ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual
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Browsing ESMAD - DM - Comunicação Audiovisual by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- À margem do caminhoPublication . Pereira, Rita Almeida; Leal, JoãoA realização de um projeto de fotografia documental levou à temática da caminhada como prática e experiência estética e artística, onde a fotografia foi associada ao ato de caminhar. O percurso escolhido para a realização da prática fotográfica é o Caminho de Santiago de Compostela. A reflexão teórica e a produção prática ganham suporte, fundamentalmente com as obras de autores como: Francesco Careri, que abordada os conceitos de caminhada estética, de percurso e território; de Rebecca Solnit, que reflete sobre o ato de caminhar enquanto forma de alcançar o lado consciente com a produção de pensamentos; Marc Augé e Michel de Certeau, que exploram o conceito de lugar e não-lugar, bem como de espaço. O projeto é realizado com base no tema da caminhada e das questões que daí advém. O ato de caminhar apresenta-se como a temática subjacente ao Caminho de Santiago, onde a ideia de caminhante, de percurso, de território e de paisagem são exploradas. O objetivo principal deste projeto, traduz-se na reflexão sobre o ato de caminhar enquanto prática potenciadora de experiências estéticas e artísticas, e posteriormente, na sustentação dessa reflexão em imagens. Essas imagens são constituídas por um conjunto de retratos, paisagens e objetos. A caminhada é vista enquanto ação que possibilita o envolvimento com o território, bem como a perceção mais abrangente das múltiplas dimensões de um espaço. Desta forma, parte da motivação do projeto consiste na intenção de estimular o pensamento através da caminhada enquanto experiência mental e física, possibilitando o contacto do corpo com o espaço. Este projeto fotográfico tenciona ainda, revelar resultados que reflitam um olhar pessoal sobre o percurso, potenciador de sugestões narrativas polissémicas. Pretende-se perceber de que forma a ação de caminhar poderá ou não ser substancial aos níveis artístico e pessoal. Da mesma forma que Francesco Careri, na sua obra Walkscapes: o caminhar como prática estética (2013), nos revela que se encontra movido por um interesse de compreensão sobre a importância da narrativa pessoal revisto no ato de caminhar, também a realização deste projeto possui motivações semelhantes.
- A aldeia: identidade e representaçãoPublication . Queirós, Ana Francisca Diogo Pinto; Leal, JoãoA Aldeia consiste num trabalho fotografico que aborda questões relacionadas com a identidade, o olhar sobre o outro e o olhar que o outro tem sobre nós. A aspiração para a concretização deste projeto consiste na vontade de entender o conceito de “belo”, e a sua influência na construção de identidade e representação do indivíduo. Mediante esta escolha o projeto explora o conceito de “beleza” na terceira idade. Existe na sociedade uma vontade acentuada de combater o envelhecimento. O crescimento das empresas de cosméticos poderá ser uma prova disso. Um creme antienvelhecimento tem como função, segundo as empresas de cosméticos, ajudar a preservar a beleza e juventude da pele, mas será que só existe beleza na juventude e numa aparência jovem? Num número dedicado à “Beleza”, pode ler-se na revista Exit que “o culto ao corpo, a vontade de não envelhecer, de continuar atraente, configura uma sociedade em que a juventude é um valor praticamente cotado em bolsa” (Exit, 2012). Esta afirmação poderá sugerir que existe uma vontade em alcançar a juventude eterna, ou então, de impedir que as marcas do tempo façam sentir de uma forma muito pronunciada no nosso corpo. Tendo como pano de fundo estas ideias, resolvi trabalhar com um grupo de mulheres mais velhas no sentido de perceber se estas ideias persistem à medida que as pessoas vão envelhecendo. O projeto é realizado na aldeia de Soalhães, em Marco de Canaveses, e consiste num trabalho fotográfico com um grupo de treze mulheres que foram maquilhadas e arranjadas como forma de enaltecer a sua figura. Em colaboração com a comunidade, realizaram-se oito sessões com pessoas diferentes, onde foram realizados retratos das pessoas que se mostraram disponíveis para se maquilharem e vestirem de uma forma diferente daquela com que se apresentam no dia a dia. A forma como estas pessoas estão produzidas parece descontextualizada da realidade que as envolve, realidade essa que é a das suas vidas quotidianas.
- A análise da construção dos estereótipos em DisclosurePublication . Rodrigues, Débora Brito; Cortesão, Maria João; Pinheiro, José AlbertoA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estagio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Produção e Realização Audiovisual, na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Instituto Politécnico do Porto (IPP). Numa primeira fase será feita a contextualização do tema, assim como a apresentação da problematização e da metodologia utilizada. Na componente teórica, serão explicados um conjunto de conceitos relacionados com a identidade de gênero, a orientação sexual e a expressão de género, e o que são os estereótipos para posterior análise no âmbito cinematográfica e televisivo. O estudo gizado na primeira parte do trabalho em causa, incidirá na análise do estereótipo dos homens trans no cinema e na televisão, sendo precedido de uma contextualização do documentário Disclosure (2020), de qual se retiraram alguns excertos estudados. Após a conclusão, dedicamos um capitulo onde são descritas recomendação para futuras investigações.
- A arte de fotografar em registoPublication . Ferreira, Joana Filipa Teixeira; Ribeiro, LuísO presente relatório tem como principal objetivo apresentar de forma resumida, porém com o detalhe necessário, o Estágio Curricular, realizado no Centro Português de Fotografia (CPF), com o propósito de concluir o Mestrado em Comunicação Audiovisual — Especialização em Fotografia e Cinema Documental. Este estágio incidiu sobre a área da fotografia, nas vertentes de fotografia documental, digitalização de diferentes suportes fotográficos e, reprodução de documentos fotográficos. Na fase final de cada uma das etapas, realizou—se a edição e arquivo dos respetivos ficheiros digitais obtidos. Ainda neste contexto, foi necessário aplicar as orientações e normativos internos e gerais, bem como as boas práticas inerentes a esta área de atuação, quer em relação à captação e reprodução das imagens, do ponto de vista da digitalização e reprodução, da museologia e da conservação de espécies, quer no que se refere ao tratamento arquivístico posterior dado aos ficheiros digitais propriamente ditos. Estes ficheiros digitais produzidos no âmbito deste estágio integraram o arquivo da instituição e serão utilizados na comunicação e divulgação, bem como, inseridos nos sistemas de informação e gestão do acervo do CPF, quer de documentos fotográficos, quer de câmaras e equipamento fotográfico.
- "Beat sheet" do filme "A lenda do galo": análise e justificaçãoPublication . Araújo, Carlos Alberto Correia; Moreira, José Miguel; Martins, FilipeCom este ensaio pretende-se refletir sobre o processo de criação do Mapa de Estrutura Narrativa da curta-metragem de ficção A Lenda do Galo, usando um Beat Sheet baseado no modelo do norte-americano Blake Snyder. Deste modo, através do processo de escrita do argumento cinematográfico e, posteriormente, da realização e montagem do filme (fases que determinam o plot final, logo, passíveis de transformar o enredo escrito inicialmente), será feita a justificação e análise da viabilidade dramática e narrativa deste tipo de Beat Sheet, aplicado ao filme de época A Lenda do Galo, uma fábula histórica de características mitológicas.
- Carros da minha memóriaPublication . Rodrigues, João Ferreira Inácio Pinto; Baptista, AdrianaAos olhos do cidadão comum, um automóvel, apesar de ser importante no quotidiano da maioria da população, é meramente uma máquina com quatro rodas e um volante usado para facilitar deslocações. É frequente haver uma relação quase de carinho e preocupação com o estado do próprio carro. Elevando o nível de relação aos entusiastas, o carro ganha um grande lugar de destaque na vida. Os donos ficam fascinados pelas linhas de design que fomentam a aerodinâmica do carro, os motores lendários, customizações quase infinitas, o cuidado na construção de uma carroçaria equilibrada por parte do construtor, suspensão e pneus que culminam no máximo grau de estabilidade e conforto. Admiradores imergem no mundo automóvel com grande adrenalina e paixão. Este projeto valoriza essa forte relação entre o dono e o seu automóvel, procurando documentar carros que, por diversas razões,são significativos na estirpe auto no distrito do Porto. Os carros usados neste projeto acabaram por marcar gerações e tornaram-se parte relevante na minha memória. O presente ensaio documenta e aprofunda a problemática do meu projeto: “Carros da minha memória” descrevendo todo o processo de pré-produção, da metodologia, da criação de entrevistas e da realização das mesmas, o trabalho de campo, a revelação de pelicula e os métodos digitais aplicados, e todos os procedimentos de pós-produção trilhados. Os objetivos do trabalho integram uma pesquisa concisa sobre vários fotógrafos que fizeram do carro um objeto de estudo e uma reflexão sobre o conceito de automóvel. Procurei quatro carros e respetivos donos para integrarem o meu projeto, com o intuito de os fotografar e de perceber como os donos dos automóveis se relacionam do ponto de vista estético com os seus veículos, e poder retratá-los privilegiando a relação entre ambos como sínquise. Os resultados do meu projeto demonstram que a fotografia assume um papel tanto de reviver acontecimentos, pessoais ou não, como ajuda a criar novos através da partilha da experiência.
- A casa imaginada – a representação da casa no cinema autobiográficoPublication . Miranda, Marta Morais e Vasconcelos de; Martins, Filipe; Negrão, PedroA presente dissertação foi realizada no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto/Estágio, do Mestrado em Comunicação Audiovisual - Fotografia e Cinema Documental, na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto (ESMAD IPP). Motivada por uma série de questões pessoais sobre a noção que temos de casa que surge, naturalmente, da numerosa quantidade de casas habitadas ao longo dos anos, o presente ensaio serve de base teórica à concretização do projeto autobiográfico A Casa Imaginada. Ao longo deste trabalho tenta-se reconhecer a ideia de casa através das suas representações principais de intimidade, memória e identidade, entre outras. Recorrendo a vários autores e a várias leituras sobre o tema tentamos transmitir uma ideia pessoal que se constrói e transforma ao longo do próprio trabalho. Os realizadores e filmes abordados aproximam-nos também do nosso objetivo desde uma perspetiva mais sensorial. O ponto de partida para esta investigação, sendo ela autobiográfica, são as casas a que ainda hoje temos acesso e a partir das quais podemos relembrar muitas outras. Por isso, ao longo do trabalho serão retratadas e descortinadas a Casa de Agora, a Casa dos Avós (ou a primeira casa de que temos memória) e a Casa imaginada. Através do ensaio pretendemos também melhor compreender o nosso papel na área do cinema e de que forma se poderá corporizar através deste o que imaginamos interiormente.
- O choque digital no documentário pós-cinemático: a atratividade do documentário no âmbito digitalPublication . Silva, Bárbara Ribeiro; Martins, FilipeA presente dissertação se propõe a entender, a partir da análise de obras audiovisuais e de autores do meio, como a história do primeiro cinema e do elemento da atratividade se entrelaça com a história do cinema documental e das expressões documentais pós-cinemáticas. Tom Gunning utiliza o termo “Cinema de Atrações” para ilustrar a influência de um elemento que se desenvolveu paralelamente à história da narrativa do cinema. Causando no espectador a reação de espanto ou “shock and awe”(choque e pavor), o elemento da atração re-emerge de forma significativa nas expressões do cinema digital. A partir de um panorama geral sobre como as mídias digitais modificaram a relação de recepção e produção das imagens cinemáticas, levantaremos as características e potenciais sócio-políticos das novas formas midiáticas aliadas ao cinema documental, onde a atratividade se revela como um elemento sintomático e ao mesmo tempo propulsor de novos regimes estéticos-sensoriais e de novas questões éticas.
- O cinema como veículo de empatia: a identificação do espectador com a figura do anti-heróiPublication . Araújo, Silvana Torricella Costa; Pinheiro, José AlbertoO presente ensaio analisa a identificação do espectador com protagonistas anti-heróis no cinema. A primeira fase do trabalho apresenta uma reflexão sobre os motivos subjacentes a presença cada vez mais notória de narrativas com anti-heróis e porque razão o espectador se sente atraído por personagens que cometem atos imorais e fogem as normas da sociedade. Realizou-se também um estudo sobre os mecanismos mentais e as técnicas cinematográficas que permitem que o espectador abandone o julgamento moral durante a Visualização do filme, de forma a identificar-se com estas personagens. A segunda parte do ensaio foca-se na análise das decisões da autora enquanto realizadora da curta-metragem “O Abafador” e de que forma contribuíram para a criação de empatia. Concluiu-se que a experiência fílmica é um processo extremamente pessoal, que depende de Vários fatores externos, e que o recurso a técnicas de realização que contribuem positivamente para a criação de empatia facilitam a identificação do espectador.
- O cinema documental a partir da memória e a sua relação com a morte: a realização em Tenho Medo do Fim das CoisasPublication . Gonçalves, Nicole; Martins, Filipe; Negrão, PedroEste ensaio procura perceber de que forma a memória se manifesta através do cinema documental e como é que este aborda a temática da morte. A memória pode expressar-se de diferentes formas na construção de uma narrativa, desde as vivências dos próprios realizadores até às histórias que lhes são contadas ou através da apropriação de matérias fílmicas ou fotográficas que são representativas de um tempo passado. Este ensaio versa sobre o cinema documental a partir da memória, esteja esta sob a forma de arquivo ou de recordações, em particular um cinema que retrata a temática da morte. Do conceito de memória até às representações que esta pode assumir de forma a tornar-se ferramenta para o cinema, procurar-se-á abordar exemplos práticos de obras cinematográficas documentais onde se assume a memória como ponto de partida. Para isso, serão analisadas as obras For One More Hour With You de Alina Marazi (2002), My Mexican Bretzel de Nuria Giménez (2019) e Still Processing de Sophy Romvari (2020). Este percurso culmina no cruzamento da investigação teórica com o desenvolvimento prático do projeto final, com a análise do processo de desenvolvimento do documentário Tenho medo do fim das coisas sob a perspetiva da realização.