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Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.contributor.authorCanal, Cláudia Patrocínio Pedroza
dc.contributor.authorSainz-Gómez, Marta
dc.contributor.authorRomero, Isabel
dc.contributor.authorCampira, Farissai P.
dc.contributor.authorOrdóñez, Graciela
dc.contributor.authorCosta, Alexandra R.
dc.contributor.authorFior, Camila
dc.contributor.authorRuiz-Melero, María José
dc.contributor.authorTumbula, Samuel
dc.contributor.authorBulaque, Paulo Z.
dc.contributor.authorAlfaro, Carlos
dc.date.accessioned2025-02-11T19:13:31Z
dc.date.available2025-02-11T19:13:31Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractNas últimas décadas ocorre uma expansão do ensino superior (ES) na generalidade dos países, traduzida no aumento de número de instituições, de cursos e de estudantes, traduzida numa maior diversificação dos ingressantes. Neste artigo, pretendemos descrever a organização e o processo de acesso ao ES em alguns países de língua portuguesa ou espanhola (Angola, Brasil, Costa Rica, Espanha, Moçambique e Portugal), apontando a legislação e práticas que suportam a sua expansão. Em particular destacamos as políticas que aumentaram a heterogeneidade da população estudantil, favorecendo a igualdade de oportunidades de acesso por estudantes provenientes de grupos socioculturais mais desfavorecidos. As conclusões apontam para a existência de estruturas de ES bastante diferentes nos vários países, contudo em todos eles implementam políticas favoráveis ao ingresso dos novos públicos. Paralelamente as instituições de ensino são incentivadas a implementar medidas que favoreçam a adaptação e sucesso de estudantes que ingressam com perfis diferenciados face aos seus estudantes tradicionais.por
dc.identifier.citationAlmeida, L. S., Canal, C. P. P., Sainz-Gómez, M., Romero, I., Campira, F., Ordoñez, G., Costa, A.R., Fior, C., Ruiz-Melero, M. J., Tumbula, S., Bulaque, P., & Alfaro, C. (2024). Expansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanhola. Revista Lusófona de Educação, 63(63), 13-30. https://doi.org/10.60543/issn.1645-7250.rle63.01
dc.identifier.doi10.60543/issn.1645-7250.rle63.01
dc.identifier.issn1645-7250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29472
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonas
dc.relation.hasversionhttps://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/9562
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectensino superior
dc.subjectexpansão do ensino superior
dc.subjectacesso ao ensino superior
dc.subjectdemocratização do ensino superior
dc.titleExpansão do Ensino Superior: Realidades e significados em alguns países de língua portuguesa e espanholapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage30
oaire.citation.issue63
oaire.citation.startPage13
oaire.citation.titleRevista Lusófona de Educação
oaire.citation.volume63
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

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