ISCAP – DM - Negócio Electrónico
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Browsing ISCAP – DM - Negócio Electrónico by Field of Science and Technology (FOS) "Economia"
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- Abordagem aos fatores que influenciam a fidelização do consumidor em Comércio EletrónicoPublication . Vaz, Alexandra Sofia Mota; Silva, FirminoA elaboração da presente dissertação tem como tema o Comércio Eletrónico, tendo em consideração a vertente de Customer Relationship Management, e, em simultâneo, os fatores e variavéis que influenciam os consumidores aquando da realização de compras online , ou em caso contrário, a opção de não comprar por esse mercado online, onde os atributos como a satisfação e fidelização dos clientes são fundamentais. Vários autores referem que o ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da Internet, dentre elas, a mudança no comportamento de compra do consumidor. Esta dissertação identifica os diversos fatores (como por exemplo: tecnológicos, sociais ou económicos) que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores. É também fundamental identificar os fatores que levam os consumidores a não ponderar a escolha através do canal online. Todos estes fatores foram identificados e listados a partir de uma rigorosa revisão da literatura, que permitiu lançar um cojunto de hipóteses que vieram a ser avaliadas através de instrumentos baseados num questionário. A metodologia aplicada foi baseada num design descritivo, sendo a recolha de dados realizada por um questionário online a uma amostra não probabilística por conveniência. A análise dos resultados obtidos permitiu concluir que os consumidores que compram online identificam variáveis como “experiência de compra online positiva”, “website seguro”, “perceção” e “experiência”, como sendo determinantes para a fidelização e satisfação do cliente. Não obstante, tendo em conta os consumidores que optam pela compra em loja física, alguma das variáveis como “website pouco seguro”, “risco de burla”, “especificações de um produto”, são para os inquiridos preponderantes. As conclusões deste estudo permitem alinhar um conjunto de recomendações que visam contribuir para que as empresas adotem medidas para a satisfação e fidelização dos seus clientes em plataformas de compras online.
- A aplicação de mineração de processos a um processo de contabilidade empresarialPublication . Rodrigues, Francisco José Nóbrega; Rodrigues, Luís António da Silva; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço deThis dissertation addresses the application of Process Mining (PM) to improve an organization’s business process. The role of PM is based on the opportunity to use the existing data in the information systems of organizations to know and improve organizational processes. This data consists essentially of records of process events, which are executed in the information systems. In this sense, this work's objective and research question intend to study how the PM can provide introspective knowledge that enhances an organization's business process workflow. The process studied in this work was selected according to the accessibility and availability of information about it and the organization's willingness to apply PM. In this work, the research methodology was based on the stages of the case study, namely: the delineation of the problem; the selection of the unit and quantity of case(s); the formulation of the protocol; the data collection; the data analysis; and the conclusion of the work. The results of this research work were translated into a set of information, analysis and recommendations resulting from the application of PM techniques, namely Process Discovery, Process Analysis and Process Improvement. With the help of the Disco tool, a model of the AS-IS process was obtained; a performance analysis was performed; and improvements in duration, quality and organizational environment were proposed.
- Conceção do modelo de negócio para uma empresa de comércio eletrónico B2B: deportugal.ptPublication . Maia, Rui Jorge Gomes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Pinto, José Agostinho de SousaThe growing advance of technologies has led to their introduction in the organizational context in an increasingly comprehensive way. Therefore, the importance given to business models in order to adjust them to this new reality was growing in importance. E-commerce business models also emerged, adapted to the specificities of this increasingly common way of conducting commercial transactions using digital means. This dissertation presents the conception of an instantiation of an e-commerce business model, in the business to business (B2B) segment. This will allow, at a later stage, the creation of an online platform for the sale of one hundred percent Portuguese products with a regional focus, to be sold to Portuguese merchants abroad, such as smoked meats, cheeses, olive oil, wine, and many others. For the development of this research, the methodological basis was Design Science Research (DSR). A literature review was made in which business models oriented to an e-commerce context were analyzed. After analyzing the models proposed by several authors, it was concluded that the most appropriate model for the study would be the one presented by Kenneth C. Laudon and Carol Guercio Traver. In order to better understand the problematic, a market study was done, through a questionnaire and interviews, which served as a basis. These also served as the basis for the instantiation of the business model for the B2B e-commerce company "deportugal.pt". Once the business model was established, it was validated through an interview with a specialist in the area of commerce, in a country of continental Western Europe, and was evaluated positively.
- Estudo dos modelos de maturidade do business intelligence no setor da saúdePublication . Silva, João Carlos de Sousa; Gonçalves, Célia Talma Martins de Pinho Valente Oliveira; Oliveira, Catarina FélixA transformação digital associada ao enorme volume de dados com que as organizações de saúde lidam hoje em dia baseia-se na transformação desta complexa indústria orientada pelo conhecimento para transformar dados em conhecimento. A tecnologia está a mudar a forma como vivemos as nossas vidas quase todos os dias e de uma variedade de maneiras diferentes. Uma destas transformações está a ocorrer no campo dos cuidados de saúde. A indústria da saúde requer modelos de maturidade abrangentes que ajudem a identificar as prioridades para implementar uma solução de Business Intelligence (BI). Estas soluções são utilizadas em várias indústrias para obter uma visão dos dados financeiros e operacionais para tomar decisões mais informadas para o objectivo final de alcançar a eficiência e eficácia. As organizações clínicas têm utilizado o Business Intelligence para armazenar dados num armazém de dados centralizado, manter os dados dos pacientes seguros, análises precisas e completas, e partilhar relatórios entre departamentos para uma abordagem moderna e integrada dos cuidados de saúde. A presente dissertação pretende avaliar a maturidade, em termos de Business Intelligence, das organizações hospitalares portuguesas. Para conseguir responder à principal pergunta de investigação, esta dissertação baseou-se em duas grandes fontes de recolha de dados. A primeira foi uma revisão de literatura exaustiva focando-se no Business Intelligence e em Modelos de Maturidade. A segunda foi um questionário online enviado a vários hospitais portugueses que teve como objetivo avaliar o seu nível de maturidade. Devido ao facto de termos tido poucas respostas para o desenvolvimento deste estudo, não foi possível concluir muito a respeito dos hospitais portugueses como um todo. No entanto, com as respostas obtidas conseguimos concluir que independentemente do nível de maturidades, os hospitais estudados utilizam o Business Intelligence como um fator crucial para a sua gestão.
- Impactos na transição de um negócio físico para o digital: o caso de uma plataforma de venda de produtos eletrónicosPublication . Pereira, Júlio Filipe Meireles; Silva, António José Abreu daO presente projeto tem como objetivo analisar e demonstrar quais os impactos na transição de um negócio tradicional para o digital. Com a utilização da metodologia Design Science Research (DSR), serão minimizados os impactos de segurança entre transações, de bens e valores, como também melhorada a qualidade de serviço prestado. Num mundo em constante desenvolvimento em todas as áreas de mercado, e segundo o relatório anual do ano 2020, 49% da população portuguesa que utiliza a Internet efectuou em 2018 pelo menos uma compra digital. (E-commerce europa, 2020) Com a evolução da tecnologia, a percentagem de utilizadores da internet aumenta a cada ano, tendo em 2018 um valor superior a 65% da população, como utilizador assiduo da internet. Dentro destes, mais de 90% da população portuguesa, entre os 15 e os 44 anos, acede à internet. (tudo sobre ecommerce, 2020). Segundo a Pordata, o número de smartphones em Portugal a dezembro de 2014 rondava os 13 milhões de equipamentos (Pordata, 2014).
- A importância de um sistema de gestão documental e de conservação de conhecimento na empresa Mizuru TechPublication . Soares, Tiago Pais Araújo; Babo, Rosalina Maria Gonçalves Ferreira BessaNum contexto globalizado, onde os mercados internacionais têm um papel cada vez mais preponderante, as empresas enfrentam o desafio de se destacar. O relatório de estágio na Mizuru Tech focou-se na análise e resolução de problemas relacionados com a digitalização e acessibilidade das informações internas. A organização identificou a necessidade de conservar a experiência dos colaboradores e garantir o acesso fácil à informação e uma gestão eficaz dos documentos. Esses componentes são essenciais para impulsionar a inovação e a resolução eficiente de problemas. O acesso facilitado às informações permite decisões rápidas e precisas, aumentando a agilidade e a capacidade de resposta da empresa no mercado. Foi desenvolvido e implementado um CMS (Content Management System) adaptado às necessidades específicas da empresa, visando melhorar a procura de informações e contribuir para a manutenção de uma posição competitiva no mercado global. Com o avanço das tecnologias digitais, as organizações precisam constantemente de soluções que otimizem os seus processos internos e proporcionem um ambiente de trabalho mais eficiente. A implementação de uma plataforma como o Wix, uma ferramenta versátil e acessível, oferece uma oportunidade significativa para centralizar e organizar informações de maneira intuitiva e de fácil acesso para todos os colaboradores. Como futuros estudos é necessário uma análise centralizada no impacto da informação a longo prazo, a investigação de como a centralização da informação numa plataforma digital afeta a eficiência e produtividade dos colaboradores. A aplicação de uma plataforma semelhante nas linhas de produção da empresa, visto que a consulta de informações de montagem de equipamentos ainda é feita por papel.
- A influência do contexto pandémico provocado pela doença COVID-19 no comércio eletrónicoPublication . Carneiro, Jéssica Luísa Sousa Pinto; Afonso, Ana Paula Preto Mendes; Azevedo, Ana Isabel Rojão LourençoA pandemia derivada da COVID-19 representou um período de mudanças inevitáveis no contexto de compra e venda a uma escala global. Esta temática ainda é algo recente e, por isso, estão em falta investigações que avaliem o processo de compra dos consumidores online após retornar à normalidade, na medida em que nos períodos antes e durante, respetivamente, a literatura já afirma um crescimento exponencial do comércio eletrónico a partir do momento em que a pandemia se instalou pelo mundo. O objetivo primordial desta dissertação é estudar como é que o período pandémico afetou o comportamento de compra online antes e durante a pandemia. É igualmente relevante perceber se esse comportamento de compra se manteve após o fim desse período e quais as alterações observadas. Para cumprir com os objetivos delineados, foi necessário utilizar uma metodologia quantitativa, com recurso a um questionário de respostas fechadas. Este teve como população-alvo os estudantes e trabalhadores-estudantes de todas as escolas do Instituto Politécnico do Porto. Obtiveram-se 101 respostas. Seguidamente, procedeu-se ao tratamento dos dados recolhidos e realizou-se uma análise descritiva, apresentando a moda e respetiva frequência, bem como as percentagens associadas à mesma. No que diz respeito à aplicação de testes de hipóteses, foram escolhidos testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Friedman. O primeiro visa analisar por grupos as variáveis estudadas no questionário e perceber se existem diferenças significativas nas respostas entre cada categoria do grupo. Já o segundo tem como finalidade comparar os 3 momentos vivenciados devido à pandemia, ou seja, as respostas dadas no antes, durante e após o período pandémico. Esta investigação demonstra que os inquiridos já realizavam compras online antes da pandemia por considerar o comércio eletrónico um método vantajoso, devido a fatores como o preço, a promoção, a qualidade, a segurança, a conveniência e a confiança. Estes são fatores considerados decisivos para comprar pela Internet, e, por isso, não foi devido ao contexto pandémico que estes consumidores compraram pela primeira vez ou compraram em maior frequência e valor.
- O marketing de influência como ferramenta de crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um estudo de casoPublication . Mendes, Andreia Filipa Couto; Lima, Ana Patrícia Pinto deDesde recursos limitados à concorrência das grandes marcas, os pequenos negócios eletrónicos enfrentam múltiplos desafios e a sua sobrevivência depende da sua capacidade de afirmação no mercado, sempre respondendo às necessidades dos seus segmentos-alvo. O Marketing de Influência representa uma oportunidade para que os pequenos negócios eletrónicos se destaquem da concorrência, comunicando a sua mensagem de marca e proposta de valor através da voz de influenciadores digitais: utilizadores com poder de gerar um sentido de confiança e influenciar os consumidores. Este tipo de Marketing representa, não só, uma alternativa possível usando recursos que, para os pequenos negócios eletrónicos, são, muitas vezes, limitados, mas também apresenta vantagens no sentido de geração de conversação, confiança e sentido de comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios. Para perceber a utilização do Marketing de Influência em Portugal por parte dos pequenos negócios eletrónicos, desenvolve-se um estudo de caso aplicado à empresa Barkyn, recorrendo a técnicas de análise de conteúdo e a uma entrevista estruturada, realizada junto da agência de comunicação SA365, especialista em Marketing de Influência. As principais conclusões prendem-se com a capacidade que o Marketing de Influência tem para criar um sentimento de confiança junto do consumidor e incentivar a geração de uma comunidade em torno da marca, comparativamente a outros meios.
- O omnicanal: um estudo de caso de plataformas de comércio eletrónico dos retalhistas alimentares em PortugalPublication . Lapa, Tiago Gomes; Azevedo, Ana Isabel Rojão Lourenço de; Pinto, José Agostinho de SousaA presente dissertação aborda a temática do comércio eletrónico no ambito do retalho alimentar em Portugal. Através da revisão de literatura, é efetuada uma introdução ao tema e ás mudanças organizacionais necessárias para agregar este modelo de negócio ao setor do retalho. Seguidamente, são abordados os temas-chave desta dissertação: a integração entre os vários canais de venda (físicos e digitais), a gestão da cadeia de abastecimento (na qual se incluem as entregas associadas ao comércio eletrónico), e os métodos de pagamento eletrónicos predominantes. Após uma caracterização das empresas do setor em Portugal, foram selecionadas para análise o Continente, a Auchan e o Pingo Doce/Mercadão. Através de uma metodologia de estudo de casos múltiplos, e recorrendo ao método de observação direta, foram realizadas análises aos Websites e aplicações móveis dos retalhistas supracitados, assim como também deslocações ás lojas físicas, de modo a responder ás questões de investigação previamente suportadas pela revisão de literatura efetuada. As conclusões retiradas deste estudo baseiam-se nos resultados obtidos, acrescidos de fontes secundárias que suportam estes mesmos resultados. Estas conclusões finais demonstram que o Continente e a Auchan operam as suas várias plataformas de comércio eletrónico com recurso à estratégia omnicanal, ao passo que o Pingo Doce/Mercadão opera ainda num formato multicanal. Foram também identificados todos os métodos de pagamento suportados por estes retalhistas, assim como as opções de entrega e respetivos prazos e custos associados.
- Otimização de processos na cadeia de abastecimento com recurso à tecnologia Blockchain: o caso OSDMPublication . Freitas, João Gonçalo Sousa; Silva, António José Abreu daO estágio neste relatório sistematizado teve como objetivo, por meio da sistematização e análise de toda a informação disponível sobre a tecnologia de blockchain, desenvolver propostas de otimização da cadeia de abastecimentos da ODSM. A pertinência de tal objetivo remete para a época que vivemos atualmente, a que chamamos “era da Indústria 4.0”1. O intenso desenvolvimento tecnológico que a caracteriza potenciou, entre outras coisas, a adoção, por parte do tecido empresarial, de várias tecnologias emergentes, entre as quais a blockchain. Esta tecnologia permite a otimização dos processos da cadeia de abastecimento, assegurando ainda o controlo sob a mesma. Dado que a blockchain tem vindo a evidenciar-se como relevante e que exige uma adequação específica à realidade contextual e estrutural de cada empresa, o estágio realizado debruçou-se sobre o tema, operacionalizando-se para tal uma metodologia de investigação, a metodologia Investigação-Ação com foco nos sistemas de informação, no âmbito do recurso à referida tecnologia no setor têxtil. Assim, do presente trabalho emergem dois contributos fundamentais, nomeadamente de sistematização teórica e de exploração da aplicabilidade da tecnologia blockchain à empresa ODSM. Conforme o planeado, as propostas apresentadas não foram implementadas, por constrangimentos associados à duração do estágio e à inexistência de conhecimento necessário para proceder à mesma. De qualquer forma, a organização está agora preparada para atuar de forma sustentada no âmbito da tecnologia blockchain, caso assim o pretenda, tendo-se reiterado o potencial vantajoso da aplicação da mesma.