Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
143.07 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão.
Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais
mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos.
Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.
Description
Keywords
ensino superior expansão do ensino superior acesso ao ensino superior democratização do ensino superior
Citation
Almeida, L. S., Canal, C. P. P., Sainz-Gómez, M., Romero, I., Campira, F., Ordoñez, G., Costa, A.R., Fior, C., Ruiz-Melero, M. J., Tumbula, S., Bulaque, P., & Alfaro, C. (2024). Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola. Revista Lusófona de Educação, 63(63), 13-30. https://doi.org/10.60543/issn.1645-7250.rle63.01
Publisher
Edições Universitárias Lusófonas