ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Title
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)?Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Queiroz Canha, Manuel BernardoO presente livro resulta das comunicações apresentadas no seminário O 1.º ciclo do Ensino Básico — Que identidade(s)? | Currículo, práticas e formação docente, que teve como objetivo primeiro a partilha de perspetivas e investigações sobre o currículo, as práticas e a identidade docente, para uma reflexão mais ampla no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de ResumosPublication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
- Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formaçãoPublication . Duarte, Pedro; Queiroz Canha, Manuel BernardoDurante a prática educativa supervisionada (estágio pedagógico), professores e educadores em formação inicial rentabilizam e (re)constroem, na experimentação da vivência profissional no terreno, teorias e práticas desenvolvidas ao longo de um período anterior, em espaço e em contexto académicos. Assume-se, pois, como um importante momento em que a dinâmica formativa se alarga, integrando, num processo desejavelmente articulado, a instituição formadora de ensino superior, estabelecimentos do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar cooperantes, supervisor da instituição formadora e supervisor cooperante.Trata-se, metodologicamente, de um estudo de caso na variante multicaso, com procedimentos de análise eminentemente qualitativa.
- Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.Publication . Nogueira, Lídia; Duarte, PedroA Lei de Bases do Sistema Educativo n. º46/1986 prevê uma sequencialidade intraciclos de modo a dinamizar um sentido de relação entre diferentes anos e ciclos de escolaridade, como forma de minimizar lógicas de fragmentação curricular. Essa sequencialidade pode ser promovida e respeitada através de uma dimensão da articulação curricular fundamental para se pensar e analisarem as distintas experiências pedagógico-curriculares: a articulação vertical. O presente artigo resulta, então, de uma ponderada reflexão sobre o modo de como esta dimensão é perspetivada pelos distintos agentes escolares, em particular os docentes, e o modo como a da articulação curricular se institui como impulsionadora de aprendizagens significativas. Inicialmente, desenvolveu-se uma discussão conceptual e normativa associada à articulação curricular vertical. Posteriormente, decorrente do contacto com a realidade educativa e como eixo estruturante do presente estudo, recolheram-se dados, através de um inquérito por questionário, num agrupamento de escolas, da região Norte de Portugal, para se compreender as conceções e práticas dos profissionais. Os dados preliminares evidenciam uma prevalência discursiva assente na sequencialidade entre os ciclos, que induz, nos profissionais, a valorização de dimensões relacionadas com (i) o trabalho colaborativo, (ii) o conhecimento curricular dos ciclos anteriores e ulteriores e (iii) a existência de horários que facilitem a construção de projetos comuns.
- Educação e Formação de Adultos em Portugal: circunstâncias e desafiosPublication . Rothes, LuísConsiderando o carácter breve do depoimento solicitado, este organiza-se em tópicos, apresentados de forma propositadamente sumária e organizados em torno de duas preocupações essenciais: estabelecer as circunstâncias do desenvolvimento actual do campo da educação e formação de adultos; enunciar alguns desafios que este enfrenta para que se possa promover o direito dos adultos à educação.
- Educação-Formação nos projectos "Emprego" e "ADAPT"Publication . Melo, Alberto; Rothes, Luís; Sila, OlíviaEste estudo é o primeiro de uma colecção de trabalhos temáticos com o objectivo de sistematizar o conhecimento emergente dos projectos Emprego e Adapt no domínio da educação-formação, num contexto de apoio à inserção social e profissional de públicos desfavorecidos. Não teve por base um processo de avaliação 'ex-post' sobre projectos das referidas inciativas comunitárias, mas fundamentalmente uma recolha de apreciação e de dados objectivos, realizada junto de entidades promotoras, e da respectiva sistematização à luz da experiência e das convicções dos autores, a fim de se traçarem pistas, para o futuro, mais adequadas e eficazes. Pretendeu-se com isto um documento de natureza estratégica, mais do que teórica ou metodológica. Organizado em dois grandes capítulos, aborda as seguintes temáticas: metodologia, as entidades e os projectos das iniciativas Emprego e adapt, implantação e conhecimento do meio local, enquadramento do projecto no plano global da actividade, condições para o desenvolvimento do projecto, o processo educativo, avaliação, modelo organizacional, transnacionalidade e questionário, em anexo.
- Educação/Formação e CidadaniaPublication . Rothes, LuísA educação de adultos vem assumindo, também em Portugal, uma crescente centralidade nos debates técnicos e políticos sobre a educação. A consciência crescente do papel do conhecimento como factor de desenvolvimento económico e da necessidade de valorizar a relação entre educação e cidadania tem contribuído para afirmar o carácter indissociável dos processos de educação de adultos e dos de desenvolvimento e democratização. A produção e distribuição mais equitativa de recursos, o alargamento da participação na vida cívica e política, a construção de uma sociedade inclusiva, a valorização da diversidade cultural passam, assim, a estar no cerne das preocupações educativas.
- Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de FamalicãoPublication . Duarte, PedroOs discursos sobre educação encontram-se, hoje, marcados por duas grandes tendências. Por um lado, há uma espécie de fatalismo subjacente aos processos educativos formais, em particular as escolas públicas. De acordo com tal postura, a escola é uma organização irremediável, incapaz de cumprir os seus propósitos formativos (e económicos) (Duarte, 2023; Giroux, 2020; Scapp, 2016; Torres Santomé, 2017). Em sentido contrário, a ideia de escola democrática (Beane & Apple, 1997) dialoga, em grande parte, com os princípios defendidos por Carr. Uma escola democrática privilegia, então, experiências escolares orientadas para a vivência democrática e para a promoção dos valores democráticos. É com esse pressuposto que esta publicação surgiu. De facto, com este livro há a vontade de partilhar experiências escolares, desenvolvidas nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão, preocupadas com a democraticidade das experiências e dos valores escolarmente legitimados e valorizados. Existem, portanto, dois princípios que suportam este documento. Em primeiro, a valorização das práticas, dos discursos e das reflexões praxiológicas dos professores. Tal postura visa, então, privilegiar e reconhecer a centralidade do conhecimento co-construído nos diferentes contextos escolares, recusando qualquer postura que atribui um valor secundário ou subalterno em relação ao que é, tradicionalmente, desenvolvido pelos centros de investigação ou instituições de ensino superior. Em segundo, partilhar diferentes práticas que se apropriam, cada uma à sua maneira, dos pressupostos subjacentes à educação democrática, mesmo que não tenham a possibilidade de integrar a totalidade dos seus referenciais. Esta preocupação procura, acima de tudo, ilustrar como a educação democrática não é uniforme ou amorfa, antes se estabelece como um referencial fundamental para se co-construir as diferentes experiências pedagógico-curriculares, que se caracterizam pela diversidade e multiplicidade de práticas.
- Entre a educação e a cidadania: uma cidadania com liberdadePublication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »