Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Diana Rocha_2021.pdf4.73 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio denominado Uma aprendizagem partilhada: aprender olhos nos olhos em tempo de pandemia reflete a identidade profissional docente construída e adquirida ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. A Prática Educativa Supervisionada é o momento mais aguardado em que todo o conhecimento científico-pedagógico adquirido durante os anos de formação se articula com a prática, com a realidade de cada contexto educativo. Neste sentido, este documento inclui uma perspetiva descritiva de todo o percurso desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, acompanhada por uma análise crítico-reflexiva sustentada nas pedagogias específicas de cada nível de ensino, e assente nos princípios basilares da Educação. A importância do docente investigador revela-se ainda na componente investigativa do desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, competência indispensável para a sociedade do século XXI. Saliente-se, por fim, que, em tempos árduos marcados pela incerteza e pela dúvida, alternando entre os regimes de ensino presencial e à distância face à conjuntura atual, a colaboração e a cooperação entre o grupo pedagógico, os supervisores institucionais, as docentes cooperantes e toda a comunidade escolar da instituição de estágio revelaram-se uma base importantíssima nesta aprendizagem partilhada.
This Internship Report entitled A shared learning: learning eye-to-eye in time of pandemic reflects the professional teaching identity built and acquired throughout the curricular unit of Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education of the School of Education of the Polytechnic of Porto. The Supervised Educational Practice is the most awaited moment in which all the scientific-pedagogical knowledge acquired during the years of training is articulated with practice, with the reality of each educational context. In this sense, this document includes a descriptive overview of the process developed in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, accompanied by a critical-reflective analysis based on the specific pedagogies of each educational level, and based on the founding principles of Education. The importance of the teacher-researcher is also revealed in the research dimension for the development of critical thinking capacities, an invaluable competence for the society of the 21st century. Finally, it should be noted that, in arduous times marked by uncertainty and doubt, alternating between face-to-face and distance learning regimes in view of the current situation, the collaboration and cooperation between the pedagogical group, the institutional supervisors, the cooperating teachers and the entire school community of the internship institution proved to be an extremely important basis for this shared learning.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Colaboração Cooperação Reflexão Investigação Pensamento crítico Supervised teaching practice Collaboration Cooperation Reflection Research Critical thinking

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue