Repository logo
 
Publication

Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorFidalgo, André V.
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorMarques, Maria A.
dc.contributor.authorViegas, Maria C.
dc.contributor.authorCosta-Lobo, Maria C.
dc.contributor.authorHernández-Jayo, Unai
dc.contributor.authorGarcía-Zubía, Javier
dc.contributor.authorGustavsson, Ingvar
dc.contributor.authorAlves, Gustavo
dc.contributor.authorFidalgo, André
dc.contributor.authorMarques, Maria Arcelina
dc.contributor.authorViegas, Clara
dc.contributor.authorCosta Lobo, Cristina
dc.contributor.authorGarcia-Zubia, Javier
dc.date.accessioned2025-02-26T11:06:41Z
dc.date.available2025-02-26T11:06:41Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractOs laboratórios remotos são uma ferramenta tecnológica e pedagógica com uso crescente em todos os níveis de educação, e sua utilização generalizada é uma parte importante do seu próprio aperfeiçoamento e evolução. Este artigo descreve vários problemas encontrados em aulas laboratoriais, em cursos de ensino superior, na utilização de laboratórios remotos baseados em sistemas PXI, utilizando o sistema VISIR ou uma solução alternativa. São identificados e explicados três problemas que foram relatados por professores que deram apoio aos estudantes na utilização dos laboratórios remotos. O primeiro problema prende-se com a necessidade de permitir aos alunos selecionar a localização específica onde um amperímetro deve ser inserido nos circuitos elétricos, mesmo que incorreta, replicando as dificuldades do mundo real. O segundo é causado por falhas de sincronismo quando são necessárias várias medições em intervalos curtos, como no ciclo de descarga de um condensador. E o último problema é provocado pelo uso de um multímetro em modo DC na leitura de grandezas em CA, um procedimento que colide com as definições do equipamento. Todos os cenários são apresentados e discutidos, incluindo a solução encontrada para cada caso. A conclusão que se retira do trabalho descrito é que a área de laboratórios remotos é um campo em expansão, onde a sua utilização prática permite o aperfeiçoamento e a evolução das soluções disponíveis, exigindo uma cooperação e partilha de informação entre todos os intervenientes, i.e. investigadores, professores e alunos.por
dc.identifier.citationAndré V. Fidalgo, Gustavo R. Alves, Maria A. Marques, Maria C. Viegas, Maria C. Costa-Lobo, Unai Hernández-Jayo, Javier García-Zubía, Ingvar Gustavsson, "Adaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLab,” IEEE-RITA Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem (versão online), ISSN: 2255-5706, Vol. 1, Nr. 2, pp. 135-141, June 2013.
dc.identifier.issn2255-5706
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29705
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherIEEE
dc.relation.hasversionhttp://oldrita.det.uvigo.es/VAEPRITA/index.php?content=Num_Pub&idiom=Es&visualiza=1&volumen=1&numero=2&orden=desc
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectVISIR
dc.subjectRemote labs
dc.subjectremote experimentation
dc.subjectLearning goals
dc.subjectLaboratórios remotos
dc.titleAdaptação de Laboratórios Remotos a Cenários de Ensino: Casos de Estudo com VISIR e RemotElectLabpor
dc.title.alternativeAdapting Remote Labs to Learning Scenarios: Case Studies using VISIR and RemotElectLabeng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage141
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage135
oaire.citation.titleIEEE-RITA Revista Ibero-Americana de Tecnologias de Aprendizagem
oaire.citation.volume1
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_ab4af688f83e57aa
person.familyNameAlves
person.familyNameFidalgo
person.familyNameMarques
person.familyNameViegas
person.familyNameCosta Lobo
person.familyNameGarcia-Zubia
person.givenNameGustavo
person.givenNameAndré
person.givenNameMaria Arcelina
person.givenNameClara
person.givenNameCristina
person.givenNameJavier
person.identifier150015
person.identifierR-001-F04
person.identifierR-000-AKV
person.identifierR-002-477
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.ciencia-idC91D-EF99-47D9
person.identifier.ciencia-id2F16-E27D-76F8
person.identifier.ciencia-idCA13-1294-959D
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.orcid0000-0003-1219-3105
person.identifier.orcid0000-0002-5528-9898
person.identifier.orcid0000-0002-5769-5291
person.identifier.orcid0000-0003-4459-8676
person.identifier.orcid0000-0002-4462-8487
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.ridR-7611-2016
person.identifier.ridR-5518-2016
person.identifier.ridR-1218-2016
person.identifier.ridI-5486-2016
person.identifier.scopus-author-id7006053908
person.identifier.scopus-author-id15922707800
person.identifier.scopus-author-id37077635300
person.identifier.scopus-author-id56014304600
person.identifier.scopus-author-id44760969200
person.identifier.scopus-author-id14833837400
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublication17a751b2-e87b-497b-b06c-9d4c6c88a4bb
relation.isAuthorOfPublicationbf09bcb3-facf-485a-979a-3dd2c2b58833
relation.isAuthorOfPublication3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154
relation.isAuthorOfPublicationd28479f8-3978-4f6e-a49b-e603f33a6830
relation.isAuthorOfPublicationcac38311-1301-490a-be9e-8aa4b50316da
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
201306_uploads_VAEP-RITA.2013.V1.N2.A10.pdf
Size:
955.69 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: