaluate its stability was developed in C++, applying the support polygon concept, that is, assessing whether the boxes inside the container were stable following the support polygon methodology or not. Finally, in a third phase, this algorithm was applied and the results obtained were analyzed to prove its viability, leading to the conclusion that the algorithm effectively identified correctly when the set of boxes arranged inside the container was stable and when it wasn´t
- An assembly line balancing tool for an injection molding processPublication . Monteiro, André Castelo de Jesus; Lopes, Manuel Joaquim PereiraSimoldes Plastics, a Portuguese company primarily focused on the injection of plastic components and parts for the automotive industry, sought to improve the responsiveness of its process department in adapting to ever-changing production conditions by developing a decision support system (DSS) capable of automating the assembly line balancing (ALB) of its systems. To begin, the problem was thoroughly studied to identify key variables, system constraints, methods to quantify and achieve the intended goals, and outputs requirements. Additionally, various problem typologies were identified beyond the individual balancing of a single line, such as parallel assembly lines with shared workers. A mathematical formulation was then developed as the foundation for a linear programming model capable of producing feasible solutions. A smaller, specialized model was also created to optimize assembly systems involving multiple parallel lines. Alongside the development of the linear programming models, an intuitive, feature-rich user interface was designed in Excel. This interface allows for the input of production data and task lists, which are then used to feed the SolverStudio models. It also includes additional functionalities such as input validation and a task and machine libraries to streamline the introduction of frequently used data. The results achieved using the ALB DSS were a significant improvement over manual balancing. The ALB DSS provided the optimal solution within 3 minutes for the most time-consuming variant, compared to the nearly 50 minutes required to manually balance the same lines.
- Análise das Competências necessárias em I4.0Publication . Pires , Ana Margarida Machado; Pereira, Maria Teresa RibeiroA indústria está em constante mudança e evolução, desde o século XVIII, devido aos avanços tecnológicos, mas os dias de hoje apresentam um nível de inovação nunca antes visto, originando a Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 (I4.0). A I4.0 é um novo paradigma de sistemas de produção altamente focado na criação de produtos e processos inteligentes, por meio do uso de máquinas inteligentes e da transformação de sistemas convencionais de produção em fábricas inteligentes. Todas estas mudanças englobam não só o aumento da eficiência de recursos e tempo, mas principalmente, muda a maneira como as pessoas trabalham. O trabalho humano não deve ser, de todo descartado, mas um dos grandes desafios da I4.0 é encontrar mão de obra qualificada com as competências necessárias para conseguir lidar com a crescente complexidade dos futuros sistemas de produção, assim como saber quais serão as profissões do futuro. A complexidade do trabalho será cada vez maior, havendo a necessidade de os profissionais serem altamente flexíveis e demonstrarem capacidade de adaptação a ambientes de trabalho bastante dinâmicos. À medida que a complexidade interna dos sistemas de produção cresce, as estratégias de qualificação da força de trabalho são extremamente necessárias. O grande desafio é que as pessoas aprendam a trabalhar e a complementar a nova tecnologia com o mais importante: competências humanas que não podem ser substituídas. A instituição de ensino superior tem na sua missão criar e disseminar conhecimento e dotar os alunos de competências, articulando o conhecimento com a prática e a qual deve ser ajustada ao contexto atual. A investigação a desenvolver tem como objetivo principal conseguir identificar e criar um portefólio com as principais competências transversais e técnicas no setor industrial no contexto da I4.0 através de um estudo exploratório e identificar, através do tratamento de dados com recurso ao SPSS fruto de questionários realizados a profissionais da industria e recrutadores, quais as competências com maior grau de importância atribuídas pelos profissionais e recrutadores e o posicionamento das mesmas atribuídas pelos profissionais através do seu grau de capacidade/conhecimento.
- Análise de dados aplicada a consumos e indicadores de desempenhoPublication . Rocha, Cristiano Miguel França Pinto Santos; Araújo, Susana Cláudia Nicola deFace à grande transformação digital que caracteriza os dias da atualidade, a frase “sempre foi feito desta maneira” perde cada vez mais força dentro das empresas. Aquilo que outrora seriam verdades inquestionáveis são analisadas e reavaliadas procurando a eficiência dos processos, o não desperdício de recursos e a máxima lucratividade. A transformação digital permitiu o escrutínio de métodos que até então nunca tinham sido questionados ou repensados permitindo uma rápida evolução dos modelos de negócio e, desta forma, trazer metodologias inovadoras que vieram incrementar substancialmente a performance das empresas. Desta forma o mercado expõe as empresas a um novo patamar de exigência forçando-as a uma constante atualização e digitalização com vista no aumento da eficiência, produtividade e competitividade. A presente dissertação foi realizada em ambiente empresarial e teve como principal objetivo a melhoria do processo de gestão e análise de indicadores de vendas praticado pela empresa SWOGO, utilizando a tecnologia de business intelligence desenvolvida pela empresa Microsoft, o Power BI. O principal objetivo proposto pela SWOGO, foi a construção de um dashboard que permitisse a análise detalhada de indicadores de vendas e avaliação do desempenho da empresa, que constitui uma ferramenta de auxilio na tomada de decisão. A SWOGO, propôs como objetivo extra a aplicação de um modelo de previsão baseado em dados históricos das vendas. Desta forma, permitiria a antecipação de comportamentos do mercado com vista a uma gestão mais eficiente dos recursos e consequentemente o desenvolvimento de estratégias mais adaptadas a cada cliente. O dashboard desenvolvido para a empresa conta com a duas secções dinâmicas para monitorar indicadores relativos a vendas e a faturação permitindo criar vários cenários de pesquisa adaptando à necessidade do gestor ou analista. Este instrumento de gestão conta ainda com uma página para visualização de novos indicadores criados a partir das necessidades transmitidas pela empresa e com a possibilidade de avaliar e categorizar os websites dos clientes a partir desses indicadores. Por fim, esta ferramenta, permite ainda aceder a uma aba para análise de previsão dando a possibilidade de verificar a distribuição temporal das vendas e da faturação e a respetiva previsão de cada um dos indicadores de acordo com o período que se definir. Com esta ferramenta será expectável uma melhoria no processo de gestão e análise de dados para além de um aumento da facilidade do acesso à informação e do posterior tratamento da mesma de acordo com os resultados definidos pela empresa.
- Análise de diferentes estratégias de evacuação num estádio de futebol usando simulaçãoPublication . Ferreira, André de Moura Soares; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoA importância de uma evacuação eficiente e eficaz em estádios de futebol tende a aumentar nos dias de hoje. A necessidade de evacuação de um espaço público em momentos de desastres naturais e/ou humanos com o objetivo de permitir a segurança dos ocupantes implica a existência de um plano de evacuação. A simulação computacional permite o estudo de várias possibilidades, averiguando qual a melhor para a situação em análise. O objetivo desta dissertação de mestrado prende-se com a análise e melhoria do processo de evacuação do Estádio do Dragão, Estádio oficial do Futebol Clube do Porto. Desta forma, realizou-se um modelo de simulação computacional do Estádio do Dragão através do software PathFinder, para que, depois, fosse possível estudar e analisar 10 cenários diferentes de evacuação das bancadas. No final, compararam-se os cenários através dos tempos totais de evacuação de cada bancada. Foram estudadas ainda várias combinações com as portas de saída do Estádio do Dragão com diferentes velocidades e diferentes valores para Current Door Preference (variável presente no software), que permite a mudança ou não da porta de saída por parte dos adeptos ao longo da evacuação. A partir desta dissertação, concluiu-se que o tempo necessário para a evacuação total do Estádio do Dragão, com capacidade para 50033 lugares, está compreendido entre 1004,0 e 1158,3 segundos (entre 16,7 e 19,3 minutos) para velocidades de 1,6 e 1,2 m/s, respetivamente. A zona visitante do Estádio do Dragão, com lotação máxima, consegue ser evacuada entre 991,5 e 1117 segundos (entre 16,5 minutos e 18,6 minutos) para velocidades de 1,6 e 1,2 m/s, respetivamente. A zona da claque (setor 08 e 09) é possível ser evacuada entre os 562,3 e 672,3 segundos (entre 9,4 e 11,2 minutos) para velocidades de 1,6 e 1,2 m/s, respetivamente. A evacuação do staff dos escritórios do piso 3 pode ser realizada entre os 189,8 e 231,3 segundos (entre 3,2 e 3,9 minutos) para velocidades de 1,6 e 1,2 m/s, respetivamente. Conclui-se ainda que um número elevado de adeptos, numa determinada bancada, não implica uma necessidade de maior tempo de evacuação. As duas bancadas Centrais e Laterais são aquelas que possuem mais adeptos. No entanto, precisam de menos tempo para uma evacuação total dos adeptos. Por outro lado, a arquibancada nascente e a zona visitante (bancadas com maior altura) são as zonas que necessitam de mais tempo de evacuação.
- Análise de diferentes metodologias de avaliação de risco aplicada ao setor da metalomecânicaPublication . Dias, Ana Catarina Ferreira; Gonçalves, Maria Antónia Maio Nunes da SilvaA avaliação de riscos para além de uma obrigatoriedade legal para as empresas, é uma das ferramentas do sistema de gestão de segurança mais importante, pois permite-nos planear e organizar a prevenção de segurança de forma a evitar a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Este trabalho foi desenvolvido para o setor da metalomecânica e foi tido como orientação o processo produtivo de uma empresa desse setor. O objetivo principal desta dissertação era analisar e avaliar a eficácia de diferentes metodologias na avaliação de riscos aplicadas ao setor metalomecânico. Para isso, foram escolhidos 3 métodos de avaliação semi-quantitativos: NTP 330, William T. Fine e MIAR. Constatou-se que todos os métodos apresentam aspetos positivos e negativos, não existindo um método perfeito. E ambos apresentam bons resultados na valoração do risco. Mas, no que concerne ao objetivo principal desta dissertação, ficou concluído que o Método William T. Fine destaca-se por ser mais objetivo e mais assertivo, demonstrando uma correta priorização dos riscos, distinguindo os riscos mais urgentes dos não urgentes, mas sem causar falsos níveis de segurança.
- Análise de estratégias de evacuação de um navio usando a simulaçãoPublication . Santos, João Miguel de Sousa e; Ferreira, Luís Carlos Ramos Nunes PintoSabendo que o tempo total de evacuação é um fator determinante para a segurança de qualquer navio, de modo a garantir a segurança e a proteção dos seus tripulantes e tripulação no caso de se depararem com uma catástrofe natural, condições climatéricas adversas, um erro mecânico no navio, um erro provocado pela ação do homem, é fundamental que exista um plano de evacuação de emergência que permita a evacuação de todos os ocupantes no menor tempo possível em segurança. Assim sendo, a presente dissertação teve como principal objetivo a análise e a melhoria do processo de evacuação do navio MS Douro Elegance. De modo a realizar este estudo, foi utilizada a simulação computacional, com recurso ao software Pathfinder, de forma que fosse possível elaborar um modelo de simulação capaz de estudar e analisar diferentes estratégias e métodos de evacuação, encontrar o menor tempo total de evacuação e encontrar possíveis pontos de estrangulamento e de congestionamento. Por meio do software Pathfinder, foram analisados 6 cenários diferentes para determinar o menor tempo de evacuação, bem como identificar pontos de congestionamento e gargalos. O modelo de simulação foi utilizado para analisar a evacuação de 162 ocupantes (funcionários e passageiros) de um navio de cruzeiro, assumindo que existem 7 botes salva-vidas, cada um com capacidade para 25 pessoas. Os resultados obtidos nas simulações permitiram concluir que a evacuação mais eficiente (com menor tempo total de evacuação) foi obtida na estratégia 1 com todos os acessos disponíveis, incluindo o elevador operacional e demorou 159.6 segundos para o processo estar completo. Aferiu-se que os acessos intermédios do navio são críticos para uma evacuação eficaz, visto que são os acessos com mais afluência de passageiros e o lugar do único elevador do navio. Os bloqueios dos acessos intermédios resultam num aumento do tempo de evacuação significativo.
- Análise de fluxos logísticos de abastecimento na business unit: “cabos de abertura de porta”Publication . Lima, Ana Carolina Mattos de; Silva, Francisco José Gomes daNo contexto industrial, a indústria automóvel é essencial para o crescimento económico, sendo a produção de componentes um dos destaques que será abordado ao longo deste trabalho. Esta dissertação foi desenvolvida na empresa Ficocables durante o período de estágio a pedidos da equipa da logística interna, que teve por base em coletar dados internos de todo o processo de fabrico, para ter em conta todo o tipo de classificação de perdas de produção da linha de produção chamada C519. Os cabos de abertura de porta são cabos mecânicos que são desenvolvidos para estabelecer o funcionamento da porta ao ser acionado pelo manípulo, podendo ser feita pelo exterior e pelo interior. Estes cabos são denominados por cabos exteriores e cabos interiores. Neste estudo, serão explícitos os passos de fabrico, como são produzidos, tendo em conta as suas características e particularidades de acordo com cada a referência, até a produção final de um cabo de porta. Após a coleta de dados internos, os mesmos foram analisados e descritos de acordo com a literatura Lean Manufacturing e através de ferramentas da Qualidade. E para a análise da eficácia da produção, estes dados serão explorados através do indicador OEE por meio de cálculos de custos das perdas associadas a linha do C519, que faz se essencial para desenvolver melhorias ao serem aplicados. Do presente estudo, foi possível concluir que a Ficocables tem perdas expressivas em vários setores, no que diz respeito ao processo de fabrico até a entrega ao cliente. Foram necessárias mudanças no produto em complemento a exigência do cliente Brose. Face a pandemia, as melhorias sugeridas neste trabalho não foram aplicadas, sendo sugeridas para um trabalho futuro.
- Análise de padrões de consumo e desenvolvimento de um sistema de recomendação de produtosPublication . Martins, João Miguel Leite; Ferreira, Carlos Manuel Abreu GomesAtualmente, no setor do retalho, as estratégias inovadoras são fundamentais para apoiar os retalhistas a destacaram-se da concorrência e a atender às necessidades dos clientes. A integração eficaz de sistemas de recomendação baseados em regras de associação no retalho, não só permite os retalhistas conhecerem melhor os seus clientes, permitindo criar recomendações personalizadas, mas também fazer uma gestão mais otimizada dos seus inventários, garantindo que os produtos estejam disponíveis no tempo e lugar certo, quando os clientes os desejam. No mercado atual, existe uma enorme diversidade de opções disponíveis para atender às necessidades dos clientes, tornando imperativa a necessidade de os retalhistas estabelecerem estratégias precisas e ponderadas que os permitem destacar da concorrência. Deste modo, nesta presente dissertação, conduziu-se uma investigação com o intuito de identificar padrões de consumo baseados em regras de associação e sequências frequentes, a partir de um conjunto de dados disponibilizado pela plataforma kaggle, denominado de Instacart Market Basket Analysis. Além disso, foi desenvolvido um sistema de recomendação baseado nas regras de associação identificadas e diversos modelos de Machine Learning foram aplicados de forma a selecionar o mais adequado para prever a recompra de produtos por parte dos clientes. Numa primeira fase, o processo para encontrar as regras de associação presente no conjunto de dados começou com uma definição clara dos objetivos de investigar os padrões de consumo e relacionamento entre os produtos. De seguida, a ferramenta selecionada para realizar a análise foi o Knime, que possui um nó designado de “Association Rule Learner”, baseado no algoritmo Apriori, para descobrir a relação entre os produtos. Diferentes limites mínimos de suporte foram utilizados para identificar associações significativas. O foco recaiu sobre as regras de associação que apresentaram elevados valores das métricas de suporte, confiança e lift, uma vez que tais associações se demonstraram mais significativas do que as que ocorriam ao acaso. Para o desenvolvimento do sistema de recomendação baseado em regras de associação foram realizados dois estudos de precisão, um com base em altos níveis de confiança e suporte e outro com base em altos níveis de lift e suporte. Para ambos os estudos foram removidos produtos de forma aleatória para testar a eficácia do sistema. Por último, diversos modelos de Machine Learning foram aplicados com o objetivo de identificar o que oferecia melhor precisão, a fim de ser selecionado para prever a recompra de produtos. Com base nas regras de associação encontradas, foram sugeridas diversas estratégias de negócio, como promoções e posicionamento estratégico dos produtos com o objetivo de incentivar os clientes a comprar determinado produto e, por consequência, a impulsionar o volume de vendas. O sistema de recomendação baseado em métricas de confiança e suporte de valores altos demonstrou ser o mais eficaz na previsão correta dos produtos, pelo que seria o selecionado para entrar em produção. O modelo Stacking revelou ser o modelo mais eficaz, com uma precisão de 75%, tornando-o a escolha preferencial para prever se um cliente irá adquirir novamente um determinado produto.