Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

À descoberta de um lugar: A viagem de um professor dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Hugo Sousa_2023.pdf29.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio intitulado À Descoberta de um Lugar: A Viagem de um Professor dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico constitui-se, em conformidade com o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, como um importante elemento de avaliação da Prática de Ensino Supervisionada, sendo também requisito formal para admissão à prova pública e para a obtenção do grau de Mestre. Neste documento apresenta-se a perspetiva do mestrando em torno da viagem vivenciada ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no ano letivo 2021/2022, incluindo-se uma autoanálise descritiva, crítica e reflexiva relativa à transformação profissional, social e pessoal do professor em formação. Este relatório reflete, igualmente, o binómio investigação e ação, na medida em que, através das etapas dinâmicas de observação, planificação, ação e reflexão, se potenciou a construção de saberes que um docente de perfil duplo exige, bem como a prática reflexiva que se construiu, onde se valorizou as importantes interações pedagógicas cooperativas, tendo em vista ações pedagógicas que fossem ao encontro das necessidades, características e interesses evidenciados pelos alunos. Salienta-se ainda o desenvolvimento de um projeto de investigação, com aproximação à metodologia de investigação-ação, intitulado Uma Viagem pelo Mundo da Liberdade, realizado nas três turmas dos dois contextos experienciados no estágio.
The present lnternship Report titled "Discovering a Place: The Journey of a Te ache r in the 1st and ~d Cyc/es of Basic Education", in accordance with the study plans for the Master's degree in Teaching the 151 Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography in the 2nd Cycle of Basic Education. lt is an essential evaluation component of the Supervised Teaching Practice andais o acts as a formal requirement for admission to public examination and obtaining the Master's degree. The report features the student's perspectives on the journey experienced throughout the Supervised Teaching Practice which took place during the academic year 2021/2022. This includes a descriptive, criticai, and reflective self-analysis relative to the professional, social, and personal transformation of the teacher in training. This report also portrays the interplay between research and action. This is evident through the dynamic stages of observation, planning, action, and reflection, which contributed collectively to potentiate knowledge acquisition, essential for a teacher with a double profile; as well as throught the development of reflective practices promoted, where the important cooperative pedagogical interactions were valued, aiming at developing tailored pedagogical actions to meet the needs, characteristics and interests expressed by the students. lt is also worthy to underline the development of a research project, with an approach to the research-action methodology, entitled A Journey through the World of Freedom. This project was conducted across the three classes of the two contexts experienced during the internship.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Reflexão Transformação Supervised teaching practice Reflection Transformation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue