ESS - CSH - Comunicações em eventos científicos
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Recent Submissions
- “I Read”: reading and writing skills promotion softwarePublication . Sucena, Ana; Marques, Cátia; Silva, Ana Filipa; Ramalho, Ana; Machado, Ana Rita; Santos, Ana Raquel; Santos, Cláudia; Garrido, Cristina; Freitas, Helena; Santos, Inês; Rangel, Isabel; Mata, Maria José; Sucena, AnaPersistent difficulties in reading and writing learning are a risk factor for motivation in school and for children's schools learning. In this way, ludic instruments have been developed to face these difficulties. "I read" is a software that seeks through a systematic training and with different games, to develop and train reading and writing skills in a playful and complementary way. It should be used with children who are at the beginning of their school journey and who show difficulties in reading and / or writing or who have special educational needs. This article presents the goals and the structure of this software, as well as results of its use by 244 children between 5 and 7 years old. The results indicate that 58.2% completed the stage dedicated to the study of simple consonants (alphabetical decoding), 41.8% were able to reach the last stage of the game, dedicated to the study of the combined consonants (orthographic decoding), of these 15.2% finished the game. It is concluded that early qualified, continuous and systematic training seems to have an effect on reducing the difficulties of reading and writing.
- A comunicação em saúde como competência transversal: uma exigência do séc. XXIPublication . Dores, Artemisa Rocha; Sousa, Zita; Barreto, João Francisco; Magalhães, Andreia; Martins, C.; Salgado, Ana IsabelO modelo biopsicossocial implica uma conceção de saúde que redefine o papel dos profissionais de saúde e dos utentes/doentes, requerendo por parte dos profissionais também um conjunto de competências designadas por transversais. De entre essas competências destacamos a comunicação em saúde, pela evidência hoje disponível acerca da sua importância na adesão terapêutica, na adaptação à doença crónica, no controlo da dor ou mesmo na confiança no profissional de saúde.
- Da planificação à ação: uma experiência de sucesso no Mestrado de Higiene e SegurançaPublication . Dores, Artemisa Rocha; Fernandes, J.; Cavadas, I.; Filipe, J.; Santos, J.; Nunes, M.A unidade curricular de Educação e Gestão da Formação decorre no âmbito do 1º ano do mestrado de Educação e Gestão da Formação, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – P.PORTO. Alguns dos seus objetivos são: relacionar a saúde com diferentes contextos de desenvolvimento; refletir acerca da importância da educação em saúde, segurança e ambiente (ESSA); identificar eixos de atuação prioritária em matéria da educação para a segurança, demonstrar conhecimentos nas áreas de desenho/ implementação/avaliação de projetos de ESSA; desenvolver ações de formação/sensibilização nas áreas e aplicar competências pedagógicas.
- Comunicação em saúde: O desafio de novos públicos em formatos inovadoresPublication . Dores, Artemisa Rocha; Salgado, Ana; Villhena, Jéssica; Teixeira, Catarina; Oliveira, Telma; Silva, ReginaO desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação e a sua democratização trouxeram novos desafios aos profissionais da ciência e da saúde, nomeadamente desenvolver um processo de produção de ciência participativo e próximo da sociedade. No domínio da comunicação, o desafio deixou de ser o de partilhar a informação científica unicamente com os pares, para implicar a transmissão de informação a públicos diversos, em formatos inovadores e o de ouvir esses públicos ao longo do processo de construção de conhecimento. No entanto, comunicar sobre temas de saúde, conciliando qualidade e rigor científico, com simplicidade e atratividade, é uma tarefa que requer competências específicas. A unidade curricular (UC) de “Comunicação em Saúde”, do 1º ano, do Mestrado em Técnicas Laboratoriais em Biopatologia, tem como objetivo o desenvolvimento de competências de comunicação de ciência e de promoção de literacia em saúde através da produção de conteúdos digitais e interativos, fichas informativas e outro material didático a ser disponibilizados em plataformas,repositórios digitais abertos, construídos para o efeito, ou apresentados sob a forma de ações de formação e de sensibilização, em formatos presencial ou a distância, como forma de chegar a novos e diversificados públicos-alvo com estratégias personalizadas. A avaliação desta UC tem dois elementos de avaliação: (1) o desenvolvimento de um projeto digital de promoção de literacia em saúde e/ou de comunicação de ciência; (2) a apresentação oral do projeto. O binómio ciência-tecnologia requer uma atualização dos conteúdos nos curricula e novos métodos de ensinoaprendizagem para capacitar os futuros profissionais de saúde, investigadores e cidadãos participativos, para esta nova exigência, aproximando a ciência e o conhecimento da sociedade. É essa experiência pedagógica, com resultados positivos, que aqui se reflete e as aprendizagens daí resultantes.
- Ecrã, ecrã meu, existe alguém mais belo do que eu? Perturbações relacionadas com a imagem corporal durante o período de confinamento obrigatório devido à COVID-19Publication . Dores, Artemisa Rocha; Beretta, VivianeA pandemia de COVID-19 originou medidas sem precedentes que condicionaram o estilo de vida das pessoas. Pouco se sabe sobre o impacto de tais medidas, em fenómenos crescentes associados à obtenção da aparência perfeita. O objetivo deste trabalho foi estudar a Adição ao Exercício Físico, a Ansiedade de Aparência, e a utilização de Produtos para Melhoria da Imagem e do Desempenho (PMID). Ainda, identificar diferenças entre utilizadores e não utilizadores de PMID e entre géneros nas variáveis em análise. Integraram o estudo 283 participantes, dos quais 75,7% mulheres (n = 206), com média de idade de 34,4 (DP = 34). Os participantes responderam a um inquérito online, constituído por perguntas sobre a utilização de PMID, e pelos Inventário de Adição ao Exercício, Inventário de Ansiedade de Aparência (IAA) e Escala de Dependência das Redes Sociais de Bergen. Os resultados mostraram percentagens elevadas de risco de dependência de exercício (1,5%), consumo de PMID (32,6%) e de ansiedade de aparência (19,1%). A utilização das redes sociais aumentou durante este período. Foram encontradas diferenças associadas ao consumo de PMID e ao género na maioria das variáveis analisadas. Este estudo, que integra um projeto multicêntrico, ajuda a melhor compreender esta realidade em Portugal durante o confinamento, permitindo o desenvolvimento de intervenções mais adequadas e de medidas preventivas.
- Utilização problemática da internet: Conhecer melhor para intervirPublication . Dores, Artemisa Rocha; Ciambella, MartaA Internet é hoje uma ferramenta indispensável à maioria das pessoas, quer no domínio profissional, quer recreativo. No entanto, para um grupo de indivíduos vulneráveis, pode ter efeitos prejudiciais à saúde e ao bem-estar. A Utilização Problemática da Internet (UPI) pode potenciar uma variedade de comportamentos excessivos e problemáticos, como o jogo a dinheiro, os videojogos, a visualização de pornografia, o uso das redes sociais, as compras compulsivas, entre outros. Alguns destes são já reconhecidos como adições comportamentais, quando afetam significativamente a vida das pessoas e dos seus familiares. Estes comportamentos parecem intensificar-se como resultado do isolamento social e do aumento da dependência da comunicação digital, que aumentaram durante a pandemia de COVID-19. No entanto, como se trata de uma área relativamente recente, o conhecimento sobre a UPI permanece numa fase preliminar. Nesta sessão pretendemos apresentar uma série de pequenos vídeos que visam a disseminação da UPI, entre profissionais e ao público em geral. Estes permitem reconhecer melhor esta realidade, compreender as suas causas e possíveis formas de apoio. Produzidos sobre a direção de Ornella Corazza, da Universidade de Hertfordshire, do Reino Unido, envolveram o trabalho de investigadores portugueses. Foram produzidos como o culminar de quatro anos de atividade, no âmbito da Ação COST CA16207 - Rede Europeia para a Utilização Problemática da Internet (PUI) (www.internetandme.eu/). Esta foi uma iniciativa internacional centrada na investigação em rede, com o objetivo de melhorar a compreensão da UPI a partir de uma perspetiva translacional e do envolvimento dos cidadãos.
- Recent developments on apps targeting reading difficultiesPublication . Sucena, Ana; Marques, Cátia; Falcão-Carneiro, João; Abreu, Paulo; Restivo, Maria TeresaSeveral studies have proved the efficacy of computer-assisted interventions in Education, but few studies have so far evaluated its impact on reading acquisition. In this study, we aim to provide a recent overview regarding effective serious games to promote reading acquisition. GraphoGame was the pioneer tool with positive effects in reading acquisition in different orthographies. This game is organized according to a hierarchy of levels and items with increasing difficulty. Children’s progress along the game depend upon their learning. This game has several advantages such as the ludic component of teaching and the immediate feedback. The I Read game is a more recent app developed to promote reading acquisition. The I Read includes timed games to be played with positive reinforcement strategies. This app includes precise feedback – 1 to 3 stars – depending on the child’s performance. The Piggy Bank app is an application focused on spelling acquisition. This App adds a new dimension of interactivity regarding the previous. It was developed with a response selection associated with an accelerometer that allows the child to choose the accurate items by moving the screen. This study intends to contribute to support educators so they may access reliable tools to promote reading and spelling acquisition, as well as to inspire colleagues in developing new technology-based tools to promote reading acquisition.
- The effects of the feedback through the "like" feature on brain activity: a systematic reviewPublication . Dores, Artemisa RochaThe excessive use of social media platforms (SM) is a growing concern, especially in more vulnerable populations. Tied to its usage is the need for social rewards, and the “like” feature is shown to activate various brain circuits related to reward processing and continued SM usage.
- Projeto ForPharmacy: a tecnologia ao serviço da saúdePublication . Dores, Artemisa Rocha; Peixoto, Miguel; Marques, AntónioAs farmácias comunitárias são o último elo da cadeia da dispensa do medicamento. Estão também na linha da frente na procura de aconselhamento, beneficiando da sua ampla implantação e proximidade das comunidades. Apesar da qualidade dos serviços existentes, estes podem ser potenciados através das Tecnologias da Informação e da Comunicação e da Inteligência Artificial. O projeto ForPharmacy pretende desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que permitam novos e melhores serviços, a partir da perceção dos profissionais da farmácia (farmacêuticos e técnicos de farmácia) das necessidades e potencialidades destes espaços de saúde (ForPharmacy Project, 2022).
- A Farmácia do Futuro: perceção e contributos dos profissionais de farmáciaPublication . Dores, Artemisa Rocha; Peixoto, Miguel; Jesus, Ângelo; Moreira, Fernando; Gomes, Filipe; Monteiro, Stéphane; Severino, Ricardo; Marques, AntónioA utilização das tecnologias da informação e da comunicação (TIC), das tecnologias digitais e da inteligência artificial (IA) tem revolucionado a prestação de serviços na área da saúde, frequentemente designados por eHealth (Dores et al., 2020; Therapy 2.0). As Farmácias Comunitárias, beneficiando dos potenciais contributos destas tecnologias, podem agora oferecer novos serviços e em formatos inovadores, designadamente a Telefarmácia. No entanto, a investigação das adaptações de recursos materiais e humanos é crucial para que se garanta maior recetividade dos profissionais e demais agentes envolvidos, maior sucesso das soluções desenvolvidas com recurso a tecnologia eHealth e sua efetiva implementação. Neste processo não se podem descurar questões relativas à ciber-segurança e à interoperabilidade destas tecnologias com os sistemas de informação pré-existentes.
