ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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- Relatório de estágioPublication . Graça, Vânia Gabriela Dias; Maia, CristinaO processo de formação de professor é complexo e continuum, dotado de quatro grandes etapas, que são também considerados instrumentos muito úteis, e que vão sendo utilizados simultaneamente e constantemente na prática educativa de docente: a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão. É neste contexto, que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, contemplada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e profissional da formanda. Face ao referido, esta reflexão em torno da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos que apontam para o papel de professor como investigador e crítico, inerentes a um perfil de docente duplo, emergindo como resposta e superação do modelo de professor executor, muito tradicional. Assim, este documento pretende realçar que um professor se constrói tendo por base conhecimentos científicos-pedagógicos e na utilização da investigação-ação, pretendendo evidenciar que a sua componente investigativa esteve ao serviço de toda a Prática Educativa Supervisionada nos dois ciclos de ensino. Por fim, o presente Relatório assume-se como único e pessoal que encara a prática reflexiva como uma ferramenta que potencia a avaliação do professor, na procura de um permanente crescimento e amadurecimento da prática educativa, com vista à construção de um perfil de docente duplo.
- Relatório final da prática educativa supervisionadaPublication . Vieira, Diana Raquel Madureira; Maia, CristinaA aprendizagem é uma ação constante ao longo da vida, sendo através dela que se palmilha o longo caminho de construção da identidade profissional, preconizada pela Prática Educativa Supervisionada, repleta de experiências e de importantes momentos de partilha de saberes. Deste modo, a PES constituiu-se como um espaço de mobilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos que permitiram a realização de uma prática contextualizada, significativa, relevante, pertinente e adequada, possibilitando a adoção de uma postura ativa e indagadora, baseada na reflexão constante sobre e na ação, permitindo agir de forma adequada às exigências de cada contexto educativo. No seguimento do exposto, o Relatório de Estágio constitui-se como um espaço de apresentação de todas as vivências experienciadas pela mestranda, enquanto professora estagiária, tendo como objetivo a realização de uma análise crítica e refletida, apoiada nos pressupostos legais e teóricos relativos à Educação Básica e a tudo o que integra e contempla. A investigação desenvolvida em torno das práticas de ensino da História e Geografia de Portugal e do Estudo do Meio, no âmbito das Ciências Humanas e Sociais, tendo o modelo de “aula-oficina” de base Construtivista como referência, revelou-se uma mais-valia no desenvolvimento de capacidades e competências de investigação, bem como na perceção, por parte da mestranda, dos impactos das diferentes metodologias adotadas em sala de aula. Importa referir que contribuiu, igualmente, para a consolidação da ação educativa e de ideias e vincos pessoais da mestranda, enquanto futura profissional de educação, que objetiva uma Escola profícua em aprendizagens significativa
- Relatório de EstágioPublication . Lopes, Ana Sofia do Carmo; Choupina, CeldaA escola, anteriormente caraterizada pela sua função de passagem curricular sistemática, hoje afigura-se como uma comunidade de pessoas que agem, interagem, aprendem e evoluem, requerendo um perfil de professor reflexivo e indagador. Portanto, é neste contexto que o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende espelhar o percurso de desenvolvimento pessoal e de construção científico-profissional da mestranda. Face ao referido, a reflexão a seguir realizada acerca da prática educativa suporta-se em pressupostos teóricos preponderantes no ensino e beneficia de um cariz investigativo, dois pilares fundamentais na metodologia de investigação-ação. Assim, este relatório configura-se como uma ferramenta que potencia o desenvolvimento e a avaliação da formanda na busca de um crescimento, evidenciando-se os desafios, as potencialidades que pautaram este percurso, bem como os aspetos e as competências ainda a desenvolver. Este documento procura, também, sobretudo pela sua componente investigativa, realçar que um professor somente se constrói a partir da harmonização entre o conhecimento científico, o conhecimento científico-pedagógico e a investigação-ação. Ademais, pretende evidenciar que o sucesso no ensino e na aprendizagem da gramática passa pelas conexões entre o saber (meta)linguístico do professor e a sua constante atualização, acompanhando os recentes contributos advindos da Linguística Aplicada e Descritiva, e por uma metodologia que assente, especialmente, na reflexão (meta)linguística pelo aluno, que se revela fundamental para a compreensão leitora, pois esta envolve processos linguísticos, desde o nível do som ao nível do texto.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Fabiana Luísa Teixeira da; Maia, CristinaO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
- Relatório de EstágioPublication . Sousa, Catarina Raquel Azevedo; Sousa, Maria ElisaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular “Prática de Ensino Supervisionada”, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico, que confere o grau de mestre, habilitando para a docência no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico em Português e História e Geografia de Portugal. Com este relatório pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido em escolas do ensino básico, do 1.º e do 2.º ciclo, tendo sido a formação, neste último, focada nas áreas de Português e História e Geografia de Portugal, ao longo do ano letivo, e em simultâneo, nos dois ciclos, com um horário e calendarização distribuídos semanalmente, em harmonia com as especificidades de cada um dos ciclos. Procura-se apresentar evidências da intervenção do professor dentro e fora da sala de aula, no mesmo ciclo e em ciclos diferentes, orientada pelos princípios metodológicos de cada área e da Supervisão Pedagógica. O relatório apresentado contempla as atividades de conceção, planificação, até à concretização de aulas e de sequências didáticas, passando pela participação e dinamização de projetos, integrando ainda a componente de investigação ao serviço da ação do professor.
- Relatório de EstágioPublication . Gomes, Diogo Filipe Pires; Sousa, Maria ElisaO presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática do Ensino Supervisionada integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende apresentar o percurso do mestrando desenvolvido numa escola do 1.º e 2.º CEB. Assim, este relatório de estágio expõe as vivências experienciadas pelo mestrando, enquanto professor em formação, num contexto educativo, revelando a ação desenvolvida na PES, na qual a teoria e a prática se articulam, apoiado no ciclo reflexivo. A planificação surge, deste modo, como um instrumento orientador e regulador da intervenção em sala de aula. No referido documento será, também, retratado o desenvolvimento dos projetos, fora da sala de aula, bem como a componente investigativa acerca da ortografia.
- De que (poesia) são feitos os dias da escolaPublication . Oliveira, Sílvia Andreia de Sousa Ribeiro e Ferreira Braga de; Sousa, Maria ElisaO presente Relatório de Estágio, com o título De que (poesia) são feitos os dias da escola, é reflexo da identidade docente que se foi construindo ao longo da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, condição para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1.º ciclo e nas mencionadas áreas disciplinares do 2.º ciclo. Este relatório desenha um caminho de descoberta pessoal e profissional, pautado pelo gosto e vontade de crescer e aprender mais. Marcada por uma atitude crítica, reflexiva e investigativa, a prática pedagógica caracterizou-se pela concretização de sequências didáticas amparadas sob o mesmo fio condutor – a presença da Poesia na escola. Sob este mote, procurou-se dinamizar intervenções em sala de aula, articuladas entre os dois ciclos, possível pela presença, no mesmo horizonte temporal, nos dois ciclos, cujo trabalho foi o “alimento” para as intervenções na escola, envolvendo a comunidade educativa. Para a prática pedagógica, assumiu relevância o trabalho desenvolvido no âmbito da Supervisão Pedagógica, que se baseou no diálogo e na reflexão permanente, o que permitiu a concretização de situações de ensino e de aprendizagem fundamentadas e contextualizadas. Na sala de aula privilegiouse a metodologia oficinal, a metodologia de aprendizagem cooperativa, com especial atenção no espaço e ambiente de sala de aula. Na mesma senda, o desenho do projeto de investigação vem reforçar o espaço protagonista que a Poesia pode assumir na aula de Português, convocando textos de outros géneros e em diversos suportes para, com eles, construir uma malha articulada de saberes.
- Quem conta um conto acrescenta um pontoPublication . Costa, Ana Luísa Batista; Costa, José AntónioContar e ouvir contar histórias sempre foi algo que acompanhou o meu percurso pessoal e profissional. Assim, no presente documento, com o título “Quem conta um conto acrescenta um ponto (ou vários)”, adotei o conto como fio condutor. Este Relatório, desenvolvido no espaço da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, que integra o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, possibilita dar conta do que foi desenvolvido ao longo de todo o ano de Estágio profissionalizante. Este documento está dividido em duas partes. Na Parte I, constituída por sete capítulos, procedo ao levantamento de aspetos fundamentais à reflexão sobre a minha prática, problematizando o que é ser professor nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e de que modo é que os pressupostos enunciados acompanharam as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. A Parte II é dedicada ao Projeto de Investigação, que tem como questão de partida: “Qual é o contributo do conto para o desenvolvimento linguístico dos alunos em sala de aula?”. Além da fundamentação teórica e metodológica, apresento os passos a seguir numa eventual concretização do Projeto (que não surgia como requisito para a efetivação do presente Relatório) e uma reflexão sobre o modo como esta tarefa de pesquisa contribuiu para revisitar o meu percurso formativo e delinear pontes para o futuro profissional.
- As vias alternativas da pedagogia da gamificação nos 1.º e 2.º CEBPublication . Ferraz, Tiago André Pinto; Costa, José António; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório institui-se como um dos requisitos formais para admissão a prova pública e, consequentemente, a obtenção do grau de Mestre. Este Relatório integra-se na Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como objetivo geral descrever e analisar o processo de desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores ao longo do Estágio, como resultado da prática educativa desenvolvida pelo docente em formação. Sendo este Mestrado um curso de 2.º ciclo de estudos que profissionaliza para a docência, far-se-á uma reflexão acerca da construção da profissionalidade docente de modo a cumprir o objetivo geral deste documento, contextualizando-se a prática educativa e caracterizando os contextos onde foi desenvolvida a intervenção educativa. Dado que, durante o Estágio, houve a oportunidade de usar diversas estratégias no âmbito da pedagogia da gamificação, consideraram-se os princípios do jogo como potencialidades para a aprendizagem, tendo como objetivo a motivação e a aquisição de competências de raciocínio e conhecimento dos alunos. Sendo esta uma teoria que aposta sobretudo no uso de equipamentos multimédia, traçaram-se como objetivos: i) motivar os alunos para a aprendizagem e o sucesso académico; ii) desenvolver o gosto pela competição saudável e a conquista de resultados significativos; iii) rentabilizar os recursos e equipamentos existentes na escola, desde os digitais aos físicos. Do uso da pedagogia gamificada, refletem-se neste documento as propostas de alternativas ao uso de recursos tecnológicos, tendo em consideração outros recursos cuja utilização se apoia nas bases desta pedagogia.
- Um doce ler: leitura, compreensão e desenvolvimento de competências comunicativas nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Juliana Vaz Almeida Gomes; Morgado, Celda Maria GonçalvesO presente Relatório constitui-se como um elemento de avaliação à Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, Unidade Curricular integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e condição obrigatória para a admissão da mestranda à prova pública, último requisito para a obtenção do grau de mestre e a habilitação para a docência, segundo o perfil de saída do Mestrado que frequenta. O principal objetivo deste relatório é refletir sobre a Prática de Ensino Supervisionada, abrangendo os contextos educativos em que a mestranda se inseriu, bem como as turmas em que concretizou as suas práticas e ainda a reflexão acerca Ensino e do Ser Professor no século XXI, contemplando os desafios inerentes à prática, nomeadamente do Professor enquanto Investigador. Este documento pretende espelhar os conhecimentos científico, pedagógico, do contexto e tecnológico (Shulman, 1986; Mishra & Koehler, 2006) adquiridos ao longo não só do Mestrado, mas também de todo o percurso académico, social e pessoal da mestranda, bem como integrar uma reflexão fundamentada científica e pedagogicamente sobre a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Estágio, no âmbito dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, destacando a observação enquanto meio de aprendizagem (Estrela, 1990). O tema agregador da PES foi o desenvolvimento de competências de compreensão na Leitura e comunicativas, transversais a diferentes domínios e áreas do saber, procurando a diversificação e experimentação de diferentes metodologias, nas várias componentes curriculares. No âmbito da investigação, o projeto educativo foi construído para o 1.º CEB, com vista ao desenvolvimento de competências de leitura por meio da poesia ligadas à competência comunicativa em diferentes componentes do currículo, partindo da metodologia de Investigação-Ação (Bogdan & Biklen, 1994; Coutinho C. P., 2013; Silva & Lopes, 2015b).