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Advisor(s)
Abstract(s)
Os laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis
de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.
Description
Keywords
VISIR Remote labs remote experimentation Learning goals Laboratórios remotos
Citation
André V. Fidalgo, Gustavo R. Alves, Maria A. Marques, Maria C. Viegas, Maria C. Costa-Lobo, Unai Hernández-Jayo, Javier García-Zubía, Ingvar Gustavsson, "Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab,” IEEE-RITA Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem (versão online), ISSN: 2255-5706, Vol. 1, Nr. 2, pp. 135-141, June 2013.