ESE - DPRM - Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos
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- Deixem que eu me (re)encontrePublication . Malta, Renata Patrícia Duarte; Monteiro, HugoO presente relatório reflete um projeto de investigação no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social, que assume como metodologia a Investigação Ação-Participativa, e que é desenvolvido e construído com um grupo de pessoas desempregadas. Assim, e contando com os participantes como co-construtores de todo o processo, foi necessário elaborar uma análise e caracterização da realidade da qual surgiram alguns problemas. É com base neles que o projeto começa a ser delineado, tendo por base a educação não-formal de adultos, e recorrendo a ações e atividades para se alcançarem os objetivos definidos e, desta forma, ser possível compreender qual o impacto que ele teve na vida dos participantes. Denominado por “Deixem que eu me (Re)Encontre”, este projeto de investigação pretendeu proporcionar momentos de desenvolvimento da autoestima, de redescoberta de capacidades e competências, e de criação de uma rede de suporte afetivo, estimulando nos participantes a apropriação de um poder de intervenção, gerador de mudança nas suas vidas, que há muito se tinha perdido.
- Máquina do (Meu) Tempo - Um projeto de educação e intervenção social numa Universidade SéniorPublication . Jales, Beatriz Filipa Soares da Costa; Mendes, IvaneideO projeto "Máquina do (Meu) Tempo" foi desenvolvido numa Universidade Sénior da cidade do Porto, orientado pela metodologia de lnvestigação-Ação Participativa (IAP) pelo que contou com a colaboração do Docente da disciplina de Inteligência Emocional e a participação ativa dos/as vários/as alunos/as. Este projeto teve como finalidade potenciar a participação eletiva do educando adulto face à sua educação, com vista ao seu empoderamento. Assim, definiram-se os seguintes objetivos gerais: na Ação 1 'Tempos de Vida: A Minha História" pretendeu-se valorizar a história de vida, de acordo com os papéis sociais e as identidades de cada adulto; salientar as aprendizagens do adulto em contextos formais, não formais e informais; partilhar as trajetórias e as experiências de cada adulto, numa perspetiva de construção coletiva do conhecimento. Na Ação 2 "Emocionai(Mente) Falando" procurou-se potenciar as relações afetivas entre o grupo; estimular o espírito crítico e o sentido de grupo. Para tal, foi sendo criada, ao longo do tempo, uma relação de proximidade com a comunidade educativa, de forma a promover a sua participação ao longo do Projeto, para que este fosse o mais adequado e coerente à realidade do contexto social, de acordo com a sua identidade, privilegiando o diálogo, a partilha e a escuta ativa. De salientar, que o Projeto foi uma experiência enriquecedora de aprendizagem no coletivo, pautada por uma troca de saberes entre todos/as os/as participantes, com uma bagagem enriquecedora de vivências e conhecimentos adquiridos no tempo que lhes permite dignificar o seu passado, abraçar o presente e perspetivar o futuro.
- "O melhor de mim" Projeto de investigação e intervenção socialPublication . Ribeiro, Marta Daniela; Lopes, Liliana TeixeiraO presente relatório emerge de um projeto de desenvolvimento comunitário no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social com especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultos, assente numa metodologia de Investigação‐Ação Participativa. Este projeto tem como objetivo promover um envelhecimento ativo junto dos adultos idosos que frequentam as “Oficinas Intergeracionais” do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Baião de modo a extrair o que de melhor existe em cada um. Como tal, foram mobilizados os pressupostos do desenvolvimento comunitário, da educação de adultos permanente e da animação socioeducativa, que permitiram ao investigador, fundamentar e orientar a sua intervenção. Todavia este projeto de intervenção contou com a voz dos próprios agentes sociais, que elucidaram o investigador das suas motivações e possíveis condicionantes para a participação e que desta forma cooperaram na construção do mesmo, tornando‐os protagonistas desta intervenção. Portanto, procedeu‐se a uma visão holística da realidade, procurando sempre fazer uma triangulação da informação, de modo a atingir a esperada transformação social.
- O tempo, um grande escultorPublication . Pinheiro, Anabela Cardoso; Mendes, IvaneideNo contexto de várias sessões de Grupos de Discussão com Técnicos de RVCC e Adultos certificados ao nível do secundário, o projeto “O Tempo, Um Grande Escultor” centra a sua atenção no encerramento “paliativo” da Iniciativa Novas Oportunidades que culminou com a extinção dos Centros Novas Oportunidades, processo vivenciado por Técnicos e Adultos. Pretendeu-se com este projeto, proporcionar espaços coletivos de partilha na compreensão do percurso percorrido no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e reconhecer as limitações e potencialidades do processo de forma a refletir o presente e a problematizar o futuro apontando possibilidades para a sua transformação. A metodologia utilizada assenta na Investigação-Ação Participativa que perspetiva a ação com uma intenção de mudança e a investigação num processo de compreensão. Esta metodologia processa-se de forma cíclica alternando ação, reflexão crítica e avaliação, facilitadora de um processo reflexivo que impulsiona energias, movimentos individuais e grupais e a construção de um processo inacabado de conscientização. As conclusões deste trabalho indicam a necessidade de analisar discursos marcados por uma leitura e análise crítica da realidade, que se apresenta instável e indutora de mudanças, no campo das políticas públicas da Educação de Adultos, inviabilizando a sua consolidação e afirmação. Há uma preocupação em assegurar condições de participação e avaliação dos atores envolvidos, garantindo a promoção dos direitos democráticos dos participantes e uma educação para o desenvolvimento
- "Vem ser"- Projeto de intervenção com mulheres em situação de desemprego de longa duração beneficiárias da Rede Local de Intervenção SocialPublication . Monteiro, Maria João Lopes Logarinho; Mendes, IvaneideO presente relatório reflete a construção e o desenvolvimento de um projeto numa Instituição Particular de Solidariedade Social que, tendo como proposta metodológica a investigação ação participativa, contempla a participação dos sujeitos na construção do conhecimento. Projeto este desenvolvido com sete mulheres autodenominadas por “viajantes”. O conhecimento coconstruído com as diversas participantes que integram esta realidade permitiram a conceção e desenvolvimento do projeto “ Vem Ser”, tendo como finalidade a promoção e a melhoria da qualidade de vida, nomeadamente ao nível pessoal, social, laboral, relacional destas mulheres. Sendo este um projeto para o desenvolvimento e (re)valorização de competências pessoais e sociais, promovendo momentos de diálogo, partilha, discussão, negociação e participação, bem como a promovendo de uma maior relação interpessoal, proporcionando a viabilização de uma rede social de suporte afetivo. Para além disto, este projeto também agiu com a intenção de aumentar o envolvimento entre a equipa técnica desta instituição e das participantes deste projeto, procurando envolver as beneficiárias nos seus projetos individuais, aproximando a intervenção realizada às reais necessidades destas mulheres. Avaliado segundo o modelo CIPP, este projeto, reflete a lógica de um projeto de educação social, tendo como propósito a mudança social, através da transformação pessoal das participantes, resultando num processo de mudança pessoal, grupal e institucional de continua construção e progresso