ISEP - CIETI - Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial
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O grupo CIETI (Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial) tem como objectivo promover a investigação para a criação e desenvolvimento de novos produtos, processos e sistemas que contribuam para a inovação na indústria.
O grupo também dá suporte à educação científica no Instituto Superior de Engenharia do Porto integrando alunos de mestrado e co-orientando teses de doutoramento.
O grupo CIETI é um grupo de investigação e desenvolvimento multidisciplinar do Instituto Superior de Engenharia do Porto. As actividades do grupo dividem-se em quatro linhas de trabalho:
Biomateriais e nanotecnologias
Energia e ambiente
Engenharia e processo
Laboratórios remotos e sistemas de teste e depuração
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Browsing ISEP - CIETI - Centro de Inovação em Engenharia e Tecnologia Industrial by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Acoger a los estudiantes y contribuir a su integración en la enseñanza superior: Relato de una experienciaPublication . Costa, Alexandra Ribeiro[excerto do texto da Acta] La entrada en la enseñanza superior va acompañada de desafíos diversos que, con mayor frecuencia de lo deseado, pueden llevar a dificultades de adaptación e incluso al abandono escolar. Las instituciones de Enseñanza Superior comienzan a percibir la necesidad de intervenir de forma estructurada diferente, adoptando para eso modelos que pueden incluir intervenciones como las tutorías, el apoyo psicológico, el apoyo pedagógico, entre otros. En esta ponencia pretendemos presentar el caso de una intervención realizada en una institución de Enseñanza Superior en el área de la ingeniería.
- Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabPublication . Fidalgo, André V.; Alves, Gustavo R.; Marques, Maria A.; Viegas, Maria C.; Costa-Lobo, Maria C.; Hernández-Jayo, Unai; García-Zubía, Javier; Gustavsson, Ingvar; Alves, Gustavo; Fidalgo, André; Marques, Maria Arcelina; Viegas, Clara; Costa Lobo, Cristina; Garcia-Zubia, JavierOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
- Categorização de Erros Experimentais no VISIR com Circuitos Simples em Corrente AlternadaPublication . Maçaneiro, Mayara; Sambaqui, Ana B.; Alves, Gustavo R.Durante um experimento com circuitos elétricos, é comum que os alunos cometam erros. Para lidar com essas situações, laboratórios remotos como o VISIR (Virtual Instruments Systems in Reality) devem contar com mecanismos de prevenção. Esta pesquisa busca estender um trabalho inicial, já publicado, ao categorizar os possíveis erros em circuitos de corrente alternada com apenas uma fonte de alimentação e um componente passivo. O objetivo é construir um mapa com todos os erros possíveis, cobrindo a totalidade de circuitos passíveis de serem experimentados no VISIR. Dessa forma, limitam-se as desorientações durante a compreensão de conceitos teóricos e práticos.
- Contributions to Higher Engineering EducationPublication . Several ...; Nascimento, Maria M.; Alves, Gustavo R.; Morais, Eva V.SPEE devised an international conference to disseminate work and research done and to share views with each other. Thus, the international conferences—acronym CISPEE—arose and are dedicated to engineering education, and its goals are to become a major discussion forum for all stakeholders groups of engineering education. At the same time, CISPEE aims to gather academics, researchers, and professionals directly or indirectly linked to engineering education in order to discuss the progress in this work field and to disseminate its results and each new approach. Usually, CISPEE includes pre-conference workshops, plenary, thematic, and posters sessions. The authors are invited to present their work in the major conference topics: Engineering Ethics; Information and Communications Technologies (ICT) in Engineering Education; Continuing Engineering Education (CEE); Mathematics in Engineering Education; Tools to Develop Higher Order Thinking Skills; and Future Outlook of the Profession and Education in Engineering. In 2013, this society organized the First International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2013) held at ISEP, Polytechnic of Porto, Porto, Portugal, and the Second International Conference of SPEE was in 2016 (CISPEE 2016) and was held at University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) in Vila Real, Portugal. CISPEE 2016 edition brought together teachers and researchers from several engineering schools, from Portugal, and from the international community (e.g., Canada, Spain, South America, and Europe) to share good practices that may contribute to (Re)Thinking Higher Engineering Education, the issues related to critical thinking and problem-solving, communication, collaboration, creativity, and innovation in engineering education. (Re)Thinking Higher Engineering Education was and still is challenging since engineering education is the activity of teaching knowledge and principles—higher education—related to the professional practice of engineering—life and life-long learning. Therefore, beyond the examination of the economic, cultural, and social factors, which influence the education of engineers in different higher education institutions, we should question ourselves about critical thinking and problem-solving, communication, collaboration, creativity, and innovation provided to engineering students (the four C referred in the 2010 American Management Association survey [2]). Training those skills in higher education students may change the way they look at issues, organize their views, and incorporate others’ views in order to stimulate new perspectives and prevent biased views of a real situation or problem.
- Contributions to higher engineering educationPublication . Nascimento, Maria M.; Alves, Gustavo R.; Morais, Eva Virgínia Araújo; MoraisThe book focuses on teaching knowledge and principles (Higher Education) regarding professional practice of engineering (life and lifelong learning). It covers recent developments in engineering education. This book comprises the select proceedings of the conference organised by the Portuguese Society for Engineering Education. This book goes beyond the examination of the economic, culture, and social factors, which influence the education of engineers in different higher education institutions, and encompasses critical thinking and problem solving, communication, collaboration and creativity and innovation. These are essential components of engineering education. The contents of this book are useful to researchers and professionals engaged in the re-engineering of engineering education.
- Engenharia Remota e Instrumentação VirtualPublication . García-Zubía, Javier; Alves, Gustavo R.A 9ª edição da conferência internacional sobre Engenharia Remota e Instrumentação Virtual (REV), realizada na Universidade de Deusto, Bilbao, Espanha, de 4 a 6 de Julho de 2012, permitiu reunir um conjunto notável de investigadores, de primeira linha, a nível mundial, na temática dos laboratórios remotos e virtuais. A publicação de três artigos selecionados da conferência, da autoria de investigadores ibero-americanos, na revista IEEE- RITA, surge como uma prova de que esta comunidade tem procurado manter-se ao nível do que melhor se faz em termos de ferramentas tecnológicas de apoio ao ensino experimental de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
- Engineering Education for a Sustainable Future A systematic literature review and a perspectivePublication . Silva, Paulo; Felgueiras, Carlos; Caetano, Nídia; Martins, Florinda; Onofrei, George; Blue, Juanita; Sintejudeanu, Mara; Acitores, Adela; Cruz, Francisco; Erro, Alfonso Martín; Moreno, Susana; Davey, Todd; Collins, Monica Holly; Spada, DominicEducation represents a fundamental pillar of society, being an important factor in shaping and building each individual for their future. It is common sense that society, like the world we live in, undergoes adaptations and modifications over time, especially due to the need to resolve issues that allow for improved comfort and greater chances of survival in these changes. There-fore, a question arises: what factor must be highlighted in order to respond to this need? Sustainability presents itself as a preponderant factor in humanity's response to building a more sober, educated, conscious and cohesive society. Educating an individual with tools and qualities based on sustainability, who in the future will have the capacity to reach many other individuals in an educational context, presents itself as a possible way to enhance and disseminate sustainability in social, academic and professional aspects. This study is based on the premise of an ERASMUS + project that aims to provide a possibility for a more sustainable education in the field of Engineering, having as its central point a holistic approach that must be the center of society: Sustainability.
- ESTIMULAR A MOTIVAÇÃO E O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIORPublication . Costa, Alexandra Ribeiro; Caldeira, Amélia[excerto do texto da Acta] Na sociedade atual a tecnologia desempenha um papel fundamental e a sua influência é evidente em quase todos os setores, incluindo a educação. A introdução de novas tecnologias representa um recurso valioso para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Destes recursos, o vídeo tem sido usado para dar suporte à aprendizagem dos estudantes. De salas de aula tradicionais a plataformas online, os vídeos tornaram-se ferramentas importantes para professores e estudantes, enriquecendo a experiência académica. Neste trabalho vamos apresentar um projeto que visa melhorar a comunicação matemática dos estudantes.
- Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholaPublication . Almeida, Leandro S.; Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza; Sainz-Gómez, Marta; Romero, Isabel; Campira, Farissai P.; Ordóñez, Graciela; Costa, Alexandra R.; Fior, Camila; Ruiz-Melero, María José; Tumbula, Samuel; Bulaque, Paulo Z.; Alfaro, CarlosNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.
- Extending the IEEE 1451.0 Std. to serve distributed weblab architecturesPublication . Costa, Ricardo J.; Alves, Gustavo R.; Zenha-Rela, Mário; Costa, Ricardo; Alves, Gustavo; Restivo, Teresa; Cardoso, Alberto; Alves, José C.The appliance of the IEEE1451.0 Std. into the remote experimentation domain may be an interesting solution not only to develop reconfigurable weblab infrastructures, but also to improve the way infrastructures, and their experiments, may be shared. Therefore, this paper proposes a distributed weblab architecture supported on a IEEE1451 concept named Transducer Electronic Data Sheet (TEDS). It is suggested the use of a new TEDS, named LabTEDS, to provide information about weblab infrastructures namely, web location, technical resources and type of experiments described according a metadata model specification defined by the Lab2go project. The access to the architecture is made through the IEEE1451.0 HTTP API extended with new functions. At the end of the paper a thin implementation of the architecture is presented, supported on a cross-mapping established between the HTTP functions and the low-level commands, which are used to control the weblabs.
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