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Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de Famalicão

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2024-11-21T15:43:15Z
dc.date.available2024-11-21T15:43:15Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractOs discursos sobre educação encontram-se, hoje, marcados por duas grandes tendências. Por um lado, há uma espécie de fatalismo subjacente aos processos educativos formais, em particular as escolas públicas. De acordo com tal postura, a escola é uma organização irremediável, incapaz de cumprir os seus propósitos formativos (e económicos) (Duarte, 2023; Giroux, 2020; Scapp, 2016; Torres Santomé, 2017). Em sentido contrário, a ideia de escola democrática (Beane & Apple, 1997) dialoga, em grande parte, com os princípios defendidos por Carr. Uma escola democrática privilegia, então, experiências escolares orientadas para a vivência democrática e para a promoção dos valores democráticos. É com esse pressuposto que esta publicação surgiu. De facto, com este livro há a vontade de partilhar experiências escolares, desenvolvidas nos agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão, preocupadas com a democraticidade das experiências e dos valores escolarmente legitimados e valorizados. Existem, portanto, dois princípios que suportam este documento. Em primeiro, a valorização das práticas, dos discursos e das reflexões praxiológicas dos professores. Tal postura visa, então, privilegiar e reconhecer a centralidade do conhecimento co-construído nos diferentes contextos escolares, recusando qualquer postura que atribui um valor secundário ou subalterno em relação ao que é, tradicionalmente, desenvolvido pelos centros de investigação ou instituições de ensino superior. Em segundo, partilhar diferentes práticas que se apropriam, cada uma à sua maneira, dos pressupostos subjacentes à educação democrática, mesmo que não tenham a possibilidade de integrar a totalidade dos seus referenciais. Esta preocupação procura, acima de tudo, ilustrar como a educação democrática não é uniforme ou amorfa, antes se estabelece como um referencial fundamental para se co-construir as diferentes experiências pedagógico-curriculares, que se caracterizam pela diversidade e multiplicidade de práticas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P. (Ed.). (2024). Educar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de Famalicão. Porto: Escola Superior de Educação do P.Porto.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-81-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26433
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.titleEducar democraticamente em espaços democráticos: experiências escolares de Vila Nova de Famalicãopt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
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