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ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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  • A influência do capital lexical na compreensão textual
    Publication . Silva, Mariana Teixeira da; Oliveira, Inês; Lopes, Ana Sofia
    O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de mestre. O trabalho foi desenvolvido no ano letivo de 2022/2023, precisamente quando decorreram os estágios em ambos os ciclos, e pretende evidenciar os conhecimentos construídos e obtidos, espelhando o perfil reflexivo e investigativo da mestranda. Desta forma, iniciar-se-á com um enquadramento curricular e profissional, nomeadamente uma reflexão sobre a educação e o papel do professor na sociedade, assim como uma perspetiva sobre a formação inicial docente e o perfil reflexivo e investigativo. Após esta reflexão, introduzir-se-á a caracterização do agrupamento onde a Prática de Ensino Supervisionada se realizou, bem como a caracterização das turmas dos dois ciclos. Posteriormente, procurar-se-á apresentar o percurso realizado ao longo do ano letivo, realizando-se uma breve explicação da organização e do funcionamento da prática supervisionada, seguida da reflexão e da análise da ação educativa. Terminar-se-á o presente relatório com o capítulo focado na dimensão investigativa, descrevendo o projeto de investigação que resultou da situação problemática identificada na turma de 1.º CEB. Por meio da planificação e da implementação de três intervenções educativas, pretendeu-se relacionar o desenvolvimento de estratégias de organização do léxico com o alargamento do capital lexical e, consequentemente, a compreensão textual.
  • Jogar para a comunicação adequar: o contributo da gamificação na promoção de cortesia em contextos online
    Publication . Holstein, Manuel Bernardo; Querido, Joana
    O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudo do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, enquanto elemento de avaliação e requisito formal para a aceitação da prova pública e aquisição do grau de Mestre. Este documento inclui, numa primeira instância, uma fundamentação científica, curricular e pedagógica da profissionalidade docente, assim como considerações pessoais a este propósito. Após a descrição dos contextos educativos de intervenção, contempla uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada, destacando recortes representativos das práticas desenvolvidas nos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, assim como desafios e aprendizagens realizadas durante o período de estágio. Por fim, é apresentada a componente investigativa desenvolvida numa turma do 5.º ano do 2.º CEB. Esta surgiu a partir da observação do contexto e da análise das fragilidades nas interações reais e virtuais entre os alunos. Partindo dos interesses da turma e dos benefícios da gamificação enquanto metodologia ativa, este projeto teve como objetivo refletir sobre o impacto da gamificação na mobilização de estratégias de cortesia. Nesta exposição, são fundamentadas as escolhas realizadas, apresentado o trabalho desenvolvido e analisados os resultados obtidos numa perspetiva crítica.
  • Preparação para a docência: a educação pela arte para o desenvolvimento de competências de oralidade no 2.º CEB
    Publication . Mesquita, Maria Manuel Simões Lopes Cardoso; Costa, José António Ribeiro da; Oliveira, Inês da Conceição Pinto de
    O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O relatório reflete o percurso da mestranda, no ano letivo de 2022/2023, no estágio curricular desenvolvido nos 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico. Espelha ainda os conhecimentos teóricos e pedagógicos obtidos ao longo da formação académica e do percurso pessoal da estagiária. Tendo por base um perfil de professor investigativo e atento às necessidades dos alunos, foi realizado um projeto de investigação, que teve como ponto de partida a seguinte questão investigativa: "Como pode a Educação pela Arte desenvolver competências na oralidade em alunos do 2.º CEB em Português Língua Materna?". Através deste projeto, procurou-se compreender a potencialidade da metodologia Educação pela Arte para o desenvolvimento da produção oral. Para a concretização do mesmo, adotou-se a metodologia investigação-ação, estabeleceu-se um plano de ação ao longo de duas regências e uma monitorização do impacto do mesmo numa grelha de avaliação por observação dos alunos e por meio de registos audiovisuais. As métricas definidas foram ambiciosas e permitiram parcialmente medir a eficácia do plano de ação, pois não foi possível estabelecer uma relação clara de causa-efeito entre a metodologia Educação pela Arte utilizada e as melhorias na oralidade apresentadas.
  • De observadora a professora: reflexões sobre a prática pedagógica e a promoção de mecanismos de cortesia linguística
    Publication . Maia, Maria Margarida Escaleira dos Santos Rebelo; Lopes, Ana Sofia do Carmo; Oliveira, Inês da Conceição Pinto de
    A elaboração deste relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e corresponde a uma parte do processo para a obtenção do grau de Mestre. O presente documento reflete o trabalho que foi realizado ao longo do ano letivo de 2023/2024, período durante o qual a mestranda desenvolveu o estágio em ambos os ciclos de ensino referidos, articulando teoria e prática pedagógica. Por isso, o principal objetivo consiste em refletir sobre os conhecimentos científicos e científico-pedagógicos adquiridos ao longo da formação, demonstrando como os mesmos fundamentaram a prática pedagógica da professora em formação e contribuíram para o desenvolvimento de um perfil profissional crítico e reflexivo. Deste modo, neste relatório, serão apresentados os pressupostos teóricos, normativos e legais que orientaram as atividades pedagógicas realizadas, evidenciando a construção e a evolução do perfil docente da mestranda. Ademais, este relatório inclui uma componente investigativa, na qual se procurou perceber se a técnica de comunicação debate, em que se discutem valores, pode potenciar a adoção de mecanismos linguísticos de cortesia por parte de alunos do 4.º ano de escolaridade. Assim, foram dinamizados quatro debates, em que os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os seus argumentos em relação ao valor em destaque, da forma mais cortês possível, utilizando, para isso, diversificados mecanismos de cortesia linguística, com vista a uma comunicação mais ajustada e empática.
  • COmpreEnSÃO: um percurso múltiplo
    Publication . Moreira, Ana Emanuela Correia; Oliveira, Inês
    A elaboração do presente relatório de estágio surge no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de mestre. Este trabalho foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023/2024, onde decorreram os estágios nos dois ciclos de ensino, e pretende colocar em evidência os conhecimentos construídos ao longo do percurso formativo, cujo desenvolvimento sustentou a prática educativa desenvolvida pela mestranda, espelhando o desenvolvimento do perfil profissionalizante investigativo e reflexivo. Assim, ao longo deste relatório, encontram-se pressupostos teóricos, normativos e legais que sustentaram o trabalho desenvolvido pela mestranda nos contextos educativos, desvendando o perfil docente construído pela mesma. Considerando que a dimensão investigativa e reflexiva se afigura como fundamental na profissão docente, a ação pedagógica desenvolvida potenciou o desenho e implementação de um projeto de investigação. Deste modo, procurou-se analisar o contributo das cadeias de referências para o sentido do texto, recorrendo-se à metodologia Investigação-Ação, intervindo, em linhas gerais, no desenvolvimento da consciência linguística, colocando-a ao serviço do desenvolvimento da competência leitora. Este relatório representa o culminar de todo o contributo da formação académica na sua formação inicial docente. Caminho este que foi trilhado indo ao encontro de uma prática educativa consistente e de qualidade, que se traduz em aprendizagens mais significativas para os alunos.
  • De que modo o Trabalho por Projeto pode contribuir para a aprendizagem de questões socialmente vivas, no ensino de História e Geografia de Portugal no 2ºCEB
    Publication . Silva, Delfina Daniela Ferreira da; Duarte, Pedro
    O presente relatório elabora-se mediante uma componente de avaliação na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, em conformidade com o plano de estudos do curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integrar-se também como um requisito obrigatório para a obtenção do grau de mestre e, consecutivamente, um abrir das portas para o caminho da docência. O principal objetivo deste documento é refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, envolvendo a multiplicidade de aprendizagens, alicerçando o saber teórico e a prática educativa em contexto de sala de aula. Este projeto resulta de pesquisas bibliográficas e a aplicação de estratégias para o desenvolvimento de aprendizagens significativas juntos dos alunos, sem nunca descorar as motivações intrínsecas de exercer a docência. Mais que uma exposição de conceitos, o presente relatório, debruça-se sobre a aplicação da aprendizagem baseada em Trabalho por Projeto. Uma metodologia pedagógica ativa em que o principal objetivo passa por uma reflexão sobre a pertinência da aprendizagem baseada no Trabalho por Projeto para a construção do conhecimento em História e Geografia de Portugal. Este relatório encontra-se dividido por capítulos onde se reflete sobre a importância da docência e como posiciona-la nos dias de hoje; descrevemos o contexto educativo e onde dedicamos à metodologia utilizada no projeto com os alunos e analisamos a aplicação do Trabalho por Projeto. Sublinha-se a intenção de perceber se as questões socialmente vivas têm uma relação direta na motivação para a aprendizagem e estabelece-se a relação entre conhecimento e como o Trabalho por Projeto interfere nesse processo.
  • Construção da identidade profissional: registos de uma prática pedagógica supervisionada no 1º e 2º CEB
    Publication . Sousa, Joana Gomes de; Maia, Cristina; Oliveira, Elisama
    O presente Relatório de Estágio realizou-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O documento que se apresenta centra-se numa análise e reflexão do trabalho realizado no decorrer da prática pedagógica desenvolvidas no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo de 2022/2023, fundamentadas com a articulação de referentes teóricos, normativos e legais. O título escolhido espelha o caminho de aprendizagem desenvolvido, nomeadamente na construção dos conhecimentos científico, pedagógico e didático adquiridos ao longo do mesmo. Este caminho foi trilhado com uma articulação persistente entre as capacidades de observar, planear, intervir, refletir e, ainda, de investigar, que contribuiu, claramente, para o desenvolvimento da identidade profissional da professora em formação, mostrando que um professor também é investigador. Face ao exposto, este Relatório de Estágio apresenta, ainda, uma componente investigativa que se desenvolveu através do Projeto de Investigação e Intervenção, desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade. No Projeto de Investigação intitulado A Literatura na Promoção de Valores de uma Turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino procurou-se compreender como é que a literatura, através do objeto livro, potencia o trabalho na área das Ciências Humanas e Sociais, mais especificamente, na promoção de valores como a liberdade, a paz, a solidariedade e a empatia. Esta investigação articulou, também, as áreas curriculares do Português e da Cidadania e Desenvolvimento, evidenciado a transversalidade do tema.
  • Aprender a ensinar ou ensinar a aprender? A perspetiva de uma professora em formação
    Publication . Oliveira, Ana Carolina Gonçalves de; Oliveira, Elisama
    Numa sociedade cada vez mais desafiadora, pautada pela multiculturalidade e pelos avanços tecnológicos, torna-se imprescindível uma formação docente plural e integrada, que torne o professor apto para enfrentar os desafios desta sociedade em contínua mutação e evolução. Desta forma, o presente Relatório de Estágio (RE) tem enfoque não apenas numa reflexão do percurso realizado pela mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada (PES), como também de uma aprendizagem centrada no aluno, valorizando o seu pensamento crítico e contribuindo, assim, para uma prática pedagógica eficaz e inclusiva. Este documento apresenta, ainda, uma análise e reflexão dos documentos legais e orientadores da prática educativa, bem como de algumas componentes inerentes à prática docente consideradas pela mestranda de especial relevância. A mestranda idealizou, também, um Projeto de Investigação cujo foco é a compreensão da leitura, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que possibilitou o aprofundamento do seu entendimento acerca deste tema. A mestranda delineou vários percursos de aprendizagem de modo a dar resposta à questão problema traçada no início do estágio curricular.
  • O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos
    Publication . Veiros, Catarina Oliveira; Duarte, Pedro
    O presente Relatório de Estágio, intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos", está alinhado com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório constitui um componente essencial para a avaliação da Prática de Ensino Supervisionada e é um requisito formal para a admissão à prova pública e obtenção do grau de Mestre. O documento oferece uma análise detalhada da experiência vivida durante o estágio no ano letivo 2023/2024, incluindo uma reflexão sobre o desenvolvimento profissional, social e pessoal. Explora a relação entre investigação e prática, destacando como a observação, planificação, ação e reflexão contribuíram para o enriquecimento das competências necessárias a um docente de perfil duplo. O relatório dá especial ênfase ao projeto de investigação intitulado "O contributo das atividades de envolvimento epistémico para a educação cidadã dos alunos". Este projeto, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, utilizou uma abordagem de investigação-ação para explorar como as atividades que promovem a autonomia e a educação em valores influenciam a formação cidadã dos alunos. Além disso, o relatório reflete sobre o processo de desenvolvimento científico­ pedagógico, pessoal e social da docente em formação, ancorado no percurso trilhado ao longo do estágio. Salienta que a prática pedagógica requer uma constante articulação entre planificação, intervenção e reflexão, evidenciando que ser professor implica também um processo de investigação. O binómio investigação e ação permeia os diversos capítulos do documento, desde os aspetos científico-pedagógicos e programáticos até à apresentação dos recortes da prática educativa e do projeto. Neste contexto, foi desenvolvido um projeto de investigação e intervenção focado em avaliar como atividades de envolvimento epistémico, combinadas com o trabalho colaborativo, podem potenciar a educação cidadã dos alunos. O projeto visou explorar as vantagens e benefícios que o trabalho colaborativo traz para a educação em valores, examinando de que forma a interação e a cooperação entre os alunos contribuem para uma compreensão mais profunda dos princípios cívicos e sociais.
  • Empatia, respeito, tolerância: a prática docente pela voz dos discentes
    Publication . Ferreira, Maria Lucinda Carneiro; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva
    O presente trabalho intitulado Empatia, Respeito, Tolerância: A prática docente pela voz dos discentes, decorreu no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisio nada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º Ciclo do Ensino Básico e é um dos elementos avaliativos do percurso académico. O trabalho a seguir apresentado é uma descrição e reflexão sobre a prática educativa realizada ao longo de um ano letivo, com turmas no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal, apresentando desafios e conquistas, e mobilizando documentos normativos como as Aprendizagens Essenciais, o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e o documento regulador da Educação para a Cidadania, como forma de justificar a prática docente. Adicionalmente, é descrito um projeto de intervenção, desenvolvido com a turma de 6.º ano de Português, numa aproximação à investigação-ação, que procurou o melhoramento das relações entre colegas, com base no respeito, empatia, escuta empática e entreajuda.