ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 115
Results Per Page
Sort Options
- A educação no caminho do futuroPublication . Guedes, Ana Chorão; Lima, Cláudia MaiaA aprendizagem é uma constante da vida, tal como o sonho, nas palavras de António Gedeão. É através dela que se percorre o longo caminho de construção de uma identidade profissional rica em experiências de prática de ensino e partilha de saberes. Neste relatório de estágio surgem explanadas todas estas vivências de um ano de crescimento académico, pessoal e profissional experienciado pela professora estagiária, em contexto educativo, com o objetivo de refletir, de forma crítica e fundamentada em pressupostos legais e teóricos, sobre o sentido maior de ser professor nos dias de hoje. Na certeza de que a articulação de saberes científicos, didáticos e pedagógicos explorados ao longo da formação académica e profissional foi essencial para direcionar a prática educativa no caminho da construção de verdadeiras aprendizagens por parte das crianças, revela-se também imprescindível a valorização dos momentos de trabalho colaborativo desenvolvidos com o par pedagógico, os professores cooperantes e os supervisores institucionais. É também neste sentido que as dimensões profissional, reflexiva e investigativa elevam a ação pedagógica da professora em formação. O projeto de investigação explorado sobre a importância dos aspetos emocionais dos estudantes envolvidos no Projeto Fénix ao nível da Matemática para a aquisição e desenvolvimento de saberes revelou-se profícuo para incentivar a mestranda a percorrer um caminho repleto de desafios propícios a cativar as crianças para a sua envolvência no mundo através da educação. Assim, é na vontade de provocar aprendizagens significativas nos estudantes pela realização de desafios que este caminho na educação prossegue.
- Caminhar na ânsia da descobertaPublication . Ribeiro, Marta Raquel Silva; Silva, Sara Aboim daO presente relatório de estágio integrado na fase final da Unidade Curricular da Prática do Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico pretende mostrar as aprendizagens que decorreram com a prática pedagógica nos contextos educativos, com o acompanhamento contínuo e sistemático do par pedagógico, professores cooperantes e institucionais. A dimensão investigativa encontra-se marcada pelo Trabalho Experimental e Prático, gerado pelas propostas didáticas apresentadas, que intencionavam desenvolver o gosto pelas Ciências e o desenvolvimento de competências científicas nos alunos, essenciais para a resolução de problemas no dia a dia, no sentido de promover um caminho para a literacia científica. Com a utilização do milho, uma planta já conhecida pelos alunos, pretendeu-se desenvolver o ensino experimental das ciências como uma estratégia de ensino facilitadora da compreensão do conceito de biodiversidade, no 2ºCEB. Na docência e desenvolvimento profissional encontra-se o desenvolvimento e reflexão das aulas supervisionadas. De modo a permitir a visualização e a compreensão das opções didáticas-pedagógicas e das estratégias escolhidas pela mestranda, encontram-se anexados alguns documentos e imagens, decorridos das aulas supervisionadas. Ao longo do relatório encontra-se evidente a articulação entre a teoria e a prática, numa atitude investigativa e de reflexão das vivências e experiências da mestranda, que passo a passo, possibilitam uma evolução contínua, permitindo construir uma identidade profissional e pessoal.
- "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asasPublication . Silva, Ana Paula Pereira da; Pinto, José Alexandre Silva; Rodrigues, Pedro CorreiaO presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.
- Pequenos prodígios da matemática por descobrirPublication . Sousa, Mariana Silva Abreu de; Silva, Nuno Miguel Pinto daO presente relatório surge com o culminar da unidade curricular da prática de ensino supervisionada, inserida no programa curricular do mestrado em 1.o ciclo do ensino básico e matemática e ciências no 2.o ciclo do ensino básico, mais concretamente, da validação para a obtenção do grau de mestre. Este relatório é um espelho de toda a prática de ensino supervisionada, na medida em que a descreve de um modo reflexivo, articulando os conhecimentos teóricos com esta mesma prática. Todo este processo se orientou por quatro momentos essenciais: a observação, a planificação, a ação e a reflexão. Importa reforçar que todos estes momentos se revelaram fulcrais, insubstituíveis e articulados entre si. Articulado com a prática letiva surge o projeto de investigação desenvolvido pela mestranda, seguindo a metodologia de investigação-ação, centrado na aprendizagem da matemática. Neste projeto foram preocupações da mestranda compreender as causas do insucesso na disciplina de matemática e procurar possíveis respostas para as dificuldades reveladas pelos estudantes na aprendizagem da matemática. Ao longo deste caminho revelaram-se fundamentais as aprendizagens e reflexões desenvolvidas em duplo par pedagógico, com orientadores cooperantes e supervisores institucionais que sempre marcaram pela excelência e exigência.
- Relatório de EstágioPublication . Marques, Sara Raquel Fangueiro; Couto, Ângela Maria Pinto doO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. As páginas deste relatório refletem o trajeto de formação desenvolvido, não só ao longo do último ano deste ciclo de estudos, mas também evidenciam a construção contínua de uma atitude investigativa e reflexiva, desenvolvida através da licenciatura e do mestrado. Esta construção e reflexão só foi possível através de um cruzamento entre a prática e a teoria, mobilizando saberes científicos, pedagógicos e didáticos. Com este trabalho, pretende-se em primeira instância analisar o quadro teórico e legal que sustentam a profissionalização docente e a prática pedagógica e em segundo lugar refletir sobre percurso formativo da mestranda nos diferentes contextos, ao longo da prática de ensino supervisionada e a forma como essa análise possibilitou a construção e o amadurecimento de saberes profissionais. O Relatório de Estágio apresenta ainda uma dimensão investigativa desenvolvida no decorrer do estágio, através da exploração de um projeto de investigação no âmbito da Resolução de Problemas e da Contextualização da Aprendizagem.
- Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprenderPublication . Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca; Pinto, José Alexandre; Cardia, PedroO presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.
- O som da motivação: querer saber, querer fazer, querer estar e querer serPublication . Vieira, Marta Maria Girão de Pinho; Maia-Lima, CláudiaSer professor é mostrar o mundo e fazer crer num mundo melhor. É aguçar a vontade de aprender e criar sorrisos ao Som da motivação, fazendo parte da construção de uma sociedade participativa, integrada e interessada. O presente documento descreve o caminho percorrido na Prática de Ensino Supervisionada, sobre o qual se reflete, alicerçando-o em componentes teóricas e legais. Assim, este relatório de estágio representa também um percurso que muito contribuiu para a construção da identidade docente, refletindo um crescimento evolutivo construído em espírito de cooperação. O enquadramento académico e profissional introduz um quadro teórico e legal, apresentando os princípios generalistas, relacionados com a ação docente e os pressupostos transversais às várias áreas do saber, e descreve os contextos onde decorreram as intervenções educativas da prática de ensino. Neste documento são realçados alguns momentos da prática educativa, preparados com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas, e reflete-se sobre os mesmos, fundamentando as opções tomadas. A dimensão investigativa em educação ocupa um papel preponderante nas práticas de reflexão-ação, pelo que se apresenta o projeto de investigação, onde foram adotados os princípios teóricos de um estudo de caso, sobre a influência que a introdução de momentos musicais, nas aulas de Matemática, pode ter na motivação dos estudantes. A formação e construção da identidade docente terá continuidade, depois deste momento de formação, e será pautada pelo envolvimento, entrega e compromisso, característicos do que implica ser professor.
- Relatório de Estágio: Sempre alerta... para educar!Publication . Rocha, Pedro Alexandre Carvalho da; Pinto, José Alexandre SilvaO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretende-se apresentar e explorar o percurso individual formativo desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada e a forma como o estágio possibilitou a construção de saberes profissionais, numa constante reflexão crítica sobre as suas práticas e opções tomadas pelo mestrando. No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigação-ação deu rumo à conduta do formando, proporcionando a articulação de saberes e atitudes orientadores, traduzindo-se essencialmente por quatro etapas cíclicas: observação, planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente. É de salientar o papel basilar dos professores cooperantes, dos supervisores institucionais e do par pedagógico, numa partilha de saberes ao longo de todo o percurso. Repare-se que o presente trabalho apresenta uma dimensão investigativa, através da exploração de um projeto no âmbito de Atividades Contextualizadas para a promoção de práticas de separação de resíduos.
- Ser professor: a cada passo um novo desafioPublication . Peixoto, Teresa Marina da Silva; Ribeiro, Carla Patrícia da Silva; Silva, Sara Aboim daO presente relatório apoia-se na descrição e reflexão sobre as vivências e experiências desenvolvidas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, sendo o principal objetivo contribuir para um desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda. Este momento da formação mostrou-se repleto de descobertas do profissionalismo docente na procura de novos e melhores modos de agir, procurando uma articulação duradoura entre a teoria e a prática. Deste percurso realçam-se os momentos de reflexão e cooperação com os professores cooperantes, supervisores e demais intervenientes pois possibilitaram o partilhar de dúvidas e ideias na concretização de novas aprendizagens. Complementarmente à prática de ensino supervisionada, potenciou-se o amadurecimento dos saberes profissionais pela metodologia de investigaçãoação, sendo um suporte na construção de conhecimentos mais sólidos, pela planificação, ação e reflexão promotoras de situações de aprendizagem fundamentais para o crescimento profissional e pessoal. Neste âmbito, numa visão holística que envolveu os estudantes, professores, encarregados de educação e comunidade em geral, apresenta-se um projeto educativo relacionado com a Igualdade de Género que resultou da observação e reflexão educativa e pessoal da professora estagiária, constituindo-se como uma tentativa de promover atitudes e comportamentos dos estudantes pautadas pelo respeito e tolerância. No final deste percurso, pela adoção de uma atitude reflexiva e crítica sobre a ação educativa, a professora estagiária consciencializou-se da importância de cada passo dado para este desafio de ser professor, com o desejo de alcançar o seu maior objetivo – chegar a todas as crianças – e com a certeza de que há muito mais para aprender e construir.
- Escola: lugar para a descoberta do mundo.Publication . Alves, Diana Isabel Silva; Pinto, José Alexandre SilvaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (U.C.) de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e tem como objetivo refletir sobre o estágio realizado ao longo deste ano letivo nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Este documento inicia-se com um enquadramento teórico e legal do curso e da profissão docente seguido de uma reflexão sobre o meu posicionamento enquanto futura profissional face ao contexto descrito. A reflexão sobre a prática educativa realizada nos dois ciclos de ensino é relacionada com os eixos teóricos que a fundamentam e que são descritos no capítulo inicial e também ao longo da descrição. É também de salientar a componente investigativa deste relatório cujo objetivo é perceber de que forma a realização de atividades práticas permite a construção de conceitos básicos de eletricidade, nomeadamente: a natureza da eletricidade, noção de circuito elétrico e condutividade dos materiais. A investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada com crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos.