ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino BásicoPublication . Sousa, Hugo Gomes; Ribeiro, CarlaO presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.
- Aprender a ensinar ou ensinar a aprender? A perspetiva de uma professora em formaçãoPublication . Oliveira, Ana Carolina Gonçalves de; Oliveira, ElisamaNuma sociedade cada vez mais desafiadora, pautada pela multiculturalidade e pelos avanços tecnológicos, torna-se imprescindível uma formação docente plural e integrada, que torne o professor apto para enfrentar os desafios desta sociedade em contínua mutação e evolução. Desta forma, o presente Relatório de Estágio (RE) tem enfoque não apenas numa reflexão do percurso realizado pela mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), como também de uma aprendizagem centrada no aluno, valorizando o seu pensamento crítico e contribuindo, assim, para uma prática pedagógica eficaz e inclusiva. Este documento apresenta, ainda, uma análise e reflexão dos documentos legais e orientadores da prática educativa, bem como de algumas componentes inerentes à prática docente consideradas pela mestranda de especial relevância. A mestranda idealizou, também, um Projeto de Investigação cujo foco é a compreensão da leitura, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que possibilitou o aprofundamento do seu entendimento acerca deste tema. A mestranda delineou vários percursos de aprendizagem de modo a dar resposta à questão problema traçada no início do estágio curricular.
- Aprender a Ser Professor: Integrar o humor para diversificar aprendizagens e promover o gosto pela leituraPublication . Silva, Sara Isabel Costa; Oliveira, ElisamaA escola apresenta-se como uma comunidade de pessoas que atuam, interagem, aprendem e progridem, requerendo um perfil de professor reflexivo e em constante indagação. Para dar resposta a este perfil, o processo de formação de professores é composto por quatro etapas principais, que são também considerados instrumentos muito vantajosos para a prática educativa, a saber: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto que o presente Relatório da Prática Educativa Supervisionada, elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) homónima, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, se constitui como um espaço de apresentação de toda a trajetória de evolução pessoal e de conceção científico-profissional realizada pela mestranda, ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Em virtude do referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos predominantes no ensino, contemplando, ainda, um cariz investigativo. Portanto, este relatório revela a evolução da formanda, evidenciando as adversidades, mas também os potenciais que delinearam este percurso, bem como as proficiências a desenvolver. Este documento procura, também, – sobretudo pela sua componente investigativa – realçar que um professor se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico, a reflexão e a investigação-ação. Além disto, pretende evidenciar que o gosto pela leitura passa pelas conexões entre o saber ler e a emoção de ler, aliando, a esta última conexão, o humor, com o intuito de promover a leitura.
- Aprender a ser professora e a educar com valoresPublication . Cabral, Inês Massa; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva; Pereira, Pedro Duarte Barbosa GomesO presente relatório integra-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e é uma parte fundamental na obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. As principais finalidades deste relatório são a apresentação, a análise e a reflexão sobre o percurso académico da mestranda, no ano letivo em que estagiou em dois contextos educativos. A par do que foi referido, este documento apresenta igualmente os conhecimentos teóricos e didáticos que a mestranda adquiriu não só nos contextos educativos onde estagiou, mas também durante todo o seu percurso académico no ensino superior, e que sustentaram as escolhas efetuadas nas práticas letivas nos 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Por fim, surge o projeto com características de investigação-ação que está interligado com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de História e Geografia de Portugal centrado na promoção de valores basilares como a cooperação, tolerância e empatia, na turma do 5.º ano de escolaridade.
- Aprender com Eles e para Eles: uma viagem pela Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Pereira, Rita da Rosa; Ribeiro, CarlaO presente relatório denominado “Aprender com Eles e para Eles: uma viagem pela Prática de Ensino Supervisionada” surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O seu intuito é descrever, investigar, analisar e refletir criticamente sobre toda a ação pedagógica realizada no decorrer deste ano letivo. Ao longo do Relatório, toda a ação educativa é entendida de um ponto de vista reflexivo por parte da mestranda que procurou, no percurso da PES, desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem contextualizado de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Apresenta-se ainda o projeto de investigação da mestranda levado a cabo ao longo do ano letivo centrado na História Local como forma de trabalhar as competências históricas basilares dos estudantes, recorrendo à aproximação à Metodologia de Trabalho por Projeto.
- Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemiaPublication . Rocha, Diana Beatriz Faria; Ribeiro, Carla Patrícia da SilvaO presente Relatório de Estágio denominado Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia reflete a identidade profissional docente construída e adquirida ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A Prática Educativa Supervisionada é o momento mais aguardado em que todo o conhecimento científico-pedagógico adquirido durante os anos de formação se articula com a prática, com a realidade de cada contexto educativo. Neste sentido, este documento inclui uma perspetiva descritiva de todo o percurso desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada por uma análise crítico-reflexiva sustentada nas pedagogias específicas de cada nível de ensino, e assente nos princípios basilares da Educação. A importância do docente investigador revela-se ainda na componente investigativa do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, competência indispensável para a sociedade do século XXI. Saliente-se, por fim, que, em tempos árduos marcados pela incerteza e pela dúvida, alternando entre os regimes de ensino presencial e à distância face à conjuntura atual, a colaboração e a cooperação entre o grupo pedagógico, os supervisores institucionais, as docentes cooperantes e toda a comunidade escolar da instituição de estágio revelaram-se uma base importantíssima nesta aprendizagem partilhada.
- Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escritaPublication . Ribeiro, Ana Rita Martins; Oliveira, Inês; Sá, Susana Marques deO presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativas
- Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensõesPublication . Oliveira, Marisa Isabel Alves; Costa, José AntónioO presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens.
- Casulos solitários, voos solidários: a (in)constante metamorfose de um professor (em formação)Publication . Ferreira, Márcia Sofia da Purificação; Oliveira, ElisamaO presente Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integra, sob um olhar crítico e reflexivo, a descrição e a análise da trajetória formativa desenvolvida pela mestranda no decorrer da PES. Alicerçado num conjunto de qualidades que caracterizam a profissão docente, o presente documento está dividido em quatro capítulos. No capítulo I, são evidenciados os princípios legais e teóricos que enquadram e orientam a formação docente, salientando e fundamentando teoricamente dois aspetos inerentes à prática educativa. No capítulo II, são destacados os locais onde a prática foi desenvolvida, pelo que se apresenta a caracterização do Agrupamento de Escolas, com particular incidência na descrição dos dois contextos educativos nos quais se realizou a PES. O capítulo III, relata, por meio de uma postura crítica, reflexiva e teoricamente sustentada, as intervenções educativas mais significativas, que se encontram estruturadas em Unidades Didáticas. Por fim, no capítulo IV, é apresentado o projeto de natureza investigativa através do qual se pretende compreender as potencialidades do trabalho com o texto literário no aperfeiçoamento da expressão oral na área do Português. Assim, a necessidade de unir competências académicas e pedagógicas foi um importante contributo para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e valores essenciais para o crescimento profissional e pessoal da mestranda, que compreende a presente formação como o início de um voo numa profissão em permanente evolução.
- Competências Comunicativas em Língua Portuguesa: Contributos recíprocos entre as áreas curriculares nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Soares, Gilberto Joaquim Ferreira; Morgado, Celda Maria GonçalvesO Relatório de Estágio que se apresenta configura-se como um dos requisitos formais para admissão a prova pública e, consequentemente, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório integra-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo geral descrever e analisar o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores desenvolvido pelo estagiário enquanto docente em formação ao longo da prática educativa. Sendo o Mestrado enquadrado pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, profissionaliza para a docência no 1.º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Após a Introdução geral, que iniciará este Relatório, far-se-á, no Capítulo I, uma reflexão acerca da formação docente, com enfoque nas funções do professor. De modo a cumprir o objetivo geral deste documento, no Capítulo II, descrever-se-ão os contextos em que a prática educativa foi desenvolvida, desde o contexto geral associado às questões sanitárias e às suas consequências para o ensino, no presente ano, até aos contextos mais específicos: Agrupamento, escola e turmas em que o mestrando realizou a sua intervenção educativa. No Capítulo III, apresentar-se-á uma análise reflexiva, fundamentada teoricamente, sobre as práticas, as atividades e os recursos educativos, em que a articulação se revela importante, sendo estruturadora da Unidade Didática que caracteriza as intervenções do estagiário. No Capítulo IV, que antecede a reflexão geral deste Relatório, apresentar-se-ão as notas de um projeto educativo iniciado, Preocupações ambientais no ensino do Português, e ainda, em formato de artigo científico, um estudo de perceções de professores, alunos, pais e encarregados de educação sobre a relevância das competências comunicativas e de literacia digital no ensino, aprendizagem e avaliação, durante o momento de Ensino a Distância de emergência, no âmbito do confinamento obrigatório em virtude da COVID-19.