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Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de Famalicão

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Os discursos sobre educação encontram-se, hoje, marcados por duas grandes tendências. Por um lado, há uma espécie de fatalismo subjacente aos processos educativos formais, em particular as escolas públicas. De acordo com tal postura, a escola é uma organização irremediável, incapaz de cumprir os seus propósitos formativos (e económicos) (Duarte, 2023; Giroux, 2020; Scapp, 2016; Torres Santomé, 2017). Em sentido contrário, a ideia de escola democrática (Beane & Apple, 1997) dialoga, em grande parte, com os princípios defendidos por Carr. Uma escola democrática privilegia, então, experiências escolares orientadas para a vivência democrática e para a promoção dos valores democráticos. É com esse pressuposto que esta publicação surgiu. De facto, com este livro há a vontade de partilhar experiências escolares, desenvolvidas nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão, preocupadas com a democraticidade das experiências e dos valores escolarmente legitimados e valorizados. Existem, portanto, dois princípios que suportam este documento. Em primeiro, a valorização das práticas, dos discursos e das reflexões praxiológicas dos professores. Tal postura visa, então, privilegiar e reconhecer a centralidade do conhecimento co-construído nos diferentes contextos escolares, recusando qualquer postura que atribui um valor secundário ou subalterno em relação ao que é, tradicionalmente, desenvolvido pelos centros de investigação ou instituições de ensino superior. Em segundo, partilhar diferentes práticas que se apropriam, cada uma à sua maneira, dos pressupostos subjacentes à educação democrática, mesmo que não tenham a possibilidade de integrar a totalidade dos seus referenciais. Esta preocupação procura, acima de tudo, ilustrar como a educação democrática não é uniforme ou amorfa, antes se estabelece como um referencial fundamental para se co-construir as diferentes experiências pedagógico-curriculares, que se caracterizam pela diversidade e multiplicidade de práticas.

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Duarte, P. (Ed.). (2024). Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de Famalicão. Porto: Escola Superior de Educação do P.Porto.

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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