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Barbosa Gomes Pereira, Pedro Duarte

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  • A gestão educacional: 5 desafios contemporâneos
    Publication . Duarte, Pedro
    A gestão educacional é um campo de estudos especialmente relevante. O presente texto resulta de uma reflexão teórica sobre esta área do saber, procu-rando-se desenvolver um pensamento em torno das idiossincrasias das organiza-ções escolares e, ainda, sobre alguns dos domínios que, na contemporaneidade, caracterizam as políticas, os sistemas e, de algum modo, as instituições educativas. Decorrente dessa discussão, apresentam-se cinco desafios presentes que se colocam aos professores-gestores que atuam em diversos contextos educativos.
  • Planificar (n)o ensino à distância: opções pedagógico-curriculares para o 1.º Ciclo
    Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel
    El año 2020 se está caracterizando por una situación de pandemia que ha supuesto la reorganización de múltiples actividades sociales, incluidos los procesos educativos. En Portugal se cerraron los establecimientos educativos y se continuó la actividad pedagógica en forma de enseñanza a distancia. Los maestros y otros agentes educativos habían de reestructurar la dinámica ya prevista para la promoción del aprendizaje entre los estudiantes. Los editores de libros de texto crearon diferentes materiales didácticos digitales que facilitarían esa acción docente, destacando los planes para las varias semanas de clases. De hecho, la influencia de esas organizaciones en las prácticas educativas es innegable hoy en día. Así, en este artículo se tomó como corpus empírico un conjunto de 16 planes de lecciones semanales, dado su potencial pedagógico-curricular en la enseñanza a distancia de Educación Primaria, puesto a disposición por dos editoriales portuguesas, a las que se podía acceder, gratuitamente, por medios digitales. En parte, estos recursos sugieren un trabajo pedagógico algo diferente de una idea de currículum integrado, marcado por la pasividad en el aprendizaje y la depreciación de la evaluación. Pero, en una situación prácticamente sin precedentes, son testigos de otra solución (tecnológica) relevante a esa etapa formativa
  • Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.
    Publication . Nogueira, Lídia; Duarte, Pedro
    A Lei de Bases do Sistema Educativo n. º46/1986 prevê uma sequencialidade intraciclos de modo a dinamizar um sentido de relação entre diferentes anos e ciclos de escolaridade, como forma de minimizar lógicas de fragmentação curricular. Essa sequencialidade pode ser promovida e respeitada através de uma dimensão da articulação curricular fundamental para se pensar e analisarem as distintas experiências pedagógico-curriculares: a articulação vertical. O presente artigo resulta, então, de uma ponderada reflexão sobre o modo de como esta dimensão é perspetivada pelos distintos agentes escolares, em particular os docentes, e o modo como a da articulação curricular se institui como impulsionadora de aprendizagens significativas. Inicialmente, desenvolveu-se uma discussão conceptual e normativa associada à articulação curricular vertical. Posteriormente, decorrente do contacto com a realidade educativa e como eixo estruturante do presente estudo, recolheram-se dados, através de um inquérito por questionário, num agrupamento de escolas, da região Norte de Portugal, para se compreender as conceções e práticas dos profissionais. Os dados preliminares evidenciam uma prevalência discursiva assente na sequencialidade entre os ciclos, que induz, nos profissionais, a valorização de dimensões relacionadas com (i) o trabalho colaborativo, (ii) o conhecimento curricular dos ciclos anteriores e ulteriores e (iii) a existência de horários que facilitem a construção de projetos comuns.
  • A promoção de competências de literacia de adultos em Portugal: fatores críticos de sucesso analisados à luz de iniciativas locais
    Publication . Queirós, João Pedro; Rothes, Luís; Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
    Competências de literacia de adultos em Portugal. Consideram-se elementos decorrentes da análise extensiva de tendências e necessidades observáveis neste âmbito no país, bem como informações recolhidas junto de protagonistas do campo da educação e formação de adultos implicados no desenvolvimento de iniciativas locais de alfabetização de pessoas adultas e de promoção de competências de literacia e outras competências essenciais para a vida. A síntese de resultados proposta foca, por um lado, as principais limitações e constrangimentos colocados atualmente ao desenvolvimento e sustentabilidade deste tipo de iniciativas e, por outro lado, os fatores que tipicamente são apresentados como cruciais para a criação, consolidação e sucesso das mesmas (Rothes, Queirós, & Moreira, 2019). Através do detalhe analítico proporcionado pela exploração de um conjunto de ações atualmente em curso na Área Metropolitana do Porto, esta comunicação destaca a centralidade de dimensões como as que se referem à vinculação ao território e à implantação e articulação local; à adequação, inovação e flexibilidade das estratégias educativas e princípios metodológicos adotados; à preparação, estabilidade e caráter multidisciplinar das equipas formativas mobilizadas; e ao enquadramento macropolítico, institucional e financeiro indispensável à consolidação e garantia da sustentabilidade destes projetos locais (Rothes, 2019; Rothes, Queirós, & Moreira, 2019; Pinheiro e Queirós, 2018).
  • A partir de uma análise do currículo prescrito para o Ensino Básico: que História (não) nos contam na escola?
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
    Os temas sensíveis na História são, atualmente, uma temática que não pode deixar de ser discutida no âmbito mais abrangente da pesquisa em Educação Histórica. Por sua vez, a presença (ou ausência) de determinadas referências curriculares oficiais espelha certa forma de interpretar e ‘orientar’ a realidade social, num enquadramento que integra, de modo inegável, uma dimensão política e ideológica. Nesse sentido, apresenta-se o resultado de uma pesquisa documental que se centrou nas referências àquelas ‘questões socialmente vivas’ presentes ou ausentes no currículo oficial definido para o Ensino Básico português. No final, pretende-se sobretudo promover uma reflexão integrada sobre o processo de ensino e de aprendizagem da História.
  • Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Duarte, Pedro
    O desenvolvimento da literacia investigativa dos professores é um aspeto com particular importância, uma vez que se assume ser essencial que os docentes detenham competências para interpretar e protagonizar processos de investigação. Nesse âmbito, reconhece-se a consolidação de dinâmicas de investigação na formação inicial de professores, especificamente aquando da prática de ensino supervisionada, sobretudo direcionadas para a metodologia de investigação-ação. O presente trabalho tem como propósito apresentar os resultados decorrentes de uma análise do entendimento que futuros professores perfilham sobre investigação-ação e a forma como tendem a desenvolvê-la em contexto de supervisão pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Analisaram-se 15 relatórios de estágio redigidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico entre os anos de 2013 e 2019, recolhidos aleatoriamente nos repositórios de três universidades portuguesas. Sob a forma de preliminares conclusões, constata-se que os futuros professores se apropriam, em parte, de uma sustentação conceptual ampla e perspetivam a mobilização de múltiplos instrumentos e técnicas de recolha de dados para a sua ação investigativa, mas a apresentação e análise interpretativa do processo repetidamente se transforma numa descrição, nem sempre reflexiva, daquilo que foi a sua intervenção pedagógica.
  • Teaching (History) in the 21st Century: new competencies with identical contents
    Publication . Moreira, Ana Isabel; Alves, Luis Alberto; Duarte, Pedro
    Contemporary thinking in Education must go beyond what is already known and feed on a utopian vision. Regardless of the contents, the change needs to happen, within the pedagogical practice above anything else: listening more and talking less; embracing new perspectives and different readings from well-known authors; preparing our interlocutors (students) to face the unforeseen and the uncertainty with optimism. In Basic and Secondary Education, this circumstance assumes the characteristics of a historical thinking and a historical consciousness progressively more sophisticated and, therefore, coincident with a reading of the world desirably more complex and humanistic. In Higher Education, it is crucial that future teachers perceive the relevance of that attitude of change. Based on these contemporary educational potentialities and challenges, we intend to discuss possible paths to consider, today, a teaching of History that allows us to design new futures or other competencies.
  • Visão de escola - cerebralmente racional e instrumentalmente humana. Uma análise dos relatórios de avaliação externa das escolas.
    Publication . Diogo, Vera; Diogo, Fernando; Teixeira, Inês; Duarte, Pedro
    Em Imagens das Organizações, Morgan (2006 [1986]) deu o mote à construção interpretativa integradora da multidimensionalidade organizacional. No contexto da «nova gestão pública» e perante tendências centralizadoras e uniformizantes dos sistemas de ensino (Azevedo, 2007), analisar os relatórios da avaliação externa realizada pela IGEC permite abarcar as inter-relações entre a organização escolar idealizada pela tutela e as preconizadas funções sociais da «escola como instituição» (Serón, 2002). Nesta articulação, a visão de escola idealizada pela administração do sistema educativo em Portugal centra-se na metáfora racional, instrumentalizando processos democráticos e cognitivos.Seguindo uma metodologia interpretativa, realizou-se uma análise de conteúdo categorial para condensar e classificar a informação (Bardin, 1979). O corpus empírico é constituído pela totalidade dos relatórios de avaliação das escolas e agrupamentos da Região Norte (289), durante o segundo ciclo da avaliação externa das escolas (2011-2017).
  • Os futuros professores e a investigação-ação: das práticas às conceções
    Publication . Duarte, Pedro; Moreira, Ana Isabel
    A formação inicial de professores e educadores é um complexo processo de aprendizagem de saberes específicos da profissão, assim como de construção da identidade dos futuros docentes. Aqui enquadram-se dinâmicas de supervisão, de essencialidade notória, porquanto possibilitam a interação dos estudantes com os contextos educativos, o diálogo com outros profissionais já em atuação e, ainda, a aproximação aos processos de investigação. Com o presente trabalho pretendeu-se, como objetivo geral, analisar as conceções construídas pelos mestrandos (futuros professores) sobre a investigação-ação e interpretar a forma como a concretizaram, em contexto de estágio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A pesquisa estruturou-se como um estudo de caso múltiplo (incluindo 3 universidades portuguesas), tendo sido considerados aleatoriamente 15 relatórios de estágio, entregues entre os anos de 2013 e 2019, produzidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como principais resultados podem destacar-se três elementos complementares. Em primeiro, percebeu-se a efetiva presença de dinâmicas de investigação-ação no âmbito da formação inicial de professores e, como tal, na vivência formativa dos futuros docentes. Todavia, os relatos redigidos a partir da experiência supervisiva daqueles estudantes ilustram a dificuldade de se percecionarem como agentes (potencialmente) construtores de conhecimento. Por fim, pode referir-se que os processos de investigação-ação levados a cabo são marcados por uma certa individualidade (ou isolamento) dos investigadores e, além disso, por uma rudimentar ação analítica e crítica (por vezes, quase substituída pela mera descrição das tarefas pedagógicas realizadas).