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Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.contributor.author | Canal, Cláudia Patrocínio Pedroza | |
dc.contributor.author | Sainz-Gómez, Marta | |
dc.contributor.author | Romero, Isabel | |
dc.contributor.author | Campira, Farissai P. | |
dc.contributor.author | Ordóñez, Graciela | |
dc.contributor.author | Costa, Alexandra R. | |
dc.contributor.author | Fior, Camila | |
dc.contributor.author | Ruiz-Melero, María José | |
dc.contributor.author | Tumbula, Samuel | |
dc.contributor.author | Bulaque, Paulo Z. | |
dc.contributor.author | Alfaro, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-11T19:13:31Z | |
dc.date.available | 2025-02-11T19:13:31Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais. | por |
dc.identifier.citation | Almeida, L. S., Canal, C. P. P., Sainz-Gómez, M., Romero, I., Campira, F., Ordoñez, G., Costa, A.R., Fior, C., Ruiz-Melero, M. J., Tumbula, S., Bulaque, P., & Alfaro, C. (2024). Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola. Revista Lusófona de Educação, 63(63), 13-30. https://doi.org/10.60543/issn.1645-7250.rle63.01 | |
dc.identifier.doi | 10.60543/issn.1645-7250.rle63.01 | |
dc.identifier.issn | 1645-7250 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29472 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | |
dc.relation.hasversion | https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9562 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | ensino superior | |
dc.subject | expansão do ensino superior | |
dc.subject | acesso ao ensino superior | |
dc.subject | democratização do ensino superior | |
dc.title | Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 30 | |
oaire.citation.issue | 63 | |
oaire.citation.startPage | 13 | |
oaire.citation.title | Revista Lusófona de Educação | |
oaire.citation.volume | 63 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |