ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - CE - Livro, parte de livro ou capítulo de livro by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- O Mundo da História 9Publication . Rothes, Luís; Cardoso, Fernando; António, MarinhoLivro escolar da disciplina de história para o nono ano do ensino básico
- Um Século em HistóriasPublication . Rothes, Luís; Marinho, António; Cardoso, FernandoUm século em Histórias
- Educação/Formação e CidadaniaPublication . Rothes, LuísA educação de adultos vem assumindo, também em Portugal, uma crescente centralidade nos debates técnicos e políticos sobre a educação. A consciência crescente do papel do conhecimento como factor de desenvolvimento económico e da necessidade de valorizar a relação entre educação e cidadania tem contribuído para afirmar o carácter indissociável dos processos de educação de adultos e dos de desenvolvimento e democratização. A produção e distribuição mais equitativa de recursos, o alargamento da participação na vida cívica e política, a construção de uma sociedade inclusiva, a valorização da diversidade cultural passam, assim, a estar no cerne das preocupações educativas.
- Educação-Formação nos projectos "Emprego" e "ADAPT"Publication . Melo, Alberto; Rothes, Luís; Sila, OlíviaEste estudo é o primeiro de uma colecção de trabalhos temáticos com o objectivo de sistematizar o conhecimento emergente dos projectos Emprego e Adapt no domínio da educação-formação, num contexto de apoio à inserção social e profissional de públicos desfavorecidos. Não teve por base um processo de avaliação 'ex-post' sobre projectos das referidas inciativas comunitárias, mas fundamentalmente uma recolha de apreciação e de dados objectivos, realizada junto de entidades promotoras, e da respectiva sistematização à luz da experiência e das convicções dos autores, a fim de se traçarem pistas, para o futuro, mais adequadas e eficazes. Pretendeu-se com isto um documento de natureza estratégica, mais do que teórica ou metodológica. Organizado em dois grandes capítulos, aborda as seguintes temáticas: metodologia, as entidades e os projectos das iniciativas Emprego e adapt, implantação e conhecimento do meio local, enquadramento do projecto no plano global da actividade, condições para o desenvolvimento do projecto, o processo educativo, avaliação, modelo organizacional, transnacionalidade e questionário, em anexo.
- A Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.Publication . Rothes, LuísA Formação de Educadores de Adultos em Portugal: trajectos e tendências.
- Para uma caracterização de formas de organização e de dispositivos pedagógicos de educação e formação de adultosPublication . Rothes, Luís; Marques Da Silva, Olivia; Guimarães, Paula; Sancho, Amélia; Rocha, MariaEste livro que agora se publica resulta de trabalhos de investigação conduzidos em Portugal, a partir de 1997, sobre iniciativas de educação de adultos., de tipo não escolar. realizadas em contextos não associativos.
- Educação e Formação de Adultos em Portugal: circunstâncias e desafiosPublication . Rothes, LuísConsiderando o carácter breve do depoimento solicitado, este organiza-se em tópicos, apresentados de forma propositadamente sumária e organizados em torno de duas preocupações essenciais: estabelecer as circunstâncias do desenvolvimento actual do campo da educação e formação de adultos; enunciar alguns desafios que este enfrenta para que se possa promover o direito dos adultos à educação.
- Novas oportunidades: uma revolução na aprendizagemPublication . Rothes, LuísA Iniciativa Novas Oportunidades é um marco fundamental da politica educativa levada a cabo pela maioria socialista no quadriénio 2005-2009 r está a assumir-se como um dos instrumentos decisivos para promover o direito da população portuguesa à educação e à formação
- Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formaçãoPublication . Duarte, Pedro; Queiroz Canha, Manuel BernardoDurante a prática educativa supervisionada (estágio pedagógico), professores e educadores em formação inicial rentabilizam e (re)constroem, na experimentação da vivência profissional no terreno, teorias e práticas desenvolvidas ao longo de um período anterior, em espaço e em contexto académicos. Assume-se, pois, como um importante momento em que a dinâmica formativa se alarga, integrando, num processo desejavelmente articulado, a instituição formadora de ensino superior, estabelecimentos do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar cooperantes, supervisor da instituição formadora e supervisor cooperante.Trata-se, metodologicamente, de um estudo de caso na variante multicaso, com procedimentos de análise eminentemente qualitativa.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »