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Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Fidalgo, André V. | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
dc.contributor.author | Marques, Maria A. | |
dc.contributor.author | Viegas, Maria C. | |
dc.contributor.author | Costa-Lobo, Maria C. | |
dc.contributor.author | Hernández-Jayo, Unai | |
dc.contributor.author | García-Zubía, Javier | |
dc.contributor.author | Gustavsson, Ingvar | |
dc.contributor.author | Alves, Gustavo | |
dc.contributor.author | Fidalgo, André | |
dc.contributor.author | Marques, Maria Arcelina | |
dc.contributor.author | Viegas, Clara | |
dc.contributor.author | Costa Lobo, Cristina | |
dc.contributor.author | Garcia-Zubia, Javier | |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T11:06:41Z | |
dc.date.available | 2025-02-26T11:06:41Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Os laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos. | por |
dc.identifier.citation | André V. Fidalgo, Gustavo R. Alves, Maria A. Marques, Maria C. Viegas, Maria C. Costa-Lobo, Unai Hernández-Jayo, Javier García-Zubía, Ingvar Gustavsson, "Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab,” IEEE-RITA Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem (versão online), ISSN: 2255-5706, Vol. 1, Nr. 2, pp. 135-141, June 2013. | |
dc.identifier.issn | 2255-5706 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/29705 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | IEEE | |
dc.relation.hasversion | http://oldrita.det.uvigo.es/VAEPRITA/index.php?content=Num_Pub&idiom=Es&visualiza=1&volumen=1&numero=2&orden=desc | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | VISIR | |
dc.subject | Remote labs | |
dc.subject | remote experimentation | |
dc.subject | Learning goals | |
dc.subject | Laboratórios remotos | |
dc.title | Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab | por |
dc.title.alternative | Adapting Remote Labs to Learning Scenarios: Case Studies using VISIR and RemotElectLab | eng |
dc.type | research article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 141 | |
oaire.citation.issue | 2 | |
oaire.citation.startPage | 135 | |
oaire.citation.title | IEEE-RITA Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem | |
oaire.citation.volume | 1 | |
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