Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Nós e as nossas circunstâncias: (res)significações e (re)construções de projetos de vida numa comunidade terapêutica do grande Porto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Rodrigo Jesus_2024.pdf25.52 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório apresenta as incidências, realizações e resultados de um Projeto de Educação e Intervenção Social desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação e Intervenção Social da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O Projeto em causa resultou de uma parceria entre a ESE, a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), um Centro Qualifica e uma instituição do Grande Porto que detém, entre outros serviços e equipamentos, uma Comunidade Terapêutica. O foco do Projeto incidiu no domínio da Educação e Formação de Adultos, tratando-se as comunidades terapêuticas como espaços potenciais de reflexão, introspeção, relação e desenvolvimento de competências essenciais para a vida e visando contribuir para a sua constituição enquanto lugares plenamente educativos e de (re)construção das pessoas em tratamento. Através da criação de pequenos grupos de encontro, partilha e intervisão, e da dinamização do trabalho educativo, pretendeu-se promover a emancipação dos sujeitos e a sua transformação. Desenvolveu-se uma ação concertada e integrada de educação de adultos, focando nas competências-chave na sociedade do conhecimento. A mobilização para a aprendizagem e o aprender a aprender foram também cruciais, visando o aumento da escolaridade e a valorização das competências adquiridas, tendo parte do grupo de participantes integrado formalmente processos de RVCC, de acordo com as respetivas necessidades e projetos de futuro, que este Projeto quis também ajudar a ressignificar e reconstruir.
This report presents the features, the achievements and the main results of an Education and Social lntervention Project developed as part of the Master's Degree in Education and Social lntervention at the Porto Polytechnic School of Education. The project in question was the result of a partnership between ESE, the Portuguese Association for Adult Education and Training (APEFA), the Árvore Qualifica Centre and an institution located in Greater Porto that owns, among other services and facilities, a Therapeutic Community. The focus of the project was on the field of Adult Education and Training, treating therapeutic communities as potential spaces for reflection, introspection, relationships and the development of essential life skills, with the aim of contributing to their constitution as fully educational places for the (re)construction of trajectories and projects of people undergoing treatment. The aim was to promote the emancipation of the subjects and their transformation through the creation of small groups for meeting, sharing and interacting, and through the dynamization of educational work. A concerted and integrated adult education program was developed, focusing on key competences in the knowledge society. Mobilization for learning and learning how to learn were also crucial, aiming at increasing schooling and valuing the skills acquired, with part of the group of participants formally integrating RVCC processes, according to their needs and future projects, which this project also wanted to help re-signify and rebuild.

Description

Keywords

Educação de adultos Educação não formal Comunidade terapêutica Competências-chave Projetos de vida Adult education Non-formal education Therapeutic community Key competences Life projects

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue