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Authors
Abstract(s)
The growing advance of technologies has led to their introduction in the organizational
context in an increasingly comprehensive way. Therefore, the importance given to
business models in order to adjust them to this new reality was growing in importance.
E-commerce business models also emerged, adapted to the specificities of this
increasingly common way of conducting commercial transactions using digital means.
This dissertation presents the conception of an instantiation of an e-commerce business
model, in the business to business (B2B) segment. This will allow, at a later stage, the
creation of an online platform for the sale of one hundred percent Portuguese products
with a regional focus, to be sold to Portuguese merchants abroad, such as smoked meats,
cheeses, olive oil, wine, and many others.
For the development of this research, the methodological basis was Design Science
Research (DSR). A literature review was made in which business models oriented to an
e-commerce context were analyzed. After analyzing the models proposed by several
authors, it was concluded that the most appropriate model for the study would be the one
presented by Kenneth C. Laudon and Carol Guercio Traver. In order to better understand
the problematic, a market study was done, through a questionnaire and interviews, which
served as a basis. These also served as the basis for the instantiation of the business model
for the B2B e-commerce company "deportugal.pt". Once the business model was
established, it was validated through an interview with a specialist in the area of
commerce, in a country of continental Western Europe, and was evaluated positively.
O crescente avanço das tecnologias originou a sua introdução no contexto organizacional de forma cada vez mais abrangente. Assim sendo, a importância dada aos modelos de negócio de modo a ajusta-los a este nova realidade foi crescendo em importância. Surgiram tambémos modelos de negócio de comércio eletrónico, adaptados às especificidades próprias desta forma, cada vez mais comum, de realização de transações comerciais utilizando meios digitais. Esta dissertação apresenta a conceção de uma instanciação de um modelo de negócio de comércio eletrónico, no segmento business to business (B2B). Este permitirá que à posterior, seja possivel criar uma plataforma online, de venda de produtos cem por cento portugueses com uma vertente regional, a serem vendidos a comerciantes portugueses no estrangeiro, tais como fumeiro, queijos, azeite, vinho, e muitos outros. Para o desenvolvimento desta investigação, teve-se como base metodológica a Design Science Research (DSR). Foi feita uma revisão de literatura em que foram analisados modelos de negócio orientados para um contexto de comércio eletrónico. Depois de serem analisados os modelos propostos por vários autores, concluiu-se que o modelo mais adequado para o estudo seria o apresentado por Kenneth C. Laudon e Carol Guercio Traver. De modo a perceber melhor a problemática, foi feito um estudo de mercado, através de um questionário e entrevistas, que serviram de base. Estas serviram ainda de base para a instanciação do modelo de negócio à empresa de comércio eletrónico B2B “deportugal.pt”. Feita a instanciação do modelo de negócio, esta foi validada através de entrevista a um especialista na área do comércio, num país da Europa Ocidental Continental, tendo sido avaliado de forma positiva.
O crescente avanço das tecnologias originou a sua introdução no contexto organizacional de forma cada vez mais abrangente. Assim sendo, a importância dada aos modelos de negócio de modo a ajusta-los a este nova realidade foi crescendo em importância. Surgiram tambémos modelos de negócio de comércio eletrónico, adaptados às especificidades próprias desta forma, cada vez mais comum, de realização de transações comerciais utilizando meios digitais. Esta dissertação apresenta a conceção de uma instanciação de um modelo de negócio de comércio eletrónico, no segmento business to business (B2B). Este permitirá que à posterior, seja possivel criar uma plataforma online, de venda de produtos cem por cento portugueses com uma vertente regional, a serem vendidos a comerciantes portugueses no estrangeiro, tais como fumeiro, queijos, azeite, vinho, e muitos outros. Para o desenvolvimento desta investigação, teve-se como base metodológica a Design Science Research (DSR). Foi feita uma revisão de literatura em que foram analisados modelos de negócio orientados para um contexto de comércio eletrónico. Depois de serem analisados os modelos propostos por vários autores, concluiu-se que o modelo mais adequado para o estudo seria o apresentado por Kenneth C. Laudon e Carol Guercio Traver. De modo a perceber melhor a problemática, foi feito um estudo de mercado, através de um questionário e entrevistas, que serviram de base. Estas serviram ainda de base para a instanciação do modelo de negócio à empresa de comércio eletrónico B2B “deportugal.pt”. Feita a instanciação do modelo de negócio, esta foi validada através de entrevista a um especialista na área do comércio, num país da Europa Ocidental Continental, tendo sido avaliado de forma positiva.
Description
Keywords
Modelo de negócio Comercio eletrónico Business-tobusiness Business model E-commerce