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Barbosa Gomes Pereira, Pedro Duarte

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  • Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
    O desenvolvimento da literacia investigativa dos professores é um aspeto com particular importância, uma vez que se assume ser essencial que os docentes detenham competências para interpretar e protagonizar processos de investigação. Nesse âmbito, reconhece-se a consolidação de dinâmicas de investigação na formação inicial de professores, especificamente aquando da prática de ensino supervisionada, sobretudo direcionadas para a metodologia de investigação-ação. O presente trabalho tem como propósito apresentar os resultados decorrentes de uma análise do entendimento que futuros professores perfilham sobre investigação-ação e a forma como tendem a desenvolvê-la em contexto de supervisão pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Analisaram-se 15 relatórios de estágio redigidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico entre os anos de 2013 e 2019, recolhidos aleatoriamente nos repositórios de três universidades portuguesas. Sob a forma de preliminares conclusões, constata-se que os futuros professores se apropriam, em parte, de uma sustentação conceptual ampla e perspetivam a mobilização de múltiplos instrumentos e técnicas de recolha de dados para a sua ação investigativa, mas a apresentação e análise interpretativa do processo repetidamente se transforma numa descrição, nem sempre reflexiva, daquilo que foi a sua intervenção pedagógica.
  • Teaching (History) in the 21st Century: new competencies with identical contents
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Alves, Luis Alberto; Duarte, Pedro
    Contemporary thinking in Education must go beyond what is already known and feed on a utopian vision. Regardless of the contents, the change needs to happen, within the pedagogical practice above anything else: listening more and talking less; embracing new perspectives and different readings from well-known authors; preparing our interlocutors (students) to face the unforeseen and the uncertainty with optimism. In Basic and Secondary Education, this circumstance assumes the characteristics of a historical thinking and a historical consciousness progressively more sophisticated and, therefore, coincident with a reading of the world desirably more complex and humanistic. In Higher Education, it is crucial that future teachers perceive the relevance of that attitude of change. Based on these contemporary educational potentialities and challenges, we intend to discuss possible paths to consider, today, a teaching of History that allows us to design new futures or other competencies.
  • Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.
    Publication . Diogo, Vera; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês; Duarte, Pedro
    Em Imagens das Organizações, Morgan (2006 [1986]) deu o mote à construção interpretativa integradora da multidimensionalidade organizacional. No contexto da «nova gestão pública» e perante tendências centralizadoras e uniformizantes dos sistemas de ensino (Azevedo, 2007), analisar os relatórios da avaliação externa realizada pela IGEC permite abarcar as inter-relações entre a organização escolar idealizada pela tutela e as preconizadas funções sociais da «escola como instituição» (Serón, 2002). Nesta articulação, a visão de escola idealizada pela administração do sistema educativo em Portugal centra-se na metáfora racional, instrumentalizando processos democráticos e cognitivos.Seguindo uma metodologia interpretativa, realizou-se uma análise de conteúdo categorial para condensar e classificar a informação (Bardin, 1979). O corpus empírico é constituído pela totalidade dos relatórios de avaliação das escolas e agrupamentos da Região Norte (289), durante o segundo ciclo da avaliação externa das escolas (2011-2017).
  • Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções
    Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel
    A formação inicial de professores e educadores é um complexo processo de aprendizagem de saberes específicos da profissão, assim como de construção da identidade dos futuros docentes. Aqui enquadram-se dinâmicas de supervisão, de essencialidade notória, porquanto possibilitam a interação dos estudantes com os contextos educativos, o diálogo com outros profissionais já em atuação e, ainda, a aproximação aos processos de investigação. Com o presente trabalho pretendeu-se, como objetivo geral, analisar as conceções construídas pelos mestrandos (futuros professores) sobre a investigação-ação e interpretar a forma como a concretizaram, em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A pesquisa estruturou-se como um estudo de caso múltiplo (incluindo 3 universidades portuguesas), tendo sido considerados aleatoriamente 15 relatórios de estágio, entregues entre os anos de 2013 e 2019, produzidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como principais resultados podem destacar-se três elementos complementares. Em primeiro, percebeu-se a efetiva presença de dinâmicas de investigação-ação no âmbito da formação inicial de professores e, como tal, na vivência formativa dos futuros docentes. Todavia, os relatos redigidos a partir da experiência supervisiva daqueles estudantes ilustram a dificuldade de se percecionarem como agentes (potencialmente) construtores de conhecimento. Por fim, pode referir-se que os processos de investigação-ação levados a cabo são marcados por uma certa individualidade (ou isolamento) dos investigadores e, além disso, por uma rudimentar ação analítica e crítica (por vezes, quase substituída pela mera descrição das tarefas pedagógicas realizadas).
  • A avaliação pedagógico-curricular no ensino primário: Uma revisão sistemática da literatura
    Publication . Duarte, Pedro; Fonseca, Dora
    O artigo corresponde a uma revisão sistemática da literatura, em que se procura analisar como se tem estudado a relação entre a educação primária e a avaliação pedagógico-curricular e quais são os principais resultados dessas investigações. Para a análise, consideraram-se 61 artigos com presença na Scopus e/ou na Web of Science. Enquanto principais resultados, destacam-se três ideias. A investigação privilegia trabalhos de natureza predominantemente técnica, através da validação de instrumentos. Existe uma certa desconsideração ontológica do ensino elementar, fazendo com que a investigação reforce lógicas de fragmentação curricular, deste contexto formativo. As políticas e práticas de investigação parecem não conseguir estabelecer um discurso contra-hegemónico que melhor permite analisar, problematizar e criticar as políticas educativas dominantes.
  • O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? - Livro de Resumos
    Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel; Diogo, Fernando; Fernandes, Dárida Maria; Ribeiro, Deolinda; Costa, José António; Canha, Manuel Bernardo
  • Telemóveis na Sala de Aula: duas experiências didáticas
    Publication . Maia-Lima, Cláudia; Silva, Armando; Duarte, Pedro
    As tecnologias móveis invadiram a vida do cidadão do século XXI quer através dos smartphones quer através dos tablets ou computadores. Atualmente, os smartphones são considerados computadores em pequeno tamanho. Se os professores e educadores reconhecem as potencialidades dos computadores para o ensino, também os telemóveis poderão ser um suporte importante nesse processo com a vantagem acrescida de estarem sempre presentes. Esta investigação é uma parte de um projeto galardoado como Projeto de Inovação Pedagógica no Ensino à Distância e foi aplicado durante várias aulas a potenciais professores do ensino básico. Aqui, procuramos perceber a influência da integração do smartphone nas dinâmicas da sala de aula e destacar alguns benefícios que possam contribuir para uma reflexão sobre esta temática. Os resultados do estudo apontam como principais benefícios o empenho, o envolvimento e a motivação dos participantes que são incrementos fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem.
  • Articulação entre contextos formativos e processos de supervisão em Prática Educativa Supervisionada: a perspetiva de professores e educadores em formação
    Publication . Duarte, Pedro; Queiroz Canha, Manuel Bernardo
    Durante a prática educativa supervisionada (estágio pedagógico), professores e educadores em formação inicial rentabilizam e (re)constroem, na experimentação da vivência profissional no terreno, teorias e práticas desenvolvidas ao longo de um período anterior, em espaço e em contexto académicos. Assume-se, pois, como um importante momento em que a dinâmica formativa se alarga, integrando, num processo desejavelmente articulado, a instituição formadora de ensino superior, estabelecimentos do Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar cooperantes, supervisor da instituição formadora e supervisor cooperante.Trata-se, metodologicamente, de um estudo de caso na variante multicaso, com procedimentos de análise eminentemente qualitativa.