ESS - CSH - Comunicações em eventos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS - CSH - Comunicações em eventos científicos by Title
Now showing 1 - 10 of 111
Results Per Page
Sort Options
- Analysis of the alterations induced by working memory tasks in the electroencephalogramPublication . Franco, Joana; Tavares, Diana; Sucena, AnaThe working memory (WM) is an essential cognitive function with limited capability that allows the temporary storage and manipulation of information used in complex cognitive tasks. The Fluid Intelligence (FI) is the ability to engage and respond to new situations, regardless of previous knowledge.
- Associations between empathy and personality in allied health sciences 1st year students from ESTSP IPPPublication . Salgado, Ana; Dores, Artemisa Rocha; Martins, Helena; Magalhães, Andreia; Sousa, ZitaThe positive impact of the communication skills in the context of health care professions is widely accepted. However little is known about empathy and personality among students in Allied Health Sciences (AHS) programmes.
- Avaliação das propriedades psicométricas e validação do NEO-FFI para estudantes portugueses de tecnologias da saúdePublication . Martins, Helena; Reis, Ana; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia Carla Fonseca; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO modelo de 5 fatores (Big Five) organiza a personalidade humana em cinco fatores: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, amabilidade e conscienciosidade. O Neo-Five Factor Inventory (Neo-FFI) avalia a personalidade no modelo teórico referido. Neste trabalho apresentamos os esforços de validação da escala para estudantes portugueses de tecnologias da saúde, incluindo fiabilidade, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória.
- A avaliação multidomínio da eficácia de programas de reabilitação neurocognitiva suportados nas novas tecnologias digitaisPublication . Pinto, Joana O.; Geraldo, Andreia; Peixoto, Bruno; Castro-Caldas, Alexandre; Barbosa, Fernando; Dores, Artemisa RochaO envolvimento das novas tecnologias digitais nos processos de estimulação e reabilitação neurocognitiva (RNC) tem potenciado a eficácia e eficiência dos serviços de RNC, nomeadamente através de uma maior personalização aos perfis funcionais de cada indivíduo. Apesar disso, os protocolos de avaliação da eficácia destes processos baseiam-se maioritariamente em resultados de instrumentos tradicionais que não fornecem informação específica sobre as alterações que produzem quer no funcionamento cerebral per se, quer no seu funcionamento multissensorial. Desta forma, o projeto de investigação em curso foca-se na avaliação da eficácia de programas de RNC suportados nas novas tecnologias digitais, em diferentes patologias neurológicas utilizando protocolos de avaliação constituídos por medidas de resultado multidomínio. Os protocolos incluem medidas de: avaliação neuropsicológica tradicional, do estado emocional, qualidade de vida, funcionalidade, neurofisiologia (i.e., conectividade funcional), e das funções sensoriopercetivas
- Características psicométricas da Escala de Empatia de Jefferson em estudantes de Tecnologias da SaúdePublication . Reis, Ana; Martins, Helena; Salgado, Ana Isabel; Magalhães, Andreia; Sousa, Zita; Dores, Artemisa RochaO impacto positivo da Empatia no contexto das profissões de saúde é consensualmente aceite pela comunidade científica. Diversos estudos têm sido desenvolvidos na área da Medicina, mas os resultados têm-se revelado controversos. No entanto, são escassos os estudos que se debruçam sobre a Empatia entre os estudantes das Tecnologias da Saúde, pelo que é objetivo deste trabalho a validação da Escala de Empatia de Jefferson – versão para estudantes para o contexto das tecnologias da saúde.
- Comissão coordenadora dos núcleos académicos: O processo de construção de um projeto lusófonoPublication . Dores, Artemisa Rocha; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, SílviaOs Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS.
- Competências pessoais e sociais: quando as soft skills merecem destaque junto dos futuros gestoresPublication . Martins, Helena; Sousa, Isabel Paiva deAs unidades curriculares de Competências Pessoais e Sociais I e II são elementos semestrais do currículo obrigatório da Licenciatura em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Reconhecida pela excelência de um ponto de vista técnico, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto integrou há cerca de 6 anos estas UC de Competências Pessoais e Sociais no seu currículo em Gestão, de modo a aumentar a competitividade e integração dos seus recém-licenciados no mercado de trabalho, tendo as mesmas sido reformuladas pela atual equipa docente em 2015-2016.
- Competências transversais: desenvolver competitividade, promover empregabilidadePublication . Martins, Helena; Dores, Artemisa Rocha; Vieira, Mónica; Prudêncio, CristinaA Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (ESS) é a primeira instituição de Ensino Superior a oferecer a inovadora Licenciatura em Biotecnologia Medicinal, que forma este ano a sua primeira turma de licenciados. O curso apresenta-se como uma formação de banda larga com potencial de ação em diversas áreas científicas e tecnológicas, sendo o seu perfil de formação altamente adaptável. A Unidade Curricular (UC) de Competências Transversais insere-se no primeiro semestre do último ano deste ciclo de estudos e visa apoiar os estudantes no desenvolvimento de competências transversais (soft skills) que potenciem a sua transição para e inserção no mercado de trabalho.
- Comprometimento Organizacional em trabalhadores de diferentes áreas num Hospital Português: um estudo de casoPublication . Martins, Helena; Proença, TeresaO Comprometimento Organizacional é uma área de estudo em crescimento, particularmente numa economia que cada vez mais depende de serviços e do sector terciário. Neste estudo, apresentam-se os resultados exploratórios de um estudo feito num grande hospital do Norte de Portugal, em que 938 sujeitos responderam à Escala de Compromisso Organizacional – Afetivo, Normativo e de Continuidade (ECO-ANC) - uma adaptação para a população portuguesa das Organizational Commitment Scales de Meyer e Allen (1997), bem como a um conjunto de questões sócio-demográficas e relativas a aspetos da sua situação laboral. Os resultados permitem lançar alguma luz sobre a forma como os diferentes profissionais de um mesmo hospital se sentem relativamente à sua organização, no que concerne a variáveis que influenciam o Comprometimento Organizacional, e contribuem para o estudo do construto, bem como para uma visão mais holística da Gestão de Recursos Humanos nos Hospitais, já que englobam todos os tipos de trabalhadores dessa mesma instituição, num raro esforço de consideração e todos os trabalhadores de um hospital, sejam clínicos ou não clínicos.
- A comunicação em saúde como competência transversal: uma exigência do séc. XXIPublication . Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Barreto, João Francisco; Magalhães, Andreia; Martins, C.; Salgado, Ana IsabelO modelo biopsicossocial implica uma conceção de saúde que redefine o papel dos profissionais de saúde e dos utentes/doentes, requerendo por parte dos profissionais também um conjunto de competências designadas por transversais. De entre essas competências destacamos a comunicação em saúde, pela evidência hoje disponível acerca da sua importância na adesão terapêutica, na adaptação à doença crónica, no controlo da dor ou mesmo na confiança no profissional de saúde.