ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESE - DPRM - Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico by Title
Now showing 1 - 10 of 115
Results Per Page
Sort Options
- 26000 km de aprendizagem e ensinoPublication . Nunes, Solange Marques; Couto, Ângela Maria Pinto doRealizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, este Relatório tem o objetivo de retratar o percurso de aprendizagem e formação académica trilhado ao longo dos últimos cinco anos. Aliado ao processo de crescimento pessoal e intelectual, conseguido através das experiências no terreno durante os períodos de estágio, este percurso estabelece a interligação entre a teoria e a prática, patamar tão fundamental para a aquisição de competências profissionais. Inicialmente faz-se uma abordagem ao enquadramento legal que apoia a profissionalização docente e depois um aprofundamento teórico de dois temas ligados à prática educativa: a diversidade cultural na comunidade escolar e a indisciplina em sala de aula. De seguida descreve-se o roteiro de ação preconizado pela mestranda, o qual permitiu observar, planificar, investigar, agir e refletir sobre todas as decisões que determinaram o caminho seguido, incluindo as estratégias, os procedimentos e os conteúdos abordados, pautando-se sempre por conseguir a envolvência dos alunos numa aprendizagem autêntica e significativa. Por último apresenta-se o projeto de investigação desenvolvido, cuja principal finalidade foi a de contrariar o desinteresse evidenciado pelos alunos em relação à matemática. O projeto intitulado “Contribuição do Jogo do 24 no desenvolvimento do cálculo mental” recorreu-se deste jogo como ferramenta para potenciar o desenvolvimento do cálculo mental e contornar/colmatar as dificuldades apresentadas pela turma objeto de estudo.
- 50% inspiração, 50% diversão. Estórias articuladas - uma abordagem analógica e digitalPublication . Ferreira, Ângela Silva; Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de; Fernandes, Dárida MariaO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que faz parte do Plano de Estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Neste documento de natureza reflexiva encontra-se espelhado o processo da formação da mestranda durante a PES, pelo que se desenvolveram basicamente as quatro fases da supervisão: observação, planificação, ação e reflexão, contribuindo estas para a transformação da prática educativa e, ainda, o projeto de Investigação que envolve o professor no processo reflexivo. Na elaboração deste RE foram mobilizados no âmbito da ação, pressupostos teóricos e legais que sustentam a prática educativa e pedagógica da mestranda. Deste modo, a PES ofereceu a oportunidade de pensar, planear, arriscar e implementar diversas estratégias e explorar recursos analógicos e digitais que facilitaram o processo de ensino e aprendizagem das crianças nos dois ciclos de ensino (1ºCEB e 2ºCEB). Assim a mestranda deteve uma visão longitudinal de ambos os contextos, adaptando as suas práticas e a sua postura às necessidades emergentes. Face a uma metodologia com características de investigação-ação, este RE apresenta ainda um capítulo referente à componente investigativa em formato de artigo científico. Nesta investigação procurou-se averiguar e conhecer o impacto do uso de recursos analógico e digitais no envolvimento e na construção de aprendizagens em conteúdos específicos das áreas de Matemática e Português, em alunos do 4º ano de escolaridade. Sendo, no entanto, este RE a conclusão da formação inicial da docente de perfil duplo, a mestranda tem plena consciência de que este é apenas o início do seu sonho e da enorme caminhada que pretende percorrer. Desta forma considera-se que o professor deve ansiar pela transformação das práticas educativas, procurando inspirações no contexto que permitam inovar e criar práticas e estratégias que fomentem o interesse dos alunos, levando estes a construir conhecimentos de forma divertida e interessada. Assim sendo, é fundamental que o docente se empenhe e se entregue plenamente à condição 50% inspiração e 50% diversão, que dá nome ao presente relatório de estágio.
- À descoberta da voz interiorPublication . Bayam, Mariana Cabral Lisboa e Rego; Maia-Lima, CláudiaO presente Relatório de Estágio (RE) foi realizado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório em evidência – documento que confere a habilitação à docência nas áreas referidas – surge de forma a espelhar o percurso traçado pela mestranda no decorrer da PES, ao longo de nove meses pautados por momentos de observação, cooperação, planificação, implementação, reflexão e investigação. Deste modo e após a explicitação dos objetivos do RE, emerge um construto de pressupostos teóricos e legais, onde se destacam a dimensão académica e a dimensão profissional, de maneira a fundamentar as práticas docentes promovidas. Num momento posterior, expõe-se a caracterização detalhada dos contextos educativos onde sucedeu a PES, nos 1º e 2º CEB, seguida pela apresentação de algumas intervenções realizadas pela mestranda nos ciclos de ensino em questão. Ademais, surge uma componente de caráter investigativo, seguindo um modelo de artigo científico, desenvolvida com o intuito de estudar as perceções que os professores possuem em relação ao papel do erro dentro da sala de aula. Esta investigação constitui, assim, um estudo cujo público-alvo foram os professores do ensino obrigatório. Os resultados obtidos apontam para uma visão favorável para a aprendizagem face aos erros espontâneos, mas algumas reservas quanto à utilização de erros intencionais. Salienta-se que, durante a PES, a mestranda procurou conhecer profundamente as turmas com as quais contactou, bem como as suas necessidades, por forma a adaptar as suas práticas educativas da forma mais adequada possível. Como tal, importa mencionar que as atividades desenvolvidas foram conjeturadas sob uma perspetiva de ensino construtivista, para que os alunos se tornassem agentes ativos na construção dos seus conhecimentos.
- Abraçar uma segunda oportunidadePublication . Teixeira, Filipa Vanessa de Sousa; Rodrigues, Pedro CorreiaO relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra no plano de estudos do Mestrado em Educação de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2º Ciclo de Ensino Básico. A investigação refletida neste documento, para além de permitir a habilitação para a docência, procura espelhar a prática e a reflexão crítica, bem como um punho pessoal, pela mestranda ao longo do ano letivo 2023/2024. Assim, o documento inicia-se com uma componente teórica, que contextualiza o leitor acerca da fundamentação e legislação que orientam todo o trabalho. A componente prática, introduzida no ponto Caracterização dos Contextos Educativos, refere teóricos que sustentam e justificam as suas escolhas e reflete acerca do percurso realizado ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Por fim, apresenta-se a componente investigativa, iniciada no ponto Dimensão investigativa, desenvolvida no Clube da Ciência, criado pela mestranda, na qual foi composta por nove alunos do 5º ano do 2º Ciclo de Ensino Básico. O Clube da Ciência objetiva a potencialidade da abordagem STEAM e a robótica educativa.
- Abrir janelas... ... a responsabilidade de ensinarPublication . Melo, Isabel Maria Santiago Sottomayor Teixeira de; Pinto, Alexandra Isabel Sá; Montenegro, Paula SilvaO relatório que agora se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no segundo ano do Mestrado do Ensino de 1º Ciclo de Ensino Básico e Matemática e Ciências, do 2º Ciclo de Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, no ano letivo 2018/2019. Intitula-se “Abrir janelas: A responsabilidade de ensinar” e descreve o percurso da mestranda durante o seu período de estágio. O relatório inicia-se com uma introdução, à qual se seguem dois capítulos: um primeiro capítulo com a descrição dos objetivos visados, e um segundo com a apresentação das leis que regulam a formação dos professores do 1º e 2º Ciclo. Posteriormente, percorre-se num terceiro capítulo a caracterização do contexto da Prática Educativa Supervisionada (PES), num quarto capítulo a Intervenção no Contexto e num último e quinto capítulo a Dimensão Investigativa, onde é apresentado o projeto de investigação realizado pela mestranda. A fechar o trabalho, apresentam-se as referências bibliográficas utilizadas no decorrer do relatório e os anexos deste. Fique a nota, e para finalizar o presente resumo, que o caminho percorrido, e que se descreve neste relatório, auxiliou de sobremodo o crescimento da mestranda nesta importante fase de transição entre a sua formação académica e o futuro exercício profissional.
- Aprender a jogar para jogar a aprenderPublication . Silva, João Paulo Perry; Barbot, AntónioO presente relatório de estágio (RE) denominado Aprender a jogar para jogar a aprender, surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), incluída no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Escola Superior de Educação do Porto. A PES surgiu como um grande desafio para o mestrando, tendo sido uma fase bastante marcante no seu percurso como futuro docente. O RE remete para todo o percurso realizado pelo mestrando ao longo da PES, em 2 ciclos distintos - 1.º CEB e 2.º CEB - e 2 modalidades distintas, em ensino presencial e o ensino à distância (E@D) que tanto marcou este ano atípico pautado pela adaptação e grande esforço de todos os intervenientes neste processo de aprendizagem. As aulas preparadas pelo mestrando foram sempre planeadas e pautadas de acordo com as turmas, personalidades e gostos, tanto dos alunos como do próprio mestrando que introduziu o seu toque pessoal em grande parte das aulas pautando por uma dinâmica de gamificação das suas aulas. O presente RE e todo o trabalho desempenhado durante a PES visou explorar um pouco mais sobre a dinâmica de gamificação e tentar compreender a melhor forma de a adaptar, utilizar em sala de aula e compreender quais os seus benefícios, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional do mestrando. Daí surge a ideia de aliar os RPG ao ensino das ciências naturais, criando uma aventura onde os alunos possam ter um papel principal e juntos criarem a sua própria história.
- Aprender a sonharPublication . Monteiro, João Pedro Meneses Ribeiro; Barbot, AntónioO presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.° Ciclo de Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.° CEB. Neste RE, é feita uma análise reflexiva do percurso do mestrando ao longo da PES, seguindo uma metodologia de investigação-ação, em cada um dos contextos com os quais contactou, passando pelas suas quatro fases que a sustentam: observação, planificação, ação e reflexão. No presente RE, encontra-se também o projeto de investigação construído e desenvolvido durante toda a PES. Durante a PES, o mestrando teve a oportunidade de contactar com o 1.° CEB e o 2.° CEB, em momentos distintos, sendo necessária uma alteração e adaptação dos seus métodos a cada um destes contextos, tendo em conta as particularidades de cada um. Este contacto realizou-se sempre de forma presencial, apesar de muitas vezes não ser possível estar com todos os alunos, uma vez que quase todas as semanas alguns tinham de ficar em isolamento, devido à pandemia COVID-19 vivida no momento. Ao longo de todo o processo, foi objetivado integrar as tecnologias na educação destes alunos, utilizando alguns recursos tecnológicos nas salas de aula, aplicando-os de formas diferentes consoante a familiarização dos contextos com determinado recurso e de modo a perceber possíveis vantagens e desvantagens de determinado material, sendo, portanto, o presente RE intitulado de Aprender a sonhar: tecnologias na Educação.
- "Aprender a Voar" - O primeiro bater de asasPublication . Silva, Ana Paula Pereira da; Pinto, José Alexandre Silva; Rodrigues, Pedro CorreiaO presente relatório de estágio surge integrado na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada do 2.º ano de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, assume-se como o culminar de uma longa e, por vezes, árdua caminhada, envolta em aprendizagens e emoções, componente fundamental para a obtenção do grau de mestre. Neste relatório encontra-se espelhado um percurso de formação vivenciado pela mestranda, sustentado por um referencial teórico-concetual. A Prática de Ensino Supervisionada ancora-se nos princípios básicos da metodologia de investigação-ação, sendo que a práxis se alicerça nos ciclos de observação, planificação, ação e reflexão, adotando-se uma postura inquisitiva e reflexiva ao longo da mesma, a fim de se conhecer e compreender os fenómenos intrínsecos ao contexto educativo e ajustar e melhorar as práticas educativas. No que concerne à Dimensão Investigativa, o tema debruça-se sobre a Preservação do Património Natural, no qual a mestranda assume um papel de investigadora das suas práticas, procurando desenvolver competências como a valorização do mesmo. Isto porque o tema está na ordem do dia, e cada vez são mais evidentes as mudanças ocorridas no Património, colocando-se a questão do que deve ou não ser preservado. É, pois, relevante integrar estes temas na educação dos estudantes com o objetivo de refletir sobre a importância da preservação do Património Natural e sensibilizar para práticas que contribuem para esta preservação, e na eventualidade de não conseguirem preservar a totalidade o património saber que existe a possibilidade de conciliar interesses económicos e de conservação aplicando medidas de minimização e compensação do impacto ambiental.
- Aprender com (c)almaPublication . Soares, Inês Avillez Ataíde de Sousa; Fernandes, Dárida Maria; Duarte, PedroO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que seinserenoplano de estudosdo Mestrado emEnsinadolºCiclo doEnsinoBásico(CEB) ede Matemática e Ciências Naturais no 2.ºCEB. Esta UC pretende que o futuro docente desenvolva profissional e pessoalmente, através da experiência e da descoberta em contexto educativo. Assim, este Relatório de Estágio pretender descrever e refletir sobre a ação desenvolvida no contexto educativo, sustentada por pressupostos teóricos e legais, de modo a que se possa compreender o percurso de descoberta e de evolução do perfil profissional da mestranda.Durante todo o caminho desenvolvido na PES,procurou-se selecionar práticas que permitissem o desenvolvimento integral e holístico dos estudantes, que respeitassem o ritmo de cada um e que favorecessem a aquisição de aprendizagens significativas e "Aprender com (c)alma." Assim, promovendo uma educação integral e respeitando a essência de cada estudante e de cada turma,amestranda contactoucomdoisníveis educativos-o1.º CEB e o 2.ºCEB -,e com dois tipos de regimes de ensino diferentes:ensino presenciale ensino não presencial. De modo a adequar e adaptar o seu trabalho a ambos os contextos, foi fundamental,para a mestranda,o processo colaborativo desenvolvido com os professores cooperantes, os professores supervisores, os orientadores, o par pedagógico,o duplo par pedagógico e demais intervenientes.Este aspeto,as exigências inerentes à prática profissional e a adaptação ocorrida durante o ano letivo permitiu superar desafios, melhorar as práticas educativas,desenvolver competências fulcrais à profissão docente e construir uma identidade profissional. Ademais, a prática pedagógica constituiu-se como um contexto rico de investigação-ação, na qual a mestranda pôde observar,planificar,agir e refletir,com o intuito de desenvolver competências inerentes ao docente investigador/reflexivo. Neste relatório de estágio expõe-se, ainda, o projeto de investigação, desenvolvido em contexto 2.ºCEB, onde se procurou compreender quais as dinâmicas curriculares desenvolvidas durante o regime de ensino a distância,numa turma do 6.º ano de escolaridade.Deparando-se comum anoletivo atípico influenciado pela COVID-19,a mestranda considerouinteressante investigar que mudanças curriculares foram vivenciadas.
- Aprender ensinando: navegar na complexidade do ensino no séc. XXIPublication . Ferreira, Miguel Rebelo; Aboim, SaraO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) De Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O RE procura expor o trabalho desenvolvido pelo mestrando no decorrer da PES, evidenciando as experiências vivenciadas pelo mestrando ao longo do seu percurso académico na ESE, bem como as aprendizagens resultantes das mesmas. O mestrando atribuiu igualmente importância à vertente reflexiva do presente RE, analisando criticamente os diferentes momentos que compõem a PES, com vista a adaptar e melhorar a sua ação docente. A mesma foi orientada e suportada por diversos pressupostos teóricos e legais, bem como saberes científicos e pedagógicos, mobilizados ao longo da PES, e que se encontram explanados no presente RE. A componente investigativa, desenvolvida em formato de artigo científico, revelou-se uma etapa fundamental para o desenvolvimento do presente RE, na medida em que possibilitou ao mestrando a construção de novos saberes e práticas, valorizando-se o ato de investigar e refletir como futuro docente. A mesma foi desenvolvida com duas turmas do Sºano, num clube denominado Eco-clube, onde foram dinamizadas atividades STEAM de exploração ambiental, com vista ao desenvolvimento da Educação Ambiental, bem como a motivação dos alunos para a mesma. Foi possibilitado ao mestrando o contacto com contextos diversificados, múltiplos recursos/ materiais e profissionais de excelência, nomeadamente os professores supervisores, institucionais e cooperantes, que permitiram uma evolução enquanto docente, bem como pessoal. Assim, no final, o mestrando considera que lhe foram disponibilizadas as ferramentas necessárias para enfrentar esta nova etapa da sua vida profissional e pessoal com maior confiança nas suas capacidades e conhecimentos, não esquecendo, porém, a importância da formação contínua no decorrer da sua carreira.