Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Quem conta um conto acrescenta um ponto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_AnaCosta_2019.pdf5.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Contar e ouvir contar histórias sempre foi algo que acompanhou o meu percurso pessoal e profissional. Assim, no presente documento, com o título “Quem conta um conto acrescenta um ponto (ou vários)”, adotei o conto como fio condutor. Este Relatório, desenvolvido no espaço da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada, que integra o Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, possibilita dar conta do que foi desenvolvido ao longo de todo o ano de Estágio profissionalizante. Este documento está dividido em duas partes. Na Parte I, constituída por sete capítulos, procedo ao levantamento de aspetos fundamentais à reflexão sobre a minha prática, problematizando o que é ser professor nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e de que modo é que os pressupostos enunciados acompanharam as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo. A Parte II é dedicada ao Projeto de Investigação, que tem como questão de partida: “Qual é o contributo do conto para o desenvolvimento linguístico dos alunos em sala de aula?”. Além da fundamentação teórica e metodológica, apresento os passos a seguir numa eventual concretização do Projeto (que não surgia como requisito para a efetivação do presente Relatório) e uma reflexão sobre o modo como esta tarefa de pesquisa contribuiu para revisitar o meu percurso formativo e delinear pontes para o futuro profissional.
Telling stories and listening to storytelling has always been something that accompanied my personal life and professional career. Therefore, in this document, under the title “Quem conta um conto acrescenta um ponto (ou vários)”, I adopted short stories as a guiding thread. This Report, written under the scope of the Supervised Teaching Practice course within the Master’s degree Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, aims at giving account of what was developed throughout the year of internship. This document has two major parts. In Part I, consisting of seven chapters, I survey fundamental aspects to reflect on my practice, discussing what it is to be a teacher in the 1st and 2nd Cycles of Basic Education and how the assumptions set out followed the activities developed during the school year. Part II is devoted to the Research Project, which has as its starting point: “What is the short story's contribution to the linguistic development of students in the classroom?”. In addition to theoretical and methodological basis, I present the steps to be taken in a possible implementation of the Project (which did not appear as a requirement for the realization of this Report) and a reflection on how this research task contributed to revisit my formative path and to build bridges to my professional future.

Description

Keywords

Ensino nos 1.º e 2.º CEB Formação de professores Educação linguística e literária Potencialidades pedagógicas do conto tradicional Teaching at Primary School Teacher training Language and literary education Pedagogical potentialities of traditional short stories

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue